Única Filha

Única Filha Anna Snoekstra

Resenhas - Única Filha

Mari 05/12/2017

Esse foi um daqueles livros que estava na minha wishlist há tempos, mas não tinha a oportunidade de ler. Até que minha mãe me deu de presente e eu pude ouvir “agora vai” em minha mente. Como eu adoro thrillers psicológicos, tinha certeza que iria perder algumas horas de sono com essa leitura.

Sem falar que depois de tanto tempo querendo esse livro, já nem me lembrava direito sobre o que se tratava. Por isso, reler a contracapa me deixou ainda mais animada e querendo conhecer mais sobre Rebecca. Porque vamos combinar, a premissa é sensacional! Mas será que o livro atingiu todas as expectativas?

Rebecca Winter é uma jovem que desapareceu há 11 anos atrás.
Ao ver uma matéria na televisão sobre o caso, uma jovem muito parecida com Rebecca resolve tomar o seu lugar para fugir da polícia. A ideia parecia perfeita: ela teria um novo lar, uma nova família e seria uma nova pessoa. Alguém melhor. Porém, o detetive que esteve por tantos anos procurando Rebecca, não a deixa em paz. Sempre investigando e tentando descobrir o que aconteceu com a garota.

Ao mesmo tempo em que temos a visão dessa jovem – a qual não sabemos o nome verdadeiro –, Rebecca Winter nos conta o que aconteceu anos atrás. Sua convivência com a família, os amigos e deixando aberta várias possibilidades para o que pode ter acontecido com ela.

O que a nova Rebecca não sabe é que o que aconteceu com a verdadeira Bec pode se repetir e ela corre o mesmo risco que a outra garota correu tantos anos atrás. Será que vale a pena o risco?

“O impulso para deixar a vida de Bec é forte agora. Alguém está me perseguindo. Posso ser morta. Mas não posso fugir. Preciso ficar. Devo isso a Bec. Apenas um dia a mais. Mesmo que isso signifique ser pega.”

Esse é um livro relativamente curto e que qualquer coisa que eu disser pode estragar o suspense para vocês. Por isso, um resumo tão resumo haha Peço desculpas por isso, mas não pretendo dar nenhum spoiler para vocês! O que eu posso dizer é: raso, rápido e não me convenceu.

Mas calma, vamos por pontos.
Existem pontos positivos nesse livro, como a ideia do livro. Tenho certeza que muitos se sentem atraídos pela capa e pela ótima trama que nos é oferecida. Eu fui uma dessas! E para ser justa, eu não desconfiei do culpado em momento algum. Fui surpreendida e isso me fez não dar uma nota tão péssima para o livro. Afinal, enganar leitores treinados, não é tão fácil assim.

O problema foi no desenrolar da trama. Capítulos curtos e com poucas descrições podem ser bons e facilitar no ritmo da leitura, porém aqui isso fez muita diferença. Nada teve uma boa descrição ou uma boa explicação. Senti pontas demais serem deixadas ao longo do caminho e nenhuma pista de que seriam retomadas mais para frente.

O culpado foi ótimo, mas o final em si foi fraco e sem emoção. Quando eu pensei que o negócio pegaria fogo... Bom, levei um balde d’água muito rápido. Com a mesma rapidez em que os problemas começaram, eles foram resolvidos. Eu fiquei esperando que outras coisas acontecessem ou que os personagens tivessem um desfecho, não sei. Qualquer coisa que pontuasse a história de todos eles, mas infelizmente ele não veio.

Posso dizer que em diversas vezes me animei com o rumo que a trama pegava, mas no capítulo seguinte, já voltava a estaca zero. Acredito que se a autora tiver mais experiência, ela pode ser uma ótima escritora de suspense, mas por enquanto está em um nível muito inferior aos outros.

