A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Evelyn Ruani 20/01/2011

Deixai toda esperança, vós que entrais
"Quem poderá em palavras sem rima
dizer das chagas e do sangue plenos
que vi, mesmo que muita vez o exprima?".

Ninguém. Penso eu após ler essa obra fantástica. Uma criação única e criativa, apesar de toda dificuldade que encontrei ao ler. Não há como negar que é um clássico da literatura mundial já que abarca toda a cultura e o conhecimento do homem medieval (o texto, apesar de não existirem dados precisos, é aprox. de 1300).

A edição da Coleção Abril traz a tradução ótima de Jorge Wanderley e contém notas bibliográficas para cada um dos 34 cantos (Os 3 livros que compõe A Divina Comédia são divididos em 33 cantos, sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema) e auxiliam na leitura. Mas tenho que confessar que não li todas as notas e mantive a leitura em sua grande maioria apenas nos versos.

Foi a minha primeira, e de maneira alguma a última, leitura dessa obra magistral de Dante Alighieri. Tenho que dizer que não me sinto madura o suficiente para dizer que entendi completamente sua obra, mas compreendi ao menos a estrutura e o sentido das 9 divisões em círculos do Inferno.

O que me levou a ler A Divina Comédia - Inferno? Vai ser difícil de acreditar, mas foi uma personagem de HQ conhecida por Dominó da Marvel Comics. Um amor antigo dessa personagem era apaixonado por este livro e apelidou Dominó de Beatrice por conta do anjo que aparece para auxiliar a viagem de Dante ao Inferno.

Foram quatro estrelas, para um livro que provavelmente darei cinco quando o ler novamente, com calma e a ponto de estudar cada nota bibliográfica num outro momento de minha vida. Afinal, como disse Borges sobre essa obra: "A divina comédia é uma cidade que nunca teremos explorado de todo"...
Maurício Coelho 21/12/2012minha estante
Muito bom sua resenha

Gi 24/07/2013minha estante
Adorei sua resenha! Mais um motivo para ler a Divina Comédia! =)

Dalila 23/12/2013minha estante
Perfeito Evelyn...
=)

Vicente 02/06/2015minha estante
Evelyn,
já li 3 versões da obra máxima de Dante, incluindo essa. É um livro desafiante e exigente da atenção do leitor. Gostei da sua resenha, só discordei da sua nota. *risos
A minha versão predileta, disparadamente, é da editora Itatiaia com tradução de Cristiano Martins.
Boas leituras

Diony 27/10/2016minha estante
A obra de Dan Brown "Inferno" foi um dos motivos que me propuseram a querer ler A Divina Comédia. Me identifiquei com sua resenha na questão de dificuldade para ler a obra.

RonaldVeiga 03/07/2019minha estante
Eu estava terminando o Inferno, mas nunca continuei. Os livros estão na casa da minha mãe, em outra cidade. Muito difícil a leitura, mas ótima!

Lui 08/03/2020minha estante
Beatrice na vida de Dante foi sua paixão até o fim da vida, pelo jeito bem platônica já que ele foi casado com uma moça a quem foi prometido, já Beatrice, pelo qual era apaixonado morreu cedo (deve ser por isso que ela está no paraíso, ou tambem por isso) e a obra que se intitulava somente "Divina" foi escrita em exílio, foi armado contra ele por questões políticas e o mesmo teve terminar seus dias longe de sua terra natal e de sua família.

Já o li duas vezes, porém a última não entendi patavina, Tradução de José Pedro Xavier Pinheiro (este que morreu em 1882), ou seja, linguagem arcaica de difícil leitura e compreensão, tive que ler Boa parte em voz alta para fazer sentindo.

Consegui um e-book e parece que a editora é "Atena Editora"

Com certeza irei procurar outras edições, inclusive vou procurar pelas mencionadas aqui. Obgd!

Fábio 29/07/2011

Obra que nos deixa estático, ou melhor, extático!

