Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Isabela 16/01/2021

Mais uma boa surpresa brasileira...
Depois que li VHS, tive muita vontade de procurar mais obras do autor para ler, e foi aí que me deparei com Ultra Carnem. Ele é similar em alguns aspectos com VHS, como as histórias que se conectam, e por possuir contos melhores que os outros no livro. Apesar de não ser tão bom (na minha opinião) quanto o anterior, é um livro divertido de se ler... a cidade de Três Rios aparece na narrativa - o que eu considero uma surpresa boa -, e o terceiro conto é excelente.

Leonardo 06/01/2021

Excelente
O livro é dividido em 4 partes que se ligam muito bem. Cada parte vai deixando o leitor sedento por mais. Além de extremamente bem escrito, o autor César Bravo consegue ser original nas descrições de ambientes como o inferno, trazendo um fôlego novo ao gênero. Pra mim, um mestre do terror ao lado de nomes como Stephen King e Clive Barker.

Pedro Octávio 31/12/2020

O místico e o misterioso caminham sobre a terra mesmo sem que notemos sua existência. Isso, no entanto, não quer dizer que não existam, principalmente quando tudo isso foge do nosso campo visual. Tudo tem um preço. Às vezes, não necessariamente tão material quanto estamos acostumados, mas que vão além da carne - Ultra Carnem.

Dividido em quatro partes, a primeira delas traz à tona uma trama com plano de fundo na cidade de Três Rios, cuja narrativa diz respeito à vida e obra de Wladimir Lester, um garoto cigano deixado em um orfanato católico sob o pretexto de carregar consigo o demônio, significando uma maldição ao seu povo. As consequências das ações do menino no passado conduzem às partes seguintes do livro, abordando-as na construção de outros personagens muito bem construídos e de forma bastante conectada.

O autor, @cesarbravo_autor, utiliza de recursos linguísticos tais quais a ironia e o sarcasmo para conferir à narrativa um tom idealmente crítico e instigante. Ao mesmo tempo cômica e intensa, essa narrativa consegue nos aprisionar. Fato esse que confere à experiência de leitura uma variação muito bem distribuída entre a curiosidade, o medo e o doses desmedidas de angústia e pavor.

Ultra Carnem, além da excelente história narrada, nos conduz a uma introspecção sobre a ambição e os desejos obsessivos por fama, glória, riquezas infindáveis e sucesso. Tudo tem um preço. Se vale a pena ou não, quem vai dizer é a sua disposição de arcar com as consequências. Será que Fernando Pessoa estava mesmo ciente das consequências ao clamar pelo mar português afirmando que tudo valia a pena quando a alma não fosse pequena?

Marcos774 29/12/2020

TERROR BRASILEIRO,P****
Ultra Carnem foi meu primeiro contato com um livro de terror nacional, peguei a recomendação no canal de YouTube Pipoca e Nanquim, e não me arrependi, ao contrario fiquei embasbacado com a qualidade das historias, personagens inesquecíveis, trechos de embrulhar o estômago, coisa que é difícil acontecer comigo.
O livro se divide em quatro historias que se relacionam , sendo pra mim as mais legais, a primeira e a última.
Também gostaria de ressaltar que a edição desse exemplar feita pela Dark Side está fascinante, o livro é cheio de ilustrações maneiras, diagramação excelente e a capa com uma textura que dá vontade de comer o livro kkk. Parabéns Cesar Bravo pelo livro é incrível.

Andrea 22/12/2020

O inferno é aqui...
? Resenha: Ultra Carnem?
@cesarbravo_autor
@darksidebooks
376 páginas

? Nesse livro, são apresentados 4 cenários, todos interligados à Wladimir Lester, um cigano com habilidades além do que o céu ou o inferno possam explicar.

? César Bravo, mais uma vez, conseguiu me impressionar com sua escrita visceral e atrevida. Os fatos são jogados na nossa cara, gostando ou não. Sempre penso num meme icônico quando leio algo de Bravo: NÃO AGUENTA? PEDE PRA SAIR!!!

? As 4 histórias são perfeitamente amarradas. O terror aparece em todas as suas vertentes. Desde o gore até onde o ser humano é capaz de chegar para conseguir o que quer. Em algumas partes, somos levados a um inferno tão real, tão asselvajado, que chegava a incomodar.

? Não é um livro politicamente correto. Não tem como ser. Essa é uma marca muito presente em toda a leitura. É algo para se aventurar sem medo (ou com muito!) do que vai encontrar pela frente!

