Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

Fenrir 06/08/2020

Uma obra completa
Não sei porque demorei tanto para ler este livro , um livro que devorei em menos de uma semana ! Com certeza vou ler para os meus sobrinhos ! Bem completa as lendas nórdicas! Aprendi muito sobre o assunto .

Mahoffman 25/01/2022

"Quer sejamos deuses ou mortais: Odin é o pai de todos nós."
Um ótimo livro para quem não conhece nada sobre a mitologia nórdica e gostaria de começar a conhecer. Capítulos curtos e cheios de contos que vão te prendendo e fazendo você se apaixonar cada vez mais por esse mundo nórdico.

Francys.Emellin 31/08/2023

A capa do livro físico é maravilhoso
Os contos são até divertidos, porém achei muito fácil a maneira como eles se portam em situações como casamento, presentes e até a falta de sabedoria do Pai de Todos quando este resolve prender o Lobo Fenrir. O último conto foi interessante, mas apenas a última página.

Para quem conhece a Mitologia Nórdica compreenderia muito bem essa obra, só que esse não é o meu caso que conheço tais personagens devido à Marvel, e ainda assim, o Loki continua sendo meu preferido. Adoro suas encrencas e as trapaças bem boladas e a forma como ele sempre dá um jeito de arrumar a bagunça que faz, já o Thor, esse continua sendo um pé no saco, Odin então, nem se fala.

Quem deseja sair de uma ressaca literária, essa obra é uma boa opção, os contos são pequenos e o deus da trapaça está metido em quase todos eles.

Leila 08/12/2020

Eu amei e fiquei angustiada, de uma forma ou de outra , não queria parar.
___________________________________________

Eu achei incrível como o Neil Gaiman traz
a escrita desse livro. Por se tratar de uma mitologia não muito familiarizada e a história não ser infanto-juvenil , como Magnus Chase , eu tinha receio de ser uma linguagem cansativa , cheia de explicações e " densa " , mas surpreendentemente os contos são muitos bons e fluidos, e sem dúvida passam a essência da cultura viking.

Alguns pontos que eu notei , não sei se foi impressão. O primeiro ponto é que , pareceu que pra época as deusas tinham mais direitos , como não aceitar um casamento forçado e ter voz, ainda que o motivo pra admiração do homem seja puramente a beleza. E o segundo ponto, é que , a maioria das atitudes dos deuses foram " justificados " pelas características e personalidade deles , o que talvez tenha deixado a história menos explicativa , mas que pra mim não foi um ponto ruim.

Marcela290 16/11/2021

São quinze histórias sobre os épicos deuses nórdicos, Odin, o pai de todos, Thor, o mais forte, Loki, inteligente e trapasseiro, dentre outros deuses. O livro conta lendaa do início de tudo até o Ragnarök. Livro de fácil leitura e é muito divertido.
loseyourillusion 16/11/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

WeltonLuis 25/09/2020

Um livro que me surpreendeu positivamente, pois traz um relato bastante completo e, ao mesmo tempo empolgante sobre a mitologia nórdica que a gente conhece ainda tão superficialmente em adaptações de quadrinhos, literárias e cinematográficas, como as produções da Marvel, por exemplo.
Passei a gostar mais das personagens, inclusive as que não conhecia ainda, mas meu preferido sem dúvidas é Loki, o deus da trapaça.

Wes 01/07/2021

Leitura deliciosa e divertida. É o primeiro livro do Neil Gaiman que leio e simplesmente amei a escrita dele, pretendo ler mais. Porém, para quem quer algo mais aprofundado sobre a mitologia nórdica, não é um bom livro. É uma boa introdução para esse mundo. E que livro lindo! Ainda bem que eu tinha ele em versão física.

Youko 22/10/2020

Deuses e suas complexidades
Lembro de ter me interessado por este livro há alguns anos atrás. Sempre gostei muito de mitologias em geral, e esse entrou na lista de desejos.
Confesso que, ao julgar pela capa, pensei que o tema seria abordado com mais sobriedade e complexidade. Me surpreendeu muito ler as narrativas que Neil Gaiman elaborou para o livro. Algumas foram boas, mas outras faziam meu interesse decair. É o segundo livro que leio do autor e percebo que, talvez, a escrita dele não funcione muito comigo. Algumas cenas julguei um pouco bobas, mas relevei porque o livro é muito acessível, tanto para adultos quanto para crianças, que estão começando a sua jornada literária. É um livro para ler e entender, sem grandes paradoxos.
Porém, por conta disso, o livro teve altos e baixos comigo. Houveram contos que gostei e me empolgaram e outros que apenas revirei os olhos e li o mais rápido possível para não encalhar a leitura. Ainda assim, penso que seria injusto dar menos que quatro estrelas devido aos contos finais, onde vi a mitologia ser mais trabalhada do que imaginada.
É uma boa porta de entrada para esta cultura antiga que aos poucos, com séries de TV e quadrinhos, ganha proporções internacionais.
Quanto ao autor, penso em ler um terceiro de seus livros, para decidir se gosto ou não do estilo de escrita.

