Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Sr. Machado 01/12/2016

O petardo que faltava para a literatura de terror nacional
Cá estou eu novamente, dessa vez com a responsabilidade de escrever algo que faça jus a experiência que tive ao ler Ultra Carnem, de Cesar Bravo. Como falar sobre uma obra-prima? Como acrescentar alguma coisa a algo que fala por si só? Essas são algumas das dificuldades que encontro nesse exato momento por tentar escrever a respeito de um grande livro, mas é com enorme prazer que eu me proponho a encontrar um caminho para transportar as sensações que carrego comigo. A partir de agora, escrevo e torço para que minhas palavras sejam claras o suficiente. Espero traduzir aqui todo o meu carinho e admiração pela obra em questão e, quem sabe assim, incentivar mais alguém a ter essa experiência única.

Sinto que devo começar citando outro livro que ocupa uma posição de destaque entre os meus favoritos para que assim eu consiga explicar sobre o que se trata Ultra Carnem um pouco melhor. Coisa rápida. Além da Carne – livro que vocês já me viram comentar mais de uma vez por aqui – é uma peça fundamental para que hoje eu esteja comentando sobre Ultra Carnem, pois foi através dele que eu conheci o Cesar Bravo e também foi a partir dele que o autor teve o ponto de partida para seu novo livro. Ultra Carnem é uma espécie de expansão da mitologia sinistra de Além da Carne, um avanço daquilo que era até então a obra mais conhecida do mestre do terror nacional. Com isso, chego a uma pergunta que é feita pela maioria dos leitores que estão começando a ter contato com a obra do Cesar Bravo agora: posso ler Ultra Carnem sem ter lido Além da Carne? A resposta é sim, dá para ler tranquilamente. Embora existam ligações entre os livros, Ultra Carnem se garante sozinho. Agora, se você quer ampliar a sua experiência, leia ambos (mas não tenha receio de começar pelo Ultra Carnem).

Agora eu chego ao momento mais importante, aquele em que posso falar sobre um livro que esperei durante tanto tempo e que me conquistou em questão de segundos. E acredite que, quando digo segundos, não estou exagerando. Ultra Carnem foi capaz de me conquistar logo na primeira página, quando uma história envolvendo um menino cigano chamado Wladimir Lester começa a se insinuar. Não vou contar sobre essa ou outra história – no total, o livro é dividido em quatro partes –, mas quero deixar um aviso para quem está prestes a se arriscar por essas páginas: todas as histórias, sem exceção, são perturbadoras; cada uma com suas peculiaridades, mas todas completamente insanas. Sendo assim, esteja preparado para lidar com um livro extremamente forte. Ultra Carnem não trabalha com o meio termo, suas páginas são densas e carregadas de um conteúdo para pessoas de estômago forte, pessoas dispostas a conhecer e sentir o que histórias pesadas podem oferecer. O que me fez gostar tão facilmente do livro foi justamente essa questão do 8 ou 80, pois assim como em outras obras do autor, Ultra Carnem funciona para quem quer ter uma experiência completa. Nada de moderação, Cesar Bravo conhece seu público e sabe o que o mesmo espera quando o assunto é terror. Mas eu estou me apressando, ainda não é o momento de falar sobre esse tal Cesar Bravo…

Destaco também o futuro promissor – tanto para o próprio livro e autor quanto para a literatura de terror nacional em geral – que eu pude enxergar através dessa leitura. Ultra Carnem é definitivamente o petardo que faltava para o gênero, um livro que traz consigo uma série de mudanças para o que até então não era devidamente valorizado. Se a literatura de terror nacional era tida como algo inferior, algo sem público, Ultra Carnem veio para provar o contrário de uma vez por todas. Tenho a confiança reforçada para afirmar algo do tipo devido à qualidade do livro que é, sem sombra de dúvidas, indiscutível. O título é tudo aquilo que um fã de terror pode querer – pesado, direto, visceral, assustador… Insanamente bom. É exatamente o que precisávamos para uma mudança de cenário, algo para agitar as coisas e mostrar que existe terror de muita qualidade sendo produzido por aqui, terror que não fica devendo em nada para o que vem de fora. A mitologia desenvolvida por Cesar Bravo é original e muito bem amarrada, fruto de uma mente com a capacidade de imaginar o inimaginável. E já que estou falando de Cesar Bravo…

Cesar Bravo não decepciona em seu novo livro, fato esse que já era esperado por quem acompanha sua carreira. O autor, conhecido desde as mais antigas publicações como mestre do terror nacional, nos entrega uma pérola em forma de livro. Há um bom tempo não é possível falar sobre literatura de terror nacional sem citar seu nome, coisa que daqui para frente será cada vez mais constante. Ultra Carnem é Cesar Bravo ao dobro, um tiro certeiro, uma expansão de suas maiores insanidades. Sua escrita continua visceral, como não poderia deixar de ser. Surpreende-me cada vez mais a capacidade do autor em transformar suas palavras em diversos sentimentos, dos mais sutis aos mais pesados. Não é à toa que o tenho como meu autor nacional favorito – seu talento com a escrita é inegável; seu terror, inconfundível. Cesar Bravo é a maior revelação do gênero, um autor completo e indispensável para quem gosta de terror absoluto.