? "Na disputa entre o céu e o inferno, nós somos o prato principal"?

clarocarol 13/12/2020

A narrativa do César nos faz desenhar de maneira automática as cenas, algumas até bem perturbadoras. O primeiro conto pra mim foi o mais assustador, fiquei perturbada uns 2 dias depois da leitura dele, mas eu não lido muito bem com crianças amaldiçoadas. No segundo conto o diabo é apresentado a nós de maneira descolada, um baita diabão e os religiosos que me perdoem. O terceiro conto não tem a mesma assombração dos outros dois, mas é tão perturbador quanto, nos apresenta os perigos do dia a dia, e com possíveis gatilhos. Mas o quarto conto e o epílogo, eles sim arrebataram meu coração para as trevas. A ambientação do inferno é muito boa e bem sarcástica, o conceito da disputa entre Deus e o Diabo e de uma aposta mais antiga do que a terra, deixa nos seres humanos no limbo dessa guerra.

@cantinhodaspinoza 10/12/2020

Acho que o fim poderia ser mais instigante! Achei genial a histórias ser dividida em partes e como foi meu primeiro contato com o terror, achei muito interessante!

Ale - @ale.ferreira.69 08/12/2020

Ultra Chato
São quase 400 páginas de enrolação, personagens fracos e uma história bem meia boca. Uma perda de tempo. Este é o segundo livro do Cesar Bravo que leio e não pretendo me aventurar em outras leituras do autor.

@psicassioperes 15/10/2020

Incrível
O livro é composto por 4 atos relacionados. Não desistam na parte dois, que é um pouco arrastada.

A partir da 3 o livro pega fogo e você não consegue largar. Deixo aqui minha admiração prla criatividade infernal de Cesar Bravo

ThIaGoMF 04/10/2020

É um bom livro, mas peca (com o perdão do trocadilho) demais.
Já havia comprado esse livro há muito tempo, mas nunca me senti empolgado pra ler. Cheguei a começar no início da pandemia, mas parei. Até que, enfim, peguei novamente e comecei do zero.

O início traz um pouco da história de Wladimir Lester. Um cigano e exímio pintor. Uma história bem rasa por sinal. Por mais claro que tenha ficado pra mim sobre que aconteceu no final dessa parte 1 (Uma ideia, pelo menos), só no fim da segunda parte é que sabemos o que de fato aconteceu, por alto.

Na segunda parte a gente conhece Nôa, que, assim como lester, é pintor, mas que passa por uma fase de bloqueio criativo. Ele acaba conhecendo sobre Lester e faz de tudo para conseguir aquilo que mais almeja: A tinta usada por Lester. É uma parte até interessante, onde ficamos curioso pra ver até onde ele consegue ir.

Na terceira parte, vem a história de Marcos, um técnico em informática. Sabemos quem é a Sofia, citada na Parte 2. Também é uma história interessante, mas que poderia ter sido melhor trabalhada

Aí vem a quarta e última parte e conhecemos Lucrécia, uma garçonete com uma vida desgraçada. Aqui fica a maior decepção da trama. O autor até tenta interligar todos os personagens apresentados, mas acho que falhou muito nesse aspecto. E tem partes confusas, como na infância de Lucrécia. Em certo ponto, durante o intervalo na escola, Cesar Bravo apresenta outras duas meninas como Mariana e Camila. De uma hora pra outra, uma delas vira Amanda (que é o nome que apareceria mais pra frente também). Nessa parte, tive que voltar pra saber se era o mesmo personagem. Assim como também ficou confuso sobre o nome da mãe do padre Lucas Crispim, que seria Sra. Luzia Mirra. Enquanto ele explica sobre a morte da mãe do padre, já muda pra Catarina (??).
O final pra mim pareceu corrido, como se já tivesse estourado o limite de páginas. Poderia explorar mais, pois muita coisa ficou em aberto.

Enfim. Como falei no título, é um bom livro. O autor tem uma boa escrita, sabe detalhar os cenários, traz elementos do horror, do obscuro e o linguajar do submundo, sabe também atiçar nossa curiosidade, embora falhe em diversos momentos.

Vinícius 14/09/2020

Bom, mas com problemas
O livro é um ótimo terror, indiscutível, tem alguns exageros nas descrições e alguns clichês, o autor abusa um pouco de expressões tipo "medonho", "macabro", "profano", mas dentro da proposta não fica tão "forçado".
A última novela do livro eu não goste em nada, na minha opinião reduz um pouco a qualidade da obra como um todo.

EDUCANJA 02/09/2020

Excelente leitura.
Esse foi meu primeiro livro do Cesar bravo e curti bastante, uma leitura de fácil entendimento,dinâmica e viciante. Cada página puxava a outra e um capítulo puxava outro. Começou intrigante lá pela metade fica ainda mais interessante e no final perde um pouco o ritmo mas me agradou o final. Com certeza lerei o vhs pois curti demais a escrita do autor.

