Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

A.Maia 29/06/2021

Mitologia Nórdica
Este livro apresenta contos curtos e rápidos, cada qual com uma história da mitologia nórdica diferente e linear. Claro que Thor e Loki são os que mais aparecem! Me surpreendi ao perceber o quanto Loki causa praticamente toda a discórdia presente na narrativa. Não é um enredo super aprofundado na mitologia, mas dá leves pinceladas no contexto geral. Leitura fácil e, mesmo que cada conto possua começo, meio e fim, se interligam, construindo uma corrente cronológica de histórias divertidas.

Logo no início, há uma breve explicação de quem são os personagens mais citados dentro da mitologia; além de descrever um pouco como os nove mundos (Asgard, Álfheim, Nídavellir, Midgard, Jotunheim, Vanaheim, Niflheim, Muspell), segundo os mitos, são divididos. Em seu final há um glossário, o qual apresenta diversos termos usados durante o livro, contextualizando o seu leitor. É bem interessante perceber algumas particularidades e entender mais sobre o assunto!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Sandro.Menoncin 07/10/2023

Leiam Gaiman
Para quem gosta de mitologia essa leitura é imprescindível, Gaiman como sempre nos prende em suas histórias e não é diferente nessa série de contos.
   Foi uma leitura rápida, muito fluida e leve com contos curtos que você quer ler tudo de uma vez, me diverti muito lendo e curti cada momento da visão do autor do início ao fim sobre essa mitologia tão incrível, sempre leiam Gaiman!!!

Kety 31/05/2022

Incrivel
Sempre gostei de mitologia nórdica, porém nunca me propus a estudar e entender melhor a história desde o início. É amei cada Capítulo!

Punisher 27/11/2021

Loki não gosta de marasmo, a boa é infernizar os deuses - literalmente.
Gaiman conta a historia do começo de tudo, de todos os personagens que os quadrinhos e o universo cinematográfico nos mostrou: Thor, Odin, Loki, Freya, Sif entre outros.

Explica da onde vieram os humanos, porque existem os terremotos, quem governa o submundo e até como Odin perdeu seu olho.

Loki é um filho de uma mãe - pior que nos filmes. Responsável por, praticamente, quase todo o livro e a desgraça dos deuses.

Existe uma historia dos Gigantes que nem Thor, nem Loki tão quanto um velocista muito rápido conseguem superar outros em habilidades. O desfecho desse conto é interessante.

Só não ultrapassa em qualidade o Ragnarok. O fim de todas as coisas. Odin já havia previsto como seria. De um lado, o Lobo Fenrir, a Serpente que vive nos oceanos e demais monstros super poderosos contra os deuses.

A batalha é resumida, contudo é bem contada. È a máxima do Bem contra o Mal. Porém, há algo em Ragnarok que o "Ardiloso" inimigo não contava. Mesmo perto da morte com um sorriso no rosto achando que venceu, conhece o que virá a seguir da história, pelos lábios daquele que consegue ver o futuro.

Lucas 25/07/2021

Este Thor não é loiro e bonitão
Este livro passa a sensação de que você está sentado com amigos ao redor de uma fogueira ouvindo histórias sobre os deuses de outrora.

Esta é uma excelente coleção de contos de deuses, gigantes e monstros de uma terra distante. Como muitos de seus personagens hoje fazem parte da cultura popular, aparecendo em outros livros, filmes e séries de tv, talvez algumas dessas histórias possam lhe parecer familiar, mas a maneira em que elas são contadas trazem um ar mitológico que muitas vezes é perdido em outras interpretações.

Nem todos os contos foram de tirar o chapéu e as vezes as descrições eram difíceis de se pictorizar, mas mesmo assim eu gostei bastante deste livro. Talvez basta até ao ponto de encarar o Ragnarok para chegar até o final da história.

HeloizaAlves 13/03/2021

Superou minhas expectativas.
Sempre fui atraída pela mitologia nórdica, seus contos intrigantes e peculiares e este livro reúne todas as histórias que amo e muito mais.
Neil Gaiman se manteve fiel aos contos originais mesmo que tenha enriquecido a obra com suas palavras, começando pela gênese dos nove mundos (a formação de tudo), contando também em sua proza o surgir dos deuses, suas características e personalidades, passando por histórias engraçadas, reflexivas, trágicas e fascinantes de grandes heróis e trapaceiros, até o temido dia final, o Ragnarök (o crepúsculo dos deuses).
"Mitologia Nórdica" é um livro incrível que insere no mundo mítico aqueles que não o conhecem e também trás um aprofundamento para aqueles que já conheciam os contos. Além disso, a narrativa do livro é simples e ao final podemos encontrar um Glossário com o significado de várias palavras presentes na obra, bem como alguns nomes com seus respectivos donos e suas genealogias.
Eu super recomendo esse livro.

Viviane 29/06/2022

#Desafioskoob2022
*MINHAS CONSIDERAÇÕES*

_*Mês Junho*_

*??TEMA:* *Um livro sobre a mitologia Nórdica*

*? Livro / autor (a):* *Mitologia Nórdica* / *Neil Gaiman*

*?DO QUE SE TRATA O LIVRO QUE VOCÊ LEU?*

O livro narra vários contos sobres as lutas e disputas entre Loki e Thor, diversos acontecimentos envolvendo os deus.

