Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Neto.Viana 06/12/2016

Pensei em abandonar o livro umas três vezes, mas resolvi ir até o final por curiosidade. Foi difícil, leitura super arrastada, ela vai enrolando e enrolando sem chegar em nenhum lugar. É um final perturbador, depois do fim fiquei uns 10min olhando pro nada e sem entender. Fui ler outras resenhas em blogs e não achei nenhuma explicação que eu buscava, enfim, ficaram vários questionamentos e nenhuma resposta.
Cíntia 11/12/2016minha estante
Sabe que estou com a mesma sensação!? Já li 60% do livro e justamente por me questionar se vale a pena continuar ou não resolvi ler as resenhas aqui. A leitura é muito arrastada mesmo. Agora que começaram a aparecer verdadeiros indícios de que tem algo errado. Como vi que não sou a única kkkk resolvi terminá-lo mesmo assim. Afina já li mais da metade né!?

Bárbara 13/12/2016minha estante
Estou quase terminando... mas sinceramente, não estou gostando... então, lendo por ler.

Adriana 18/12/2017minha estante
Estou a mais de um ano tentando terminar de ler este livro. Estou na página 56 e não me interessei. Abandono, fico com dó e volto a ler... Chatinho de ler!

Paulo de Araujo 22/01/2019minha estante
Eu estou lendo o livro neste momento... e confesso que já pensei e desistir também.
A passividade da "heroína" é absolutamente risível, irritante e desconcertante. Um vai-e-vem desnecessário, um chova-não-molha.
Mas vou firme!

Raquel 11/06/2020minha estante
?Depois de ler fiquei 10 minutos olhando pro nada? ?????

Mariana.Barbosa 06/08/2020minha estante
Acho que li umas 80 páginas do livro e parecia que não tinha saído do lugar,por isso desisti. Porém,lendo sua resenha, fiquei muito curiosa para saber o que de tão perturbador acontece no final. Até fui procurar em algum site,já que não tenho interesse em retornar a ler o livro,mas não achei nada. Se alguém quiser me contar,não ficarei chateada kkkk

Helder 07/11/2016

Livro neurótico baseado em fatos reais?
Era de se esperar que fosse isso, pois desde a capa o livro já me pareceu neurótico.
Ainda me pergunto se realmente gostei do livro. Vejo-o parecido a um jogo. Sinto que a sua escrita foi tremendamente pensada para mexer com o leitor e “criar um clima”. Isso já vem desde o nome da autora e do livro. Temos aqui Delphine de Vigan escrevendo um livro chamado Baseado em Fatos reais onde conta a estória de uma autora chamada Delphine que nos narra em primeira pessoa uma experiência real e perturbadora que teve em sua vida. O que é verdade e o que é ficção?
É uma leitura estranha, mas que nos atiça. Em diversos momentos a autora vai nos passando uma estória morna, mas que nos deixa em ponto de atenção, pois parece que há um fantasma rondando e que algo bombástico vai ocorrer, e em diversas vezes este estopim aceso realmente causa pequenas explosões. Mas são pequenas explosões. O interessante aqui é o esperar. Não o sentir.
Por outro lado, não estamos aqui para ler um livro de terror, mas sim para discutir o limite entre realidade e ficção.
Delphine é uma escritora que vem de um mega-sucesso editorial após ter publicado um livro biográfico, que lhe trouxe problemas com seus familiares, tanto que de repente ela passa a receber cartas anônimas de alguém que aparentemente não curtiu ser exposto nesta obra. O que ela teria escrito? Ela busca inspiração e um tema para um novo romance, e devido a pesada carga pessoal do último, acha que é o momento de voltar a ficção.
Em paralelo a isso, sua vida real parece tranquila, pois tem uma relação estável com um homem de sua faixa etária que faz documentários sobre escritores e seu casal de filhos gêmeos está saindo de casa para ir estudar em outra cidade.
É neste momento de sua vida que ela conhece L. Uma mulher extremamente bela, inteligente e articulada, porem bem misteriosa. L. é a antítese de Delphine. Enquanto uma é travada, a outra é extremamente ousada. Em pouco tempo esta amizade cresce e ambas passam a se completar. Ou será que L passa a completar Delphine? Mas o que L pede em troca?
L insiste em que o caminho para o sucesso é a realidade. Ela afirma que o público busca livros baseados em fatos reais, que ele precisa sentir que uma estória é reflexo de algo que realmente aconteceu, que o autor passou por aquilo, e que não é somente fruto da imaginação de algum autor criativo. Sendo assim, de acordo com L, a entrega de Delphine foi o motivo de seu sucesso e L insiste que do baú de onde saíram aquelas coisas, ainda existem mais coisas a serem ditas, e que o público precisa disso. Ou será que L precisa disso?
Criatividade X Realidade?
Em tempos de reality shows, não deixa de haver um pouco de verdade no palavrório de L. , apesar de estas discussões cansarem em diversos momentos.
Mas quem é L? Uma fã apaixonada pelo último livro de Delphine? Uma vítima deste livro? Uma antiga amiga? Uma antiga inimiga? E
No fim, aconteceu algo que eu já imaginava, porém nem todas as respostas vieram, e talvez não tivesse muito como a autora fugir do clichê, mas acho que valeu a pena participar do jogo proposto por ela até chegar ao final da narrativa.
Não sei se recomendo. Cada um que decida se quer jogar ou não.

Jeff.Rodrigues 18/10/2016

Sabe o tal bloqueio criativo? Aqueles momentos em que você fica encarando uma folha em branco e….. Nada? Pois bem, esse é o ponto de partida de Baseado em Fatos Reais, o primeiro livro da aclamada escritora francesa Delphine de Vigan a ser publicado no Brasil.

Delphine é uma escritora cujo livro com experiências pessoais e familiares vendeu milhões de exemplares e fez um enorme sucesso com o público. Agora ela vive a pressão pela próxima história e não consegue escrever mais nada. Ah, estamos falando de Delphine personagem, e não da autora do livro. Isso mesmo! Como vocês perceberam na sinopse, a personagem tem o mesmo nome da autora e em diversas entrevistas concedidas, De Vigan reconheceu que passou por diversas situações semelhantes às relatadas na obra, incluindo o bendito bloqueio criativo vindo após um livro de sucesso estrondoso.

(...) Resenha completa no link abaixo:

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/10/17/resenha-baseado-em-fatos-reais-delphine-de-vigan/

Paty 12/09/2016

Ficção ou Não-Ficção?
O livro é muito bom, tem uma escrita envolvente e o suspense nos "segura" até o final. Há também um bom debate sobre o que os leitores querem ou esperam de um bom livro: ficção ou realidade?
Recomendo.
Nanda 13/10/2016minha estante
Finalmente encontrei algum comentário sobre esse livro!kkk
O que achou dele Paty? E especialmente sobre o final? :D

Cristiane 17/10/2016minha estante
O que é real e o que é ficção em um obra literária? Na minha opinião, com exceção da biografia, romance, novela, conto, etc são ficção. Independente se são baseadas em fatos reais. Esta discussão aparece durante todo o livro, com a personagem. Muito bom, recomendo a leitura.

Paty 20/11/2016minha estante
Oi Nanda, desculpe só vi seu comentário hoje...Bem, respondendo sua pergunta, gostei bastante do livro, inclusive do final, embora alguns leitores não gostem de finais "em aberto". ;)

Nanda 22/12/2016minha estante
Paty, cheguei a formar umas 3 teorias para o final haha.

P.S: E eu só li o seu comentário hoje kkk. :)