Mônica: Força

Mônica: Força Bianca Pinheiro

Resenhas - Mônica: Força

Lari_Nitta 03/09/2016

Muito mais do que força
Nas edições feitas pelo selo Graphic Novels MSP, vemos artistas brasileiros fantásticos desenvolvendo personagens da nossa infância com traços chamativos e com roteiros cativantes. Obviamente,"Mônica: Força" não poderia ser diferente.
Nessa história, nossa querida protagonista dentucinha e de vestidinho vermelho encontra-se numa situação extremamente complexa para uma criança, no qual se vê incapaz de usar sua coragem ou sua força física. Frágil, a mocinha de 7 anos tem que solucionar esse conflito gritante e lutar sozinha contra um monstro muito pior do que qualquer outro que a turminha já teve que enfrentar.
Com uma arte de tirar o fôlego que lembra, em momentos, o estilo mangá, Bianca Pinheiro consegue encantar e emocionar os leitores. Uma leitura fantástica na certa!

Marieliton M. B. 25/09/2016

Sensível, emocionante e... forte
Mônica, apesar da pouca idade, sempre foi reconhecida por ser uma menina muito forte. Seja pelo Cebolinha e o Cascão quando “sente” na pele essa força, seja pela Magali, sua grande amiga, que vê nela alguém forte pra se seguir. Mas o que fazer quando nenhuma dessas forças é capaz de ajudar a própria Mônica, como superar esse desafio?

Em Mônica: Força, a nossa pequena e brava garotinha encara uma das situações mais recorrentes na vida de uma família. Cabe a ela procurar no seu íntimo a força necessária para superar esse grande desafio.

QUE QUADRINHO EMOCIONANTE E SENSACIONAL! Bianca Pinheiro merece todos os elogios por nos trazer uma obra tão tocante e sincera. Ao se usar da personagem mais conhecida do País, a forma como ela trata de um tema delicado e bastante presente na vida de muitos jovens, mostra que “esse mal” pode afligir a qualquer um.

Por ter passado por algo parecido, na mesma idade em que a Mônica se encontra no gibi, não foi difícil me colocar ali no lugar dela e meio que sentir o que ela tá passando. Um quadrinho capaz de fazer você sentir isso é algo que só enaltece a experiência de leitura. E claro que quem nunca passou por isso, vai acabar se sensibilizando por nossa querida personagem e, por tabela, vai descobrir o que se passa na cabeça de uma criança numa situação difícil. Ou seja, não vai perder nada.

Leitura recomendadíssima!

ps: aguentei segurar o choro até a página 71, depois não teve mais jeito. 8’)

Lara 04/12/2016

Monica Força.
Sou leitora de Bear e acompanho o trabalho da Bianca Pinheiro.Gostei muito de Mônica Força.É a minha preferida entre as Graphic MSP da Mônica que sairam.Gosto tb da do Louco.Li as resenhas feitas aqui no Skoob e me surpreendi com o tanto de spoilers, ainda bem que não li antes de pegar a HQ e ler, teria estragado um pouco a experiência de leitura.Cuidado com as resenhas aqui no skoob se vc ainda não leu Monica Força.É bom entrar na HQ sem saber nada.A arte está linda!A leitura foi muito boa.Recomendo!

mouemily 26/01/2017

Força é uma hq linda! Ver a Mônica tendo que lidar com uma barra pesada dessas foi de cortar o coração, mas eu adorei a forma como a Bianca Pinheiro tratou isso. Adorei também como ela adaptou elementos tão típicos do universo da Turma da Mônica pro estilo dela - O guarda roupa da Mônica, a roupa de frio da turminha, a Denise!! toda de rosa!!, a Magali animada para sair com o Quinzinho porque eles estão indo pra uma sorveteria e o próprio Sansão, quase tão grande quanto a própria dona.

Ainda acho que a história poderia ser um pouco mais desenvolvida, já que ela resolveu o conflito mas não de forma permanente, e, confesso, o estilo da Bianca não me ganhou 100%, mas eu gostei bastante do geralzão e já estava chorando antes mesmo de começar a história em si, quando li a introdução do Maurício de Sousa.

Núbia Esther 29/01/2017

A enorme força da Mônica sempre foi a sua característica mais marcante, não são raras as histórias em que ela emprega o uso de sua força, principalmente se elas envolverem os planos infalíveis do Cebolinha. Só que agora, na trama desta Graphic MSP o Sidney Gusman teve a ideia de explorar um outro lado desta força. Confrontar a Mônica, do alto de seus sete anos, com a realidade de que a força muitas vezes não é a solução para todos os problemas. Há problemas além do alcance de suas coelhadas, que expõem sua fragilidade e impotência. A Bianca Pinheiro foi a escolhida para encarar esse desafio. Ela é mais conhecida pela série Bear (publicada pela Nemo) que ainda não tive a oportunidade de conferir, mas que fiquei com muita vontade depois de ter lido sua história da Mônica.

A trama é simples que pode até ser considerada banal. Mas foi tratada com uma grande sensibilidade pela Bianca. A história foge dos padrões das histórias da Mônica, com uma trama mais intimista, de poucas palavras e muitos simbolismos (e algumas referências), na qual até mesmo as folhas de guarda participam da história. Os traços são limpos, sem muitos detalhes, porém bastante expressivos. O enquadramento é amplo, Bianca aproveita bem todos os espaços disponíveis. Tudo isso aliado a uma paleta de cores tão linda, que mesmo sendo uma trama dolorida, ainda assim explode em fofura.

Não sei se é uma história que agradará a todos os fãs da personagem, por se afastar tanto do que estamos acostumados. Mas acho que o legal das Graphic MSP é justamente essa possibilidade de explorar novos caminhos e vale muito a pena dar uma conferida no trabalho entregue pela Bianca.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/01/16/monica-forca-bianca-pinheiro/

Hoje é dia de Livro 31/01/2017

Resenha - Hoje é dia de Livro
Cresci com os gibis da turma da Mônica e agora, depois de adulta, conhecer e ler as graphics MSP, tem sido uma experiência nostálgica e surpreendente. Ser cativada, a cada nova história, pelo roteiro e ilustrações de quadrinistas, que vêm cada vez mais se destacando e mostrando suas colaborações e amor por esse universo tão fantástico, criado por Mauricio de Sousa, é inevitável.

Apresentando uma releitura dos personagens que tanto amamos, o projeto MSP possui o objetivo de trabalhar assuntos e temas pouco usuais nos quadrinhos da turminha, e isso é feito de uma maneira sensacional! É fácil, mas também difícil colocar em palavras o que uma história é capaz de proporcionar a um leitor, principalmente quando ela te traz tanto com que se identificar.

"Mônica: Força" apresenta um novo desafio que nossa eterna "Dona da Rua" terá que enfrentar e dessa vez a força física de nada servirá.

Enfrentar os problemas familiares, ser forte emocionalmente e dar, ao final de tudo, uma linda lição, é o que Mônica faz nessa graphic, onde Bianca Pinheiro, de maneira notória, trabalha com um assunto delicado de forma meticulosa, nos cativando e encantando a cada nova página.

Realidade de muitos, a trama nos mostra como esses problemas interferem na vida de uma criança e o resultado disso em sua vida e que ás vezes, a força que mais precisamos vem de dentro. "Mônica: Força" é forte, é delicada, uma historia simples, cheia de significados e tratada de forma tocante, maravilhosamente necessária para todos!

Além do roteiro muito bem elaborado, a ilustração de Bianca Pinheiro é mais um quesito que se destaca nessa graphic, pois Pinheiro possui toda a habilidade necessária para representar, de maneira pessoal, todas as características dos personagens de Mauricio, sem perder a essência original. "Laços" ainda conta com um conteúdo exclusivo onde conhecemos todo o processo de criação e desenvolvimento para a finalização da hq, o que é muito válido. Em suma, essa é uma obra necessária para todos que buscam uma leitura simples e muito emocionante!

site: http://www.hojeediadelivro.com.br/2017/01/resenha-msp-monica-forca.html

suellem 09/02/2018

Mônica força
Gostei da HQ, tem os traços bonitos e realistas , sem contar a edição maravilhosa .
Achei a mensagem que o livro passa muito bonita , mas acabei ficando com a sensação que o livro merecia algumas páginas a mais ou um pouco mais de história .
Não é um livro ruim, mas também não me agradou de um todo .
O livro vai contar a história da Mônica que sempre quando está irritada ou triste resolve tudo na coelhada . Porém, seus pais começam em um processo de crise no casamento e tudo se torna motivo para briga, eles chegam a pensar em separação . E dessa vez mesmo irritada, triste Mônica não pode usar a força física para resolver seus problemas . Como será que ela vai resolver esse conflito ?
O final é muito fofo e emocionante. A mensagem em si é muito bonita . Uma leitura leve para aquecer o coração .

Brubs 10/03/2017

Enredo simples, leve, sério e lindo!

Gláucia 02/05/2017

Mônica: Força - Bianca Pinheiro
Mônica vive uma situação onde sua força é inútil. Gostei muita da arte e do tema mas acabou de forma muito precipitada, poderia ter tido um final um pouquinho mais trabalhado.
regifreitas 02/05/2017minha estante
eu sinto que algumas das graphic MSP sofrem do mesmo problemas. devido à limitação do número de páginas da coleção, muitas das histórias (que são até boas), são muito aceleradas no desfecho.

