A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Evy 20/01/2011

Deixai toda esperança, vós que entrais
"Quem poderá em palavras sem rima
dizer das chagas e do sangue plenos
que vi, mesmo que muita vez o exprima?".

Ninguém. Penso eu após ler essa obra fantástica. Uma criação única e criativa, apesar de toda dificuldade que encontrei ao ler. Não há como negar que é um clássico da literatura mundial já que abarca toda a cultura e o conhecimento do homem medieval (o texto, apesar de não existirem dados precisos, é aprox. de 1300).

A edição da Coleção Abril traz a tradução ótima de Jorge Wanderley e contém notas bibliográficas para cada um dos 34 cantos (Os 3 livros que compõe A Divina Comédia são divididos em 33 cantos, sendo que o Inferno possui um canto a mais que serve de introdução ao poema) e auxiliam na leitura. Mas tenho que confessar que não li todas as notas e mantive a leitura em sua grande maioria apenas nos versos.

Foi a minha primeira, e de maneira alguma a última, leitura dessa obra magistral de Dante Alighieri. Tenho que dizer que não me sinto madura o suficiente para dizer que entendi completamente sua obra, mas compreendi ao menos a estrutura e o sentido das 9 divisões em círculos do Inferno.

O que me levou a ler A Divina Comédia - Inferno? Vai ser difícil de acreditar, mas foi uma personagem de HQ conhecida por Dominó da Marvel Comics. Um amor antigo dessa personagem era apaixonado por este livro e apelidou Dominó de Beatrice por conta do anjo que aparece para auxiliar a viagem de Dante ao Inferno.

Foram quatro estrelas, para um livro que provavelmente darei cinco quando o ler novamente, com calma e a ponto de estudar cada nota bibliográfica num outro momento de minha vida. Afinal, como disse Borges sobre essa obra: "A divina comédia é uma cidade que nunca teremos explorado de todo"...
Maurício Coelho 21/12/2012minha estante
Muito bom sua resenha

gscruz 24/07/2013minha estante
Adorei sua resenha! Mais um motivo para ler a Divina Comédia! =)

Dalila 23/12/2013minha estante
Perfeito Evelyn...
=)

Vicente 02/06/2015minha estante
Evelyn,
já li 3 versões da obra máxima de Dante, incluindo essa. É um livro desafiante e exigente da atenção do leitor. Gostei da sua resenha, só discordei da sua nota. *risos
A minha versão predileta, disparadamente, é da editora Itatiaia com tradução de Cristiano Martins.
Boas leituras

Diony 27/10/2016minha estante
A obra de Dan Brown "Inferno" foi um dos motivos que me propuseram a querer ler A Divina Comédia. Me identifiquei com sua resenha na questão de dificuldade para ler a obra.

RonaldVeiga 03/07/2019minha estante
Eu estava terminando o Inferno, mas nunca continuei. Os livros estão na casa da minha mãe, em outra cidade. Muito difícil a leitura, mas ótima!

Lui 08/03/2020minha estante
Beatrice na vida de Dante foi sua paixão até o fim da vida, pelo jeito bem platônica já que ele foi casado com uma moça a quem foi prometido, já Beatrice, pelo qual era apaixonado morreu cedo (deve ser por isso que ela está no paraíso, ou tambem por isso) e a obra que se intitulava somente "Divina" foi escrita em exílio, foi armado contra ele por questões políticas e o mesmo teve terminar seus dias longe de sua terra natal e de sua família.

Já o li duas vezes, porém a última não entendi patavina, Tradução de José Pedro Xavier Pinheiro (este que morreu em 1882), ou seja, linguagem arcaica de difícil leitura e compreensão, tive que ler Boa parte em voz alta para fazer sentindo.

Consegui um e-book e parece que a editora é "Atena Editora"

Com certeza irei procurar outras edições, inclusive vou procurar pelas mencionadas aqui. Obgd!

Jack 15/08/2021minha estante
Que pensamentos profundos até tocam a alma.

Josy.Natal 16/01/2022minha estante
Ouça os comentários do Prof. José Monir Nasser (in memorian) que explica de forma sintópica e espetacular cada passagem. Ele tem uma lista dos 100 livros clássicos mundiais explicados pelo Expedições pelo Mundo da Cultura e diz que: As pessoas que conseguirem ler esses livros serão - com certeza - serra humanos mais elevados!

