O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Alice @leituras_da_alice 20/03/2021

Poderia ser melhor
O início é bom, a gente conhece Marco Polo, sua família e um pouco dos seus feitos. Após ser desafiado várias vezes para estudar Jesus Cristo sob o viés das ciências humanas ele acaba cedendo e montando uma mesa redonda com mais três pessoas, dois cristãos e ele e mais um ateu.
A proposta do livro é muito boa e se ficasse focado apenas no estudo, o livro seria excelente, porém a narrativa do livro me incomodou demais, que principalmente porque as coisas eram muito convenientes e fantasiosas, já que em outras circunstâncias tais coisas não aconteceriam.
Sobre o estudo, eu achei que deu certo, mas não me animou a querer ler a sequência. Tinha muita curiosidade em ler algum livro do autor por saber quem ele é, mas acho que vou esperar um pouco até ler um outro livro dele ou parecido..

Isabela 15/02/2024

Resenha
Este livro é incrível, se você é uma pessoa que busca saber mais sobre a pessoa de Jesus, eu recomendo muito!

A Ilusionista 06/05/2022

Tudo sobre gestão emocional
Nem sei explicar o quanto que amei esse livro! Desde o começo na senti que seria uma leitura diferente e tentei sempre fazê-la de forma ativa, marcando e anotando alguma coisas das quais achava importante. E foi simplesmente perfeito, com certeza aprendi muito com o livro e tento cada dia seguir os passos dos quais aprendi :)

Thalita.Almeida 17/12/2022

Leitura ok
Gostei bastante da leitura é bem interessante, que me fez refletir bastante. Porém tinha momentos que eu gostava e queria muito ler mas teve momentos que não tinha vontade de pegar o livro.

Keila 29/11/2022

Achei o livro interessante, apresenta vários olhares sobre a mesma temática, nos fazendo refletir sobre a vida e principalmente sobre nossas crenças.

Amanda 04/11/2020

Pra quem curte Augusto Cury
Não sou fã do autor, principalmente pela escrita romantizada. Li por indicação e a ideia do livro em sim é muito boa, mas poderia ser melhor!

Amanda Mendonça 01/02/2021

O Homem mais inteligente da história.
Um livro que contém um pouco de romance. Mas que na maior parte explana de forma inimaginável a história do maior homem que já habitou este mundo (Jesus). Principalmente, de como conduziu tantas pessoas a terem sucesso emocional.
Saber lidar com as emoções, com a forma como trabalhamos nossa mente hoje, é difícil, ainda mais num mundo tão diversificado como o nosso. Augusto Cury, nos traz de forma importante como devemos cuidar de nossas emoções psíquicas, e como precisamos superar as nossas vulnerabilidades emocionais. A forma como o homem mais importante da história (Jesus) habitou nesse mundo e de como ensinou os seus da época a serem protagonistas de suas vidas foi incrível. O livro é ótimo!

Jenni 24/05/2021

Achei o inicio um tanto lento, mas após alguns capítulos passei a gostar mais. Mesmo sendo um livro de ficção achei que faz questionamentos muito coerentes, que fazem a gente refletir o quão extraordinário deve ter sido conviver com Cristo, e quão grandes foram as provações passadas por Ele. E o final te deixa com vontade de ler a sequência.

Rebeca535 25/06/2021

O homem mais inteligente da história
No geral, foi uma boa leitura.
Ao reler esse livro eu observei coisas que não tinha observado na primeira vez, como a superficialidade no discurso e nas conversas entre os personagens, o que me incomodou.
Esse livro mostra coisas sobre Jesus que eu nunca tinha imaginado, como o quão inteligente Ele é, como o próprio nome do livro diz. Mas continuei achando raso!
Admito que não é uma leitura tão divertida, ainda mais quando não tenho o costume de ler livros assim, mas não deixou de ser interessante e necessário. Ele é todo marcado, pq teve pontos que realmente me interessei.
Sou um pouco indecisa sobre o que acho desse livro, mas recomendo!
?Ele queria que seu mensageiro, seu filho, adquirisse a humanidade no sentido mais pleno da formação biológica e psicológica para que, entendendo as loucuras humanas, pudesse resgatar o ser humano?.

Gustavo_P 14/01/2023

Instigante
É um livro muito bom. A temática principal é instigante e inspiradora, muito bem fundamentada. Mas o pano de fundo, que é a história do personagem principal não tem uma narrativa empolgante e é bem simplista, o que no final das contas é bom pkrque não tira nem um pouco o brilho do tema principal, que é uma análise sobre o homem Jesus, e não sobre o Cristo. A narrativa aproxima Jesus da humanidade, e não analisa os aspectos divinos Dele. Gostei.

