Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Carolina165 18/02/2024

Um livro de terror para crianças adultas
Acredito que este livro funcione melhor para adultos pelos seguintes motivos: é uma história um tanto sombria e traz uma metáfora que talvez não seja tão simples de ser interpretada pelos pequenos.

Mati ficou tão encantada com o gatinho que acabou de ganhar de seu pai, que esquece sua boneca, Celina, na praia.

Celina, a boneca, passa a noite sofrendo todo tipo de terror: medo, sentimento de abandono, ciúme e raiva do gatinho de Mati. Além de sofrer com o salva-vidas malvado da noite que canta canções cruéis e grotescas enquanto recolhe materiais da praia para queimar na fogueira. Celina sofre com o fogo, com os trovões e com as ondas fortes do mar.

Mas o pior é o salva-vidas malvado querer roubar suas palavras. Ele tenta roubar suas palavras e seu nome, silenciando-a e deixando-a sem identidade. O que pode ser interpretado como quantas vezes o mundo não tenta calar a nossa voz e nos descaracterizar de modo que não possamos exercer o nosso verdadeiro-eu?

Gostei da metáfora empregada, mas fiquei com a impressão que a história não foi desenvolvida adequadamente devido ao número muito pequeno de páginas.
Rogéria Martins 18/02/2024minha estante
Adorei sua resenha, amiga! Disse tudo ???????
Realmente parece uma história um tanto sombria para os pequenos mesmo, foi excelente você reforçar isso!

Mariana 18/02/2024minha estante
Gostei heim!! Arrasou!!! ???????

Fabio 18/02/2024minha estante
Bela resenha, Carolzinha, minha querida!!!???
Parabéns!???
E sobre ser para adultos ou não, é o que menos importa, desde que, sem identifique
Olhe o exemplo de O Pequeno Príncipe, que, apaixona desde os pequenos até os idosos!
Parabéns minha querida!!!

Carolina165 18/02/2024minha estante
Obrigada Rogéria, Mariana e Fábio, meus amigos queridos!! ??? ?
Realmente vale a pena a leitura!! Se vcs já leram outros livros da autora, me indiquem!! ??

Débora 19/02/2024minha estante
Ótima resenha, Carol!??
Eu gostei demais da Tetralogia Napolitana, Carol!

Carolina165 19/02/2024minha estante
Obrigada Débora, amiga linda!! ?? Já vou procurar, valeu pela dica!! ???

Débora 19/02/2024minha estante
Espero que goste, Carolzinha querida!??

Guilherme.Maia 04/03/2021

Simplesmente emocionante!
O livro é um misto de emoções, em alguns momentos causa angústia e ao mesmo tempo  emoção a ponto de chorar,  e no meio disso tudo causa muita alegria, é o típico livro que deixa as emoções a flor da pele, e também que faz refletir, a ponto de se colocar no contexto da história.
Foi minha primeira experiência com a autora, foi uma indicação da minha parceira de leitura,  Amanda Riselli e realmente foi como ela disse sobre a autora,  você precisa ler os livros da Elena ferrante de cabeça aberta, e isso fez uma diferença muito grande na minha leitura, pretendo ler mais livros da autora.
Por incrível que pareça o livro é infantil, mas eu não recomendo parar crianças, por ser bem angustiante em alguns momentos, para os adultos de plantão, recomendo de olhos fechados.
É simplesmente emocionante, guardarei no meu coração essa obra de arte.
Joyce409 04/03/2021minha estante
Adorei sua resenha! ? Já vou colocar na minha lista de leituras.

Guilherme.Maia 04/03/2021minha estante
Amanda eu que tenho que te agradecer, você tem me mostrado, o quanto é lindo o nosso universo de leituras.
Obrigado por tudooooo ?
Parceira de leituras da vida.

Guilherme.Maia 04/03/2021minha estante
Joyce você vai amar demais.
Fico feliz que tenha gostado. ?

Aline221 16/03/2023

Uma noite na praia
Apesar de curto o livro não é uma leitura levinha não, pois aborda temas como ciúmes e abandono, entre outros. Senti até angústia lendo esse livro que sinceramente não sei se vou ter coragem de ler pra minha filha tão cedo

Maíra Marques 07/01/2022

Mórbido
Quando anoitece, muitas coisas podem acontecer com uma boneca esquecida na praia.
O livro me levou a pensar naquilo me cala, que tira as minhas palavras e no sentimento de pertencimento (a alguém e a algo).
Tem muitas entrelinhas e muitos não ditos ali.
Acabou me lembrando outro livro da Ferrante, A Amiga Genial, em que uma boneca é perdida e muita coisa acontece na busca por essa boneca. ?
Recomendo, mas é mórbido para ler para uma criança.

"Aonde você vai Sam?" 16/07/2023

História de terror para crianças
A boneca é a Mulher e a praia é o mundo.
Ok, Ferrante, entendi, mas fico com medo de ler pros meus filhos e lhes causar pesadelos, talvez seja melhor esperar um pouco...

