Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Nicole 02/09/2023

No início é um livro bem envolvente, traz pra gente a história de francis que é um possível psicopata que teria matado 3 crianças na sua infância, mas ao decorrer do livro, a essência se perde e toma um rumo totalmente diferente da ideia inicial. achei um livro mal pensado, não tem plot twist, não surpreende em momento algum. É um livro bom até a metade, após isso se torna algo sem graça e sem sentido

Flavia1064 30/08/2023

Não é um livro fácil
Fábrica de Vespas não é um livro fácil, gostoso ou simples de ser lido. A história é narrada pelo protagonista, Frank, um jovem que vive em uma ilha isolada na Escócia. Ele é um narrador não confiavel, mas ainda assim revela detalhes chocantes e perturbadores sobre sua vida e sua família. Ele tem um passatempo macabro de realizar experimentos com animais e algumas cenas são bem gráficas. O irmão de Frank, Eric, fugiu de um hospital psiquiátrico e começa a telefonar dizendo que está chegando, então ficamos na expectativa do que poderá acontecer. Somado a isso, temos a relação do Frank com o pai que é muito estranha (sem contar o quarto proibido).

Banks explora temas complexos como identidade, violência, isolamento, questões de gênero e insanidade.

Não dou 5 estrelas porque o livro tem muitos fios soltos, mas é uma boa leitura!

Napmchd 08/08/2023

Não foi pra mim
Preciso dizer que até 80% a uma estrela estava garantida pra esse livro. E foi justamente aí que o livro tem uma virada que eu fiquei chocada e ele conquistou mais uma estrelinha e meia nessa brincadeira.
O livro não me cativou em aspecto algum, personagens, história, ambientação, absolutamente nada, os acontecimentos foram simplesmente chatos e eu achava todos desimportantes e incômodos. Por vezes algo aparecia e me despertava interesse, mas não durava muito.
Só não desisti por ser um livro muito curto.

Kailany 27/07/2023

Decepcionante
Que escrita ruim, que história mais sem sentido, descreve a vida toda e a explicação final foi aquilo só? e a história do Eric que enrola enrola e no fim não dá em nada, uma grande Bosta!

Kess 21/07/2023

O adolescente Frank, vive com o pai em uma ilha escocesa. A mãe o abandonou, Eric, seu irmão mais velho, está internado em um hospital psiquiátrico, e seu pai é um excêntrico que vive de acordo com as próprias teorias. Para aliviar suas angústias e frustrações, Frank começa sua fábrica de vespas, especialmente após saber DO EMINENTE RETORNO DO IRMÃO.

Frank é um psicopata, as cenas de horror são frequentes: assassinato de animais, de pessoas (sem arrependimento, nem compaixão), além de algumas outras cenas EXTREMAMENTE repulsivas.

A leitura me surpreendeu bastante, porque apesar dos pesares me apeguei muito ao Frank, mesmo ele sendo uma pessoa totalmente perturbada.

A narrativa do livro é muito fluída e os capítulos são bem objetivos. Algumas bizarrices do Frank não são explicadas, mas até aí tudo bem, porque tem coisas que não há explicação racional mesmo

Me lembrou: Senhor das moscas e Menina má.

Quem gosta de ler história de criança psicopata, tá aí!

PauloLeal 30/06/2023

Forte
? A Fábrica de Vespas? é uma leitura perturbadora, porém fascinante. A habilidade do autor em retratar a psicopatia de um jovem de maneira tão realista é impressionante.
A narrativa transparece a mente do protagonista, revelando seus pensamentos obscuros e sua perspectiva distorcida da realidade. É impossível não se sentir desconfortável e, ao mesmo tempo, intrigado ao acompanhar os pensamentos e ações do protagonista.
É uma obra de linguagem visceral e descrições detalhadas, onde o autor não tem medo de explorar os limites do horror psicológico, criando cenas e situações impactantes que ficam no pensamento.
Apesar de abordar temáticas desagradáveis e incômodas, o livro levanta questionamentos importantes sobre a natureza humana e até onde a mente pode se desequilibrar. A reflexão sobre os limites da sanidade e a capacidade de compreender o comportamento humano é um dos pontos altos na leitura.
Recomendo "A Fábrica de Vespas" para os leitores que têm estômago forte e disposição.
É uma leitura intensa, perturbadora e profundamente impactante. Esteja preparado para ser confrontado com questões morais e éticas, e para mergulhar em uma narrativa que desafia nossas noções convencionais de certo e errado. Um livro que certamente deixará sua marca e te fará repensar a natureza humana.

