O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Lucio 23/11/2021

Muita expectativa, pouco retorno.
A sinopse do livro é de fato muito intrigante, "Marco Polo, um psicólogo ateu que pretende analisar a personalidade de Jesus através da ciência", porém a empolgação foi diminuindo a cada página. As análises não me convenceram, tudo era muito vago, a sensação que fiquei no final foi como se um um cristão fingisse ser ateu para chamar atenção dos ateus e tentar convence los da existência de Jesus. As passagens do livro que retratam a vida dos personagens, em nada acrescenta na análise. Infelizmente não foi um livro que me agradou.

Gusmão 31/12/2022

Uma história para se sentir próximo de Deus.
Uma história que um ateu fala sobre Deus de forma racional, e isso foi muito interessante porque mostra pequenos detalhes que "comprovam" que ele realmente existiu.

Neste livro consigo observar Jesus como uma mensagem de amor, ele veio como qualquer ser humano ao mundo, cresceu, passou por experiências e sentiu sentimentos que qualquer pode vivenciar durante a vida, e ao crescer transmitiu sua sabedoria e compaixão com as pessoas, amou e ajudou o próximo com toda a sua dedicação, o que pode fazer pensar que ele foi uma pessoa forte e que seguiu sua intuição, colocando seus aprendizados em ação, para mostrar que, como qualquer um, amar é escolha e ação.

J. Anderson 08/04/2021

Marco Polo um psiquiatra e ateu, cheio de preconceitos contra religiosos, decide estudar a mente de Jesus, após ser desafiado por sua esposa e sua assistente publicamente, a estudar a mente do homem mais famoso do mundo.
A história é escrita de forma compreensiva, que facilita o entendimento, escrita na terceira pessoa, tendo como cenário, Jerusalém, a terra santa. Categorizado como um romance psiquiátrico, não só envolve os leitores a descobrirem como a mente de Jesus é vista pela psicologia, mas também por sua trama.

O Dr. Marco Polo hesita em estudar por causa do seu preconceito, por não dar credito aos escritores de sua biografia. Então ele conhece evangelho de Lucas, um médico grego, e biografo de Jesus e é por esse livro que ele é levado a grandes descobertas que o fizerem ver um grande erro que a humanidade cometeu.
O debate, não envolve a divindade de Jesus, nem seus milagres entram em análise. Mas suas atitudes sim, a sua forma de comportamento, o seu agir em focos de tensão. A história é cativante, não envolve favorecimento religioso, tendo como único objetivo apresentar a mente do homem mais famoso da história. Ao longo do livro, lemos a história de amor de Marco Polo com sua esposa, os seus conflitos, a sua perda, o cuidado por seu filho que se envolve com drogas, perseguições, risco de morte e a quebra do seu preconceito.

A trama não circula apenas na mesa redonda onde a mente de Jesus é debatida, ela mostra os conflitos dos personagens presentes na história (os quatro amigos do psiquiatra) e do público que acompanham os debates, sejam eles os que assistem presencialmente ou virtualmente, que ocorrem na sala de uma universidade. O homem mais inteligente da história, nos submerge em nossa própria mente, fazendo-nos perguntar se realmente conhecemos o homem que mudou a história da humanidade, O homem mais inteligente da história, nos submerge em nossa própria mente, fazendo-nos perguntar se realmente conhecemos o homem que mudou a história da humanidade. Um bom livro que deve ser lido lentamente
E vale lembrar que tirando a parte do debate, o resto da história é ficção, como os sonhos que os personagens tiveram.

dehvicente00 26/12/2022

A mente de Jesus sob o aspecto psicológico
Reflexões sobre a mente de Jesus e outros personagens bíblicos, fazem desta obra uma ferramenta de autoconhecimento.

Rodrigo.Grogro 22/12/2021

Gostei da história mais fiquei curioso para sabee quem esta por trás dos atentados contra os debatedores, e o nosso amigão Jesus deve ter sido uma pessoa extraordinária ??

