A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Rodrigo.Bittencourt 25/01/2024

Curto e completo
O livro me surpreendeu positivamente. Apesar de ser curto e não poder se alongar nos temas que aborda, o livro apresenta uma forte coesão e coerência textual. É possível fazer um rápido sobrevoo pela história do país de forma que as diferentes fases possam ser entendidas como parte de um mesmo processo. A abordagem dos fatos me parece bem honesta, inclusive.

Biah.alvs 21/01/2024

Realmente pra quem tem pressa, li em dois dias e é bem didático e possui algumas fotos também. Gostei apesar dos tristes fatos históricos que o livro nos relata, mas é melhor lembrar o passado pra que não deixemos os erros se repetirem.

Matt Fairbancks 16/01/2024

Leitura agradável e aumenta o interesse no assunto!
A leitura do livro é extremamente agradável, trás muitos fatos já conhecido e outros totalmente novos.
Mesmo sendo bastante conciso, o autor consegue trazer muita informação, principalmente sobre como as elites no Brasil sempre tiveram grande influência na política nacional, independente da época, e como isso trás diversas consequências para o povo brasileiro.
O livro possue muitas referências que aparentam ser excelentes para tiver com menos pressa e quiser se aprofundar mais nos assuntos.
Só senti um pouco de falta de mais informações sobre os governos mais recentes, foi a parte mais rápida do livro, o que não muda a qualidade deste livro, mas o tornaria ainda melhor.
Recomendo!

AlyssonMth 04/01/2024

Você tem pressa?
O título da série de livros é autodescritiva. Os livros "para quem tem pressa" visam ensinar a toda a história de um assunto de modo resumido. "A história do Brasil para quem tem pressa" cumpre muito bem o que promete: te apresenta o essencial para entender a história do país em pouco tempo. Se você quer estudar a história brasileira a fundo, *talvez* esse livro seja para você: se for começar do zero, é uma ótima maneira de conhecer um pouquinho de quase tudo, porém, se você já tiver uma base sólida sobre, então creio que não encontrará muita coisa nova.

sneves 31/12/2023

Para quem tem pressa
Por mais que pareça óbvio, o título já diz que será algo extremamente resumido. E é por isso mesmo que vale a pena. Sabemos que o Brasil não é para amadores, então tentar estudar profundamente a sua história é tarefa das mais complexas, e certamente levaria mais que uma vida. Por isso mesmo, essa série de livros "para quem tem pressa" é super interessante. Navega por momentos importantes, trazendo algumas informações acerca dos eventos que mais chamaram a atenção da humanidade (ou pelo menos do autor).
Posso dizer sinceramente que gostei, porque tendo estudado em escola do estado, posso afirmar que pouco ou quase nada nos foi/é apresentado de relevante a respeito da nossa história.
E é por isso mesmo, e por outras coisas mais, que temos o velho estereótipo de sermos um povo sem memória.

Recomendo!

Alexandre.Nunes 31/12/2023

Uma boa síntese
Passando pelos principais acontecimentos da história do nosso país, este livro ajuda de modo objetivo o entender a formação desse pais que ainda luta para tentar ser grande não só em tamanho territorial e populacional, mas de engrandecer sua população.

Fabianne 23/12/2023

Nunca foi uma descoberta...sempre foi uma invasão.
Imagina um e-book que você recebe de graça e pensa:
-Nem deve ser tão bom assim.

História do brasil para quem tem pressa é necessário. Uma revisão importante da nossa história, para entendermos o presente. E acreditem nossa história é um show de golpes.
Sempre brincamos falando que Portugal levou nosso ouro mas lembrar que foram exatamente 40 mil quilos dá um gás na revolta.
Um passeio por todos os presidentes talvez nos dê a consciência que o pais sempre foi governado pela direita com exceção apenas do período monárquico, de João Goulart, Lula e Dilma. Mas a culpa de toda a merda que aconteceu no pais desde o descobrimento é da esquerda. Seria essa culpa estrutural?
Esse resumão nos faz pensar de uma perspectiva diferente. Maravilhoso. Acho que ele ainda está de graça na amazon. Vale a pena demais. Super presente.

Vanessa 13/12/2023

Sou suspeita em falar, pois amo livros de história e em particular a história do Brasil.

Este foi mais um livro para agregar ao livro 1808, já que este aqui em vários momentos apenas trazem um panorama geral sem tantos detalhes.

Mas para quem não tem paciência de livros maiores sobre o tema, vale bastante a leitura. Repleto de curiosidades importantes e fatos desconhecidos que não são mencionados em seu ensino médio.

Apenas fiquei triste pois não havia percebido que o livro se encerra em 2015. Confesso que preciso de uma continuação ..

