Bom dia, Verônica

Andrea Killmore

Resenhas - Bom Dia, Verônica

rain days 02/06/2021

Inesperado
Eu não vi a série, porque queria começar pelo livro e agora no fim me encontro extremamente surpreso. É um livro fantástico e que diferente do que esperava retrata a realidade de uma forma tão realista que chega a ser chocante, tanto que, eu criei uma visão extremamente crítica aos personagens julgando cada erro como jugaria o de um ser humano comum.
Para pessoas sensíveis o livro pode ser um pouco perigoso, então eu aconselho ler livros sobre o tema para se preparar, ou, evitar o mesmo.

Victoria (Vic) 05/12/2022

Prometeu tudo e saiu completamente dos trilhos. O caso mais interessante foi jogado pela janela. O final foi completamente aleatório. A protagonista é doida e a pior policial que eu já vi. Mantenho a nota razoavelmente alta porque foi uma leitura rápida e instigante, mas que não valeu a pena, o que me surpreende pois adoro os dois autores.

Paula 07/10/2020

Uóoooo!!!
Livro tosco. A personalidade da Veronica é super estereotipada, vazia e tosca. Parece que o livro narra as "trapalhadas de uma policial da pesada", que não dá uma dentro e só mete todo mundo em encrenca, bem sessão da tarde pra entreter o público juvenil. No começo do livro, tive a esperança de ser mt bom pelos comentários que já tinha visto e por ter sido escrito pela Ilana Casoy, mas me decepcionei real. Fiz esforço pra ler completo e não abandonar na metade sem saber se o final ia compensar. Agora, me arrependo de não ter abandonado e ter ido ler algo melhor. Se você é um leitor crítico que gosta de suspense investigativo com reviravoltas inteligentes, vai odiar o tempo gasto na leitura desse livro.
@talytadesousa 07/10/2020minha estante
Péeeeeessimo!

Madu Fernandes 21/12/2021

Impressionante...
Ao receber a recomendação de leitura, achei que meu amigo estivesse exagerando quando disse que o livro era muito viciante, após a leitura, de fato devo concordar com ele.

Tudo lhe prende, te faz querer saber mais, até às coisas mais bobas do dia a dia são narradas de forma tão interessante, que lhe tomam a atenção.

História muito interessante, leitura gostosa e mistério garantido são os charmes deste livro.

dperuzi 26/06/2021

Infelizmente, tive a péssima ideia de olhar os reviews de ?Bom dia, Verônica!? no Goodreads antes de começar a ler e, por isso, já iniciei o processo com um certo preconceito, pois os comentários, em sua maioria, diziam que ?Verônica é uma personagem insuportável?. No entanto, talvez tenha sido justamente essa falta de expectativa que fez com que eu tenha gostado da história, prova disso é que consegui finalizar a última página pouco mais de um dia depois de começar a primeira.
Nesse contexto, preciso dizer que passei o livro inteiro tentando justificar na minha cabeça a quantidade de comentários negativos que essa personagem recebeu. Porém, tudo o que eu consegui pensar foi: ela incomoda apenas por se comportar como um homem. Ou seja, as pessoas estão chateadas por ela não se encaixar nas expectativas femininas de instinto maternal, por trair seu marido, por não obedecer ao seu superior, por errar tentando fazer tudo sozinha, por não pedir ajuda, entre outras coisas.
Preciso deixar bem claro: com esse argumento, não estou diminuindo as responsabilidades das burradas que ela fez, apenas acho que, se fosse um homem como personagem principal no lugar dela, provavelmente o livro não estaria recebendo tanto ódio. Dito isto, convenhamos que Verônica não é uma pessoa fácil, mas que a história até que fascina um pouco.
No mais, eu achei o livro interessante: a história foi bem conduzida, a escrita construída para ser fluida e os personagens são caracterizados de forma sólida. Sendo assim, eu recomendo bastante essa leitura para quem deseja algo que seja curto, recreativo e alienante, do jeitinho que a gente gosta!