Caiorochadev 21/03/2021

Estudando a inteligência emocional de Jesus, inimaginável.
Cury, trás no seu 1° volume o personagem central Marco Polo, um psiquiatra e cientista Ateu, que sempre foi antirreligioso, mas no decorrer da história e após 20 anos quando ele tem uma perda imensa é solicitado que ele estude a mente de Jesus, suas ações, hábitos, respostas psicológicas, seus níveis de inteligência emocional, seu controle como mestre (professor) para com os seus alunos, criando uma MESA REDONDA, onde ganha grandes holofotes e acabam sando transmitidas na internet para o mundo todo, estando na mesa 2 cristãos ( 1 católico e 1 protestante) e do outro lado 2 ateus ferrenhos.
Não focando na parte espiritual nem milagres, apenas na parte emocional e comportamental do Homen mais inteligente da história.
Após logos dias de debates aprofundados com perguntas nunca ouvidas, tanto os estudiosos como os telespectadores transformam sua mente.
Excelente livro, para quem precisa entender que em qualquer vertente Jesus Cristo foi diferente de todos.

- Caio Rocha

Cleyton.TristAo 27/06/2020

Livro realmente surpreendente
Gostei muito dessa leitura, ela foi uma releitura para mim já havia lido ele quando lançou e descidi reler a história de Marco Polo pois esse ano terá a continuação do 2° livro. Mais realmente e livro que vale muito apena cheio de acontecimentos que acaba deixando leitor preso no livro.

Lidiane.Costa 22/05/2021

Bom, mas esperava mais
É uma análise sobre como Jesus agia e gerenciava suas emoções, contado em forma de romance. O livro em si fala mais de saúde mental e controle do emocional, do que de fato sobre o Homem mais inteligente da história, que foi Jesus!
Nos faz refletir, mas é um pouco fantasioso, sem muito embasamento, nos tira um pouco do foco, com as metáforas

Theyzy 25/08/2021

Uma visão totalmente diferente
A leitura desse livro te faz questionar a maneira como analisou textos que são populares no mundo todo. Reavaliar o ponto de vista de interpretação de cada ação feita pelo homem dito como o mestre dos mestres.

Simone Medeiros Leão 15/11/2022

Magnífico ??
Confesso que eu tinha um pré-conceito sobre os livros do autor, achava eu que eram livros de auto ajuda, coisa que não me chama muita atenção. Por esse motivo nunca me atrevi a ler.
Por ventura, me deparei com esse livro que me chamou bastante atenção pelo título.
Meus amigos, eu me surpreendi com essa narrativa. Me prendeu de um jeito que eu não sei explicar, falar da figura do menino Jesus foi algo que sempre me prendeu atenção, saber que ele era um menino tão adulto, suficiente, necessário, que esbanjava amor sem nenhuma experiência vivida. Como se aquilo já estivesse no seu DNA.
Outro ponto que me chamou bastante atenção, um novo conhecimento para mim, foi falar da figura de Maria, um ponto de vista o qual eu não imaginava que aquela mulher tão simples era dona de uma alto estima inabalável, sobre ela levarei muitos ensinamentos.
E para falar dessas figuras importantíssimas e mais algumas da época, foram desafiados os personagens do livro para mesas redondas para avaliar esses nomes grandiosos do ponto científico (avassalador, o resto vocês descubram lendo) ?
Por fim, o livro é perfeito, impossível largar e também impossível passar por ele sem levar vários ensinamentos para a vida.
Espero ler vários outros títulos do autor.
Nay 15/11/2022minha estante
Bom saber, tô com ele na estante. Além desse tenho O Homem Mais Inteligente da História, que faz parte desse conjunto de livros que Cury lançou. Não sei se você conhece, mas ele fez um estudo sobre a inteligência de Cristo em uma saga de livros que tem esse mesmo nome, se não me engano, tb sou doida pra lê-los, são muito famosos, fica a dica ;)

Simone Medeiros Leão 16/11/2022minha estante
Meninaaaa, eu vi que são vários livros que seguem o mesmo raciocino.
Já quero ler eles também ??

