Nada Mais a Perder

Nada Mais a Perder Jojo Moyes

Resenhas - O Grande Salto

Mari 16/07/2023

Gostei
Leitura fluida, algumas coisas sem necessidade, mas bem escrito com início meio e fim que chegam a cativar.
Um livro bom para ler.

Fernanda631 05/07/2023

Nada Mais a Perder
Nada Mais a Perder foi escrita por Jojo Moyes e publicada em 23 de setembro de 2016.
Nada a perder é um livro com personagens fortes, principalmente as duas protagonistas: Sarah e Natasha. Apesar da diferença de idade, ambas têm personalidades explosivas e precisam crescer com os obstáculos que a vida coloca em seus caminhos. Sarah precisa aprender a lidar de forma madura com as dificuldades que surgem inesperadamente e, além de superar sua introspectividade repentina, precisa encontrar uma forma de lidar com a reviravolta inimaginável que abalou sua vida. Já Natasha precisa equilibrar sua vida pessoal e profissional e aprender a lidar com sentimentos que, mesmo indesejados, estão constantemente à espreita.
A paixão de Sarah por seu cavalo Boo me tocou profundamente. Desde cedo a menina aprendeu a amar esse animal incrível e desenvolveu uma amizade e um carinho que dão sentido à sua vida. Além de se sentir deslocada e diferente em relação aos jovens de sua idade, Boo é uma luz em meio a tantas perdas. A relação de Sarah e Boo é o que sustenta a história e todos os acontecimentos giram em torno dessa amizade. Todos os desdobramentos que movimentam o enredo são causados pelas atividades de Sarah em relação ao seu cavalo.
Nada mais a perder nos conta a história de Sarah, uma menina que foi criada pelos avós desde quando era muito nova e que teve a vida virada do avesso quando seu avô adoeceu. Como sua avó já tinha falecido, a garota precisou ficar sob a guarda de uma família temporária. E então o caminho de Sarah se cruzou com o de Natasha e Mac.
Mac e Natasha foram casados por muitos anos, mas estão prestes a se divorciar. Aliás, eles ficaram quase um ano sem qualquer tipo de contato e estão andando sob cacos de vidro. Por ser uma advogada em busca do sucesso, Natasha acaba relutando um pouco sobre a ideia de ajudar Sarah, enquanto Mac a aceita de braços abertos. Dessa forma, Mac e Sarah começam a criar algum tipo de laço, mas é visível que a garota não quer que ele (e muito menos Natasha) descubra que ela é dona de um cavalo.
O senhor Henri Lachapelle (avô de Sarah) sempre foi um grande exemplo de vida para a menina, uma vez que ele havia estudado em uma renomeada escola de hipismo na França: a Le Cadre Noir. O sonho de Henri sempre foi que sua neta conseguisse seguir seus passos, ingressando na academia e colocando em prática todos os ensinamentos adquiridos. E Por influência do avô Sarah aprendeu a gostar desse mundo tão diferente.
A personalidade de Sarah é bem forte; ela é uma adolescente decidida, orgulhosa e prefere guardar muitas coisas só para ela. Por conta disso, ela acaba se metendo em alguns apuros (sério, teve uma hora que eu quase quis jogar o livro pela janela porque eu não entendia porque ela não tinha pedido alguma ajuda pra alguém, sei que ela é adolescente e entendo alguns motivos dela ser assim, mas não compreendo qual a dificuldade de pedir ajuda) sempre procurando o melhor para Boo e seguindo seu caminho em busca do seu sonho.
Nesse livro (como outros livros da autora), o foco não é necessariamente no romance entre os personagens principais. O que mais me encantou foi a relação de Sarah com o seu avô. Foi impossível não me emocionar com a história de vida deles e também com a relação que eles tinham; O carinho, a proteção e o aprendizado não era só apenas entre eles: Boo também teve grande destaque nessa relação. Acredito que por ser uma sacada tão diferente, eu acabei gostando mais ainda da trama.
Jojo Moyes cria bases sólidas para apresentar seus personagens e constrói bem o enredo desde o começo. Apenas os acontecimentos iniciais desse desenvolveram mais lentamente.
O que mais me encanta na escrita de Jojo Moyes é a forma como ela não deixa nenhuma ponta solta. Cada mísero detalhe descrito em suas narrativas contribui de alguma forma para um todo bem maior. Uma pequena fala, uma percepção momentânea, acaba voltando à tona no desfecho do livro para fechar a história uma forma impecável. Além disso, ela trabalha perfeitamente com histórias independentes que, ao longo da narrativa, se conectam de alguma forma.
Jojo Moyes tem a capacidade de escrever histórias perfeitamente críveis. Não só fica claro que existe uma pesquisa prévia por trás de cada página, como sua sensibilidade é quase palpável e acrescenta um aspecto humano maravilhoso.
Nada a perder é um livro muito especial para a autora. Nos agradecimentos Jojo Moyes conta que passou sua adolescência em estábulos urbanos espalhados pelas ruas vicinais de Londres. Ela diz que os cavalos foram responsáveis por mantê-la fora de confusões e sua paixão por eles dura trinta anos. A inspiração para escrever a história de Sarah surgiu depois de ler uma matéria sobre uma menina de catorze anos chamada Mecca Harris. Ela conta que, assim como Sarah, a menina buscava nos cavalos um outro modo de vida, mas um fim trágico a impediu de correr atrás de seus sonhos.
Nada a perder é uma homenagem a todas as jovens que buscam nesses animais majestosos e especiais uma forma de mudar de vida, de se conectar com o mundo e explorar seus talentos naturais numa parceria incrível. É uma história tocante e emocionante.