Jonathan 01/01/2023minha estante
Irei tonar meu volume de A Divina Comédia como minha primeira leitura do ano,sua resenha colocou um brilho em meus olhos,espero aproveitar tanto como você!

ThiagoGYN 12/01/2023minha estante
Realmente leitura que exige, para mim tambem não foi fácil. Mas sem dúvida ler e terminar é uma sensação única. E nada melhor tb do que uma boa HQ..rsrsrsrs

Miguel30 25/01/2023minha estante
"Deus é o amor que move o sol e as outras estrelas" mas na minha visão o amor de Beatriz por seu amado Dante foi tanto que ela conseguiu mover infernos, purgatório e céus para que não perdesse novamente o seu amado (pois Dante vivia desregradamente, e para se consertar experimentou dessa viagem aos mundos espirituais) haja vista que Dante amou Beatriz na vida real, mas não pode casar-se com ela. o amor e o medo de não viver com seu amado e dessa vez pela eternidade, a fez movimentar certos conhecidos nos mundos para guiar Dante, como foi o caso de Virgílio, amei a obra e tive essa interpretação...?

Duda 06/02/2024minha estante
Qual a melhor edição desse livro?

William LGZ 04/08/2022

Profundamente instigante
Mesmo sendo a versão em prosa a leitura não deixou de ser bem difícil, porém sua fascinante jornada, principalmente na ala infernal onde misturou elementos cristãos com mitologia greco-romana, e os ensinamentos que tenta transmitir não me deixam dúvidas do porquê se tornou um clássico universal.

Embora a adaptação do texto tenha facilitado um pouco a compreensão, acredito que tirou grande parte do peso que ela teria no formato de poesia épica quando fiz comparações rápidas entre eles, mas digo isto sem ler o autêntico de forma integral.

De qualquer forma me pareceu uma reprodução fiel no que se propôs e apesar da minha experiência não ter sido lá tão magnífica ainda sim me deixou bem interessado em no próximo ano dar outra chance ao lê-lo com mais calma e o estudar.

Não o indico para qualquer um levando em conta os motivos apresentados acima, apenas realmente para quem tenha interesse neste tipo de livro e também experiência com clássicos mais "pesados" tanto na escrita quanto nos temas.
Matheus Oliveira 04/08/2022minha estante
Esse clássico está na minha lista faz um tempo! Sabe aquela história de esperar a hora e momentos certos para aproveitar todas as sutilezas? É assim que ainda me encontro! ??

William LGZ 05/08/2022minha estante
É o melhor! Só li agora porque apareceu por tempo limitado no catálogo do Prime Reading, mas só mais maduro e inteirado nos temas que o livro discute que eu poderia consumí-lo como se deveria

Fábio 29/07/2011

Obra que nos deixa estático, ou melhor, extático!

A Divina Comédia, nem precisamos aduzir, a própria alcunha Divina , já nos remete o que podemos esperar desta obra, Dante Alighieri é realmente surpreendente em todos os quesitos, desde os versos, as rimas, as descrições até a história em si.

As descrições que Dante faz do Inferno é assombroso, a imaginação para o Purgatório é formidável, e me desculpem os adeptos da primeira parte, mas a terceira, o Paraíso é estupendo, a melhor parte em minha opinião. Difícil acreditar que esta obra foi feita no século XIV por um homem mortal.

Certos fatos, mesmo que um ser humano pudesse voltar ao passado e interferisse, uma hora ou outra esse fato iria se consumar, por exemplo, se impedíssemos Colombo de descobrir a América, ela seria descoberta por outro mais tarde; se matássemos ainda bebê Albert Einstein, nossa Física, estaria atrasada, todavia no futuro iríamos descobrir o que Einstein antecipou. Mas se impedíssemos Dante de escrever este livro, ai sim, conseguiríamos atacar algo irreversível, a possibilidade de outra obra como esta aparecer futuramente é infinitesimal.

E mesmo que aparecesse depois, não teria a magia e a perícia em que Dante, 200 anos antes que os navegadores da Renascença vissem, faz uma descrição do Cruzeiro do Sul, sendo considerada, por vários autores, a primeira referencia da literatura ocidental à constelação.

Ademais, a influencia que A Divina Comédia exerceu ao longo dos séculos, sobre autores, músicos, pintores, filmes, desenhos, etc; é incalculável, até hoje ela é motivo de inspiração, sendo recentemente criado um jogo de videogame (Dante's Inferno).

Em cada verso descobrimos desde o mais portentoso lugar do inferno, até o mais feérico sítio do paraíso; indubitável livro imperecedoiro.

Dalila 23/12/2013minha estante
Adorei sua resenha =)

Fábio 17/01/2014minha estante
Obrigado Dalila :D

Luh Costa 18/11/2014minha estante
O senhor arrasa! :*
Estou esperando o meu exemplar chegar.

Ted 31/05/2018minha estante
Realmente a parte do Paraíso é, de longe, a melhor, pois é um deleite para os leitores, principalmente aos católicos, que se sentem admirados ao homenagear os santos.

E prova que, ao contrário do senso comum, a cultura medieval era riquíssima, no qual recebeu diversas influências culturais de vários lugares do Velho Mundo.

Carolina.Gomes 01/02/2021minha estante
Só li o Inferno. Terei q ler tudo novamente. Gostei da resenha!

Fábio 02/07/2021minha estante
Carolina.Gomes Obrigado! fico feliz de ter seu comentário aqui exatamente 10 anos depois que escrevi essa resenha!

João 28/10/2021

Que viagem...
Recomendo à todos que tiverem um tempinho pra se deliciar na precisão métrica da poesia de Dante e suas inúmeras metáforas visuais. Foi como uma longa viagem: de início fiquei maravilhada com as imagens torpes e grotescas do Inferno e temi que o restante não pudesse se equiparar. Tive momentos descanso e tédio(culpa da minha própria ignorância) ao ver muitos nomes sendo citados no Purgatório e no Paraíso que nunca ouvi falar. Me peguei recitando passagens em e italiano e distraída pensando em cantar, outras eu só lia atentamente tentando desvendar o que Dante queria dizer com tudo aquilo. E então quando menos eu esperava, a viagem acabou. Você sente a queda. Deixa o Empíreo, as escadas, a montanha do Purgatório e cai de volta na terra, que já não é mais o centro do universo pois você vive no século XXI.
João 28/10/2021minha estante
Pra ser 5 estrelas tem que no mínimo me fazer chorar, malz aí Dante

calixxverse 04/12/2021

a ironia do destino é realmente uma divina comédia.
Embora eu tenha terminado a leitura de Paraíso em um livro físico, não pude resistir à tentação de também ler o desse PDF apenas para também poder apreciar cada uma das ilustrações que sempre foram algo que gostei desde Inferno, por ajudarem ainda mais a trazer as imagens vislumbradas por Dante durante todo o seu caminho de ida e volta, que são todas magníficas por si só.
Ainda assim, mantenho a minha ordem de favoritos em um geral: Inferno para mim foi o melhor de todos, desde as ilustrações para cada uma das palavras narradas ali. Foi de longe o mais imersivo dos três, embora Purgatório venha em seguida pela maneira como conseguiu fazer com que eu refletisse ainda mais do que o anterior. E Paraíso, creio que tenha sido o encerramento perfeito e majestoso digno da Divina Comédia.

Francisco240 28/05/2020

Esse livro foi mesmo foi mesmo escrito no século 13?
(Lembrando que não está totalmente pontuado pois foi digitado pelo Google, e eu apenas ditava)
_________________________________________
Uma leitura arrebatadora que vai te fazer viajar pelos lugares mais temidos por todas as religiões inferno purgatório e o paraíso.
Dante Alighieri vai conferir ao leitor uma experiência que provavelmente ficará marcada em sua vida, pois Dante na Divina Comédia vai apresentar uma série de personagens não só históricos Mas também como parentes e amigos de sua época O que é leva a cada vez mais a sua autenticidade em colocar sentimentos e diversos outros fatores ou elementos para complementar o enriquecimento da Divina Comédia.
Pois bem esse livro e não é recomendado para qualquer tipo de leitor pois o seu conteúdo exposto de forma bem rebuscada com a linguagem Toscana fina Qual é a famosa língua italiana que nós hoje conhecemos por tanto essa para alguns pode ser de difícil compreensão Pois foi escrita no século 13 o que dificulta Mais ainda para o leitor comum ter facilidade em manusear a obra.
Mas da mesma forma é uma leitura obrigatória para você leitor amante da literatura de qualidade.
Leitor perspicaz Não deixe de ler A Divina Comédia com a obra literária Universal que é um clássico entre os outros demais.

Beth 03/08/2020

O poema épico mais importante da literatura mundial.
Neste poema épico que mistura política e teologia, vamos acompanhar Dante pelo Inferno e Purgatório guiado por Virgílio, autor de Eneida por quem tem muita admiração, depois pelo Paraíso guiado por Beatriz, seu grande amor. Nesta trajetória, Dante encontrará muitas figuras públicas como o Papa Nicolau III.
Politicamente, essa é uma obra com várias críticas a personagens daquela época. Já religiosamente, uma reflexão para que todos os pescadores deva procurar a redenção antes da sua morte

Altieris 07/05/2020

A Divina Comédia - Dante Alighieri
Com todo fanático religioso, Dante se mostra preconceituoso até o cerne.

Quando menciona no livro "Deixai toda esperança, ó vós que aqui entrais!" é para você leitor deixar mesmo as esperanças ao ler o livro, porque Dante tem falas infelizes e mostra a quão limitado era com frases lamentáveis de revirar os olhos. Há trechos racistas, outros homofóbicos, preconceituosas de forma gratuita, que mesmo para época deveriam ter sido refletida já que ele se considerava um homem culto, preconceito contra islã e outras religiões. Já é difícil lidar com gente assim nos dia a dia nas redes sociais destilando preconceito com o quem é diferente, agora ter que enfrentar em um livro foi demais e degradante.

Eu na minha ingenuidade, estava acreditando que seria um livro bacana afinal é um dos livro usado pelo meu muso rsrsrs Dan Brown no livro INFERNO quando fui ler só ladeira abaixo.

Fiquei triste, decepção total, acreditava ser um livro de reflexão interna e superação pessoal onde ele enxergava nos outros castigados seus próprios erros e lutaria para corrigí-los, mas o que vi foi um homem frustado (já que não pôde se casar com quem amava) e atuando como fofoqueiro sobre os erros dos outros, apontando e difamando tantos outros, mas não seus próprios erros. Um fofoqueiro das almas condenadas. Ele identificava todo mundo, conhecidas dele ou não, como fazia isto é um mistério, ás vezes pessoas que ele nunca viu, mas ele sabia de quem que se tratava, e começava a falar deste o cpf da pessoa até o tamanho das fraudas geriátricas que o indivíduo usou. O interessante é que o inferno estava tão cheio de famosos que eu me pergunto quem terá subido aos céus, se está todo mundo no inferno? É de se acreditar que o céu deveria estar bem vazio.

Claro que você ao ler terá suas impressões, mas como todo resenha, está leva em consideração minhas percepções e concordando ou não com elas, ela devem ser no mínimo respeitadas. Trata-se portanto de um livro sem redenção ou superação, só palavras, frases e rimas soltas, especulativas e sem nenhuma concatenação, ora fala de um, ora de outro e vai indo o imbróglio. E mais uma coisa que me incomodou muito foi o fato dele caminhar pelo inferno sem tentar ajudar ou aliviar o fardo de nenhuma alma se quer, almas em chamas, outras enterradas de cabeça para baixo e etc e ele passa por elas apático a dor do outro, como você passando em um supermercado só olhando os preços do produtos sem intenção nenhuma de está ali.

Isto mostra um pouco mais como pessoas que se dizem fervorosas na fé que deveriam ser mais esperançosas e mais empáticas com as diferenças e as dores dos outros, mas o que mais se vê é destilar preconceitos antes de todos e como sua forma de visão fosse a única e a correta. Não enxergando quão vasto é o mundo e que há espaço a todos, outras religiões e demais coisas. Acredito que amar e perdoar deveria ser o significado maior para qualquer religião.

Joao.Alessandre 27/05/2023

Percepções e sentimentos da viagem com Dante
Não é uma resenha. Tenho total noção de minha insuficiência para agregar na análise de uma obra onde mentes brilhantes se debruçaram desde o período medieval até nossos tempos. O objetivo seria apenas deixar um registro breve das percepções e sentimentos que aos quais fui instado no evoluir da leitura.
Dante conseguiu imaginar a vida 'post mortem' entrelaçando uma visão espiritual com particularidades do momento político italiano do início do século 14.
De uma forma perfeita, elegante, foi capaz de desnudar o inferno onde a complexidade dos pecados são punidos sempiternamente com grau de sofrimento  em escala. Nos apresenta o purgatório com alívio na medida em que redenção é certa, porém o caminho é instável e os suplícios crescentes. Finalmente o paraíso se impõe fulgurante, acolhedor... lá encontra anjos, beatos, santos, Nossa Senhora resplandecente e, no derradeiro canto, a deslumbrante imagem de Deus.
Estes meses acompanhado pela  Divina comédia foram inesquecíveis, ricos, surpreendentes. Apesar dos percalços,  sequências obscuras e momentos de incompreensão o brilhantismo prevalece. A força desses versos é mobilizadora de uma forma indescritível. Nas páginas finais a sensação de esperança de que tudo não acaba produz conforto e consolida a vontade de viver cada momento como se fosse o termo de nossas vidas ...
Nyllaine 27/05/2023minha estante
??????????????????

