Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na cabeceira

clara 30/04/2023

Iniciando a leitura de obras da Clarice
Esse livro foi o pontapé inicial para o início da minha jornada como leitora de Clarice Lispector sem dúvidas, ja me considero grande admiradora dessa escritora maravilhosa apenas lendo algumas de suas crônicas. Achei lindo o modo como os escritores expressam sua grande admiração por Clarice, seus relatos me deixaram encantada, por conhecer um pouco como a magnífica Clarice um dia foi. Acredito que a minha crônica preferida tenha sido ?Mal- estar de um anjo? da página 73, acho que o motivo de eu ter gostado foi uma pitada de identificação, onde também acabou me pegando em um momento em que tenho pensado sobre o ato de bondade, na verdade pode ter sido depois de o ter lido que acabei refletindo sobre. O início da minha vida de leitora de Clarice??, pode ter certeza que vou buscar ler mais as obras dela, gostei muito!

Laila.Muniz 30/04/2023

"CLARICE ME DEIXA MUDA."
Li livro físico + da biblioteca. | "Nós é que estamos à beira de Clarice, à beira de Claricear, e nunca Clariceamos; estamos à beira de nascer um Clariceão imenso dentro de nós, e nada, nada de nos entregarmos ao Clariceamento: 'Que estou a dizer? Estou dizendo amor. E à beira do amor estamos nós.'"

Esse livro foi uma experiência. Clarice repercutiu e repercutirá sempre em minha vida. Suas palavras são acolhimento e desconforto.

Simplesmente leiam.
"Perdoando Deus" (principalmente), "A repartição dos pães", "A língua do P" e "O relatório da coisa" criaram e recriaram minha visão do mundo.

genyfr 23/04/2023

Conhecendo Clarice
Foi minha primeira leitura de Clarice, uma coletânea de seus contos que me ajudou a conhecer um pouco melhor sobre ela. Confesso que alguns contos ainda são um mistério pra mim, e teve aqueles que eu senti com o coração.

Clarice é profunda e é preciso ler suas obras com a mente e o coração aberto.

"Eu sou o Diabo, pensou lembrando-se do que aprendera na infância. E o mendigo é Jesus. Mas ? o que ele quer não é dinheiro, é amor, esse homem se perdeu na humanidade como eu também me perdi."

A bela e a fera é um dos contos que eu mais gostei desse livro. Me tocou de uma forma que não consigo colocar em palavras. Recomendo esse livro para quem quer começar a ler suas obras, acredito ser um bom ponto de pertida.

aruna 13/04/2023

Mt triste nota 10
Admiro muito a tristeza, "a fuga" e "feliz aniversário" foram os meus contos favoritos (e os mais tristes de todos). essa coletânea me fez pensar sobre muitas coisas e ao mesmo tempo sobre nada, teve contos que não entendi absolutamente NADA, então quero ler o livro novamente em outro momento.
esse foi um dos meus primeiros contatos com clarice e gostei, pretendo ler mais dela

Denizewithaz0 13/03/2023

Clarice andava na contramão não metaforicamente ?
Não achei uma leitura transcendental como muitos falam. Principalmente o da barata, que dizem ser algo totalmente fora do comum, eu só achei nojento. Mas tem alguns contos que eu gostei bastante.
Alguns contos a leitura é gostosinha de passar o tempo. Tenho que admitir que alguns eu pulei.

oursapphism 04/01/2023

?[...] Nunca atingiremos em nós o ser humano: a busca e o esforço serão permanentes. E quem atinge o quase impossível estágio de Ser Humano, é justo que seja santificado.
Porque desistir de nossa animalidade é um sacrifício.?

Sara 25/12/2022

O tanto que eu amei apreciar cada crônica e cada introdução desse livro não dá pra escrever
Clarice na cabeceira
O tanto que eu gostei e me senti mais próxima da Clarice com esses relatos foi uma experiência muito boa.
Além de contar com vários textos da Clarice tem a introdução deles por alguém que foi impactado com a escrita da Clarice ou até vivenciou histórias com ela,conversas, relatos
Teve algumas crônicas que vou lembrar sempre e vou revisitar esse livro com certeza
"Perfil de um ser eleito"
"O ato gratuito"
"Persona"
Títulos de crônicas que de alguma forma me levaram a reflexões e que marcaram mais
Tem o de Brasília também se não sei se compreendi totalmente.
Essa edição é incrível para conhecer Clarice,sua escrita e relatos da vivência com ela e dela. Como mais uma vez Clarice me faz sentir e eu tenho medo e gosto disso.
Agora quero muito fazer uma visita ao parque botânico e observar.

Rafaelly 16/09/2022

Gostei muito do livro
Meu professor de português me recomendou ele,eu o li bem rápido,teve umas partes que até quis marcar.

entre livros e mundos 03/09/2022

Clarice, cronista, zero defeitos!
Queria conseguir colocar em palavras o que foi ler este livro.

Confesso que no início senti medo de não entender tamanha potência literária que é Clarice.

Nesta obra vocês vão encontrar muitas muitas muitas experiências do cotidiano e da vida de Clarice. Tudo acontecendo de uma forma muito fluida e nada leve. Isso mesmo, nada leve. E quando digo isso é porque me refiro as coisas que Clarice deixa nas entrelinhas.

Clarice nos monstra em alguns momentos pontos, que podem ser levados como crítica social e estrutural.

Ler Clarice Lispector é sair da bolha e conhecer esse domínio espetacular pela escrita.