Mada 21/06/2020

Eu li o infantil da Elena
Um livro infantil da Elena Ferrante a gente já imagina que não será bem isso que a gente tende a imaginar como livro infantil. E, bem... Não é mesmo. Em poucas páginas o texto consegue te encaminhar pra uma dimensão de ciúme, abandono, angústia e perda de identidade de uma maneira sugestiva que produz encantamento e terror. As potentes ilustrações da Mara Cerri compõe a história e aprofundam a poesia e o espanto.
Quem leu "A Filha Perdida", da mesma autora, talvez pense em um paralelo entre as histórias e/ou personagens. Se esse paralelo tem fundamento eu não sei, mas que é interessante, isso é...

Raynnara.Dourado 08/06/2021

Desafio Elena Ferrante #5
Como essa mulher consegue colocar tanto peso emocional em uma história simples de uma boneca perdida na praia?
Fiquei sem fôlego em algumas partes.
Mais que recomendo essa leitura.

Camila Felicio 18/11/2023

Não indicado para crianças pequenas
Ferrante é Ferrante! Se eu fosse uma leitora que gostasse de livro infantil daria 5 estrelas mas nem quando criança gostava, fui team quadrinhos da Mônica e Ducktales kkkkk
O livro me parece meio pesado para crianças pequenas, mas creio que funcione bem com crianças com mais de 7/8 anos, e eu achei bom, reflexivo e com forte ligação com "A Filha Perdida" meu livro favorito da Ferrante!
Leitura rápida e interessante, e de linguagem crua (É a Ferrante kkk), não fofinha ainda que tenha um final feliz, algo raro nos livros da autora!

escrivadocaos 27/11/2022

a filha perdida fala mais alto
É um interessante livro, mas profundo mesmo só se você já tiver a experiência anterior da leitura de "A filha perdida" que não é meu caso :c

acho que para leitura solo não fica tão envolvente e profundo como deveria ser, acaba parecendo rápido e superficial porque não existe o peso e o apego de conhecer a boneca anteriormente

Guilherme.Oliveira 22/03/2021

Legal a história.
Curta, simples, vocabulário direto... Um livro para crianças.
Separações, surpresas, aflições...

Lorena219 05/04/2021

Quentinho no coração.
Como não amar? Este livro é daqueles que você lê e fica dias pensando sobre ele. Fala com adultos e crianças ??.

Francisco.Matheus 05/01/2022

Perda de tempo
Espero que ela não volte a escrever livro infantil, esse é bem ruim. Só li porque disseram que era no mesmo mundo da Filha Perdida que eu amei.

Joyce409 06/03/2021

Emocionante!
Me surpreendi bastante com esse livro, de uma forma muito boa. No primeiro momento, parece de fato um livro infantil, mas ao decorrer da história você começa a perceber que ele vai muito além disso. Me fez sentir um mix de sentimentos nas suas poucas páginas, desde angústia até felicidade. Eu gostei bastante, e recomendo fortemente!

Obrigada, Guilherme Maia, pela recomendação! ?
Guilherme.Maia 06/03/2021minha estante
Aii meu Deus, ganhei meu dia, que bom que você gostou.
Fico muito mais muito feliz, que de alguma forma consegui te indicar um livro que você gostou.
Amei a resenha, como sempre perfeita. ?

Bruna Jéssika 04/05/2021

E agora, quem poderá me salvar?
Bem vibes Toy Story, a boneca de Mati fala. Fala e está perdida/esquecida nas areias da praia durante a noite, cercadas de perigos e morrendo de saudade da sua amiga/dona/mãe.
E agora?
Com ilustrações lindíssimas e um ritmo gostoso, Elena Ferrante me prova que sabe como escrever para crianças. Já está mais que na hora de eu começar a ler suas obras para adultos.

Cris 02/01/2022

Poucas páginas, muita profundidade
O que esperar de um livro infantil da Elena Ferrante, né? Primeiro, ele não parece tão infantil assim. É uma história bonita, mas profunda também e um pouco mórbida (mesmo tendo final feliz). As ilustrações são lindas, mas também contribuem pra essa ~morbidez~

Pra ser infantil, vai depender de quem for contar pra alguma criança, tem ter uma sensibilidade na hora de contar. Os adultos que pegam pra ler com certeza serão os mais sucetíveis a se emocionar.

Amo que a autora sempre traz a figura da boneca em todas as suas obras. Nessa aqui ela é a protagonista. Um brinquedo perdido na praia que vive tantas coisas.
A figura da boneca aparece na Tetralogia e tem um significado especial. Também está presente em A filha perdida.
Mas nesta história ela tem voz pra contar sua própria história. É como se ela representasse as bonecas dos outros livros e o que passaram longe de suas ?mães?.
Fiquei pensando sobre a boneca da Lenu perdida em A amiga genial, depois na boneca da Elena em ?a filha perdida?. Amo essas conexões! Apesar de não ser tão direta. Depende de quem lê também.

Gosto de começar o ano com histórias curtas assim