Juh Machado 15/01/2023

Marco Polo!
Finalmente dei continuidade a trilogia de Marco Polo. Neste livro, o menino que antes há pouco tinha saído da faculdade, agora já estava casado e com filhos. Tinha se tornado alguém tão importante, que era convidado a dar palestras em outros países.
Marco Polo passa por um momento pessoal bem complicado, e decide fazer o que sua esposa o incentivava. Analisar, como um médico, a mente de jesus cristo.
História extremante interessante, não tão emocionante quanto o primeiro, porém muito mais intelectual. Admiro muito a escrita do Augusto Cury, nessa história ele conseguiu unir, de certa forma, a religião e a ciência.

Gusmão 31/12/2022

Uma história para se sentir próximo de Deus.
Uma história que um ateu fala sobre Deus de forma racional, e isso foi muito interessante porque mostra pequenos detalhes que "comprovam" que ele realmente existiu.

Neste livro consigo observar Jesus como uma mensagem de amor, ele veio como qualquer ser humano ao mundo, cresceu, passou por experiências e sentiu sentimentos que qualquer pode vivenciar durante a vida, e ao crescer transmitiu sua sabedoria e compaixão com as pessoas, amou e ajudou o próximo com toda a sua dedicação, o que pode fazer pensar que ele foi uma pessoa forte e que seguiu sua intuição, colocando seus aprendizados em ação, para mostrar que, como qualquer um, amar é escolha e ação.

dehvicente00 26/12/2022

A mente de Jesus sob o aspecto psicológico
Reflexões sobre a mente de Jesus e outros personagens bíblicos, fazem desta obra uma ferramenta de autoconhecimento.

Agueda Faon 24/06/2020

3 ESTRELAS PELA PROPOSTA, NÃO PELA OBRA EM SI
Olha, o melhor desse livro foi poder pensar com mais clareza sobre a vida de Jesus. Cheguei a recorrer à bíblia, pois alguns detalhes que o autor menciona nunca passaram pela minha percepção, embora eu já tenha lido o livro sagrado por inteiro. Esse foi um ponto super positivo, que acabou por render as 3 estrelas. Mas a história em si é muiiiiiiiiiiito maçante. O autor força no romance, força nos diálogos... Muito chato! Mas a parte que nos faz pensar mais sobre o nosso salvador, sobre Maria... Essa parte compensa demais. É impossível não sentir a existência Dele com a proposta dessa leitura.

J. Anderson 08/04/2021

Marco Polo um psiquiatra e ateu, cheio de preconceitos contra religiosos, decide estudar a mente de Jesus, após ser desafiado por sua esposa e sua assistente publicamente, a estudar a mente do homem mais famoso do mundo.
A história é escrita de forma compreensiva, que facilita o entendimento, escrita na terceira pessoa, tendo como cenário, Jerusalém, a terra santa. Categorizado como um romance psiquiátrico, não só envolve os leitores a descobrirem como a mente de Jesus é vista pela psicologia, mas também por sua trama.

O Dr. Marco Polo hesita em estudar por causa do seu preconceito, por não dar credito aos escritores de sua biografia. Então ele conhece evangelho de Lucas, um médico grego, e biografo de Jesus e é por esse livro que ele é levado a grandes descobertas que o fizerem ver um grande erro que a humanidade cometeu.
O debate, não envolve a divindade de Jesus, nem seus milagres entram em análise. Mas suas atitudes sim, a sua forma de comportamento, o seu agir em focos de tensão. A história é cativante, não envolve favorecimento religioso, tendo como único objetivo apresentar a mente do homem mais famoso da história. Ao longo do livro, lemos a história de amor de Marco Polo com sua esposa, os seus conflitos, a sua perda, o cuidado por seu filho que se envolve com drogas, perseguições, risco de morte e a quebra do seu preconceito.

A trama não circula apenas na mesa redonda onde a mente de Jesus é debatida, ela mostra os conflitos dos personagens presentes na história (os quatro amigos do psiquiatra) e do público que acompanham os debates, sejam eles os que assistem presencialmente ou virtualmente, que ocorrem na sala de uma universidade. O homem mais inteligente da história, nos submerge em nossa própria mente, fazendo-nos perguntar se realmente conhecemos o homem que mudou a história da humanidade, O homem mais inteligente da história, nos submerge em nossa própria mente, fazendo-nos perguntar se realmente conhecemos o homem que mudou a história da humanidade. Um bom livro que deve ser lido lentamente
E vale lembrar que tirando a parte do debate, o resto da história é ficção, como os sonhos que os personagens tiveram.