O Duelo dos Imortais

O Duelo dos Imortais Colleen Houck

Resenhas - /////

LOHS 06/08/2017

A mitologia egípcia romanceada
O Duelo dos Imortais é uma curta história que antecede a série Deuses do Egito - O Despertar do Príncipe e O Coração da Esfinge -, criada por Colleen Houck. Por isso, caso não tenha lidos as duas obras já lançadas, não precisa ter medo de ler porque não haverá nenhum spoiler da trama.

O livro conta um pedaço da já conhecida mitologia egípcia. Tudo tem início com Seth - irmão mais novo de Ísis, Osíris e Néftis - finalmente amadurecendo seus poderes de “desfazer” qualquer coisa ou ser. Enquanto todos os outros deuses já tinham conhecimento sobre seus poderes e os usavam para ajudar a humanidade, Seth cresceu sozinho, amargurado e invejoso de tudo o que não possuía. É por isso que, assim que reconhece a grandeza de seus poderes, ele decide que está na hora de conquistar Ísis e torná-la sua mulher porque com certeza os dois juntos poderão dominar a tudo e a todos.

"Agora ele estava pronto. Agora estava completo. Seu poder finalmente tinha chegado. E era maior do que jamais esperara.
Nada.
Ninguém.
Poderia desafiá-lo agora.
O mundo, o cosmos, estava pronto para ser saqueado, e sua primeira parada era a beleza que o assombrava.
Ísis era uma fruta madura pendurada em um galho baixo - suculenta, carnuda, implorando para ser consumida. E Seth nunca tivera tanta fome."
Seth, p. 12

Ao mesmo tempo Ísis sofre por amar Osíris e ser impossibilitada pelas leis divinas de ficarem juntos. No início Osíris tenta resistir aos sentimentos e seguir as regras, mas logo que Seth começa a revelar suas intenções e sua forma cruel de conseguir o que quer, o deus da agricultura se entrega ao relacionamento.

"-Estou dizendo que amo você, Ísis. Que o meu coração não bate por ninguém além de você.
Por um momento, Ísis achou difícil respirar. Osíris estava ali diante dela se declarando e ela não conseguia pensar em nada para dizer.
Ele apertou as mãos dela.
-Ísis? Você escutou?
Escutei - sussurrou ela.
-Então... é isso? Você não tem nada a dizer? - perguntou Osíris, um pouco nervoso.
Ela sorriu. O fato de ela ser capaz de fazer o belo deus ficar tão apreensivo lhe trouxe um pequeno rompante de alegria. Ísis passou os braços pelo pescoço dele e lhe deu um beijo leve, deliciando-se com o pequeno tremor que percorreu o corpo dele.
-Eu também amo você - murmurou ela junto aos lábios dele."
Osíris e Íris, p. 63-64

Ísis, tendo o poder de cura e de criar encantamentos, logo encontra uma forma de reescrever as leis de forma que ela e Osíris - até então o deus da agricultura - possam se casar.

"Os dois eram um só.
Eram inseparáveis.
Estavam unidos em um laço que duraria toda a eternidade.
Ficaram ali, no círculo dos braços um do outro, durante minutos, horas ou milênios. Não sabiam quanto tempo tinham permanecido parados, olhos nos olhos. Não fazia diferença, porque à sombra das asas de Ísis tudo era imóvel e silencioso.
Então Osíris a beijou e o mundo em torno deles explodiu."
Osíris e Íris, p. 77

Obviamente, o casal depois terá que aguentar as consequências de seus atos. E quando Amon-Rá (o deus regente dos outros deuses) dá sua bênção aos recém-casados, a ira de Seth apenas aumenta e ele então dá início ao seu plano de vingança.

O Duelo dos Imortais é como se fosse um pedaço romanceado da mitologia egípcia. Devo confessar que esperava mais do livro - até porque estou bem empolgada com a trilogia -, mas a obra não trouxe nada novo.

Sempre gostei muito de mitologia (egípcia, grega, romana, nórdica, etc), então tenho um bom conhecimento básico de cada uma delas. E, talvez por isso, não tenha achado nada de intrigante na narrativa. Já sabia exatamente o que ia acontecer e o que acontece com os deuses depois que o livro acaba (antes de começar a aventura de Lilly, Amon e seus irmãos na trilogia).

Mas achei interessante como Colleen Houck colocou o papel da deusa Néftis, que tem o poder de conversar com as estrelas e ter visões dos possíveis futuros de todos. Eu sempre gostei dela na mitologia egípcia pelo papel de manter o equilíbrio no universo. Mas, ao final dessa história, ela me pareceu uma grande manipuladora que utiliza os deuses para chegar ao futuro que deseja, mesmo que haja grande sofrimento.