Eyshilinha 17/06/2020

O homem mais inteligente
QUE LIVRO MARAVILHOSO PREFEITO! Mistérios, reuniões, ensinamentos e descobrimentos sobre a história do homem mais inteligente,da vida dEle e tudo que Ele ensinou ! É o primeiro da trilogia,vale a pena demais !!!!
Arthur Antenor 17/06/2020minha estante
Excelente livro !

Lídia 27/08/2021

Experimente novas experiências
Um dos melhores livros (senão for o melhor) do escritor Augusto Cury! Admiro demais ele e, apesar do livro ser uma ficção me ajudou tanto quanto um livro de autoajuda??? OMG!!! No livro há uma quebra de preconceitos imensa e também uma luz na vertente de reinventar-se. O modo como é visto a mente de Cristo é impecável, particularmente nunca me emocionei tanto lendo um livro. A trama que contém nele também chamou minha atenção, o romance que está surgindo me fez ficar curiosa demaaais para os próximos livros dessa coleção haha! Enfim, recomendo super a leitura para todooo mundo.

Bia Nascimento 05/06/2020

A história de Marco Polo, um renomado psiquiatra, ateu, cético, em busca de respostas sobre a história misteriosa de um homem famoso: Jesus Cristo. Aqui teremos uma mesa-redonda composta por 5 estudiosos pesquisando afinco, através do Evangelho de Lucas, entender uma das mentes mais complexas da história.

Bea 22/09/2021

Um livro onde todos aplaudem a todos por motivo nenhum
O que foi isso?
Não, sério, o que foi isso?
Não sei se foi a escrita do autor, a narrativa ou a falha tentativa de análise da personalidade de Jesus, mas eu acho que esse foi um dos livros mais medíocres que li na minha vida (e eu já li muitos livros ruins).

O livro conta a História de Marco Polo, um ateu, que é desafiado a analisar a mente de Jesus e acaba criando uma mesa redonda para discutirem sobre o Grande Mestre.

A premissa é extremamente interessante e eu iniciei o livro interessada para ler as análises a serem realizadas pelos personagens no decorrer do livro. Mas a história se utiliza de recursos fracos e poucos imaginativos para tentar avaliar a mente de Jesus.

Além disso, a história dos personagens é fraca e a escrita do Augusto Cury me deixou revirando os olhos a cada 10 páginas. Não foi um livro para mim.

enylrewe 22/07/2021

percepções foram alteradas, novos horizontes foram avistados
tinha uma percepção com a escrita o autor, porém meus líderes indicaram esse livro e resolvi dá uma chance e me aventurar nas páginas e digo: não me arrependo. afinal, tive novas percepções por meio dessa leitura.

apesar de ser um livro que o objetivo é estudar Cristo, como o mestre dos mestres geriu suas emoções. a parte que fala sobre Maria, a Mulher das mulheres, é o que me deixa mais intrigada. confesso que nunca tinha parado para pensar Maria daquela forma, nunca tinha enxergado a mulher que foi descrita na páginas.

por fim, destaco algo que achei muito interessante é que Lucas escreve ao seu amigo Teófilo porque ele queria que ele tivesse plena convicção das verdades ao qual ele foi ensinado. ele não foca em escrever para uma multidão, pois o seu intuito real é que pelo menos um pessoa (Teófilo) fosse alcançada pela verdades do Eterno, sentiu a necessidade de falar do amor que o salvou, da graça que o alcançou.

recomendo, é uma leitura muito boa. no geral, eu amei e indico. se você gosta de uma leitura divaga entre sonhos e a realidade, pode investir.