VictAria 11/08/2022

ótimo, como tudo de clarice. interessante ver a visão de outros artistas sobre os textos dela. o único problema é que a maioria das crônicas são retiradas do livro ?a descoberta do mundo?, que eu já li, então só 2 ou 3 crônicas eram novas pra mim. em todo caso, pra quem nunca leu clarice, é um ótimo livro.

Ronaldo Thomé 18/07/2022

"E Vivi o que Era Para Ser Vivido"
Mais uma excelente leitura de crônicas neste ano! Clarice é Clarice, seu estilo aparece em qualquer lugar. Crônicas, contos, romances (e até traduções...): tudo que ela escreve acaba com a sua marca. Ame ou odeie, mas você sempre reconhecerá seus escritos.

Clarice na Cabeceira é uma bela coletânea em que autores famosos dão sua opinião sobre a obra e sua vivência com o trabalho da autora, em textos curtos que comentam suas crônicas. É uma experiência muito enriquecedora e gostosa, porque alguns escrevem de maneira empolgada e inspiradíssima sobre Lispector (alguns, como Lygia Fagundes Telles, acabaram escrevendo mini textos tão ricos e reflexivos quanto o original que os inspiraram).

Em especial, adorei o relato da experiência de Caetano Veloso sobre a autora (ele escolheu falar sobre a crônica Mineirinho, famosa pela sua crítica à violência feroz travestida de segurança pública), o de Ítalo Moriconi e Silviano Santiago. Dentre os textos de Clarice em si, destaco o belíssimo "Morte de uma Baleia", quase tão chocante quanto "Mineirinho", "Mal Estar de um Anjo" (mais Clarice que esse, impossível), "Persona" (que fala sobre as máscaras que usamos) e o monumental "Brasília", texto denso e quase psicodélico que vai fazer você enlouquecer). Definitivamente recomendado!

Indicado para: comprovar que um escritor consegue imprimir seu estilo em qualquer lugar e situação, e ainda assim trazer coisas novas.

Nota: 10,0 de 10.

leiturasgi on instagram 29/06/2022

Pra quem não sabe, eu sou uma grande fã dos textos da Clarice e esse livro reúne uma série de contos da autora, escolhidos e apresentados por leitores famosos, organizados por Teresa Montero.
Há um tempo atrás, li o livro de crônicas dessa coleção e gostei muito da seleção, aqui não foi diferente.

A Clarice escreve cada conto com maestria e nesse os assuntos são diversos. Os meus favoritos foram:

- Menino a bico de pena
“Um dia o domesticaremos em humano, e poderemos desenhá-lo. Pois assim fizemos conosco e com Deus.”

- Perdoando Deus
“É porque no fundo eu quero amar o que eu amaria - e não o que é.”

- É para lá que eu vou
“Que estou eu a dizer? Estou dizendo amor. E à beira do amor estamos nós.”

- Evolução de uma miopia
“...aceitara a incerteza, e lidava com os componentes da incerteza com uma concentração de quem examina através das lentes de um microscópio.”

Ainda faltam ler as versões que reúnem romances e textos jornalísticos. Até agora meu favorito continua sendo o livro de crônicas, me apaixonei pelo gênero através da escrita da autora e embora o modelo dos contos seja parecido, as crônicas são mais veementes para mim. Enfim, gostei muito de ler esse livro, ele me acompanhou durante várias semanas e eu marquei MUITA coisa, mesmo quando acabo de ler algum livro da autora, sempre me pego folheando e relendo trechos destacados e isso faz muita diferença!

Isabelly.Godoy 31/05/2022

Uma escritora eterna
Ler Clarice é sempre uma experiência e as histórias reunidas nessa coletânea são incríveis como já conhecemos da autora. O diferencial para mim, foi conhecer como a obra de Clarice afetou diferentes pessoas, a importância que suas histórias tiveram na vida de cada um, como mesmo lendo o mesmo texto, podemos ter emoções particulares. São nesses momentos que percebemos como a arte é eterna, como Clarice ainda vive em suas obras e no impacto que elas causam e ainda irão causar em muitos leitores pelas gerações.

EllenDarfnny 19/05/2022

Introdução a clarice
Li um livro da clarice, se não me engano o conto se chamava A bela e a fera aos 14 anos de idade e achei uma leitura difícil e chata. Desisti. Agora, aos 20, durante uma aula da faculdade onde era exposto alguns textos de clarice, na época no jornal, resolvi dar uma nova chance, com uma mente totalmente diferente. Gostei. Achei fluída e interessante, mas ainda assim, não me comoveu tanto. Entrementes, as crônicas desse livro foi suficiente bom para que tente outras obras da autora.

Ana Lívia 04/04/2022

Conteúdo maravilhoso + problemas estruturais.
Essa coletânea de contos da Clarice é descrita por sua organizadora como "uma coletânea afetiva de contos" indicados por personalidades da cultura brasileira, como cantores, escritores e atrizes. dito isso: eu gostei muito da maioria dos contos, sou suspeita para falar porque a Clarice é a minha escritora preferida, mas o livro tem alguns problemas estruturais e de organização. A edição física é muito frágil na hora de manipular - como todas as da Rocco, risos - e algumas páginas descolaram e ficaram frouxas na costura.
Quanto à organização, é algo bem pessoal. Acho que se os contos são organizados em um livro pela própria autora, deve haver um sentido e harmonia maior do que quando terceiros o fazem. Da metade pro final eu fui ficando muito cansada porque eram contos muito densos e não havia nenhum respiro entro eles. Mesmo assim, recomendo o livro!