A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Bebela 30/10/2021

Interessante
A principio, pensei que fosse um livro em que os marcianos invadiriam a Terra e tivesse muitas mortes e desespero, e foi mais ou menos isso. O livro foi o que eu esperava e não me surpreendeu muito no decorrer da história, achei que ele tivesse uma narrativa mais frenética, mas o autor é mais descritivo, o que dá bastante detalhes sobre a história. O final me surpreendeu, devo confessar, recomendo a leitura. Com ele, podemos entender várias características muito presente na ficção científica, já que foi com essa obra que foi inaugurada coisas como os aliens serem uma raça superior a nossa e que podem nos destruir.

Leandro 20/04/2022

raios! ipsis litteris.
o livro é rico em detalhes, com uma descrição ímpar e densa, exatamente do jeito que gosto. essa riqueza de detalhes instiga o imaginário a saltar da mente, fazendo com que cada imagem praticamente se construa ante aos olhos de quem lê.

adendo: não assisti a adaptação do cinema, o que me ajudou a não associar tanto as narrativas, descritivas ou visuais.

as falas são um tanto poéticas, bem como dramáticas, tecendo ora ou outra - raramente - alguns alívios. sempre dando a perspectiva do indivíduo que relata o fato ou pessoas que se relacionam a ele, de forma direta ou indireta.

o que me pegou também foi a forma de agir e reagir em um contexto totalmente repentino e adverso, mas não vou dar spoilers.

para os que não estão habituados a profusão de nomes, acontecimentos e descrições o texto pode acabar se tornando um tanto cansativo em certos pontos. eu mesmo fui dando umas pausas pra digerir melhor e olha que gosto dessa densidade.

curioso é que em dado momento a quarta barreira é quebrada de forma mais marcante e o relator se direciona diretamente ao leitor, o que dá um ar ainda mais verídico aos fatos. viajando a gente até se perde - ou se encontra - com a estória.

o final é de explodir a cabeça, ou qualquer outro sinônimo que possa remeter a viradas. a gente se prende tanto ao desenrolar prévio que cria expectativas naquelas possibilidades, acabando por deixar passar batido alguns detalhes apresentados.

a reviravolta é tátil, sutil, e é exatamente isso o que a torna tão sensacional!

resumindo a ópera: história muito boa, possui umas boas reflexões - e bote boas passagens de efeito - com uma leitura e convidativa. recomendo demais.

finalizado em 18 de abril de 2022, as 23h30

Luiz 29/03/2022

Na guerra dos mundos, a humanidade é objeto de estudo
Livro: Guerra dos Mundos
Autor: H. G. Wells

A Guerra dos Mundos é um dos contos mais famosos de H.G. Wells, e nele é abordado o tema do conflito entre duas raças, a marciana e a  terráquea, e os desdobramentos decorrentes desse conflito.

Diversos temas são abordados neste conto, destaco: a crítica do comportamento humano em situações de conflitos, ora agindo despreocupadamente e vivendo como se nada ocorresse, ora desesperadamente e de forma egoísta, buscando sobreviver a qualquer custo;  o papel da mídia e das comunicações que via de regra não trazem notícias em primeira mão, mas reescrevem coisas ditas por terceiros sem de fato verificar a realidade dos coisas; a descrença humana para situações catastróficas; crítica a religião e o seu modo de moldar a mente humana, observando uma subserviência; a tecnologia, a inteligência e a superioridade biológica marciana como o ápice da evolução, e o quanto isto destoa da humanidade; a derrubada da velha ordem para o surgimento de uma nova ordem e a forma de governo que isto implica, o como a humanidade deveria agir e sobreviver neste caso, e etc.

Cabe destacar que Wells era membro da Sociedade Fabiana, e por tanto adepto da revolução socialista mundial, ainda que crítico de algumas ideias de Marx e da condução da Revolução Russa, todos os contos de Wells "bebem" dessas ideias, então o conflito de classes, a revolução mundial, a nova ordem mundial, rompimento com a tradição e com a religião, evolucionismo biológico, evolucionismo científico, ideia de experimento social, dentre outros temas, estão fortemente presentes em seus livros, e neste todos esses elementos também constam. Wells tem todo o trabalho de difundir estas ideias no imaginário popular por meio dos seus contos.

"Ninguém teria acreditado nos últimos anos do século XIX que este mundo estava sendo vigiado de perto e atentamente por inteligências mais avançadas que as humanas e, ainda assim, tão mortais quanto; que, à medida que os homens se envolviam com suas várias preocupações, eram examinados e estudados, talvez quase tão estritamente quanto se examinam com microscópios as criaturas transitórias que se aglomeram e se multiplicam em uma gota d'água. Com infinita complacência, os homens iam e vinham por todo o mundo cuidando de seus pequenos negócios, serenos em sua certeza de seu domínio sobre a matéria. É possível que os protozoários sob o microscópios façam o mesmo." (H. G. Wells, p. 11)

"É digno de nota que certo escritor especulativo de reputação quase científica, em texto escrito bem antes da invasão marciana, previu para o homem uma estrutura final bem parecida com as condições atuais dos marcianos. [...] Ele dizia, em tom tolo e satírico, que o aperfeiçoamento dos equipamentos mecânicos superaria os membros; o aperfeiçoamento dos dos dispositivos químicos superaria a digestão; órgãos como cabelo, nariz, dentes e queixo já não seriam partes essenciais dos seres humanos; e que a tendência da seleção natural seria reduzi-los constatemete com o passar das gerações. Apenas o cérebro se manteria como necessidade cardinal. E, dentre as demais partes do corpo, a única com grande chance de sobreviver era a mão, 'professora e agente do cérebro'. O restante do corpo definharia, mas as mãos aumentariam de tamanho."
(H. G. Wells, p. 148-149)

É um livro interessante de ser lido, porém não tão bom ou bem explorado quanto poderia ser, por vezes o texto ficou tedioso, seja pela maneira em primeira pessoa de contar (em alguns momentos, como se fosse um diário), ou pela forma arrastada de contar eventos demasiadamente pormenorizados, sem que de fato contribuam para o enredo em geral da história ou dos personagens, ou até mesmo os dilemas morais. Já percebi em outros contos do autor essa falha, seja pra mais ou pra menos. Outra coisa relevante, é que bastante coisa Wells repete em seus contos, existem ideias idênticas as trabalhadas em "A Máquina do Tempo", "Alimento dos Deuses" e "O Dorminhoco".

"[...] O risco é para nós, que seguiremos como selvagens, que vamos degenera em grandes ratos bestiais... veja, a forma de cida que eu imagino é debaixo da terra. Tenho pensado nos esgotos. [...] Consegue imaginar? Formamos um grupo de homens lúcidos e capazes. Não vamos recolher qualquer fracassado que estiver passando. Os fracos ficam do lado de fora. [...] Não podemos ter ninguém fraco ou doente. Voltamos à vida real, e os inúteis, complicados e travessos têm que morrer. Devem morrer. Precisam estar dispostos a morrer. É um tipo de deslealdade, afinal, viver e contaminar a raça. [...] Mas não é só questão de salvar a raça. Como eu disse, isso é vida de rato. É aqui que entram homens como você. Que entram livros e projetos. Temos que criar áreas bem seguras nas profundezas e levar o máximo de livros que conseguirmos; não romances e as poesias, mas ideias e livros de ciência. [...] Dar atenção especial à ciência, aprender mais." (Soldado / H. G. Wells, p. 182-183)

Machado 15/09/2021

A Guerra dos mundos
Terminei. E não é  incrível, e tampouco ruim demais. Mas é cansativo, tanto pela escrita da época, deixando o leitor perdido em muitos parágrafos, quanto ao fato do autor a todo momento que pode, citar, descrever e localizar cada distrito, rua e esquina do interior ao centro de Londres, isso acaba com fluidez da história, já que não  temos referencial nenhum [mapa] dessa cidade. O livro até que tem um propósito legal, discorrer na narração em forma de diários, mas esses defeitos já citados, acabam com a paciência e o entretenimento. Não recomendo tanto, ao menos que queiram muito, ou já tenham o livro.