Elyene 07/10/2020

Agora, ansiosa pela série
Chegamos à marca de 4 livros lidos de Raphael Montes, este agora em casadinha com Casoy. Para os que não conhecem as histórias que saem da cabeça do Raphael, talvez tenham ficado chocados com algumas temáticas, porém ainda acho que este é o livro mais recomendável ao público em geral. Não achei a história surpreendente, mas achei tudo bem amarradinho. Em alguns momentos, senti que o tédio da vida da Verônica espirra um pouco no leitor, ainda não defini se isso é bom (veracidade, né?) ou ruim, mas não me impediu de desejar chegar ao final do livro, talvez só tenha corrido um pouco mais na leitura para a próxima cena chegar mais rápido. No geral, gostei da história e estou ansiosa para ver como vão retratar de maneira satisfatória todas as nuances desse enredo nas telinhas.

Nan 21/01/2021

Um Bom dia, mas bem sombrio para Verônica
Neste thriller ao melhor estilo Darkside, vivemos sobre a visão de Verônica Torres, escrivã de polícia, que se vê envolvida em dois casos quando presencia um suicídio de uma mulher e quando recebe uma ligação de outra, Janete (personagem essencial pra toda trama) que se vê ameaçada pelo seu marido. Entre mistérios, relações complicadas, assassinatos em série e pássaros, "Bom dia, Verônica" se mostra como uma boa leitura pra quem gosta de um romance policial e um suspense no jeito de "Seven"

Luiecos 25/02/2024

5 ?
Bem diferente da série, adorei a versão da Verônica aqui, tá mais ousada faz acontecer as coisas, 3 a Janete aqui me irritou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk enquanto a da série não faz nada a daqui faz vc passar raiva

Andy.Sena 18/07/2021

Finalmente vou poder assistir a série, mas já ouvi dizer que é muito diferente do livro. Confesso que estava um tanto curiosa para ler esse livro, em primeiro lugar, amo tramas policiais e em segundo, nunca tinha lido nada nacional nesse quesito. Mas o livro não me ganhou. Achei a trama até interessante, mas a Verônica um tanto crua, uma espécie de estagiária ou uma aprendiz de policial. Muitas atitudes dela pareciam coisa de polícia por correspondência, bem amadora mesmo. Não estou aqui dizendo que policial não erra ou faz merda, mas eu esperava uma policial mais fodona, mais fria e bem menos amadora. Enfim...

Patrícia 03/01/2023

Uma Verô mais frágil que a da série
Fiz o contrário do que normalmente se faz e li o livro depois de ver a série.

Gosto de pontos das duas produções, acho que no livro ficou bem melhor explicado as motivações do Brandão e deu outra atmosfera pra relação dele com a Janete. Já na série, gosto muito mais da Verô que foi construída pra telinha, a do livro é mto vulnerável, as vezes até mesmo mto inocente com tudo o que acontece. A Verô da série é mais real e factível.
Enfim... Raphael Montes da o nome dele, assim como a Ilana.
Ótima leitura, mas meu top 3 ainda é: Jantar Secreto, Uma mulher no escuro e Suicidas. ???

Anne 02/11/2022

Sem palavras
O que dizer sobre "Bom dia, Verônica"? Há pouco tempo desenvolvi interesse em casos policiais, então quando ouvi falar sobre esse livro, decidi que seria a minha porta de entrada para esse gênero literário, e sério, foi uma ótima escolha.

A escrita é impecável. Você entra na história e sente como se estivesse assistindo tudo de perto com a triste consciência de que não pode fazer nada para ajudar, só observar. As palavras são muito bem escolhidas, e quando alguma parte remete ao título dá arrepios e satisfação. A leitura te prende e ao mesmo tempo em alguns momentos fica tão tenso que você fica com medo de ler o resto, ou seja, cumpre perfeitamente o papel de terror psicológico.

Os personagens são... interessantes. Não existe um mundo ideal alí; tudo é bem realista. Você cria um carinho pelos personagens e também odeia eles, não confia mas não quer que eles tenham um final ruim. A Verônica é o próprio exemplo disso. Por ser a protagonista, vemos a maior parte dos eventos pelo ponto de vista dela, o que nos faz pensar que a conhecemos e depois nos surpreendemos com as suas ações. Não dá pra adivinhar com precisão o que vai acontecer, e isso é incrível.

É um livro que te faz questionar sobre várias coisas como o que é ética, justiça, bem e mal. Ver toda a investigação, tudo se encaixando, e o plot é... uau! Meu corpo ficou tremendo e não consegui falar nada por um bom tempo. Foi uma das melhores experiências (se não a melhor) que já tive até agora. Super recomendo!