Quanto a diagramação não tenho do que reclamar. Fonte, espaçamento e tamanho da letra foram bem escolhidos. As páginas amareladas também deixam aquele toque final que eu tanto amo. Sem falar que a capa desse livro é linda, né?!

site: http://galaxiadosdesejos.blogspot.com.br/2017/12/un1ca-filha-anna-snoekstra.html

Anabel 20/11/2017

Bom livro
No começo fiquei bem curiosa com a história, mas no decorrer do livro, tinha algo q não batia, acho q poderia ser melhor, o desfecho é interessante, mas poderia impactar de verdade.

ELB 18/11/2017

Começo avisando que esta leitura não é para pessoas ansiosas e com corações fracos, pois o livro é um suspense DAQUELES, com direito a musiquinha de tensão no fundo, rs. Ressaltei ali que os ansiosos sofrerão porque o mistério é tão intenso que, realmente, a história toda só desenrola nas páginas finais. Sério, são vários os suspeitos e tantas hipóteses que a autora nos apresenta ao longo do livro que o palpite certeiro é bem difícil, e isso foi algo que amei e me manteve presa o tempo todo.

“Seria melhor sentir medo o tempo todo ou sentir absolutamente nada? Ela ainda não havia se decidido”.

Imagina a trama: uma garota, no alto de sua adolescência, simplesmente desaparece sem deixar o menor rastro para a família e a polícia. Típico sequestro perfeito, daqueles que deixa a polícia até sem suspeito para investigar e sem saber que direção tomar. E é assim que entramos na vida de Bec. Sem saber o que houve com ela, sabemos apenas que agora, onze anos depois, ela ainda continua desaparecida e ninguém sabe o que de fato aconteceu com ela.

O intrigante de tudo é que surge uma nova mulher e insiste que ela é Bec, a garota que desapareceu anos atrás. Essa Bec postiça (vou me referir à ela assim porque o fato é que ela realmente assume a identidade da Bec, a ponto de a autora nem apresentá-la como ela mesmo) ‘retorna’ para a cidade como alguém ‘vitorioso’, que conseguiu escapar das garras de seu malfeitor e conseguiu enfim, voltar para a sua família. Mãe, pai, irmãos ficam chocaaaaaados quando ela reaparece, mas imensamente felizes por ter sua integrante de volta. Ela, que nunca teve uma família muito afetuosa, se vê colocada naquele centro de adoração pela família. De cara, já é conquistada pela mãe carinhosa, mas entende que a antiga Bec tinha uma afeição muito grande por seus irmãos gêmeos e logo, ela passa a sentir o mesmo.

“Pensara que liberdade e proteção era o que eu queria tirar da nova situação, mas começava a sentir mais do que aquilo. Ter uma família por perto parecia tão incrível; ter uma mãe de novo era tão melhor do que eu imaginara”.

Quem não fica muito satisfeito com esse retorno é o investigador Andopolis, que cuidou do sequestro na época e que não entende como ela poderia ter voltado (do nada) para a casa, muito menos sem se lembrar de nada. Algo tem que estar muito errado nessa história: ou ela não é quem diz ser, ou está protegendo quem cometeu o crime. E ele não pretende parar enquanto não descobrir a história toda.

A escrita da autora é muito boa e interessante, daquele jeito que sempre deixa um gancho no final, te fazendo devorar os capítulos numa velocidade absurda. Isso porque ela criou um jeito genial de nos contar a história, alternando capítulos do passado com a Bec verdadeira (narrados em terceira pessoa) e capítulos no presente com a Bec postiça (narrados em primeira pessoa). Serviu para nos dar uma noção completa das últimas semanas da Bec antes de ela desaparecer e também do que a outra Bec está enfrentando, agora que ‘voltou’ para casa.

A Bec postiça se vê tão envolvida na sua nova vida usurpada que acaba se sentindo na obrigação de saber o que de fato aconteceu com a velha Bec. O resultado disso é de tirar o fôlego, pois ela vive naquela tensão de que, quem levou/matou a outra, é a única pessoa que sabe que ela é uma farsante e pode desmascará-la, ou levá-la para o mesmo destino, ainda mais quando ela passa a receber mensagens de aviso de que deveria ir embora daquela casa o mais rápido possível.