Lucas.Augustinho 11/04/2022

A primeira parte do livro é um tanto arrastada, o que cansa um pouco. Já a segunda parte é bem melhor, não se arrasta e o fim dos marcianos é uma pira.

Oli.Caluz 19/08/2021

Resenha de Guerra dos mundos – H.G Wells
Sem ter ganho esse status de “clássico do romance e da ficção científica” à toa, o Livro “Guerra dos Mundos” de Herbet George Wells (H. G. Wells) me permitiu viajar pra um universo paralelo repleto de detalhes e com uma riqueza imaginativa que me surpreendeu em diversos pontos.

Tendo sido minha primeira vez com esse autor, acho importante reconhecer que costumo achar bastante chato e cansativo me deparar com histórias extremamente descritivas e focadas na transcrição visual dos elementos do universo em questão, mas apesar disto, e notando que a escrita da obra se concentra bastante nesse aspecto narrativo, H. G. Wells me apresentou a condução dos acontecimentos de uma maneira tão bem alinhada com os sentimentos do protagonista e de uma forma tão natural para a construção de personalidade da personagem, que terminei absorvendo toda história sem sentir nenhum incômodo com este ponto. Aliás, acredito que meu sentimento sobre essa característica do livro foi algo bem positivo. Não seria exagero se eu colocasse minha experiência com toda essa descrição como um dos pontos altos na leitura.

Isto posto, e levando em conta que essa história já concebeu diversas adaptações em meios audiovisuais e radiofônicos, não acho que seria algum ‘spoiler’ muito prejudicial se eu trouxesse um pouco mais sobre minha percepção dos eventos no livro: A invasão extraterrestre/marciana (somada à profundidade de detalhes e elaborações factíveis trazidas pela personagem) tem um desfecho maravilhoso quando Wells resolve o conflito proposto a partir de uma mescla entre as questões simples e complexas que se envolvem na possibilidade do contato entre seres de outros planetas (uma vida biológica desconhecida) com a nossa própria “redoma terrestre”, cheia de fatores que consideramos corriqueiros e banais dentro da biosfera na qual vivemos – entre o gigantesco e o microscópico, o altamente tecnológico e a pureza básica dos menores elementos naturais – eu me encanto demais com esse recurso próprio da ficção científica, que costuma inserir suas especulações sensacionais em uma composição reflexiva (muitas vezes, dicotômica) para solucionar as contradições e os confrontos desenvolvidos em meio aos textos.

Por fim, recomendo o livro para qualquer pessoa que goste e que esteja interessada em conhecer alguns dos clássicos desse gênero da ficção científica. Se esse for o caso, sua leitura provavelmente vai fluir de um jeito muito leve e empolgante.

AventureiroLiterário 14/03/2022

Nem parece um livro antigo.
Me surpreendi muito com a leitura facil e fluida desse livro. Nem parece que ele foi escrito a mais de 100 anos atrás.

Normalmente esses clássicos da literatura são conhecidos por sua linguagem mais complexa, porém fui surpreendido com a facilidade de leitura dessa obra.

A história se trata de uma narrativa em primeira pessoa, mas propondo a idéia de que o próprio personagem principal é o autor do livro e o escreve como se fosse um diário de sobrevivência da invasão marciana.

O livro conta com riqueza de informações e descrições, porém poucos diálogos. A maior parte da jornada é descrita pelo autor-personagem e como ele fez para sobreviver e todas as visões dos invasores que testemunhou.

Esse livro acaba não sendo para todos, pois ele não é focado em ação. Sendo na verdade, um livro para se imergir na história se colocando na pele do personagem.