Pretendo ler mais livros da série ?para quem tem pressa?.

Rayssa 11/12/2023

AMEI O LIVRO
O livro tem 117 páginas, sem dúvidas a capa chama atenção, recomendo para iniciantes porque esse livro por incrivel que pareça ele aborda um tema difícil com a maior facilidade, como o livro só tem 117 páginas, ele só vai falar literalmente de pessoas SUPER MEGAS IMPORTANTES OU CONHECIDOS, ele pode até falar de algumas pessoinhas ali que teve sua importancia, só que ele só literalmente vai colocar o nome ali e mete a bala.

antes de continuar, queria comunicar com alguns que caso queiram ler esse livro com o objetivo de aprender profundamente sobre o Brasil em 117 páginas, quero mandar você se lascar, se tratar e tomar vergonha na sua cara. Vi uns pessoal sem noção dando 1 estrela, PORQUE TAVAM QUERENDO QUE O LIVRO DE 117 PÁGINAS FOSSE FALAR DETALHADAMENTE SOBRE O BRASIL, MANO, NÃO EXISTE NEM SE FOSSE OUTRO CONTEÚDO SE APROFUNDAR EM ALGO POR MÍSERA 117 PÁGINAAAAS. FIQUEI COM VONTADE DE METER PAULADA, NÃO É POSSIVEL, TÁ LITERALMENTE ESCRITO, "PRA QUEM TÁ COM PRESSA", OU SEJA, AS COISAS QUE TU VAI LER VAI SER TUDO NAS CARREIRA MEU FILHO, QUEM FAZ MILAGRES É DEUS, NÉ CULPA DO AUTOR SE TU NÃO ESTUDOU MAH, TÉ DOIDO

Cof cof, enfim

O livro ele vai ser dividivo por 4 etapas

1 os antecedentes: ou seja, vão falar antes do Brasil surgir

2 período colonial: quando as draculauras dos portugueses mete o golpe nos índios ?

3 período monarquico: os bagulhos de reinado poh

4 período republicano: presidência

Eu achei muito importante eu ter lido esse livro, sabe quando você vai crescendo e esquecendo as coisas que você aprendeu na escola? (literalmente só faz 2 anos que eu sai da escol-) mas é isso, algumas coisas eu reaprendi e outras eu simplismente aprendi pela a primeira vez.

3 coisinhas que aprendi:
?não sabia que o Júlio Cesar destruiu uma coisa que seria com certeza importantissima pra humanidade hoje, a biblioteca da Alexandria

? A queda de constantinopla

? o motivo do Fernando de Collor ser um dos piores presidentes historicamente do Brasil

Sério, recomendo muito :)

Luana Karla Nogueira 07/12/2023

Eu gosto muito dessa série de livros
São bem sucintos mas apresentam um conteúdo interessante
Não é em ordem cronológica

Fran 05/12/2023

A história do Brasil para quem tem pressa - 3,5 ??
Resenha: Eu gostei muito dessa leitura, é um excelente resumo para quem precisa apenas recordar história já vista mais profundamente.

Quote favorito: "Segundo a tese de Hobbes, quando o desejo de alguns se sobrepõe ao desejo da maioria, vivemos em um estado de natureza, numa luta de todos contra todos."

Dois dias de leitura.

Salim 01/12/2023

Para quem tem pressa
Abordando desde a expansão comercial e marítima na Europa até o governo Dilma, o livro dá uma pincelada geral na história do nosso país.

Com uma escrita bastante fluida, o autor conclui pesaroso que "o povo, vivendo uma situação funcional problemática, sem educação e cultura dignas que possam lhe assegurar a capacidade de compreender e mudar os rumos do Brasil, é refém dessa situação e vai soçobrando nas mãos de uma elite política e econômica, cujo único norte é o enriquecimento individual num capitalismo selvagem e predatório". Isso desde a chegada dos portugueses, diga-se de passagem...

Recomendo, para os que têm pressa.

Rebecca165 25/11/2023

Muito interessante
Adorei a leitura, pois foi muito interessante e com muitas informações relevantes. Acredito que seja muito necessária.

Victor Serpa 22/11/2023

Depois de tudo isso ainda tenho fé no meu BR
Achei no geral um bom livro, que cumpre a proposta do título, a história do Brasil para quem tem pressa. Conta de uma maneira bem resumida muitos dos fatos que levaram aonde estamos hoje como nação, o que certamente causa revolta que desde os primórdios o Brasil foi formado com injustiça social, racismo, exclusão e etc, e como as vontades individuais dos ?poderosos? levaram a completos desastres que afetaram o coletivo.