O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison




Resenhas - O olho mais azul


875 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


vivianne 08/04/2024

Qual é a cor de olho que recebe mais atenção?
Apesar de que quem tenha os olhos azuis terem seus privilégios sim, essa obra traz a reflexão de como o olhar que recebemos pode guiar nossos caminhos, como dar atenção ao olhar que recebemos do outro vai nos fazer sentir. Uma obra que sai dos eventos de escravidão de um homem sobre o outro para uma escravidão imposta a nós, por nós mesma quando o que importa é o olhar do outro.
comentários(0)comente



Lika.Tanaka 08/04/2024

Considerado um dos livros mais impactantes de Toni Morrison, o primeiro romance da autora conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Negligenciada pelos adultos e maltratada por outras crianças por conta da pele muito escura e do cabelo muito crespo, ela deseja mais do que tudo ter olhos azuis como os das mulheres brancas ? e a paz que isso lhe traria. Mas, quando a vida de Pecola começa a desmoronar, ela precisa aprender a encarar seu corpo de outra forma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 31/03/2024

Muito triste...
No começo da leitura eu não entendi bem qual seria a proposta do livro
Depois que fui percebendo e no final tudo faz mais sentido ainda.
A jornada da Pecola é muito triste, permeada de muito sofrimento. Quando a autora narra que ela era feia, dá até um aperto no coração, imaginar tudo que ela viveu . O olhar de indiferença das pessoas pra ela , na parte que a menina da escola compra sorvete pra ela, até me animei um pouco achando que dali poderia surgir uma amizade que iria ajuda- lá, mas apenas uma ilusão.
Todos contribuíram para a ruína dela ? e aquele pai dela , um bosta, que teve uma vida cheia de sofrimentos e rejeições, a mãe da mesma forma e tudo isso refletiu nela.
E aquele personagem assassino de cachorrinhos e um abusador, aquele capítulo me deu arrepios de horror.
Minha nota foi 4 mais pela dificuldade que tive no começo da leitura.
comentários(0)comente



Andeuza1 30/03/2024

Aquela que rezava para ter olhos azuis ?
Como aceitar sua identidade num mundo que parece não ter sido feito para você?
Natureza como ruptura..
nay.gba 10/04/2024minha estante
Não entendi a resenha, qual o motivo da nota tão baixa?




Paulo2175 30/03/2024

Amor não se paga com maldade
O olho mais azul

Cholly e Polly Brredlove têm dois filhos,Samny e Pecola.. Seria uma típica família americana não fossem os Brredlove muito pobres e negros. A situação de marginalidade é ainda mais grave para a menina Pecola, que encontra rejeição em todos os ambientes que frequenta. Na escola, é ridicularizada até pelas outras crianças negras, pois tem a pele mais escura. Em casa, o pai a oprime e a mãe prefere dedicar seu amor à família branca para a qual trabalha. Num delirante e inconsciente desejo de redenção e ascensão social, a pequena Pecola reza todos as noites para ter olhos azuis.
Pecola queria olhos azuis, mas na verdade era um sonho de criança, o que ela queria mesmo era ser vista, alguém para conservar e ouvir seus problemas de criança, queria ser amada, o pai a amou a ponto de toca-la, mas este esqueceu que o amor nunca é melhor que o amante, assim como o estupido ama com estupidez em outras palavras, a mau ama com malvadeza e o violento ama com violência.
Este livro, fora proibido nos Estados Unidos. Acredito que entre jovens. Realmente tem cenas "pesadas", para uma certa faixa etária que ainda não possui discernimento para entender certas passagens da vida, assim como muitos adultos também não o entendem.
comentários(0)comente



Bruna.Bandeira 30/03/2024

Que livro
Narrativa crua de uma realidade triste de desalento. Mais um livro maravilhoso da Tony Morrison que dá vontade de devorar, embora a história seja forte. Livraço!
comentários(0)comente



lucaismaia 23/03/2024

Comecei a ler em janeiro e só consegui terminar agora por causa das leituras obrigatórias/teóricas que me infernizam há 3 meses. mas desde então, a história de Cláudia, Frieda e Pecola, principalmente esta última, têm me acompanhado semanalmente.

