Mônica: Força

Mônica: Força Bianca Pinheiro

Resenhas - Mônica: Força

Emerz 30/03/2023

A Bianca pinheiro sem dúvidas alguma é um dos maiores nomes do cenário atual da nona arte. Tudo que ela produz é algo que precisamos ler.

Sempre abordando temas importantes e aqui não é diferente. O que uma menina forte como a Mônica passa em casa? A Bianca cria uma obra pensando nisso, mostrando a realidade de milhões de crianças brasileiras que infelizmente assistem aos conflitos de seus pais em casa e como isso afeta elas, a curto e logo período.

A Bianca demostra como isso funciona, com a Mônica se retraindo mais ao decorrer da história e a cada pequeno detalhe que aparenta a lembrança que tinha dos pais já lhe consola. Mostrando a falta que aqueles momentos felizes e lembranças a fazem falta.

Com tudo isso dito é realmente uma obra poderosa de uma autora poderosa e de muito força.

Moni 28/06/2021

Uma boa hq mas ao mesmo tempo, apesar do tema forte, não achei tudo isso. A monica tentando auxiliar o caos e como aquilo atingiu ela.. triste mas sla

Rai 26/04/2020

Eu amo a Bianca
Essa graphic podia ter mais umas cinquenta páginas. Queria um pouco mais de espaço pra Mônica resolver seu problema, porque passou uma leve sensação de "se o problema se resolveu de forma tão simples, então não era um grande problema, no final das contas", e nós sabemos (sim) quão grave e quão pertubador na vida de uma criança de 7 anos esse problema é.
Mas a Bianca tem um jeito muito especial de transmitir os sentimentos. Sigo a quadrinista há bastante tempo e tenho (e amo) várias outras obras dela. Ela fez de Mônica Força uma HQ incrível, bonita e me deixou a beira das lágrimas (quem leu e não quis dar um abraço na Mônica? Impossível).

Luiz819 16/09/2020

Um novo olhar sobre o conceito de força
O que dizer de uma obra com tanta sensibilidade? É possível observar o carinho com que a obra foi construída. Usar a Mônica para contar uma história desse tipo é simplesmente uma ideia genial. O título da obra resume tudo: Força! Uma nova abordagem sobre essa palavra que vai além de uma mera questão física.
Acho até que poderiam ter ido além na história e deixado a obra ainda mais dramática. No entanto, entendo que eles queriam atingir diferentes públicos e optaram por algo menos denso.

Renan543 03/04/2023

Fofo
Mais uma Graphic MSP, dessa fez da personagem principal da turminha. Essa é uma boa HQ, ela trás um tema mais tenso, que não poderia ser abordado nas revistinhas mais convencionais da personagem, que é a visão de uma criança quando os pais não estão bem, e como isso pode destruir ela por dentro. O tema foi muito bem abordado e o traço dos desenhos é sensacional. Vale muito a pena, leiam.

A Mônica aqui não pode resolver seus problemas com sua força física, como com o Cebolinha e o Cascão. Aqui ela precisa ter outro tipo de força pra conseguir lidar com a situação.

Rafaela 30/12/2022

Gente
Esse livro é mt bom, porém ele tem gatilhos...
Para mim não teve gatilho mas com certeza terá para alguém com os pais separados.
Eu particulamente amo mt esse livro, foi meu primeiro graphic novel então tem um espacinho guardado no meu coração?
Júlia 30/12/2022minha estante
Acho que eu nunca li nenhum graphic novel da turma da mônica queria muito o do Bidu, lindo demais ?

Davi.Paiva 24/01/2024

Gostei!
Link Amazon: https://amzn.to/42eTASA

Mais uma HQ que resolvi reler para postar resenha. No entanto, nem me passa pela cabeça me desfazer do meu exemplar.

O roteiro é muito interessante. É dito que tal enredo só poderia sair pelo selo Graphic MSP. No entanto, considerando a sensibilidade do tema e que o estúdio já publicou uma trama belíssima como a história de Mariana (a irmã de Chico Bento, falecida poucos meses depois de nascer e que depois aparece para o garoto em forma de estrela), tenho as minhas dúvidas.