Mi Rubin 09/06/2021

Gostei muito mais do que esperava.

Achei que seria mais didático, mas a forma como tudo é narrado, me envolveu demais pois a narrativa é muito fluída e cativante.

Você se envolve de tal forma, que não consegue desgrudar do livro.

Indico demais!

A.Maia 29/06/2021

Mitologia Nórdica
Este livro apresenta contos curtos e rápidos, cada qual com uma história da mitologia nórdica diferente e linear. Claro que Thor e Loki são os que mais aparecem! Me surpreendi ao perceber o quanto Loki causa praticamente toda a discórdia presente na narrativa. Não é um enredo super aprofundado na mitologia, mas dá leves pinceladas no contexto geral. Leitura fácil e, mesmo que cada conto possua começo, meio e fim, se interligam, construindo uma corrente cronológica de histórias divertidas.

Logo no início, há uma breve explicação de quem são os personagens mais citados dentro da mitologia; além de descrever um pouco como os nove mundos (Asgard, Álfheim, Nídavellir, Midgard, Jotunheim, Vanaheim, Niflheim, Muspell), segundo os mitos, são divididos. Em seu final há um glossário, o qual apresenta diversos termos usados durante o livro, contextualizando o seu leitor. É bem interessante perceber algumas particularidades e entender mais sobre o assunto!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Pâm 17/06/2020

Um apanhado
Perfeito para um primeiro contato com a mitologia nórdica. Imaginei que seria uma história original do Gaiman utilizando o imaginário dos mitos nórdicos, mas é mesmo um apanhado de mitos, bem escritos, claro. Muitos de nós se interessa por esse livro para saber um pouco mais do contexto da mitologia nórdica que permeia alguns fimes e séries - o que pode surpreender é que os mitos dessa cultura estão mais presentes nas histórias que nos chegam do que imaginamos, para além das relações mais diretas. Obviamente me transportei para O senhor dos anéis e séries como Vikings e Ragnarok, mas também percebi detalhes presentes mesmo em Game of Thrones. Guardadas as devidas proporções, é possível perceber similaridades com contos russos e com demais culturas politeístas, além de traços presentes no próprio apocalipse cristão. Uma prova de que há pensamentos e figuras que se replicam nas mais diversas culturas ao redor do mundo, o que é realmente fascinante.

Cla 24/01/2021

super recomendo
leitura muito leve e facilmente legível , muito fácil também de absorver o conteúdo do livro e como simula muito bem estarmos dentro da mitologia enquanto tudo ocorre , aspectos de paisagem também muito bem estruturados

Literatura 02/12/2022

Fantástico!!
É difícil começar a falar sobre este livro, pois ele é perfeito em todos os sentidos, da edição até a história em si! Sou apaixonada por mitologia, então ler este livro foi tudo pra mim. A escrita do Neil é muito envolvente, narra os fatos com fluidez e não nos faz querer largar em hipótese alguma! Cada capítulo me deixava mais envolta com os acontecimentos, e definitivamente o Ragnarök é o capítulo mais incrível! Se você aprecia mitologia, recomendo de olhos fechados este livro, cada detalhe dele é incrível, uma edição muito bem feita para combinar com a obra-prima que é este livro!! Não posso falar muito além disso, senão seria spoiler, mas vale muito a pena a leitura!!

Lizandra 28/03/2020

E na leitura de hoje...
Eu sempre gostei de ler sobre mitologia , grega, romana, egípcia... Essa foi a primeira vez que li algo sobre a mitologia nordica , o interesse veio pelos filmes é claro, como os filmes de thor produzidos pela marvel que são maravilhosos.

Nesse livro encontramos a história da mitologia nordica contada de uma forma que qualquer leitor poder ler e entender bem, não é como se fosse um livro didático sabe?! O autor soube muito bem como prender a atenção até o final.
O livro inicia com uma breve apresentação do autor e sua relação com esse tema e logo depois nos é apresentado os presonagens principais, os quais acredito ja seja de conhecimento da grande maioria, temos Odin que é o mais poderoso e o mais velho dos deuses, também conhecido como pai de todos, depois Thor , filho de Odin, é o forjador de trovões sua arma é o famoso Mjölnir, e Loki , filho de Laufey, também conhecido como Nál, ou agulha, dizem que seu pai era Fárbauti, um ser muito perigoso.
Vemos sobre a Yggdrasil e os noves mundos e vários contos sobre os deuses e no final o grande Ragnarök: O destino final dos deuses.
Esses foram meus contos favoritos:
- Os tesouros dos deuses
- O mestre construtor
- O casamento incomum de Freya
- O hidromel da poesia
- Thor na terra dos gigantes

rebecca 01/07/2021

e o jogo começa outra vez!
os contos são rápidos e é bem gostosinho de ler, adorei. muito bom para compreender o básico da mitologia nórdica.