TW: se você, assim como eu, for sensível, é bom ter em mente que é uma leitura bem, bem tensa. Cuidado com o horário que for ler.

Andrea 27/08/2022

Viciante.
Foi um daqueles livros que prende desde o começo, a Verônica não é nem de longe uma protagonista perfeita, passei muita raiva com ela rs mas acho que isso torna ela muito humana e faz sentindo que todos esses erros e egoísmo da parte dela fossem proposital.
Ainda não assisti a série mas já vejo que terá diferenças, mas imagino que algumas situações do livro realmente não são possíveis pra gente assistir em tela, por que é extremamente incômodo, brutal.
Livro muito bom, recomendadíssimo.

ClAudia 26/10/2021

A parte boa não supera a parte ruim
Ponto forte do livro: é bem fluido, intrigante, que não dá vontade de parar de ler.
Mas é uma história bem complicada, com personagens impossíveis de gostar, mulheres irreais, gordofobia, racismo e muita violência contra a mulher.
Como, pra mim, foi impossivel gostar da Verônica, o livro não conseguiu me conquistar. eu preciso ter alguma conexão com os personagens e nesse livro a gente só tem vontade de gritar com todo mundo.

Larissa Tabosa 05/12/2020

Problemático...
O livro narra a história de Verônica, uma escrivã da polícia civil que se envolve na investigação de dois crimes: um serial killer e um estelionatário.

A premissa do livro é bem interessante. O problema está no desenvolvimento. Pra começar odiei a Verônica. Entendo que a ideia original fosse retratar uma mulher forte, que por trabalhar em um ambiente historicamente masculino, acaba por ter que se moldar a esse local, imitando alguns jargões e as atitudes machistas.

Ocorre que ao invés de criarem uma mulher forte, a frente de seu tempo e dona da sua sexualidade, desenvolveram uma caricatura. Pesaram a mão na caracterização da protagonista e ela acabou por se tornar uma mulher vazia, sem motivação, vulgar, promíscua, sem respeito a nada e ridiculamente hipócrita.

Não bastasse isso o livro é recheado de passagens misóginas, machistas, racistas, preconceituosas... E no afã de parecerem, sem nenhum sucesso, politicamente corretos, os autores nunca utilizam a palavra negra ou preta para descrever raças e peles, mas apenas com conotação racista, como em "sexta feira negra".

Além disso, as cenas de violência são apenas para chocar. Apenas para causar ânsia no leitor e chamar a atenção da crítica, para o bem ou para o mal. Não existe uma motivação para estarem ali. E são descritas em minúcias, a maioria desnecessária.

A outra protagonista, se é que pode assim ser considerada, Janete, é tão mal desenvolvida quanto. É rasa e sem nenhuma motivação. É retratada apenas como uma mulher sozinha e triste que vê no marido seu algoz e seu amor, mudando de personalidade ao bel prazer da narrativa.

A motivação do serial killer é até interessante e inteligente. Mas a forma de cooptação das vítimas é extremamente preconceituosa, como se a característica que ele busca fosse perfeitamente notável apenas ao olhar para uma pessoa.

Enfim, achei o livro extremamente problemático. Realmente não gostei. O final então, pra mim, foi ridículo.

Mas assim, esse tipo de livro desperta muito nossa curiosidade, tanto que, mesmo achando tão ruim, o devorei em um dia. Mas que achei ruim, ah isso achei.
Line 06/12/2020minha estante
Descreveu tudo o que achei do livro e não consegui colocar em palavras.

Larissa Tabosa 07/12/2020minha estante
Obrigada, Line. Vejo pelas resenhas que quase todo mundo amou. Porém não consegui ter esse mesmo sentimento.

Duda Mel @epifania_literaria 24/12/2020minha estante
Vi um storie no Instagram falando dele ser racista. A menina leu uma cena e fiquei enojada. Gostei demais da sua resenha.

Larissa Tabosa 25/12/2020minha estante
Eu concordo, Duda, também achei racista. E essa cena que ela leu (imagino qual é), é extremamente preconceituosa mesmo. De um mau gosto tremendo.