Outro ponto que me chamou a atenção foi acompanhar a jornada de Seth que, desde a descoberta de seu grande poder, passou de um deus excluído para um deus psicopata. A forma como ele lida com outros seres (mortais ou imortais) é realmente assustadora. Ele realmente não apresenta nenhum tipo de sentimento para com suas vítimas, chegando até a realizar testes (leia: tortura) para descobrir até onde o seu poder pode alcançar.

Enfim, acredito que quem não tem muito contato com a mitologia egípcia pode acabar aproveitando muito mais a leitura. :)

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/08/o-duelo-dos-imortais-deuses-do-egito-05.html

Jeff.Rodrigues 04/08/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
O Duelo dos Imortais narra uma história anterior aos acontecimentos da série Deuses do Egito. Com pouco mais de cem páginas, o livro situa os leitores numa trama que desestruturou o pacifismo do panteão de divindades egípcias e influenciou diretamente na construção das aventuras dos personagens Amon e Lily. Apesar disso, a obra pode ser lida de forma independente, ou seja, não é necessário ter lido os livros da série para se deixar levar pelas páginas de O Duelo dos Imortais, pelo contrário, ele funciona perfeitamente como uma porta de entrada para a série.

Em síntese, O Duelo dos Imortais é a narrativa romanceada de um dos mais importantes episódios da mitologia egípcia: o Mito de Osíris. Adaptando um pouco a história original, Colleen Houck trouxe sua versão para o jogo de intrigas, inveja e vinganças que envolveu os deuses Seth, Osíris, Ísis e, indiretamente, Néftis. Obviamente, sua trama se encaixa no estilo do que foi desenvolvido na série Deuses do Egito, e busca conferir mais romantismo para os acontecimentos. Enquanto na história original, a busca pelo poder é o ponto principal que rege a ação de determinado deus, em Duelo dos Imortais, o amor é colocado como protagonista.

Fã de carteirinha da mitologia egípcia, confesso que esperava um pouco mais da obra, talvez por já conhecer a história original e todos os seus detalhes e desdobramentos. Mas ao mesmo tempo reconheço que ela cumpre maravilhosamente bem seu papel de complemento de uma série de livros que esmiúça de forma exemplar toda essa trama de desentendimentos e instabilidade que marcaram parte da história mitológica egípcia.

Com uma linguagem leve, ágil e fácil, Collen Houck segue à risca um estilo de disseminação da cultura mitológica que admiro e acho importante. Trazer o universo dos diversos deuses que povoaram as crenças mundiais durantes séculos para o nosso século XXI, adaptando-os à nossa realidade sem perder sua essência, é uma genial e importante forma de não deixar essa cultura se apagar. Dificilmente teríamos uma massa de adolescentes e jovens interessados nas tramas de Osíris, Ísis, Zeus ou Odin se não fossem por autores como Collen ou Rick Riordan.

Quando adentramos nesse mundo movido por paixões, ambições, inveja, vinganças, percebemos que os deuses de então eram movidos por instintos e sentimentos tão humanos quanto nós mesmos. E conhecendo essa mitologia, acabamos por tirar valiosas lições de práticas que andam um pouco esquecidas nos nossos tempos. A mitologia egípcia é tão rica quanto o que acompanhamos na série Deuses do Egito, e percorrer as páginas desses livros pode ser um ótimo estímulo a irmos adiante e desvendarmos mais tramas e segredos da terra dos faraós.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/07/28/resenha-o-duelo-dos-imortais-colleen-houck/

Cami Nunes 04/08/2017

Apaixonada por esse história...
O livro "Duelo dos Imortais" é o percursor da série "Deuses do Egito" da Colleen Houck. Quando lemos "O Despertar do Príncipe" - O primeiro livro da série Deuses do Egito e que eu amo de paixão - somos apresentados a alguns deuses como Seth, Osíris e Amon-Rá. E nesse livro, "O Duelo dos Imortais", conhecemos um pouco mais da história de cada um deles. Eu achei mega interessante e quando acabei de ler, o livro só tem 110 páginas, fiquei curiosa para saber mais da história.

Com a leitura conseguimos entender os motivos por Seth fazer tanto mal as pessoas ao seu redor e do motivo dele querer sempre o caos. O irmão mais novo dos deuses sempre foi alvo de chacotas e menosprezados pelos outros por não ter descoberto o seu poder divido na mocidade.

Apaixonado por Ísis, deusa dos feitiços, que também não foi correspondido pois Ísis sempre foi apaixonada por Osíris. Seth passa a vida tentando provar para as pessoas o seu valor e que é melhor do que seu irmão Osíris. O romance de Ísis e Osíris é tão lindo. Ísis consegue roubar toda a cena com seu amor e vontade de ter uma família, afinal os deuses não podiam se relacionar com outros deuses.

Eu posso dizer que adorei conhecer mais dessa mitologia egípcia. Fiquei encantando quando li "O Despertar do Príncipe" e mais encantada ainda agora.