Erika || @believe.books 11/06/2023

Superou minhas expectativas
Sabe aquele livro que você cisma em julgar pela capa e ele vai lá e te surpreende pelo conteúdo? Pois bem, quando eu estava me preparando para mais uma decepção literária achando que seria um livro chato, me deparo com uma história linda e apaixonante. A escrita é leve e me prendeu de uma tal forma que devorei e finalizei em uma semana. Jojo sempre entregando tudo e surpreendendo muito.
???
Henri Lachapelle era um cavaleiro muito talentoso, com habilidades incríveis e fazia parte do programa Le Cadre Noir, uma academia de elite do hipismo na França, lugar onde conheceu a jovem Florence por quem ficou perdidamente apaixonado. Logo casaram e tiveram uma filha. Um tempo depois, sua filha Simone envolvida com drogas saiu de casa e nunca mais tiveram notícias dela. Até que certo dia, apareceu com sua filha Sarah e a abandonou com os Avós pois não tinha como cuidar da menina. Sarah cresceu rodeada de amor, seus avós cuidaram muito bem dela. Vó (como Sarah chamava Henri) ensinará para a menina tudo que sabia sobre cavalos. Natasha Mcauley é uma advogada especializada em crianças desamparadas, estava na melhor fase de sua carreira. Separada do marido já há um ano, Tash vê sua vida virar de ponta cabeça quando seu ex marido Mac, fotógrafo profissional, volta para a sua vida solicitando sua parte da casa onde viviam juntos.

?Às vezes só eram necessárias algumas palavras de incentivo para reacender uma fagulha de confiança de que o futuro poderia ser maravilhoso, em vez de uma série infindável de obstáculos e decepções.?
???

Me sigam no Instagram @apaixonadapo 11/06/2023

Emocionante, cativante e recheado de superação!
Sarah é uma menina determinada que foi criada pelos seus avós. E treinada em montaria pelo seu avô, um dos melhores cavaleiros no passado, na renomada academia Le Cadre Noir da França.
Ela e Boo, o seu cavalo, possuem uma grande amizade, companheirismo e são inseparáveis. Seu grande sonho é ser como seu avô foi na Le Codre Noir, mas uma situação trágica tende a mudar o seu destino.
Natasha uma advogada recém separada e ressentida, cruza o seu caminho com a jovem Sarah, e o que elas ainda não sabem é que esse encontro a princípio não tão amigável, criará laços de amor e amizade, que mudará para sempre a vida dessas duas.
Minha opinião:

Esse livro me fisgou desde a primeira página. Estava com muita saudade da escrita de Jojo, que nunca me decepciona!
Narrativa fluida, comovente e cativante.
Personagens fortes e determinados, que nos deixam a lição: que a vida sempre nos apresentará obstáculos, mas com perseverança e amor, conseguimos ultrapassá-los e vencê-los.
Quem está em busca de um romance cativante, recheado de emoção e superação, e que ainda nos traz um cavalo nos enchendo de amor, este livro é para você!
Recomendo fortemente e já digo, preparem os lencinhos...

