Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Stella 30/08/2016

Obrigada por este livro, Pam.
Estava numa ressaca literária onde qualquer livro que eu pegava, não lia mais que 20 páginas por dia. Pam Gonçalves nos trás um livro com uma escrita simples, ágil, bem do nosso cotidiano, mas abordando um assunto bastante sério e personagens incríveis. Li o livro todo em uma madrugada e não me arrependo - talvez um pouco, pois agora não tenho mais peripécias de Alina e cia para ler -. Indico MUITO esse livro, pois aprendi com Alina que eu posso SIM fazer a mudança no meu meio social. Aprendi com Manu a ser mais leve, não levar tudo tão a sério. Com o Gustavo a nunca desistir. Aprendi com Talita e Bernardo que tudo tem sua hora hahahaha. Apendi com Luana que nem tudo é o que parece ser, e que às vezes precisamos ceder. Aprendi com a Pam que meus sonhos podem se tornar realidade, basta eu correr atrás deles. Ótimo livro. Adorei.
bernardomouura 24/02/2017minha estante

Vanessa 07/07/2020

É um clichê extremamente parado e com diálogos mt batidos, e só no final ele aborda um conteúdo importante.

Min 02/08/2020

As outras mulheres não são nossas inimigas!
Admiro demais a mulher incrível que a Pam é. Ela soube escrever de um jeito bem leve mas que transmitiu muitos sentimentos de tristeza, raiva e empatia. Não é algo inovador no mundo dos livros, mas isso pouco importa nesse caso pois estamos falando de assédio, insegurança e muito machismo. Só quem é mulher que realmente entende TUDO isso e, infelizmente, nenhuma de nós independente da idade está fora do "radar" desses monstros. Sejamos sempre unidas e capazes de nos apoiarmos.

Katrina 17/05/2020

Olá, vida adulta
Acompanho o canal de Pam há alguns anos e esse é o primeiro livro dela que leio. É um livro para jovens, pois fala sobre primeiras experiências e também aborda assuntos importantes. Pam consegue nos envolver com uma escrita leve ao mesmo tempo em que dá destaque para assuntos pesados. Os personagens são críveis e interessantes. Gostei bastante da leitura e super indico.
Consumindo Sagas 17/05/2020minha estante
Esse é meu favorito dela, o segundo é legal também mas esse primeiro é perfeito

Katrina 17/05/2020minha estante
Gostei bastante desse e pretendo ler outros dela

Você aquele de contos?

Qual? Apenas li esse

Consumindo Sagas 17/05/2020minha estante
BOM ANO ( é como se fosse uma pequena seqüência de Boa Noite) dá uma olhada lá depois ?

Ah, irei sim!

Queria Estar Lendo 22/04/2017

Resenha: Boa Noite
Boa Noite é o primeiro livro da Pam Gonçalves, famosa booktuber brasileira, que já havia trabalhado ao lado de outros booktubers no livro de contos O Amor no Tempo de #likes, ambos lançados pela Galera Record.

Em seu livro de estreia Pam conta a história de Alina, uma jovem que acaba de entrar na faculdade de Engenharia da Computação e para isso precisa sair da casa dos pais. Decidida a abandonar a antiga vida de nerd sem amigos, a garota acaba indo parar na República das Loucuras onde pessoas muito diferentes das com as quais ela está acostumada vão lhe mostrar um mundo totalmente novo e lhe apresentar o universo da vida de um estudante de graduação.

"#107: As garotas estão se achando demais. Na festa de abertura de semestre na sexta todas ficaram de cu doce. Parem de achar que são as últimas bolachas do pacote. Cuidado, se perder a chance ninguém mais vai te querer."

Essa vida de festas, barzinho e paqueras pode ser muito divertida e intrigante, principalmente para alguém que nunca nem mesmo teve amigos de verdade. Mas deixar a velha Alina para trás talvez não seja tão fácil quanto ela imaginava, ou tão positivo.

São apenas 240 páginas onde a autora relata a vida de uma estudante em uma cidade universitária, onde os dias se dividem entre estudos, romances e muitas festas. É perceptível desde a dedicatória inicial do livro que Pam tentou trazer algo a mais em sua história, que existe uma tentativa de discutir determinados assuntos polêmicos e muito importantes como o machismo, assédio e até mesmo estupro. O problema todo está no fato que apesar de ter apresentado diversos temas para discussão, a autora não conseguiu realmente aprofundá-los e discuti-los. Foram muitas as temáticas apresentadas, e todas elas de maneiras superficial.

Meu problema inicial com o livro foi a narrativa, que me lembrava em muito a de fanfics. Não é exatamente uma crítica, já que sou leitora de fanfics, mas não era algo que eu esperava ao pegar o livro. Graças a isso houve uma dificuldade muito grande em me conectar com a história e seus personagens, os quais acheis todos terrivelmente caricatos. Os novos amigos que Alina faz na república são tão sem profundidade em um primeiro momento, alguns continuam assim até o fim, e tão idiotas e com atitudes egoístas que fiquei me perguntando se ela realmente não poderia encontrar algo melhor.

"Sabe o que acontece com as garotas como eu que falam que foram estupradas por um cara como ele? Vão dizer que eu merecia. Que eu deveria agradecer. Que se eu denunciasse, ia acabar com a vida promissora do herdeiro de um dos médicos mais famosos do estado. Eu não tinha provas, Alina. Era a palavra dele contra a minha."

Mas vamos falar das coisas boas do livro, e como a Pam tentou trazer os problemas enfrentados pelas mulheres diariamente para um livro NA. A protagonista em meio a este novo universo vivencia diversas situações de machismo e as aponta ao leitor, ainda que em alguns casos de maneira sutil, fazendo assim algo que é muito importante: abrindo os olhos dos leitores para o machismo em nossa sociedade, mostrando com base em exemplos que talvez o próprio leitor já tenha visto ou vivido e, deste modo, indicando que tal situação não é natural ou correta. Isso é muito importante e aplaudo a autora por este mérito, principalmente dado o gênero do livro e o público da Pam, que consiste em jovens e adolescentes.

Foi a tentativa de abranger muitos assuntos que prejudicou a história, pois o sentimento que ficou é que ela abordou muitos assuntos e acabou não desenvolvendo profundamente nenhum deles. É como ir em um museu onde o guia turístico apenas aponta a obra e indica o autor, mas não explica nada sobre a história ou contexto da mesma. "Olha ali, um caso de namorado ciumento." e pronto, vamos para a próxima cena. É uma pena, porque talvez se ela tivesse focado um pouco mais em alguns temas e trabalhado eles de maneira mais profunda o livro poderia ter sido maravilhoso e ter prestado um serviço ainda maior às mulheres e a sociedade no geral.

"É o que a cultura do estupro faz com nossa sociedade, nos cala e nos tolhe os direitos."

Boa Noite é um livro que eu indico muito, apesar de todos os seus problemas. A leitura realmente flui melhor depois de alguns capítulos e mesmo com as deslizadas que ocorrem é muito importante ter uma história que se disponha a mostrar a realidade de muitas jovens estudantes que se veem em situação parecidas como a enfrentada por Alina ou muitas vezes ainda piores.

E todas as mulheres lembrem-se sempre do conselho dado pela Manu: Você nunca deve fazer algo que não queira. Não se deixe intimidar.

Joana 08/02/2022

Somos melhores juntas!???
Um livro para ler em uma tarde, fluido e gostosinho de ler. Não terá grandes acontecimentos ou plots incríveis, mas será o suficiente para sair de uma recassa. Pontos positivos:

> Por mais que os personagens não sejam tão aprofundados, os personagens são cativantes e divertidos. Manu vc tem meu coração akksksks
> Esse livro mostra um pouco do preconceito que a maioria das mulheres passam diariamente somente por escolherem alguma matéria em exatas, só por ser considerada uma área "masculina".
> Esse livro contém vários tópicos sobre homofobia, assédio, estrupo, racismo, e alguns outros.
> Livro nacional!! Vamos exaltar livros nacionais sim.
>Já falado antes, mas por ser fluido torna o livro muito mais gostoso e atrativo para ler.

O livro é um drama adolescente e é clichê, mas quem não gosta de um pouco de clichê para melhor o dia e sair da recassa??
Leiam, eu acho que esse livro tem uma mensagem muito bonita.

Boa leitura

Quero ler agr???

Joana 09/02/2022minha estante
VC PRECISA BRUNA!!?

Angel 29/05/2021

amo dms a escrita da Pam e esse livro me surpreendeu dms!!!!

Maju.Polastri 07/08/2017minha estante
Depois dessa resenha, desisti desse livro. Achei a personagem fútil demais vendo apenas resenhas das pessoas!