É uma leitura rápida, mas rica em conhecimento. Cheia de reviravoltas, traição, vingança e amor.

site: https://www.instagram.com/focanaresenha/

Camila | Book Obsession 26/07/2017

Resenha feita pela Camila de Moraes para o blog Book Obsession
E temos mais da super Colleen e seus deuses do Egito.

Nesse livro vamos ficar por dentro do dia a dia dos deuses Amon-Rá, Ísis, Osíris, Néftis e Seth.
Seth fora marcado por uma infância de desprezo por parte de seus pais e vem acumulando desde então esse sentimento que vem lhe destruindo. Com o passar dos anos essa reprimenda, torna-se intolerância e a cada vez que fica nervoso ou é contrariado coloca em perigo qualquer pessoa ou coisa que está por perto.

Seth também descobre seu poder e a magnitude do que poderá causar com o uso errado de sua força que vem com uma intensidade avassaladora ao não ser correspondido pelo amor de Ísis. E por isso será necessário paciência e muita cautela por parte dos outros deuses para lidarem com os ímpetos e a rebeldia dele com consequências drásticas para Néftis que sentirá na pele sua fúria implacável.

“Qualquer homem, mortal ou deus, sabe que não há como dar conta de uma esposa. As mulheres dão conta de si mesmas e os homens que são inteligentes saem do caminho. Mas eu não esperaria que um moleque como você soubesse disso.”

Os personagens são bem cativantes e Colleen além de conseguir abordar em poucas páginas uma grande aventura, cheia de fantasia com mitologia egípcia, também nos faz suspirar por casais marcados por amores impossíveis de forma rica e esplendorosa, como é o caso de Ísis e Osíris.

“O amor, depois de encontrado, nunca se perde.”

Confesso que gostaria de ter lido mais sobre Amon-Rá e Néftis, a cada aparição deles ficava com gostinho de quero mais, mas como o livro tem 112 páginas fica difícil desenvolver tudo.

“Estou ligado a você, meu amor, minha Ísis. A minha vida é sua. Independentemente do que o futuro trouxer.”

Colleen sempre traz algumas questões em meio as suas histórias que nos deixam reflexivos, e aqui puder ver como um coração e uma alma marcados pelo obscuro podem gerar tantos sentimentos conflituosos e devastadores não apenas na vida da própria pessoa, mas as consequências que essas atitudes geram para aqueles que estão próximos.

“Mas o caminho mais fácil nem sempre é o melhor. A luta costuma fortalecer.”

Se você já acompanha a série, sabe que esse é o livro que antecede O despertar do Príncipe, mas deve ser lido na ordem de lançamento mesmo para não ficarem pontas soltas. A edição está impecável e sou suspeita pra falar pois adoro essas capas. O último livro da série está previsto para ser lançado agora em agosto nos Estados Unidos, então acredito que a Editora Arqueiro não demorará a lançar a continuação por aqui! Pelo menos estou torcendo pra isso.

Leitura mais que recomendada!

site: http://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-duelo-dos-imortais-colleen.html

chayaleluia 24/07/2017

"Qualquer homem, mortal ou deus, sabe que não há como dar conta de uma esposa. As mulheres dão conta de si mesma e os homens que são e inteligentes saem do caminho. Mas eu não esperaria que um moleque como você soubesse disso."

Nesse livro temos a história por trás de Amon e seus irmãos, o porquê da vingança de Seth, a obsessão dele pela Ísis e mais sobre a vida de cada deus - Ísis, Osíris, Néftis e Seth. Podemos acompanhar o nascimento do amor entre Ísis e Osíris e também o desenvolvimento do poder de Seth e o quão cruel um ser pode se tornar.

É um livro pequeno, mas cheio de conteúdo. Uma leitura fluída e gostosa, Houck tem o dom de segurar o leitor até o fim. Ela trouxe uma cultura egípcia que no final você quer saber mais, não tem como não se envolver na leitura.

Colleen já tinha me conquistando com a série A Maldição do Tigre, mas lendo essa trilogia eu percebi o amadurecimento dela com os personagens, com a sua escrita e os enredos que ela trás em cada livro.

Não é mais novidade que até a lista de compras da Colleen Houck eu quero ler, o que mais gosto nos livros da Colleen são seus vilões caso tenham conhecido o Lokesh na série anterior, prepare-se pois Seth é mil vez pior!

IG: @readinglover

Leandro 21/07/2017

Duelo dos Imortais - Diário de Seriador
No primórdio do mundo, os deuses participavam mais ativamente da vida humana, com funções, planos e objetivos que visavam melhorar a vida daqueles que os adoravam. Em O Duelo dos Imortais, temos uma história desse tempo, com deuses que tem seus próprios dilemas, leis e vontades para serem trabalhadas. (...)