A Divina Comédia, nem precisamos aduzir, a própria alcunha Divina , já nos remete o que podemos esperar desta obra, Dante Alighieri é realmente surpreendente em todos os quesitos, desde os versos, as rimas, as descrições até a história em si.

As descrições que Dante faz do Inferno é assombroso, a imaginação para o Purgatório é formidável, e me desculpem os adeptos da primeira parte, mas a terceira, o Paraíso é estupendo, a melhor parte em minha opinião. Difícil acreditar que esta obra foi feita no século XIV por um homem mortal.

Certos fatos, mesmo que um ser humano pudesse voltar ao passado e interferisse, uma hora ou outra esse fato iria se consumar, por exemplo, se impedíssemos Colombo de descobrir a América, ela seria descoberta por outro mais tarde; se matássemos ainda bebê Albert Einstein, nossa Física, estaria atrasada, todavia no futuro iríamos descobrir o que Einstein antecipou. Mas se impedíssemos Dante de escrever este livro, ai sim, conseguiríamos atacar algo irreversível, a possibilidade de outra obra como esta aparecer futuramente é infinitesimal.

E mesmo que aparecesse depois, não teria a magia e a perícia em que Dante, 200 anos antes que os navegadores da Renascença vissem, faz uma descrição do Cruzeiro do Sul, sendo considerada, por vários autores, a primeira referencia da literatura ocidental à constelação.

Ademais, a influencia que A Divina Comédia exerceu ao longo dos séculos, sobre autores, músicos, pintores, filmes, desenhos, etc; é incalculável, até hoje ela é motivo de inspiração, sendo recentemente criado um jogo de videogame (Dante's Inferno).

Em cada verso descobrimos desde o mais portentoso lugar do inferno, até o mais feérico sítio do paraíso; indubitável livro imperecedoiro.

[[email protected]]
Dalila 23/12/2013minha estante
Adorei sua resenha =)

Fábio 17/01/2014minha estante
Obrigado Dalila :D

Luh Costa 18/11/2014minha estante
O senhor arrasa! :*
Estou esperando o meu exemplar chegar.

Ed 31/05/2018minha estante
Realmente a parte do Paraíso é, de longe, a melhor, pois é um deleite para os leitores, principalmente aos católicos, que se sentem admirados ao homenagear os santos.

E prova que, ao contrário do senso comum, a cultura medieval era riquíssima, no qual recebeu diversas influências culturais de vários lugares do Velho Mundo.

Juninho 02/02/2009

ainda bem...
...que não me mostram esse livro na escola, achei por conta própria e li.
É ouro essa leitura...
Cada vez mais chego a conclusão de que a escola só serve para afastar as pessoas dos livros...

Beth 03/08/2020

O poema épico mais importante da literatura mundial.
Neste poema épico que mistura política e teologia, vamos acompanhar Dante pelo Inferno e Purgatório guiado por Virgílio, autor de Eneida por quem tem muita admiração, depois pelo Paraíso guiado por Beatriz, seu grande amor. Nesta trajetória, Dante encontrará muitas figuras públicas como o Papa Nicolau III.
Politicamente, essa é uma obra com várias críticas a personagens daquela época. Já religiosamente, uma reflexão para que todos os pescadores deva procurar a redenção antes da sua morte

Francisco S. Oliveira 28/05/2020

Esse livro foi mesmo foi mesmo escrito no século 13?
(Lembrando que não está totalmente pontuado pois foi digitado pelo Google, e eu apenas ditava)
_________________________________________
Uma leitura arrebatadora que vai te fazer viajar pelos lugares mais temidos por todas as religiões inferno purgatório e o paraíso.
Dante Alighieri vai conferir ao leitor uma experiência que provavelmente ficará marcada em sua vida, pois Dante na Divina Comédia vai apresentar uma série de personagens não só históricos Mas também como parentes e amigos de sua época O que é leva a cada vez mais a sua autenticidade em colocar sentimentos e diversos outros fatores ou elementos para complementar o enriquecimento da Divina Comédia.
Pois bem esse livro e não é recomendado para qualquer tipo de leitor pois o seu conteúdo exposto de forma bem rebuscada com a linguagem Toscana fina Qual é a famosa língua italiana que nós hoje conhecemos por tanto essa para alguns pode ser de difícil compreensão Pois foi escrita no século 13 o que dificulta Mais ainda para o leitor comum ter facilidade em manusear a obra.
Mas da mesma forma é uma leitura obrigatória para você leitor amante da literatura de qualidade.
Leitor perspicaz Não deixe de ler A Divina Comédia com a obra literária Universal que é um clássico entre os outros demais.

Samuel Paulo 14/04/2020

Preciso reler para absover mais!
Minha primeira experiência com esse tipo de escrita, foi uma leitura difícil de compreender. Absorvi uns 40% do que lia, mas eu percebi que antes desta leitura eu li 15 cantos e parei, quando decidi voltar e reli esses 15 foram mais claros, entendi coisas que não compreendi na primeira leitura, o que não ocorreu com os outros (é claro). Então planejo rele-lo ainda este ano, só que lendo um ou dois cantos por dia, para assim desfrutar e absorver mais deste livro.
Craotchky 14/04/2020minha estante
60%? Entendeu muito então. Parabéns.

Samuel Paulo 14/04/2020minha estante
60% dividido: 40% para o Inferno, 10% para o Purgatório e 10% para o Paraíso kkk. Não entendi muito não, sério! Não mereço parabéns, acredite kkk Talvez minha porcentagem correta seja 45% ou um pouco menos... Mas teve cantos que entendi uma boa parte, o que mais dificultava, além das frases incompreensíveis, era a menção de personagens e suas histórias de vida que desconheço.

Samuel Paulo 14/04/2020minha estante
De 10 cantos que eu lia entendia 4, e esses 4 com 60% de compreensão, já nos outros 6 no máximo 30%!

Craotchky 14/04/2020minha estante
Sim, as menções aos personagens históricos da época do autor dificulta bastante, talvez por exigirem também o conhecimento de determinado contexto para serem compreendidas. Quase que vale a pena ler só os resumos que acompanham o início de cada canto...hahahahahahha

Samuel Paulo 14/04/2020minha estante
Na real: Foi uma leitura confusa, me deixou mais confuso ainda e por fim minha porcentagem está também seguindo essa linha! kkk Melhor eu corrigi...

Samuel Paulo 14/04/2020minha estante
Esse resumo ajudam muito mesmo, e também as notas sobre esses personagens.

Samuel Paulo 14/04/2020minha estante
É verdade! Só lendo o resumo você já conhece a história toda kkkk Já sabe tudo que aconteceu e todos que ele encontrou! Facilidade porque não kkk

Júlio César 15/07/2020

Uma das minhas leituras mais difíceis, pela riqueza em referências tanto bíblicas quanto pré séc. XIV. Como não sou religioso, meu interesse pelo livro era a nível de conhecimento literário, mesmo esta edição sendo escrita em prosa, não acho que diminua o valor da leitura. Com certeza o Inferno fora minha parte preferida, instigando minha imaginação sobre os castigos, mas não desmereço o restante do livro, onde percebemos toda a estrutura e características da história que tornam essa obra um clássico. É com certeza um livro recomendado para ser lido e relido por todos, mas no meu caso, poderia ter esperado um pouco mais.

Marco as três estrelas pois reconheço todas as questões técnicas e históricas dessa escrita, que acredito serem ressaltadas na leitura original da obra. Porém na minha experiência individual, apesar de interessante e rico em detalhes, uma boa parte da leitura fora cansativa além de parecer repetitiva.

Altieris 07/05/2020

A Divina Comédia - Dante Alighieri
Com todo fanático religioso, Dante se mostra preconceituoso até o cerne.

Quando menciona no livro "Deixai toda esperança, ó vós que aqui entrais!" é para você leitor deixar mesmo as esperanças ao ler o livro, porque Dante tem falas infelizes e mostra a quão limitado era com frases lamentáveis de revirar os olhos. Há trechos racistas, outros homofóbicos, preconceituosas de forma gratuita, que mesmo para época deveriam ter sido refletida já que ele se considerava um homem culto, preconceito contra islã e outras religiões. Já é difícil lidar com gente assim nos dia a dia nas redes sociais destilando preconceito com o quem é diferente, agora ter que enfrentar em um livro foi demais e degradante.

Eu na minha ingenuidade, estava acreditando que seria um livro bacana afinal é um dos livro usado pelo meu muso rsrsrs Dan Brown no livro INFERNO quando fui ler só ladeira abaixo.

Fiquei triste, decepção total, acreditava ser um livro de reflexão interna e superação pessoal onde ele enxergava nos outros castigados seus próprios erros e lutaria para corrigí-los, mas o que vi foi um homem frustado (já que não pôde se casar com quem amava) e atuando como fofoqueiro sobre os erros dos outros, apontando e difamando tantos outros, mas não seus próprios erros. Um fofoqueiro das almas condenadas. Ele identificava todo mundo, conhecidas dele ou não, como fazia isto é um mistério, ás vezes pessoas que ele nunca viu, mas ele sabia de quem que se tratava, e começava a falar deste o cpf da pessoa até o tamanho das fraudas geriátricas que o indivíduo usou. O interessante é que o inferno estava tão cheio de famosos que eu me pergunto quem terá subido aos céus, se está todo mundo no inferno? É de se acreditar que o céu deveria estar bem vazio.

Claro que você ao ler terá suas impressões, mas como todo resenha, está leva em consideração minhas percepções e concordando ou não com elas, ela devem ser no mínimo respeitadas. Trata-se portanto de um livro sem redenção ou superação, só palavras, frases e rimas soltas, especulativas e sem nenhuma concatenação, ora fala de um, ora de outro e vai indo o imbróglio. E mais uma coisa que me incomodou muito foi o fato dele caminhar pelo inferno sem tentar ajudar ou aliviar o fardo de nenhuma alma se quer, almas em chamas, outras enterradas de cabeça para baixo e etc e ele passa por elas apático a dor do outro, como você passando em um supermercado só olhando os preços do produtos sem intenção nenhuma de está ali.

Isto mostra um pouco mais como pessoas que se dizem fervorosas na fé que deveriam ser mais esperançosas e mais empáticas com as diferenças e as dores dos outros, mas o que mais se vê é destilar preconceitos antes de todos e como sua forma de visão fosse a única e a correta. Não enxergando quão vasto é o mundo e que há espaço a todos, outras religiões e demais coisas. Acredito que amar e perdoar deveria ser o significado maior para qualquer religião.

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

A maior obra literária de todos os tempos
Essa obra esta acima de qualquer outra.
Marquei como tenho, favorito e desejo. Se tivesse a categoria meu deus do céu eu marcava tb.
Pra mim o mundo se divide em a divina comédia e uns outros livrinhos aí.
Acho que já deu pra entender né?
Ok.
Você está sendo intimado a ler.
Obg.
De nada.

Lis 23/02/2020

Cansativo mas compensa
Quando comecei a ler, um amigo disse que apenas o Inferno era legal e os outros livros eram chatos. Li tudo e acho que cada um tem sua graça e seu ponto forte:
- o Inferno conta um monte de fofoca do tempo de Dante (e quem não gosta de uma fofoca?).
- o Purgatório tem um pouco mais de fofocas e é muito criativo, achei interessante o link com os Jardins do Éden
- o Paraíso tem muitas discussões teológicas e doutrinas católicas, mostrando que Dante estudou bastante os filósofos teológicos para harmonizar a teoria com as alegorias de seu livro.