Blogdarary 21/08/2020

#ResenhadaRary | @blogdarary
O diabo está mais próximo do que você imagina

Após panfletar loucamente VHS, fiquei alucinada para degustar uma outra obra do Cesar. Não me canso em dizer o quão apaixonada sou por suas palavras cruas, obscenas, diabólicas e grotescas. É um horror tão carniceiro, angustiante e bem servido que me prende a cada página.

Ultra Carnem nos apresenta Wladimir Lester, um garoto cigano que, mesmo tão novo, selou um pacto com o próprio Diabo, tendo como intenção que sua arte e história sejam perpetuadas eternamente. No entanto, ele desenvolve uma tintura tão especial que despertou a atenção do próprio Lucifer.

E para deixar a experiência ainda mais profunda e dinâmica, o livro foi dividido em 4 partes com personagens e cenários diferentes, mas que seguiram para uma mesma direção: a de Wladimir Lester.

O ABANDONO
Logo no início temos um vislumbre de quem é Wladimir: uma criança cigana abandonada que, após selar um pacto, tornou a história de uma humilde igreja o verdadeiro inferno.

GÊNISIS
Fadado ao fracasso, Nôa é um pintor que desiste de tudo para seguir o mito do cigano e encontrar sua tintura especial, mas ele não contava que alguém terrível também estava a sua procura.

O PAGAMENTO
Marcos Cantão é um homem nojento que ao se encontrar com uma cigana, sua vida muda tão completamente que ele poderia ser uma outra pessoa.

O INFERNO
Aqui conhecemos Lucrécia, uma garçonete que renegou completamente Deus e abraçou o próprio Diabo. Seu novo mestre a recrutou para uma missão importante para recrutar velhos amigos.

Mesmo sendo apaixonada pela escrita de Cesar, confesso que apenas a primeira parte realmente me cativou e mostrou a verdadeira essência do livro. No entanto, a dinâmica de construção da história foi o que mais me chamou atenção, uma obra horripilante e desconfortável.

Espero encontrar Wladimir em uma nova obra

Jennifer Souza 14/08/2020

Ultra Carnem
Gente? Que livro!
Parece ter sido escrito pelo próprio Lucifer, em algumas partes quase vomitei, morri de medo... PERFEITO!! Uma obra de arte.
Histórias diferentes que no final se conectam de uma forma incrível, a escrita do autor é impecável e te faz viajar. E o melhor de tudo, é que o autor que me seu mais medo que o King é daqui de São Paulo! Eu super recomendo a leitura.

@vcdisselivros 12/08/2020

Não tente enganar o Diabo
Se você é daqueles que diz não ao terror nacional eu começo essa resenha dizendo o quanto você está enganado.

Ultra Carnem foi minha segunda experiência com Cesar Bravo, conheci o autor por meio de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e sai da leitura apaixonado, favoritando, panfletando, querendo ler mais sobre.

O livro publicado pela Darkside Books, é dividido em quatro partes e aos poucos vamos fazendo as conexões.

PRIMEIRO SUBSOLO:

A trama principal gira em torno de Wladimir Lester, um cigano capaz de produzir obras de arte únicas por meio de uma tinta especial.

SEGUNDO SUBSOLO:

Anos mais tarde, Nôa um pintor medíocre, segue todos os rastros de Wladimir passando por cima de todos para obter a tão estimada tinta e alcançar o sucesso.

TERCEIRO SUBSOLO:

Na sequência, Marcos, um técnico de informática, irá descobrir quão perigoso pode ser alcançar tudo aquilo que deseja após fazer um pedido para a ciganinha, uma imagem ?santa? esculpida por Lester.

QUARTO SUBSOLO:

Por fim, o leitor irá passar pelas portas do inferno e descobrir junto com Lucrécia o que acontece nas profundezas das trevas.

SÓ ISSO?

Ultra Carnem é um mistério, o livro não tem uma sinopse oficial, então qualquer coisinha que eu disser pode se tornar um spoiler.

A vantagem? Bom, com tão pouco nas mãos você vai querer ir atrás de mais!

TERROR QUE VAI ALÉM

Não pense que só de trevas vive o livro, o autor consegue fazer algumas críticas sociais, como a conversa abaixo, do Diabo com o protagonista da segunda parte:

?E esse país? Nôa! Eu chamaria esse lugar de lar. Pluralismo religioso, fornicação, corrupção, ódio, delitos em cada esquina. Isso aqui só não é melhor porque vocês ainda não liberaram as drogas e o porte de armas?.

CONCLUSÃO

Ultra Carnem expõem o pior do ser humano, revelando falhas como ganância, inveja, luxúria...

Em determinados momentos sentimos desconforto com o lado sangrento da obra, mas do que eu estou falando? Essa com certeza é a assinatura do autor!