Paulo.Cesar 18/02/2020

Uma leitura cansativa
Infelizmente essa não foi uma leitura que guardarei na memória, até ouso dizer que não via a hora de terminar essa leitura que, na minha humilde opinião, tem uma narrativa arrastada, que não me deixava curioso, nervoso ou me passava nenhum tipo de emoção. Outro ponto que não me agradou foi o fato de em alguns momentos, em que o autor escolhe contar relatos não vividos por ele mas por outra pessoa, eu conseguia perder mais interesse na história e me questionar por que estava sendo narrados fatos de um personagem que não era relevante pro enredo principal.

Jessica891 28/03/2022

Mexeu demais comigo essa história maravilhosa, do meu autor favorito. Uma mistura de desespero, medo e esperança me pegou durante a leitura. Sem palavras para descrever essa obra prima b
Leanderson 29/03/2022minha estante
Dada a época em que foi escrita essa obra, é de uma imaginação fascinante mesmo.

leosilva 14/03/2020

Visionário
Infelizmente não gostei muito de A Guerra dos Mundos. Reconheço a importância do livro para a criação do que se chamaria de ficção científica, porém, o texto envelheceu mal. A forma que o autor escolheu para contar a história fez ficar muito chato. O personagem principal não tem carisma, a história se arrasta, descrições desnecessárias, enfim, quase dormi durante a maior parte da leitura.

sentilivros 18/03/2020

É incrível como para lermos certos livros temos que estar na "vibe". Esse livro estava na minha meta de leitura faz uns dois anos, acho. E, na primeira vez, não consegui caminhar com a leitura e deixei para lá. Esse mês, por causa do desafio da #giclit2020 o incluí novamente na meta. E o livro rendeu. Adorei a leitura! Como a história é contada, como os fatos ocorrem, como tem um certo drama até o final e como se de rola o final. Amei! De um livro que achei cansativo, numa primeira pegada, a um livro que vai ficar marcado para mim. Amei ainda mais a pequena entrevista inclusa no fim do livro com H. G. Wells e Orson Welles. Incrível!!! Recomendo!

Yasminy 15/12/2022

Estou me propondo a ler mais livros de ficção científica e clássicos. Gostei da narrativa do livro, é um livro fácil de ler apesar de ser um livro escrito na década de 1890. Achei que no final do livro ficaram algumas pontas soltas sem explicação porém nada que atrapalhe muito.

Larissa Bispo 06/12/2022

Adorei!
Surpreendentemente eu adorei essa leitura.
A história é fascinante, você imerge completamente na narrativa e se ver torcendo a todo tempo pelo personagem. Adorei a escrita do H.G. Wells e fiquei curiosa pra ler outras coisas do autor.
Esse clássico é suuuper indico, principalmente pra quem gosta de um suspense/ficção científica.

Wyllian Torres 17/12/2022

Fenomenal
Esse gigante da ficção científica foi escrito e publicado no final do século 19 e mesmo hoje, em pelo século 21, a visão bem à frente do seu tempo, como a de Wells, continua nos deixando de cabelo em pé e queixos caídos.

Como qualquer outra boa ficção científica, Guerra dos Mundos fala mais sobre a humanidade, como nos organizamos como sociedade e pensamentos nossa existência do que, necessariamente, alienígenas.

As vezes, tudo o que precisamos é de uma nova perspectiva sobre algo. O livro traz bastante dessa mudança do nosso olhar, a espécie então dominadora da Terra, ao nos percebermos invadidos e confrontados de maneira contundente. Quantos lugares, culturas e espécies o Colonialismo, por exemplo, não invadiu e produziu tantas tristes variações de A Guerra dos Mundos?

oviajantedasestrelas 20/12/2022

Ler, reler e meditar... grande arte.

Dê a oportunidade a si mesmo de ler esse clássico da literatura de ficção científica.

A Inglaterra vitoriana sofrendo os ataques de uma civilização vinda de Marte, numa alucinante luta pela sobrevivência das espécies.

Livro interessante para refletir a relação e a situação do Homem no Universo. Somos caçadores ou somos presas?

Essa pergunta tornou-se tão popular que se transformou em arquétipo do pensamento humano e se degradou com o passar dos tempos.

Leitura fortemente recomendada.