São muitas as sensações que carrego ao fim de Ultra Carnem, como citei anteriormente, porém, uma delas se destaca: a sensação de realização. Sinto-me realizado pela experiência insana de leitura – toda a minha expectativa com relação ao livro foi correspondida – e, acima de tudo, realizado em ver um dos meus autores favoritos sendo cada vez mais reconhecido. Peço a você, caro leitor, que valorize e aproveite ao máximo esse momento especial para o terror nacional. Ultra Carnem é o primeiro de muitos petardos do mestre Cesar Bravo pela DarkSide Books e eu espero que ele possa receber a devida atenção. Daqui a alguns anos, caro leitor, terei o prazer de comentar sobre este mesmo livro me referindo a ele como um clássico. No mais, espero ter conseguido expressar tudo o que penso de maneira clara e ter despertado um pouco da sua curiosidade. Se sim, fico satisfeito e encerro por aqui.

site: http://bit.ly/UltraCarnem
Cesar Bravo 01/12/2016minha estante
Grande Sr. Machado. Não preciso comentar quão espantosamente incrível ficou essa resenha, mas mesmo assim, muito obrigado pelas palavras.
Já sinto os dedos coçando para escrever mais um, mas por hora vou degustar de novo essa resenha. Abração!!!

Key 28/11/2016

Sensacional
O que falar de "Ultra Carnem" além de que é um puta livro sensacional? Eu já conhecia o trabalho do Bravo por "Além da carne" e "Calafrios da noite",mas ultra é a expansão do universo de Além. E é genial! O livro é dividido em 4 partes que são à princípio independentes,mas que se interligam para contar uma história muito maior e melhor. Você termina cada parte com uma aflição e sedento por mais. Maravilhoso. Bravo com certeza é um puta autor. Ele eleva o terror nacional a um patamar novo. O gore reacende das chamas do inferno e seduz aqueles que se deliciam com uma escrita tão primorosa. Recomendo demais!
Cesar Bravo 28/11/2016minha estante
Key, minha querida. Muito obrigado pelas palavras. E que o Gore acenda cada vez mais a chama literária dos melhores leitores. Abração!!!

Samuel Simões 24/11/2016

Ultra Carnem em palavras,crueldade e violência. FODA! Recomendo!
Eu já tinha lido um livro do Cesar Bravo pelo Kindle e não tinha curtido muito. Mas meus amigos,dei uma segunda chance quando soube que a melhor editora do Brasil iria publicar a obra dele. E achei simplesmente genial. A escrita do César é muito ácida,crua e visceral ao mesmo tempo. O livro é composto por 04 contos e todos se interligam e cara, que conexão FODA que ele consegue fazer. Recomendo a leitura e MUITO! Mas.. tenham estômago porque o autor não mede palavras pra descrever cenas nojentas e frases horripilantes.. Vale a pena! Recomendo!
Cesar Bravo 24/11/2016minha estante
Ei you! Grande Samuel, muito obrigado por comentar suas impressões. Costumo dizer que a sinceridade é ouro, você efetuou um grande depósito. Abração!!!

Samuel Simões 01/12/2016minha estante
hahaha que honra você ter respondido um simples comentário que fiz do seu livro! E gostei muito mesmo!! Esperamos por mais !! manda mais Darkside!!! hauhauhauha obrigado!!!

Raquel Moritz 12/11/2016

Um banquete completo
Este livro contém: criança chamado a mãe do outro de puta, freira se benzendo pq ficou bolada com arte cigana, gente questionando fé, diálogos maravilhosos entre padres e pessoas descrentes, corpos carbonizados, tragédias, capeta assombrando o povo, Lúcifer se passando por humano e muito mais.

O curioso é que, ainda que tenha suas partes mais ~porrada, Ultra Carnem é um livro cheio de sutileza nos diálogos, nas ações e nas escolhas. Principalmente nas escolhas - César Bravo soube temperar esse prato muito bem. O banquete está servido.
Benny Carvalho 12/11/2016minha estante
Gente curiosidade à mil aqui já

Raquel Moritz 12/11/2016minha estante
=DDD

Alex.Fernandes 14/11/2016minha estante
bacana... Parece um "Hellblazer versão livro". São quantos contos?

Cesar Bravo 25/11/2016minha estante
Ei, Rachel! Muito obrigado por sua opinião sobre Ultra Carnem. Adorei cada linha. Realmente o livro é uma porrada (cheia de sutilezas nas entrelinhas). Abração!

Ayslan.Melo 14/02/2017minha estante
Caramba, deu muita vontade de ler!! Vi no Pipoca e Nanquim no Youtube e essa descrição, deu ainda mais vontade!!

Jossi 15/10/2019minha estante
Nao me deu NENHUMA vontade de ler. Capa horrorosa e pelo visto, o interior deve ser de um tremendo mau gosto.