Gláucia 02/05/2017minha estante
Verdade, essa principalmente. Li sua resenha aqui e tivemos mais ou menos a mesma impressão. Vc coleciona? Já leu todas?

regifreitas 03/05/2017minha estante
eu tenho quase todos, mas meio que desanimei dos últimos, pois não os achei tão bons. acho que só não li ainda o Turma da Mata e o Louco. os do Astronauta li todos, mas não tenho nenhum.

Shirlei 28/06/2017

Como uma personagem forte se tornou fraca
É... eu li "Mônica: Força" de Bianca Pinheiro...

Mônica é uma personagem criada por Mauricio de Sousa cerca de 50 anos atrás. Ela é baixinha, gorducha e dentuça, além de ter um "cabelo de banana". Ela foi amada desde sua primeira aparição nos quadrinhos e, desde sua primeira aparição ela sofre bulling. Mas, não se preocupe, ela é forte e toda vez que um garoto "Goza" de sua cara, ela revida com seu coelhinho de pelúcia, Sansão.
E por ela ser tão forte esta graphic novel não é, em minha opinião, tão boa quanto as outras da série.
Nesta estória Mônica tem que enfrentar alguns problemas familiares. Coisas que uma garota de 7 anos não deveria enfrentar.
Eu sei... quando os pais estão com problemas, eles afetam suas crianças mas, isso deveria ser mínimo e o trabalho dos pais deveria ser o de proteger e explicar aos filhos que eles são amados não importa o que aconteça. Não vejo isto acontecendo nesta estória.
Certo.. temos uma estória verossímil. Entretanto, Mônica está estranha, ela está quebrada/partida e não estamos acostumada a vê-la assim.

Apesar disto, é um bom graphic novel e Bianca Pinheiro é uma artista talentosa. Seus desenhos são espetaculares!

Se você é fã, tente. Se não o for, leia os outros graphics da série, são melhores!

site: http://leiturarosa.blogspot.com/2017/06/pitada-31-how-strong-character-became.html

Edimario 29/08/2017

Graphic MSP - Mônica: Força, de Biaca Pinheiro
Para quem não sabe, Graphic MSP é um projeto no qual quadrinistas brasileiros reimaginam personagens criados por Maurício de Sousa. E aqui temos uma olhar especial sobre a Mônica, em uma história que traz um novo significado para uma das características mais marcantes da personagem.

Em Força, Bianca Pinheiro consegue falar de um assunto complicado para as crianças sem ser piegas ou didática (no termo chato da palavra mesmo). Se em um primeiro momento presenciamos uma "indefesa" Mônica sem reação diante do desentendimento cada vez crescente entre seus pais, aos poucos se percebe também construção de uma maturidade e do entendimento do mundo ao seu redor. Uma obra sensível e bem corajosa sobre uma criança que aprende a superar as agruras da vida e entende o real significado do que é ser forte.

PS: Esta resenha integrou o dia #6 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue abaixo o link:

site: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Cilmara 03/09/2016

Excelente
Não posso resenhar muito sobre o "Mônica 3" pois quero que sintam a surpresa gostosa que tive ao ler! Um encanto de arte e roteiro, não esperava menos da Bianca Pinheiro, que conheci por meio de "Bear". Só digo uma coisa, se vocês gostam dos projetos msp, leiam! É um dos melhores.
. 03/09/2016minha estante
Näo sabia dessa novidade e quero ler tambem.

Rose 02/11/2017

Todos nós estamos acostumados a ver a Mônica resolver seus problemas no muque, ou melhor, nas coelhadas, que o digam a dupla Cebolinha e Cascão... Mas há momentos na vida de todos nós que não basta apenas a força de nossos músculos, é preciso algo mais sutil...
Nossa querida Mônica está passando por um terrível e complicado problema dentro de casa. Sentindo-se impotente e sozinha, e sem saber ao certo como agir nesta situação, temos uma personagem fragilizada, bem diferente da heroína que estamos acostumados a ver.
Um enredo que mesmo sendo curto, consegue ter uma profundidade, até porque a questão faz parte da realidade de muita gente. O enredo também consegue mostrar não só a delicada situação enfrentada por Mônica como também emociona o leitor.
A parte gráfica completa muito bem toda a encenação dramática da história e mostra que a verdadeira força não está na potência de nossos golpes, e sim na força que temos dentro de nós na hora de enfrentarmos nossos problemas.
Leitura rápida e emocionante que recomendo para todos.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br