Lari 11/08/2017minha estante
undefined

Nathy 13/11/2017minha estante
te venero, que resenha boa! nossa, achei bem bosta essa coisa de tratar a bissexualidade dessa forma. tbm vem daqueles tipo "ai, desisti de homens vou virar lésbica" como se fosse só apertar um botão

Gabi 31/07/2021

Acho que não tenho mais paciência para esses livros com uma mocinha "certinha" que vai pra faculdade e é "estragada" pelos "amigos". O que basicamente significa que eles vão insistir para que ela faça o que ELES querem e estão acostumados ao invés de fazer o que ela mesma quer. Acabo ficando com raiva dos amigos da protagonista por não simplesmente a deixarem em paz, e por isso não consigo gostar de ninguém. Então não estava gostando da história no começo e não me apeguei aos personagens. Só comecei a gostar já no final, quando temas como assédio, abuso, machismo e sororidade começaram a ser melhor explorados. O romance também não me cativou muito, mas achei fofinho.
Vanda 19/08/2021minha estante
É bem cliché mesmo..

Nathy @peculiareslivros 08/05/2023

Adorei
Pessoal, esse livro é incrível! Sério, simplesmente AMEI o projeto dessas meninas, e é algo que infelizmente é extremamente necessário. Deveria realmente existir algo assim em todos os lugares!

Apesar de parecer um livro de romance, é muito mais do que isso, e recomendo que todos leiam!

Aliás, não sei 5 estrelas justamente pelo drama da personagem, mesmo que não acontecesse a todo momento e não irritasse tanto, mas pelo projeto... não pude deixar de amar!

site: https://www.instagram.com/p/CBqWtGuDDxE/?igshid=MDJmNzVkMjY=

@jana450 15/06/2020

AMEEEEEI
Sigo Pam no youtube já tem muito tempo e estava curiosa para ler esse livro, não quis saber muito sobre pra não me deparar com spoiler, mas a história é sensacional de verdade é tão atemporal, tratar desse tema (ABUSO SEXUAL) tão relevante, intercalando com diversão e bom convívio. Foi MARAVILHOSO!

Isa 15/01/2021minha estante
E a família dessa menina então? Primeira vez que sai de casa e raras vezes ela fala sobre esse processo. Até comenta que chegou na segunda e só foi falar com eles de novo na sexta, na primeira semana! Aff, preguiça da autora de desenvolver essa parte.

Amanda 19/01/2021minha estante
Sim! Não tem o menor sentido. Quês pais são esses que sequer vão conhecer a casa onde a filha vai morar sozinha em outra cidade? Eu não conheço uma pessoa que seja que mudou de cidade pra estudar e os pais não foram pelo menos uma vez pra dar uma conferida no lugar. A impressão que dá é que falaram pra Pam ?olha seu livro não pode passar de 250 páginas?, aí ela fez tudo pela metade e não desenvolveu nada.

Isa 19/01/2021minha estante
Exatamente! Parece que a filha simplesmente esqueceu que tinha pais, e mais ainda o irmão que a gente foi descobrir que existia depois de um bom tempo. É isso mesmo que vc falou, parece que ela fez de tudo pra dar 200 páginas.

21/01/2023minha estante
Adorei sua resenha, descreveu tudo o que eu senti. Achei a história muito rasa, os personagens não me cativaram, o romance foi extremamente fraco e ela resolveu tudo em menos de 100 páginas.

Isabele Dal Pont 14/07/2020

Comecei a ler o livro hoje e terminei hoje mesmo pq não conseguia parar de ler, traz diversos temas importantes e a história se passa aqui na minha região (primeira vez na vida que acontece isso hahahh) também me senti mto representada por ser uma menina fazendo engenharia! Pam arrasou mto!

survivepines 16/03/2021

eu decidi ler o livro da pam pois queria ver a escrita dela e acho que supera a da bel em 13 segundos... fico boba de pensar q ela nunca teve planos de lançar algum livro e sim a editora q sugeriu. achei bem legal e ótimo pra sair de uma ressaca literária

kaylaninha 22/04/2021

Gostosinho de ler
Gostei, não é (pra mim) aquele livro que vou ficar "nooossaa que livro incrível" mas é bom, gostei da escrita e por mais que o "tema" seja pesado ele é abordado de uma forma leve e fluida, é divertido e me rendeu várias risadas, no geral é um bom livro, fácil de ler, e os personagens são muito divertidos.
Leria dnv e recomendo.

ps: Gustavo sem erros. ?