Mimi Macedo 09/03/2023

Tenso
Quem ler Moyes sabe que ela faz uma pesquisa bem cuidadosa para os seus enredos, acredito que isso faz com que a estória siga. Esse livro trás a realidade de uma adolescente que se ver perdida a partir da ausência de seu Vô com complicações de saúde, decidida a sofrer para realizar o maior desejo dele. Eu sofri com a Sarah, fiquei com raiva e por alguns momentos não entedia o seu silêncio. Uma coisa é certa; a falta de comunicação entre as pessoas faz um mal irreversível.

Rafa 03/03/2023

A história é muito boa e envolvente, eu cheguei a me importar com a Sarah, Natasha e Mac. O problema é que eu acho que o livro foi mal escrito. Principalmente por ter capítulos muitos longos, que só enrolaram na história e não agregaram muito.

A diagramação do livro está péssima também, letras muito pequenas e tudo apertado, sem respiro de página. Caso o livro tivesse uma formatação melhor, daria mais de 500 páginas.

Apesar de muito teimosa, eu me apeguei a Sarah e Boo. E gostaria que o desenvolvimento do Mac com a Natasha fosse um pouco melhor.

Eu gostei do livro, vai ser uma história que acho que vou levar pra sempre no coração.

Laura.Betina 20/02/2023

"Me mostre seu cavalo e eu direi quem eis"
Eu vou sentir tanta falta da Tash ???, eu me apeguei por e ela, dizer adeus não está sendo nem um pouco fácil. Fico tão feliz pela Natasha ter conseguido tudo, e pela Sarah também.. teve algumas partes que fiquei tão enjoada que nem quis marcar. Confesso que no começo não estava me prendendo nada, mas do nada começa a me surpreender ????

Verônica 15/02/2023

Amo a escrita da Jojo, mas foi difícil engrenar na leitura desse livro. Ele tem 398 páginas e a história só começa a ficar boa mesmo depois da 236. Pensei em abandonar várias vezes, mas no final, valeu a pena ter insistido.
Achei a história muito triste/monótona. Tash e Mac se amam, mas não conseguem conversar, isso mesmo, conversar. Sarah sofre demais, e até quase (pra mim foi), foi abusada sexualmente. Acho que Sarah também podia ter evitado vários problemas, se simplesmente tivesse falado para Tash e Mac o que estava acontecendo.
No geral é um bom livro, mas com certeza, não é um dos melhores da Jojo.

Natieli Wenzel 12/02/2023

História linda!
A história desse livro é muito linda. Personagens complexos, com dores, dificuldade de comunicação rs e muita coragem. Eu acho a escrita da Jojo sempre muito detalhista e não foi diferente dessa vez, acho que é um livro que poderia ser mais curto, pelo menos pra mim. Em alguns momentos perdi o interesse na trama pelas voltas que o livro da. Mas no geral, gostei da história.

Rê_2021 05/01/2023

Sarah, da rebeldia à superação
Amo a Jojo, mas estava quase abandonado a leitura pelos capítulos iniciais. Não vi muito acontecer, personagens um pouco chatos, o mundo desconhecido do hipismo ; porém, não gosto de não finalizar um livro. E, de fato, foi uma surpresa. Inicialmente via Sarah como uma adolescente rebelde e mal agradecida, mas tudo que ela buscou foi realizar um sonho para se mostrar capaz diante da única pessoa que ela tinha na vida. Sarah é uma personagem determinada, forte e luta pelo que quer, apesar de seu mundo desabar e todo sofrimento que passa na vida. O livro traz uma linda história de vida.

Luara 29/12/2022

Bom, mas poderia ser melhor
Comecei o livro em 2017 com as expectativas lá em cima, porém o livro não me prendeu como o esperado.
Deixei de lado por alguns anos e então dei outra chance pra ele e terminei com a consciência tranquila, pois o final realmente foi legal.
Nem sempre o livro vai ser o que esperamos, tanto pra bom quanto pra ruim, e mesmo assim vale a pena ler tudo até o final!

Damyzinha 15/12/2022

eu nn lembro de tudo pq faz um tempo que li
mas esse livro tocou muito meu coração, li ele num momento q eu precisava ler e senti tudo q pode ser sentido lendo um livro

Madu 08/12/2022

Uma leitura leve e agradável com personagens cativantes. Uma história cheia de amor, aventura e muita coragem.