*?O LIVRO TRAZ ALGUMA MENSAGEM? QUAL?*

Bem e complicado, disser que tirei alguma mensagem do livro já que ele tem várias narrativas diferentes. Mas creio eu que nada e o que se parece, que ninguém pode tirar proveito dos outros.

*?VOCÊ GOSTOU DA OBRA? INDICARIA AOS AMIGOS?? DEIXE SUA AVALIAÇÃO de 1 a 5 ?:*

Gostei de mais da leitura uma leitura divertida. Com certeza indicaria.

Minha nota 4?

naflavia 17/07/2020

Como os contos são parte de uma mitologia não tenho muito a dizer sobre, é questão de gosto (e eu gosto). Já quanto as descrições do renomado Neil Gaiman em algumas partes me deixou um pouco confusa e em outras um tantinho entediada, mas no geral os contos são histórias de muita ação então consegue-se fluir a leitura de boa.

cacferraz 05/09/2020

Mitologia Nórdica
Neil Gaiman utiliza toda a sua qualidade narrativa para recontar os grandes mitos escandinavos, desde o início dos tempos até o seu fim.

Lylyzinha 02/02/2022

Deuses e suas capacidades
Como meu primeiro contato com a mitologia nórdica, achei o livro bem legal. Ele é um livro de contos, e chega a ser divertido algumas vezes, porém senti falta de conhecer o intelectual e o pessoal dos personagens, no caso, pa deuses nórdicos.

Eu sei que é um dinâmica diferente até porque esse livro, como eu disse, é de contos (e acreditem ou nao, esse é o meu primeiro contato com livro de contos) e também pelo livro ser de mitologia então óbvio q os personagens sao diferentes. Mas mesmo assim, eu senti q o livro tem apenas as histórias aí e nada mais, não dá pra ter uma ideia tão boa sobre a personalidade de cada deus nórdico, o único q a gente consegue ter uma ideia é o Loki, pq a gente sabe q ele é trapaceiro, esperto, faz algumas merdas porém não é todo mal. Já o Thor por exemplo, parece q a única personalidade dele é ser o deus do trovão. As deusas, parece a única personalidade delas é ser bonita e pedida casamento. Entendeu o q eu to querendo dizer ? Como eu disse, talvez seja pelo fato de que, como um livro de contos tenha várias histórias inseridas, então não dê tempo de focar em cada personagem bonitinho, contar sua história e etc...

Porém, eu usei o exemplo ali das deusas q o apenas são bonitas e pedidas em casamento, mas eu acho q isso tbm dá uma ideia da sociedade na antiguidade. Essa questão de diferença de gênero, machismo e etc, q era bem comum em uma época dessa. Outra ideia sobre sociedade tbm q dá pra notar nesse livro um certo "desvio de caráter" (desculpa se for um modo errado de falar). Por exemplo, no conto do construtor, eles aceitam o acordo com ele, mas o Odin aceita o plano de fazer com que o construtor nao consiga concluir o muro pra nao não pagar o preço. Fora o fato de q todo mundo pede algo em troca de qualquer favor kkkk.

No mais, o livro é legal, pelo fato de ser curtinho então não é maçante, e eu gostei de conhecer um pouco mais dessa cultura. Eu gostei mais do começo do livro mesmo, no meio não me prendeu tanto e o final sobre o Ragnarok achei poético como tudo se acaba pq né... Todo mundo morre?
Guilherme 02/02/2022minha estante
O livro em si é muito bom, mas por se tratar de contos ele é bem ?raso? no quesito intelecto das divindades nórdicas. Se eu fosse definir o livro, diria que ele é uma porta de entrada para conhecer mais a religião nórdica.

guilhrmRDNG 10/04/2024

Não sei se isso é possível, mas a escrita desse livro me passa a impressão de algo muito oralizado, histórias que foram passando de geração para geração desde os primórdios. os contos são independentes, mas eles juntos formam uma narrativa bem divertida. amei!

Maria 27/01/2021

Cada um tem o mjo?lnir que merece, ne?? Ahahah! Li esse livro de uma so? vez, no primeiro dia do ano (Neil Gaiman dispensa comenta?rios). Conta algumas peripe?cias dos nossos - ja? conhecidos - deuses no?rdicos de Asgard: Loki e Thor. Eles, assim como Odin e os outros personagens, sa?o pe?ssimos ?! E as histo?rias sa?o muito aleato?rias e divertidas.. um bom livro pra passar o tempo. #MitologiaNo?rdica #NeilGaiman #Intrinseca @intrinseca #books #bookstagram #instabooks
B.norte 27/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler esse livro, mas ainda não comprei!
Neil Gaiman ?

Maria 27/01/2021minha estante
Ele tá em promoção na amazon! Cupom da Intrínseca: INTRI10

B.norte 27/01/2021minha estante
???

Cristina 13/06/2020

Rapida e esclarecedora
Vim a descobrir a pouco tempo sobre esta mitologia, e como todas, me interessei bastante. Gostei muito de como foi dividido e da escrita leve. O livro foi bastante esclarecedor tanto no inicio como no fim com o nome de todos e sobre eles. Recomendo bastante. Leitura rapida :)

Jor 23/03/2020

Passe o tempo, e divirta-se!
Bem esse é um livro , para pessoas que gostem de contos rápidos , e que fica melhor quando vc já conhece um pouco do universo mitológico descrito . São história divertidas , mas não espere grande profundidade nos personagens!
Tomara que gostem !