uma historia pra ficar horrorizado do começo ao fim, e nem é do gênero terror. digo isso pq a escritora deixa claro como a opressão racial impacta psicologicamente suas vítimas, destruindo e colapsando a imagem de si: terror diário, constante. a leitura fica mais densa, mais pesada e sombria pq ocorre com uma criança, a mercê da violência intrafamiliar e social, de abandono e abusos.

infelizmente o fim é tão cruel qnt uma narrativa de Conceição Evaristo. e tão poeticamente cruel quanto!
Priscilla280 23/03/2024minha estante
Fiquei com vontade ler!


lucaismaia 23/03/2024minha estante
indico demais, viu. li para o clube da faculdade, e foi uma das melhores leituras desse ano!!!


Priscilla280 23/03/2024minha estante
Obrigada!




Daniela742 21/03/2024

"Eu acabei o livro ou o livro acabou comigo?"
Esse é, sem dúvidas, um dos livros mais tristes que já li na minha vida.
Estou sem palavras.
Tive que parar a leitura várias vezes para respirar e absorver o que tinha acabado de ler.
Uma história fortíssima sobre infâncias roubadas pela violência e racismo.
É triste e revoltante saber que a história da Pecola não está somente na ficção. Quantas Pecolas existem no mundo?
É impressionante como a autora consegue aprofundar temas tão sensíveis em 200 páginas. Vou precisar de um tempo para conseguir digerir essa história.
comentários(0)comente



davidionisio 19/03/2024

Uma história trágica e brutal sobre o racismo estrutural e as violências sistemáticas que a personagem principal está exposta.
O Olho Mais Azul traz o arquétipo branco como principal referência de beleza e as consequências desse conceito na mente de Pecola, uma menina negra que sonha em ter os olhos azuis. Esse símbolo do olho azul remete à disseminação de um ideal de beleza calcado em ideais racistas no norte dos Estados Unidos por volta dos anos 40.
Toni Morrison foi genial em abordar um tema tão delicado e de forma extremamente humana e real. Na história não existem heróis ou vilões, mas figuras que são a mágoa de uma sociedade que dispõe de todos os meios para marginalizar determinados indivíduos, desumanizando seus corpos e suas vivências.
Toni Morrison traduziu a agonia de existir em um corpo que não se adequa, e brilhantemente o fez com o intuito não de gerar compaixão (somente) pela personagem, mas de estimular a crítica a respeito de nossos conceitos.
comentários(0)comente



Viviane 18/03/2024

Sinceramente quando vi este livro pensei este negócio não vai prestar, mas a medida que fui lendo fiquei triste, com raiva e chocada com tudo o que aconteceu a Pecola e tudo por que ela era Negra.
comentários(0)comente



luizacvi 12/03/2024

Extremamente dolorido e marcante
Um dos livros mais doloridos que já li. a forma como a autora mostra as violências, os abusos e cada sofrimento vivido pelos personagens da história é ao mesmo tempo humana, real e brutalmente agressiva como um soco no estômago. a vida de Pecola é completamente moldada pelas suas vivências pautadas no racismo, em um desejo inalcançável, na falta de carinho e cuidado. o sonho de ter olhos azuis traz muitos significados, marcas e muitos responsáveis pela destruição e pelo colapso de uma menina negra. é impossível fazer essa leitura e não pensar nela a cada minuto do dia. é impossível conhecer Pecola e continuar a mesma pessoa de antes.
comentários(0)comente



e.denildo 12/03/2024

Pecola jamais será esquecida, tampouco ?O Olho Mais Azul?
Não sei se terminei o livro ou ele que terminou comigo. Acompanhar a vida de Pecola é uma viagem muito dolorosa, por muitas vezes, indigesta e repugnante, mas sem dúvidas uma experiêncial visceral e necessária.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tamara 11/03/2024

Dolorido
Por vezes senti vontade de vomitar... q dor senti durante detalhes de momentos que eu gostaria de imaginar que jamais poderiam acontecer na vida de uma menina...
comentários(0)comente



875 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR