Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Manezera 02/08/2020

O menino cigano Vladimir Lester possui uma tinta especial para pintar seus quadros, além de uma escultura de uma ciganinha. O texto apresenta 4 historias, em q os personagens tem sua realidade alterada devido a presença do menino, de suas obras ou de sua tinta, essa que vem imbuída de poderes estranhos.
César Bravo apresenta uma mitologia única, que te fará sentir calafrios.

Andre Felipe 31/07/2020

A linha que separa a transgressão da perda de humanidade é perigosamente tênue
Você percebe o quão sujo é quando se vê "torcendo" por personagens tão corrompidos como os apresentados pelo autor brazuca Cesar Bravo. Nesta obra recheada de elementos infernais, a linha que separa a transgressão da perda de humanidade é perigosamente tênue.

A história segue o legado do menino pintor, o cigano Wladimir Lester, que através de suas obras e artefatos sombrios, perpetua-se ao passar dos anos como lenda e sinal pernicioso de degeneração. O impacto do seu legado afetará diabolicamente a vida dos habitantes de Três Rios.

A trama episódica divide-se em quatro contos e segue um enredo (quase) linear separado por algum espaço de tempo entre as histórias. Cada uma apresenta, em minha opinião, pontos fortes e fracos, sempre com um evento determinante para próxima.

No primeiro conto, "O Abandono", conhecemos Wladimir Lester e sua tinta misteriosa sendo abandonado aos cuidados do padre Giordano. A atmosfera do conto persuade pela representação do terror/horror, mas carece da perspectiva de um protagonista empático.

"Gênese", narra a obsessão de Nôa em sua difícil jornada em busca da tal tinta de Lester. É bom justamente no que o primeiro não é, ou seja, possui um protagonista mais empático. No entanto, em alguns capítulos a narrativa torna-se repetitiva.

"O Pagamento", narra a mudança de vida de Marcos Cantão após seu pedido para a "Ciganinha" uma escultura ultra capciosa. O terceiro conto é o melhor do livro: bem escrito, divertido, cínico, visceral e viciante, seu ponto fraco é possuir muitos termos e representações questionáveis (o que pra alguns pode passar despercebido).

Por fim, "O Inferno", apresenta "a casa" do diabo e retoma a busca por Lester e sua tinta tendo como protagonista a Lucrécia. Há aqui uma ótima descrição do inferno, tanto física quanto estruturalmente, mas reserva pouco tempo pra fazer sua protagonista agir, tornando a personagem pouco ativa, em boa parte do conto.

O personagem central do livro é Lester, mas a maior parte dos outros acabam se tornando peças importantes ao seu legado no momento em que se corrompem.

Na minha leitura, este é o tema da obra: a degeneração humana.

Vale de tudo pra conseguir o bem desejado, até mesmo se entregar ao diabo. Todos os meandros desembocam no aviltamento dos mais fracos de espírito.

Este material dantesco me lembra muito as histórias do Clive Barker no que se refere a estilo. A forma visceral como descreve seu universo é um deleite para os que são ávidos por este tipo de narrativa. O forte aqui não é assustar, deixar com medo, mas sim chocar e deixar o leitor desconfortável com seu ótimo trabalho de descrição e ambientação.

Diante disso, é importante frisar: a obra não é indicada aos mais sensíveis. Seja pelas descrições viscerais e explícitas, seja pela completa liberdade em utilizar representações questionáveis ou termos hoje taxados de politicamente incorretos. Tudo no universo de "Ultra carnem" é passível de um questionamento moral.

E talvez esta seja a intenção.

O livro trabalha como um "termômetro" pra sua moralidade. Você consegue sentir o quão distante da humanidade esses personagens estão ficando quando tem dificuldade em se conectar com eles. Mas também questiona sua própria moralidade quando, por outro lado, se vê conectado.

Apesar de tais abordagens parecerem inconsequentes para o mundo atual, se contextualizada, casa perfeitamente bem com os tipos de personagens degenerados que o livro trabalha. E isso inclui o narrador que, deve-se lembrar, não necessariamente representa a visão do autor.

Como a célebre frase diz: "Dai a César o que é de César..." E dai ao narrador o que é do narrador!

Posso afirmar, desse modo, que estas questões polêmicas não me tiraram a imersão na história, mas também não passaram despercebidas ao meu olhar crítico e por isso compreendo qualquer questionamento a este ponto. Todos têm o direito (e o dever) de questionar, se assim o quiserem.

É um tema capcioso, beligerante e subjetivo que deve ser questionado ou criticado tanto quanto o leitor achar pertinente.

Dito isso, concluo que apesar de alguns problemas, o saldo foi positivo pra mim.

Fico à espera de minha próxima leitura duma obra de Cesar, o Bravo.

Jorge.Raitz 26/07/2020

Livro muito bom
Vi muita gente falando que não gostou do livro, mas não tenho o que reclamar livro muito bom, valeu a leitura!

Beatriz 09/07/2020

Livro de terror foda e nacional
César Bravo faz um trabalho muito bom para os fãs de horror. O livro é dividido em 4 histórias e te prende logo de cara com a primeira. Na minha opinião o livro tem uma ótima continuidade e interligação entre elas, porém algumas histórias são mais interessantes que outras. Em algumas horas o texto fica um tanto arrastado, mesmo assim vale a pena continuar. Lester e Lucrécia são os melhores personagens. Precisamos de mais autores nacionais que se proponham a fazer livros de terror como esse.

Daiany.Pimenta 17/06/2020

Um bom livro
No fundo eu gostei do livro a narrativa inicial me fez devorar mas depois ficou lento, tive que começar a pegar mais leve na leitura, o final não me impressionou muito espera um pouco mais na verdade, em si e um bom livro com boas histórias.

Luciano 14/06/2020

Terror de primeiríssima qualidade. O Autor brasileiro conta, sem dosar nas descrições macabras e realistas, e valendo-se de personagens muito bem elaborados e profundos, o eterno embate entre céu e inferno. E sem esquecer de várias pitadas de humos ácido. Super recomendado aos apreciadores do gênero

Luiz Carlos 25/04/2020

Mistério revelado
O livro representa meu primeiro contato com a obra de Cesar Bravo, confesso que foi uma boa experiência, o livro possui um certo mistério, não possui nada além de uma descrição breve em sua parte posterior onde descreve a nós - seres humanos - como o prato principal de uma disputa entre o Céu e o Inferno... A leitura é bem fluida, capítulos curtos nos dão a impressão de uma leitura rápida, as quatro partes parecem contos isolados mas apresentam conexões e dão coesão a obra. O tema é "pesado" e difícil - principalmente para quem tem crenças sólidas, mas no geral foi uma boa introdução ao trabalho do autor e me instigou a ler outra obra que já está na lista e na estante. De quebra, reforçar o zelo e a apresentação da Darkside.

BurnBeranger 23/04/2020

Indicação
Segundo contato com este autor. Livro envolvente, assustador e com uma trama dividida em três ótimos contos complementares

barbara 15/04/2020

Ultra Carnem é um livro composto por 4 partes. na primeira parte acomoanhamos a entrada de Lester nos orfanato católico. O garoto dmfoi deixado por seu grupo de ciganos. O mistério envolvendo esse garoto e seu ligamebto com o diabo é desenvolvido nas outras três partes juntamente aos seus respectivos personagens. Em cada capítulo acompanhamos a influência de Lester na vida de Nôa, Marcos e Lucrécia e por fim nos perguntamos, afinal, o que foi feito desse garoto? por que ele é tão importante?
Isso só quem se aventurar, saberá.
Eu amei essa história, apesar de pesada e crua na sua escrita, eu consegui me envolver com os personagens. infelizmente achei o final meio bobo, mas fiquei curioso pra saber mais kkkkkk. vai entender.

Ju 28/03/2020

3/4 do livro são perfeitas!
O livro já começa bem legal com um enigma que é a parte principal de todos os contos.
O primeiro conto é muitíssimo bom, fiquei muito animada.
O segundo foi legal mas mais morno, só passei raiva por causa do personagem principal do conto.
O terceiro é simplesmente incrível! Muito bom mesmo, meu preferid?

Pedro.Henrique 24/12/2019minha estante
*demasiadamente sarcástica

Brena 14/11/2019

O que há entre o céu e o inferno? Nós, humanos.
Ultra Carnem é um livro composto por quatro histórias, novelas que se conectam entre si através de um elemento comum: Wladimir Lester. A escrita de César Bravo é carregada de estereótipos, mas que servem para escancarar o que há de pior na humanidade. Através de muita violência (devo confessar, bastante gore na terceira parte e demais repudiante na quarta) e acidez, somos postos à prova da ganância e hipocrisia humana.

Parte 1: O abandono.
Aqui conhecemos Wladimir Lester, um cigano abandonado pela própria tribo num orfanato administrado por cristãos. Sua maior obsessão é um tubinho de tinta, afinal, ele é um pintor prodígio, que “dá vida” à suas obras. O ambiente de Deus não é pacífico, é repleto de hipocrisia, bullying, etc… e como se deve imaginar, Lester não é bem aceito por ser cigano. Os abusos que Lester sofre acabam por conduzi-lo à sua obra final…

Parte 2: Gênesis.
Vamos conhecer Nôa, um pintor fracassado que encontra na tinta misteriosa de Lester a ambição de sua vida. Ele abandona tudo para encontrar as obras e a tinta de Lester, mas ninguém se esconde do Diabo, não é mesmo? Certamente Nôa merece o lugar que lhe foi concedido no inferno.

Parte 3: O pagamento.
Marcos é um técnico em informática pobre e frustrado, tanto na vida profissional como pessoal. Após um atendimento à cigana Sofia, descendente de Lester, a vida dele melhora e ele passa a vivenciar coisas amedrontadoras após fazer um pedido à ciganinha, arte em gesso em posse de Sofia. Qual será sua relação com os assassinatos de “O açougueiro”? O que ele desejou? “Nessa vida, não há almoço grátis.” (eu tinha que usar esse ditado rsrs)

Parte 4: O inferno.
Vamos, literalmente, conhecer o inferno, sua estrutura, seu comportamento organizacional… hahaha!
Lucrécia é uma garçonete, uma miserável que já sofreu tudo que é possível a uma MULHER na vida. Isso não a faz forte, mas a faz a alma perfeita para angariar almas ao inferno, porque ela sabe até onde o ser humano é capaz de ir. Será que Lucrécia terá sucesso como serva do Demônio? Qual pecado a levou até o inferno? Foi uma simples escolha ou obra dos demônios?
Vamos revisitar os protagonistas das outras novelas, saber o fim justo (?) a eles e o paradeiro de Wladimir Lester… ou pelo menos tentaremos encontrar Wladimir Lester, pois sua negociação é importante demais para o submundo.

A maior parte dessas histórias se passa em Três Rios, região central do mais recente lançamento de César Bravo: VHS - Verdadeiras Histórias de Sangue.
Não se engane com alguns finais abertos ou rasos. Na última parte, tudo é conectado.
Eu realmente espero que você, leitor, não se deixe enganar pelos caminhos fáceis e pela ambição, pois “Na disputa entre o céu e o inferno, nós somos o prato principal".

site: https://instagram.com/p/B43aLGsDiHL/

Markarroni 01/10/2019

Quem é você na sua essência?
A julgar pela capa, eu estava esperando algo bem sangrento e nojento. Mas o que eu recebi foi um terror com uma pegada filosófica.

Uma coletânea de 4 contos que se conectam através do protagonista do primeiro conto, e, no final, as histórias se cruzam e o resultado é sombrio. Algumas partes deram um certo medo, confesso, mas outras foram apenas tristes e viscerais, pois evidenciaram o que há de pior na natureza humana.

Mesmo sendo um livro de terror, é perceptível a graciosidade da escrita de Cesar Bravo. Gostei bastante da escrita assertiva e autêntica. Além de medo e tristeza, senti anseio, desejo, espanto, estranhamento, alegria, confusão, raiva, horror, nojo… Foi literalmente um mix de emoções.

Bravo errou levemente no enredo, visto que é um pouco raso. A narrativa é acelerada, pois Cesar é bem objetivo, o que ajuda na fluidez da leitura, mas prejudica de forma moderada na criação da atmosfera. O final foi um pouco previsível e com um nível de terror baixo. Estava quase chegando na fantasia. De qualquer forma, achei deveras interessante o pequeno passeio aterrorizante e filosófico.

site: https://www.instagram.com/leitor.nerd/