Um ponto comum a todos os livros e que chama a atenção é o estudo de Dante para redigir os livros. Tem muita astronomia, mitologia, história, geografia, teologia, política e até física. Creio que isso, a simetria dos cantos em doce estilo novo, a extensão da obra e os muitos anos que Dante dedicou a está trilogia rendem a fama e o caráter épico do livro. E realmente merece, é uma obra de arte!

Se seu livro não for uma edição com comentários, fica muito difícil acompanhar os detalhes e entender as metáforas e citações. Usei o excelente site https://www.stelle.com.br/ para melhor complementar a leitura, com suas notas explicativas canto a canto. Uma pena que o site não foi concluído...

Andre 30/04/2009

O Inferno é o melhor do livro
Faz muito tempo que li esse livro! Uma amiga me tinha indicado e eu já o conhecia, mas não era esse que eu leria naquela hora. É óbvio que não me arrependi. Este é um dos meus favoritos!
O Inferno que Dante idealizou é simplesmente perfeito. Com suas descrições eu tentava mentalizá-lo. É a melhor parte do livro, seja pelo sofrimento que é ver nosso companheiro ver tantas coisas abomináveis, seja pela hilariedade que Dante deixou nessa parte. Sei que não tive pesadelos com esse inferno, mas gostei muito dele.
No Purgatório, o livro perde um pouco seu brilhantismo, não deixando assim de ser sublime como o é.
Quando chegamos ao céu, meio que se "perde a graça". Isso porque no céu tudo é bom, tudo é lindo, daí não tem mais graça. Mesmo assim são sublimes as descrições que Dante faz dele.
Certamente é um dos melhores de todos os livros já feitos por mãos humanas - porque Shakespeare não é humano. Pode-se considerá-lo no panteão dos livros imortais!

J. Fontenele 28/09/2020

Continuação da viagem de dante
Eu tenho achado interessante a obra.
Essa edição vem com uma errinhos de tradução mas dá pra passar.
Se vc não é uma amante de poemas vai achar a narrativa maçante

Helô 09/10/2020

Uma longa jornada
Depois de um pouco mais de 4 anos, finalmente concluí a leitura desta obra da literatura clássica medieval. Foi uma leitura árdua, mas gostei muito dessa edição, por conta das notas de rodapé muito esclarecedoras e da tradução bem cadenciada e poética. Sobre o conteúdo: acompanhar Dante em sua visão do submundo e do Paraíso, dada a época em que ele viveu, é realmente interessante. Porém, não foi muito efetivo em me cativar?? ou capturar minha atenção. Mas é uma mina para historiadores e entusiastas da Idade Média ou coisas do tipo.

Jayme 22/03/2013

Em versos decassílabos, Dante relata sua viagem pelos três reinos do outro mundo: o Inferno, o vale doloroso onde termina o ser humano a partir do momento que ele se recusa a seguir a "verdadeira via", a da razão e da virtude. O Purgatório, montanha alta e escarpada, que se eleva do grande oceano do hemisfério inferior e o Paraíso, onde a beatitude é descrita e representada. O principal objetivo da obra é a edificação moral do pecador em busca do caminho do perdão divino.

A Divina Comédia é antes de mais nada, um testemunho de uma época no qual o homem deveria viver em conformidade e harmonia com a vontade divina.

Carol 26/06/2020

Segundo volume da Divina Comédia, o Purgatório não fica atrás no quesito dificuldade de leitura em relação ao Infeno. Assim como o anterior também exige grande concentração e nem sempre é possível entender todas as referências feitas por Dante, já que elas vêm tanto da mitologia clássica quanto dos acontecimentos contemporâneos ao autor. Porém é uma leitura que vale a pena, especialmente para aqueles que, como eu, nunca entenderam bem qual era o propósito do Purgatório. Trata-se de uma montanha onde os arrependidos tardios devem purgar os pecados cometidos durante suas vidas com o propósito de irem subindo aos poucos até chegarem no Paraíso. Recomendo a leitura!