A Casa de Vidro

A Casa de Vidro Anna Fagundes Martino

Resenhas - A Casa de Vidro

Paulo 29/07/2018

Nossa forma de viver é natural? Nosso comportamento como sociedade é simples, ou são absurdos condicionados por uma civilização opressora? Esses são alguns dos questionamentos abordados por Anna Fagundes Martino em um belo romance entre duas pessoas de lugares muito diferentes. E mesmo sendo assim, se gostam e buscam compreender um ao outro.

A fantasia proposta por Anna Fagundes é bem sutil. Alguns poderiam até chamar de realismo mágico dada a forma como o fantástico é apresentado na narrativa. Nem por isso deixa de ser uma bela trama que emprega este elemento para nos fazer refletir sobre como vivemos. Os capítulos se sucedem em duas temporalidades: quando Eleanor conhece Sebastian e quando Stella vem visitar Eleanor. A narrativa é escrita em terceira pessoa a partir do ponto de vista de Eleanor que inicialmente consegue passar bem para o leitor a sensação de estranhamento diante de alguém tão diferente dela. Nos capítulos passados depois, vemos uma personagem mais amadurecida e com um grau maior de aceitação das mudanças e finitudes em sua vida.

A dinâmica entre Sebastian e Eleanor é linda. A voz de Sebastian pode parecer seca nos diálogos, mas tente se colocar no lugar de uma criatura que vive centenas de anos e cujas convenções sociais são praticamente inexistentes. Muitas de nossas convenções são estranhas. E isso se reflete na forma como Sebastian aborda determinadas situações: o casamento, o emprego ou não de certas expressões. Para alguém com um tempo de vida muito longo, alguns temas são efêmeros. Passam em um piscar de olhos. É muito interessante ver como Sebastian quebra determinados paradigmas que Eleanor considerava normais. Até mesmo a capacidade de escolher o seu parceiro Sebastian questiona a protagonista.

A escolha de situar a história na década de 1910 foi muito acertada da parte da autora. Ela conseguiu trabalhar uma personagem tolhida por uma sociedade machista e que retira dela toda a possibilidade de liberdade. Podemos até associar o título do livro à protagonista: o coração de Eleanor é como uma casa de vidro. Apesar de dura, pode ser estilhaçada. E esse estilhaçamento é provocado pelo questionamento, pela reflexão, pelo diálogo. Sebastian quebra a casa de vidro de Eleanor de uma forma metafórica ao mostrar a ela que existem outras possibilidades. Gostaria de ter visto como foi a reação de Eleanor ao adentrar no mundo de seu amado. Seria interessante ter esse choque ao lidar com algo tão diferente do que ela estava acostumada.

A Casa de Vidro é uma leitura gostosa, que flui muito bem. Li em uma tarde gélida de outono e Anna Fagundes foi capaz de me mostrar um belo campo florido a partir da contradição entre dois personagens que se gostam acima de tudo.

site: www.ficcoeshumanas.com

Ana 24/02/2022

Coisas Simples
Uma noveleira como o próprio título dia diz, uma história envolvente li com muita agilidade pois é simples e rica.
Traz o contexto de mulheres daquela época serem desvalorizadas ao serem abusadas.
Um personagem em especial é muito cativante embora não tenha sido bem desenvolvido creio que daria pra ser bem mais explanado. Considero justo a nota que dei para o livro.
Sim recomendo a leitura com uma boa xícara de café em uma tarde quente.

Aguida.Sampaio 16/02/2019

História MUITO envolvente!
Não esperava muito de "A casa de vidro", vou admitir. Por estar atrás de uma leitura mais rápida, resolvi começar a ler... e que tapa! O livro me surpreendeu de uma forma tão grande que não consegui parar de ler até chegar à última página!
A autora criou um ambiente e personagens muito interessantes e, a cada página que eu lia, queria continuar lendo mais e mais para entender todo o enredo.
Fascinante seria a palavra para esse livro. To encantada e com certeza lerei a continuação!

malice_mello 28/03/2022

A casa de vidro
Achei que o livro precisava de mais páginas para um desenvolvimento melhor. Algumas partes foram escritas com muita informação, e como mistura fantasia e realidade, fica difícil de entender. Apesar disso, o livro é muito bom, rápido de ler e muito interessante.

Isa 17/02/2022

Gostei, mas deixa a desejar
O livro é uma leitura rápida e intrigante, no entanto, achei que alguns detalhes poderiam ser descritos para que pudéssemos acompanhar melhor a história.

Esther.Fragoso 26/03/2020

Misterioso
O livro me prendeu o tempo todo com o mistério sobre a identidade de um dos personagens! Não muito explicativo, o livro deixa o tempo todo a resposta para a nossa imaginação!

Gigio 13/04/2020

Esperava mais
A autora cria um mundo fantástico muito rico, no entanto não o explora muito. Entendo que é um conto curto, mas o enredo exige um mergulho mais profundo.

Camila 21/04/2020

Anna Fagundes criou um mundo incrível mesmo em poucas páginas. A história é sobre um romance entre duas pessoas de mundos completamente diferentes, que mesmo com todos os problemas entre eles conseguem se amar e tirar algo bom do seu relacionamento.
O único problema é como esse outro mundo é pouco explorado, assim como as pessoas e a forma de viver lá.

Viviane.Sette 16/01/2022

Achei bem confuso, não sei se não consegui imaginar direito o que foi, mas acho que a autora poderia ter descrito mais coisa! Parece que ficou tentando manter o ar de mistério e aí não explicou nada!! Não gostei

Natalia Moura 31/12/2021

Interessante
Uma noveleta de fantasia. Envolvendo fadas (?) e humanos. A história é legal e criativa. Porém sinto que há algumas falhas no plot, como a questão do oxigênio, e também é parada.
É bem rapidinho de ler, mas não sei se vou continuar a série.

Ci 06/03/2022

Um livro diferente
Achei bem fofa a estória de Eleanor e Sebastian, um amor inocente (por parte de Eleanor) e bem diferente, já que Sebastian é uma fada.
O ponto negativo é que não há narrativa de alguns pontos importantes mencionados no livro. Agora é ler a continuação pra ver se esses pontos são esclarecidos.

Cary Gonçalves 15/02/2022

A casa de vidro
Gostei da escrita do livro, foi bem rapidinho de ler, porém eu terminei com a sensação de "o que aconteceu aqui?" eu realmente não entendi algumas coisas, por exemplo a história do casal lá: como exatamente aconteceu aquilo?? e qual o motivo que fez ela aceitar?? Muitas pontas soltas, muita coisa sem explicar direito.

Adri 20/09/2020

Noveleta com uma trama que poderia ser melhor explorada.
Terminei a leitura com a sensação de que havia muitas perguntas sem respostas. Tem uma pegada meio sobrenatural, mas não se sabe bem o que é - algumas criaturas incomuns ao mundo humano e um homem misterioso, porém tudo muito superficil. Resumindo, não me agradou.

Nalanda 16/10/2020

Gostei bastante da história em si, e completamente diferente do que eu já li e é bem cativante você quer ler o tempo todo, mas acho que poderia ter sido um pouco mas aprofundada, acho que deixou vários furos em relação ao enredo que você fica meio sem entender, mas achei muito linda a história

Kamila 27/01/2022

Sucinto
Um livro gostoso de ler, pena que é tão pequeno, ficou meio vago sobre o que era o Sebastian ou o q aconteceu com ele, qual fim teve todos?