A arte também é muito boa. Uma coisa que gosto muito no selo Graphic MSP é como cada autor desenha os personagens com o seu traço e, ao mesmo tempo, o público consegue identificar quem é quem. E Bianca Pinheiro conseguiu fazer as duas coisas com maestria.

Na soma, temos em "Mônica - Força" uma história que aparenta ser para crianças, mas que mexe com o mundo adulto em falas pontuais (vide a cena em que Mônica dá um pitaco em uma das discussões de seus pais) e arte que retrata como lidar com uma briga.

Recomendo!

Alexsandro.Aleixo 06/05/2021

Uma das melhores graphic MSP! Quase uma HQ silenciosa, mas extremamente barulhenta.

Briga Briga Briga Briga Briga Briga

Plumalume89 23/05/2021

Uma história surpreendente e ousada. Faz a gente sentir o mesmo aperto da Mônica e torcer pra tudo ficar bem.

Alê | @adagaliteraria 06/10/2020

Graphic Novel: Mônica ? Força
Autor: Turma da Mônica
?: 4,7
Sinopse: Sempre que é preciso, a Mônica usa sua força para resolver os problemas. Agora, terá que enfrentar o maior deles. E não poderá ser na base da coelhada. Em Força, Bianca Pinheiro faz a principal personagem de Mauricio de Sousa (e do quadrinho brasileiro) encarar o grande desafio de sua vida, numa história tão dolorida quanto emocionante.
A história fala basicamente de uma família em que os pais não conseguem parar de brigar, pensando até em separação, e a forma que isso impacta na vida de sua filha. Eu me emocionei em muitos momentos. A Mônica realmente mostrou força nessa HQ, ela tentou unir os pais, ficou triste por muitos momentos e se segurou, e quando não conseguiu mais, ela foi e tentou, do jeitinho dela, resolver o ?problema? que ela acreditava que fosse. É uma história encantadora.

@leituras.dalana 10/02/2018

Forte
@bianc_pinheir, parabéns sua maravilhosa, que traço lindo e que delicadeza em narrar! ♥ AMEI de verdade.

Mônica: Força (Mauricio de Souza Produções) É complicado falar sobre essa obra de arte sem entregar toda a trama :(... então me perdoem se sentirem que eu deveria ser mais específica (e leiam essa Graphic rsrs). A nossa queridíssima baixinha dentuça é conhecida por não ter medo de enfrentar tudo e todos, junto com seu inseparável fofo Sansão ♥. Mas nessa nova história, acompanhamos um drama em que sua força física não pode ajudá-la. Mônica tem sete anos e passa por um momento muito difícil e delicado, fica constantemente calada, introspectiva, triste e ela se sente impotente com essa nova realidade em sua família.
Passamos por algumas situações em nossas vidas e por mais que desejamos, não podem ser modificadas por força de vontade da gente... E é de partir o coração o desespero silencioso da Mônica diante dessa percepção.
Nem o traço fofo e a paleta de cores maravilhosa da Bianca Pinheiro amenizam essa situação. Pelo contrário, a diagramação das páginas, o jogo de sombras e a abundância de cenas mudas reforçam a fragilidade e o estado de espírito de Mônica nesse momento. Fiquei com vontade de ficar pertinho da Mônica e abraça-la. Impossível não sofrer junto com ela e não sentir seu medo a cada página.

let.warnette 28/12/2021

li essa hq a muito tempo, mas ela me encanta até hoje. a história é muito boa e a mensagem passada também. lembro que quando ganhei, lia vezes seguidas.
recomendo muito!!

Rafael 30/12/2016

Mais uma Graphic MSP sensacional
Bianca Pinheiro conseguiu fazer uma história comovente com a personagem mais querida dos quadrinhos nacionais. Tanto a arte quanto o roteiro são muito bem feitos, fazendo com que o leitor se prenda à história.

Lu.Santana 14/04/2024

Força...
Em FORÇA Mônica se depara com uma situação a qual sua habilidade não é capaz de resolver: as constantes brigas dos pais.
Tratam de um tema complexo de forma sensível. Amei a abordagem da temática e releitura das personagens feita por Bianca Pinheiro.

Ysabella2 05/04/2022

eu não vou escrever muito..mas ele representa uma situação que eu to vivendo, eu achei as ações da Mônica tão fofas ela tentando ajudar..pensando que o problema era outro..