“O impulso para deixar a vida de Bec é forte agora. Alguém está me perseguindo. Posso ser morta. Mas não posso fugir. Preciso ficar. Devo isso a Bec. Apenas um dia a mais. Mesmo que isso signifique ser pega”.

São tantos suspeitos do crime que não conseguimos nos manter achando que é um só personagem, do início ao final, por isso acabamos surpreendidos quando ENFIM, nos é revelado o mistério. Achei MUITO show. Toda a história é muito boa, mas o fato de a autora conseguir segurar o mistério até o final, para mim, fez toda a diferença.

Quem gosta desse clima por favor, LEIAM! Depois venham compartilhar comigo o que acharam, excelente leitura ;)

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/06/resenhaunica-filha-anna-snoekstra.html

Roberta Harris 17/11/2017

Sensacional!
Aqui temos uma história onde você vai lendo e criando teorias para o desaparecimento da garota, mas o livro vai dando suas reviravoltas e destruindo as teorias que vamos criando. Ele é muito bem construído, a autora australiana usa de uma linguagem que deixa a leitura extremamente fluida. Não tem como não se pegar tentando desvendar esse mistério a cada vez que vc larga o livro pra fazer alguma coisa.

Júlia 26/10/2017

Melhor livro
viciante, dramático e com um toque de psicopatia que eu amo?

crpaiva 22/10/2017

Estilo muito dinâmico
A técnica de ir ao passado e voltar ao presente a cada capítulo, envolve muito o leitor. O desfecho foi surpreendente. Até a última página o mistério ainda é obscuro. Gostei mito

Dinda 29/09/2017

No início eu achei que a frase tema já estava deixando tudo na cara, formulei uma teoria e estava achando que sabia de tudo. Em partes eu acertei mas outras me surpreenderam. Achei que algumas coisas ficaram em aberto, sem explicação e o êxtase da história poderia ser melhor explorado. Uma história que parece muito irreal no fim das contas mas eu gostei porque conseguiu me surpreender!

RChicago 04/09/2017

Abandonei
Como muitos já pontuaram, a sinopse promete muito, mas o desenvolver do livro não agrada. A protagonista conta com a sorte a um nível que se torna irreal. Forcei a leitura, porém na metade do livro já desisti.

Marcel Sano 03/09/2017

Propaganda enganosa
O livro se vende com um boa sinopse, mas decepciona o leitor com o virar de páginas. Muitas histórias paralelas e pouca explicação dos porquês. Além de um final digno de novela das 21h, ou seja, um conclusão "atropelada" e fim.

Renato 30/08/2017

Boa idea, mas muito mal explorada
É bom pegar um livro para dar uma olhada no primeiro capítulo, ser atraído imediatamente pelo enredo e já correr para comprá-lo. Assim foi com o livro “Ún1ca Filha”, de Anna Snoekstra. Uma pena que não correspondeu às expectativas.

Para não ser presa, uma jovem se faz passar por uma garota desaparecida por 11 anos, Rebeca Winter, sobre a qual estudou previamente e só resolveu tomar essa atitude devido à semelhança com Rebeca. Então ela se apossa da vida da garota, agora com 27 anos, mas começa a perceber que a tarefa não será tão simples, já que sua vida corre perigo, o sequestrador ainda está à solta e ela precisa descobrir o que aconteceu o quanto antes.

A narração ocorre no passado (2003) e no presente (2014) para entender o que houve com a Rebeca antes de ela desaparecer. A escrita é objetiva e por isso não fica monótona em nenhum momento. Ainda assim, a história carece de surpresas, reviravoltas e maiores mistérios. Cada vez que potenciais personagens são apresentados, ficamos com a expectativa de ver grandes revelações, em vão. Com o tempo, a única coisa que nos prende à história é querer saber o final, o que aconteceu com Rebeca. É bom ler um livro objetivo, mas sem desenvolvimentos cruciais fica difícil se envolver com a história. Faltou intensidade.