Para ler o restante, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/07/livros-resenha-o-duelo-dos-imortais.html

Dani 17/07/2017

Blog Livros & Café
Estou um pouco dividida com relação a essa série. Por um lado adoro a escrita da autora, mas, por outro lado, me decepcionei com o segundo livro da série, O Coração da Esfinge. No entanto, resolvi seguir em frente, e quando vi sobre o lançamento de O Duelo dos Imortais não consegui resistir e precisei lê-lo.

Para começar, o livro não é o terceiro da série. Acredito que a maioria das pessoas pensa que sim, mas ele não é. Esse livro fala um pouco sobre a vida dos quatro deuses: Ísis, Osíris, Néftis, Seth. Vamos acompanhar o nascimento do amor entre Ísis e Osíris e também o desenvolvimento do poder de Seth. Da obsessão desse deus por Ísis, seu desejo de vingança por aqueles que o desprezaram, e sua sede por poder.

É um livro bem pequeno e muito gostoso de ler, isso se deve ao fato de a escrita de Colleen Houck ser muito boa e muito envolvente. Quando você está lendo, é difícil perceber o tempo passando. Nele é possível conhecer mais de como tudo começou; do porquê os deuses aprisionaram Seth e o que deu início a história de Amon e seus irmãos. Gostaria de ler mais sobre esses deuses, adoro ler sobre a cultura egípcia, e eu não queria que tivesse acabado.

Embora não tenha lido a outra série de livros da Colleen Houck, ela me conquistou com O Despertar do Príncipe. Seus livros têm um enredo incrível, maravilhoso. Ela sabe desenvolver muito bem seus personagens e toda a trama do livro. É uma leitura deliciosa, fácil, rápida. A narrativa é cativante, instigante e envolvente. Estou ansiosa pelo próximo livro da série. Ainda bem que não desisti dela. Para você que é fã da Colleen Houck, eu recomendo a obra.
Amanda 19/07/2017minha estante
[spoiler]

Olá! Eu estou lendo o Duelo dos Imortais e estou gostando muito. Também me decepcionei com o segundo livro da série. Quase que largo o livro de lado porque só conseguia pensar que a história inteira ficou perdida por causa do Coração da Esfinge. Queria te perguntar se você sentiu algumas contradições no Duelo dos Imortais... Pq tipo, o deus Osíris falou para a Lily, no livro O Coração da Esfínge, que nunca daria seu ren (ou seu nome verdadeiro) nem para ísis, no entanto, no livro O duelo dos Imortais, quando Ísis e Osíris se casam, eles revelam seus nomes secretos um para o outro, aí fiquei sem entender nada. Minha cabeça meio que pifou :V pra você ter noção, comecei até a procurar livros sobre mitologia egípcia pra entender melhor tudo.

Vitória 26/10/2017minha estante
Aposto que vai adorar a outra série da Colleen, super te indico rsrs

Beta Oliveira 16/07/2017

Só mesmo estando em um momento muito Pollyanna ou com excesso de achocolatado no organismo, eu poderia acreditar que as coisas seriam mais simples na prequel da série Deuses do Egito. Aqui a gente entende que a complicação começou com quem tem poder para destruir todo mundo. Eu conhecia um pouco da mitologia egípcia e minha grande indagação era ver como a autora iria fazer isso se encaixar com as demandas da trama dela. E Colleen Houck conseguiu. Agora, que venha Reunited para a gente ver o quanto é grande a barra de gostar de alguém nesta série!

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2017/07/cap-1371-o-duelo-dos-deuses-colleen.html

MILA 13/07/2017

Até que me surpreendeu..
Quando vi o lançamento de O Duelo dos Imortais eu não fiquei nem um pouco empolgada, e isso se dá pela decepção que foi O Coração da Esfinge, eu nunca imaginaria que a autora chegasse a tal ponto como o desenrolar daquele livro, cheguei a pensar em desistir da série, mas acontece que gosto muito da narrativa da autora e das aventuras contidas ali. Com esse sentimento embarquei na leitura de O Duelo dos Imortais.

Este livro explora a vida dos deuses Ísis, Osíris, Néftis, Seth e Amon-Rá, vivenciamos a vida de cada um deles, suas inspirações, sua rotina e suas paixões, entre tantas coisas vamos acompanhar como o 'dom' de Seth se desenvolveu, o porque dele se voltar contra os seus, aqui temos aquela velha máxima, a criação é tudo, a maneira de que uma pessoa é desprezada pode transformá-la em uma pessoa pior no futuro, mas claro que isso não justifica as maldades de Seth, ele simplesmente estava cego com suas metas.

Resenha completa no Blog Daily of books Mila

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/07/resenha-o-duelo-dos-imortais.html
Amanda 19/07/2017minha estante
eu tinha pensado que só eu não tinha gostado do Coração da Esfinge :V amém que não uhsauhsua