Clarice na Cabeceira

Clarice na Cabeceira Clarice Lispector

Resenhas - Clarice na cabeceira

Maria Clara Mendes 27/12/2020

Clarice na Cabeceira
Eu li essas crônicas e tive umas epifanias sobre bondade e vida.

Bondade porque a gente vai vendo o olhar que ela tinha sobre certas coisas e se sente bem por poder apreciar e entender o que ela está querendo nos passar.

Vida porque você sente que ela viveu muita coisa e que mesmo assim, acredita que não foi suficiente. E não foi mesmo. Clarice se foi jovem, mas nesse centenário dela, pudemos ver muita gente se deliciando com a sua escrita e pensamentos.

Vale a pena conferir as crônicas e as opiniões dos convidados sobre ela.

Maristela 26/12/2020

Este livro contém contos de Clarice selecionados por leitores seus . Cada um deles é acompanhado de um texto onde era revelam o quanto as palavras de Clarice Lispector têm repercutido em suas vidas . Gostei demais .
Recomendo fortemente

:: Sofia 16/12/2020

Me afoguei em Clarice
Durante o Ensino Médio, lembro que muitos colegas e professores endeusavam Clarice Lispector como dos principais nomes da Literatura Brasileira. Já tinha tido contato, a partir de um romance e de alguns contos, e concordava por hábito. Após ler este livro, que reuniu tantas Clarices diferentes, logo, também, tantas Sofias, posso afirmar com prazer que ela é minha autora preferida.

É claro que, para cada leitor, existem os contos preferidos e os preteridos. Aqueles que me marcaram consegui, numa análise posterior, identificar o motivo para tal: reconheci meus pequenos e privados pecados. Clarice em "O crime do professor de matemática", "Os desastres de Sofia", "Feliz aniversário" e "A imitação da rosa", conseguiu denunciar ações e pensamentos meus que eu podia jurar que mantinha íntimos. O mais impressionante é que algumas vezes ela me acusou através de personagens secundários! Esse é o modo que enxerga Clarice Lispec: o insignificante como ele é, como nós somos. Insignificantes.

Depois de tê-la "na cabeceira", penso: Será que eu e Clarice pensamos da mesma forma? Será que só nós duas enxergamos o mundo assim? Será que todos se sentem assim? próximos a ela? Será que seríamos amigas? Depois de ler as introduções feitas por seus amigos leitores, gosto de pensar que sim.

Por mais que a curadoria dos contos e crônicas tenha sido impecável no quesito seleção, vejo alguns prefácios como fracos ou inconvenientes. Os de Maria Bethânia e Fernanda Torres, não chegam a lugar nenhum. O de Carlos Mendes, uma palestra desnecessária. Os de Arthur Xexéo e Adriana Falcão (e outros!!!), deram spoiler do que viria a seguir! Isso foi triste. Depois destes, decidi ler os prefácios como epílogos. Funcionou bem. Em contrapartida, alguns textos são imprescindíveis depoimentos de convivência com Clarice. É o caso do de Luís Fernando Veríssimo e Rubem Fonseca.

É um grande livro. Mas, se gostam de uma leitura "virgem", como eu, deixem para depois as introduções.

Rubia 14/12/2020

"sei que a mudez, se não diz nada, pelo menos não mente, enquanto as palavras dizem o que não quero dizer."

É uma edição legal, reúne algumas crônicas (mesmo Clarice não admitindo que sejam) escritas por Clarice Lispector, organizado por escolha de algumas pessoas que antes apresentam uma "carta" contando um pouco sobre sua experiência com Clarice e seus escritos.

Samylle 29/11/2020

Fantástico
Foi meu primeiro contato com a genialidade de Clarice, uma autora incrível e que é estritamente sublime com as palavras. Com certeza, ela entrou no rol dos meus autores favoritos.

Viquetoria 12/11/2020

Ótima introdução às crônicas de Clarice
Gostei bastante do livro, principalmente dos depoimentos de diferentes artistas antes de cada crônica. Como só conhecia a crônica "Mineirinho" (que aliás é pra mim uma das melhores), o livro foi perfeito para me introduzir aos outros textos da Clarice. Tem inclusive um pequeno índice com todas as obras da autora, o que só me faz querer correr atrás de ler tudo, pra ter mais dessa experiência única que é ler Clarice Lispector.

Frankcimarks 12/09/2020

Uma pílula diária de Lispector
Gostei desse livrinho. Cada crônica tem uma apresentação de algum admirador da escritora. Minhas crônicas favoritas foram: Banho de mar, as três experiências e Brasília.

Quote:

"E nasci para escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por quê, foi esta que eu segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever."

Edu Carvalho 05/09/2020

Simplesmente Clarice!
Fica difícil escrever sobre o que Clarice escreveu ao longo de sua vida. Chega a ser profano mediante profundidade de seus textos vivos. Esse livro de crônicas simplesmente me ganhou. Conhecendo um pouco mais de Clarice, conheci um pouco mais de mim. Amei as apresentações e todo conteúdo, super recomendo sem sombra de dúvida.

Laura 06/07/2020

Gostei muito dessa seleção, ler e reler Clarice é sempre uma experiência incrível

Wander Saldanha 25/06/2020

Leitura densa, mas gostosa.
Leitura que exige um pouco de paciência, mas as palavras de Clarice é de encher o coração com bons sentimentos.

Carol dos Anjos 14/05/2020

Clarice na Cabeceira por Carol dos Anjos
Como lidar com um ser que diz aquilo que é indizível? Que transforma as nuvens da rotina descamando-nos os olhos (quase sem querer), a ponto de roubar-lhe de si para si? Convidando-o a ver o bonito do jeito simples que se apresenta, que às vezes é inacabado. Assim como a vida inacabada é. Dureza e docilidade se mesclam em sua tessitura. Sim eu durmo com ela; Clarice na Cabeceira! Durmo ao lado de Clarice... Clarice, a Lispector. São 20 textos escolhidos e apresentados por ilustres figuras como Luis Fernando Veríssimo, Beth Goulart, Benjamim Moser e Maria Bethania. Não obedeço à regra sugerida pelo título levo o livro na mochila. E não importa onde ao folhear Clarice [na Cabeceira] sinto os derrames semânticos, os delírios léxicos, sinto-me a barata de Paixão Segundo GH, já tive inclusive um trauma ucraniano.
Bebety 12/08/2020minha estante
Uma leitura para deleite.

Gi, 14/11/2019

Para amar Clarice.. S2
Sem dúvidas fiquei com dificuldade pra eleger uma crônica preferida nessa coletânea, mas "Brasília : o esplendor" é uma delas. Nela Brasília ganhou status de eternidade construída, de Egito brasileiro possível. Clarice é penetrante, grande olhadeira, curiosa indomável.
Leiam amigos leiam! :)

Vinicius 02/03/2019

Clara, Clarice.
Não é possível ler Clarice Lispector, Clarice Lispector nunca é leitura mas sim experiência.
Bebety 12/08/2020minha estante
Ensinamentos para a vida.

Bruno.Pacelly 08/02/2019

O título faz jus
O título dessa coleção organizada por Teresa Montero faz jus à obra. É um livro para deixar na cabeceira e degustar-se aos poucos e sempre e muito.

Thamires Souza 10/04/2018

"Felicidade clandestina"
"Os desastres de Sofia"
"Evolução de uma miopia".