Carolina.Gomes 28/05/2023minha estante
Ainda vou ler. Vc assistiu as aulas da UFPR no youtube?

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Sim. É um material muito interessante, completo. O professor Ernani tem uma didática ímpar. Não vi tudo porque são muitas horas mas o que consegui acompanhar ajudou bastante.

Cris 28/05/2023minha estante
???? adorei sua percepção. Assim que finalizei a 1ª parte pensei o mesmo: como posso resenhar uma maravilha dessa? Impossível rs.

Joao.Alessandre 28/05/2023minha estante
Oi Cris. Obrigado! Impossível resenhar mesmo. Companhias como Dante, Virgílio, Beatriz, santos e "influencers"? da época tornam a leitura uma viagem conturbada mas extraordinária.

Júlio César 15/07/2020

Uma das minhas leituras mais difíceis, pela riqueza em referências tanto bíblicas quanto pré séc. XIV. Como não sou religioso, meu interesse pelo livro era a nível de conhecimento literário, mesmo esta edição sendo escrita em prosa, não acho que diminua o valor da leitura. Com certeza o Inferno fora minha parte preferida, instigando minha imaginação sobre os castigos, mas não desmereço o restante do livro, onde percebemos toda a estrutura e características da história que tornam essa obra um clássico. É com certeza um livro recomendado para ser lido e relido por todos, mas no meu caso, poderia ter esperado um pouco mais.

Marco as três estrelas pois reconheço todas as questões técnicas e históricas dessa escrita, que acredito serem ressaltadas na leitura original da obra. Porém na minha experiência individual, apesar de interessante e rico em detalhes, uma boa parte da leitura fora cansativa além de parecer repetitiva.

Lenonvedder 13/04/2020

Obra prima da literatura
Acredito que de toda literatura mundial e de todos os tempos, esse é um dos livros mais difíceis de ler.
Termino ele apenas entendendo a estrutura da obra. Quem sabe um dia eu releia e entenda muito mais.
Não deixa de ser um livro bom por causa da complexidade. Muita criatividade e audácia escrever tudo em forma e poesia.

Lucas Lobo 13/05/2023

O mais difícil
Esse é com certeza o livro mais difícil que eu já li, mas eu já sabia disso, pois tentei ler ele ano passado e não consegui, por pouco eu nao entrei em uma ressaca literária.
Carolina 13/05/2023minha estante
Se você teve dificuldade, te recomendo este blog:

Inferno - http://curtindoacomedia.blogspot.com/
Purgatório - http://curtindoopurgatorio.blogspot.com/
Paraíso - http://curtindoacomedia-paraiso.blogspot.com/

Lucas Lobo 15/05/2023minha estante
Obrigado pela dica

Chele 07/05/2021

Dante sabia brilhantemente dar formas às imagens em palavras. Esse é um dos aspectos que torna A Divina Comédia um livro tão supremo pois ele sempre soube encontrar a expressão adequada à situação que quer expimir. Fazendo uma síntese da cultura medieval en forma de poesia Dante narra a história em primeira pessoa de uma viagem "encomenda" por sua amada Beatriz, em que o acompanha o ilustre poeta Virgílio ao inferno, purgatório e paraíso detalhando cada um deles e interagindo com personagens reais e fictícios que ali se encontravam, ele nos leva a essa majestosa jornada que é impossível não se encantar.

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

A maior obra literária de todos os tempos
Essa obra esta acima de qualquer outra.
Marquei como tenho, favorito e desejo. Se tivesse a categoria meu deus do céu eu marcava tb.
Pra mim o mundo se divide em a divina comédia e uns outros livrinhos aí.
Acho que já deu pra entender né?
Ok.
Você está sendo intimado a ler.
Obg.
De nada.