Renan 26/06/2023

Intrigante e aterrador
Que livro incrível. Uma narrativa (perturbadora) pela mente de um psicopata. Os rituais, a forma metódica como ele leva a sério várias coisas do dia-a-dia, faz todo o sentido quando você descobre o plot twist. Eu sinceramente não tava esperando aquilo, mas tava bem óbvio que o Frank tinha algo dentro dele que não era natural. Com certeza vai entrar pra minha lista de livros que vou reler no futuro, agora com outra perspectiva.

Santos474 14/06/2023

Frustrante
O famoso livro do "vem ai" você começa achando que vem uma história empolgante mas não, quando percebe ele já acabou e ficou só na promessa mesmo.

Nando Borges 04/04/2023

Cansativo
Livro que aborda maus tratos a animais e psicopatia infantil onde uma criança mata alguns de seus parentes. Não gostei, nada acontece é tem muito abuso de violência. Não entendi como gostaram tanto desse livro.

Carol 20/03/2023

Estranho, muito estranho?
?Fábrica de Vespas? foi, sem dúvidas, o livro mais doido que eu já li na vida.
Uma família desestruturada, um pai alcoólatra, uma criança que, é um psicopata em desenvolvimento (Frank), que tem um irmão (Eric), que está preso.
Eu ainda acho que o livro deveria ser sobre o Eric pois, passei a leitura toda querendo saber o que aconteceu com ele e, nada aconteceu, apenas um fato desvendado mas, que não fez com que tudo fizesse sentido.
Sobre o final??????
Do nada, mais um fato sem sentido!
Entendi que o intuito do autor foi mostrar a mente de um psicopata em formação mas, de resto?
Tinha tudo pra ser incrível mas, não foi.?

Larissa.Vieira 14/03/2023

Alerta de gatilhos!
Vim como amiga leitora te dizer que se você tem algum problema em ler sobre maus tratos/tortura animal e violência doméstica por favor nem perca seu tempo com esse livro, eu já li pra você não passar por isso. É um livro mediano de um psicopata em formação que adora torturar animais, é até interessante umas reflexões que ele tem e toda sua família desestruturada (cadê esse irmão dele, gente?) mas fica por isso mesmo. Então, melhor ler um true crime como o do Ted Bunddy, Manson. E olha que adoro um bom livro de horror ou suspense.

Nati Sampaio 06/03/2023

Eu nem sei por onde começar. É de fato um livro maravilhosamente bem escrito, com um plot que te deixa mais maluco do que você estava no começo do livro (porque acredite, você vai ficar maluco lendo). O autor faz diversas críticas à várias coisas distintas: o governo, a sociedade, ao tratamento das mulheres e como são vistas na sociedade? e o autor descreve a mente de um psicopata, tratando de sua iniciação, sua evolução e traumas. Éric significa um lado sombrio do ser humano, no que podemos nor tornar com quantidades de traumas que aguentamos.
Frank representa uma dualidade muito interessante de se acompanhar, e a ironia do plot é muito bacana: Frank se descobre ser uma das coisas que mais detesta na vida.

O pai e sua monstruosidade foi pouco trabalhado. Gostaria de entender mais sobre a mente desse homem, do porque fez o que fez, o porque das mentiras em relação as perguntas que o filho fazia desde cedo, e etc. O porque ele queria criar um universo só dele e dos meninos, e como isso acarretou nos filhos se tornarem o que se tornaram.

Apesar de ser uma leitura fluida, algumas passagens (os rituais da Fábrica e etc) achei bastante cansativas. Fora isso, as cenas de tortura, descrição de mortes e variações são bastante difíceis de serem lidas e digeridas. Não é para estômagos fracos.

Ainda assim, achei uma leitura impressionante, me causou muito desconforto, mas também muita curiosidade. Até que ponto o ser humano aguenta até se tornar uma mente doentia?

Diessica 26/02/2023

Viajado, muito viajado
O começo me interessou, o meio foi chato e o final muito viajado, então é isso ai, três estrelas e estou sendo generosa...

NothingIsHere 29/01/2023

Detestei
Raiva da minha pessoa no passado que resolveu ler essa obra.
Pior leitura do ano já tá definida.
Que história patética, com um plot twist de revirar os olhos. Violência e maus-tratos gratuitos.
Um enorme NÃO RECOMENDO.