Que fique claro: dá para curtir o livro. Ele tem bons momentos e o fato de ter capítulos curtos e ser bastante claro e direto nos faz querer lê-lo até o fim. Porém, quando tudo veio à tona e acompanhamos o desfecho, percebemos o quanto a autora escorregou, deixou de explorar inúmeras possibilidades e deixou a história um tanto incompleta. Foi um final sem final. Como eu não criei expectativas com as revelações acabei não me frustrando tanto, mas se você for esperando grandes acontecimentos a decepção é imediata.

Obra sem amplas pretensões e que poderia muito mais. Uma grande ideia mal trabalhada, talvez por ser estreia da autora. Uma pena. Não recomendo.

Indy 25/08/2017

Aposto que você já viu vários filmes assim, não é? Pessoas desaparecidas, detetives tentando encontrar a vítima e o criminoso surreal... Pensaram em vários filmes, né? Aposto que sim. Agora imaginem que a vítima desaparecida é de repente substituída.

Sinistro não acham? Vem saber sobre essa história bizarra e incrível no livro Única Filha.

Já ouviu aquela história de que todo mundo pode ter um sósia? Pois é, em Única filha veremos uma jovem desesperada por um refugio, e que como solução decide se passar por Rebecca Winter ? desaparecida em 2003 quando tinha 16 anos ? fugindo de uma possível prisão e ganhando uma nova ?vida? ao assumir a de Becca.

É claro que ao assumir o lugar de Becca, ela terá que lidar com o presente e passado da garota, além de ganhar um investigador na sua cola tentando descobrir onde ela esteve todo esse tempo e quem foi o culpado por seu sumiço.

E ainda tem mais! Com a nova vida, novos pais, irmãos, amigos, casa ela terá que assumir todo o legado deixado pela menina, acreditando ter a chance de ser feliz e fugir de seus problemas. Mas o passado que assumiu pode está mais perto e ser assustador do que ela imagina.

Na obra escrita por Anna Snoekstra, somos transportados a dois períodos ? 2003, o ponto de ignição dos passos de Becca antes de seu desparecimento e 2014 com uma impostora tentando se adequar a nova rotina, na tentativa de se tornar parte da família enquanto cria artimanhas para fugir da investigação sobre o desaparecimento.
Continue lendo em: http://www.blogumlivroporfavor.com.br/2017/07/unica-filha.html?m=1

Amanda @litera.pura 21/08/2017

Rebecca Winter desapareceu quando tinha 16 anos. Nenhum indício sobre seu paradeiro jamais foi encontrado.

11 anos depois, uma mulher é pega roubando comida em um supermercado. Ela não tinha documentos e se recusava a revelar sua identidade. O policial a informou que se ela não quisesse falar, a levariam para a delegacia e descobririam quem ela era, de qualquer forma. Mas se descobrissem quem ela era, descobririam o que ela tinha feito. Na hora do desespero, tentando ganhar tempo, ela revela quem é: Rebecca Winter.
A semelhança entre as duas é inegável: as mesmas sardas, a mesma cor de cabelo. Todos acreditam na mentira, até mesmo os pais da verdadeira Rebecca que não tinham perdido a esperança de reencontrar a filha, mesmo depois de tanto tempo.
Sem nada a perder, a mulher resolve viver a vida de Rebecca. É bom ter um lugar para morar e comida na mesa. Mas os dias vão passando e ela percebe que a família esconde segredos e não será tão fácil assim manter aquela farsa.
Além de ter que lidar com a polícia que quer a qualquer custo descobrir o que aconteceu, a mulher se vê presa em uma teia de mentiras que fica cada vez mais difícil de sustentar. A família de Rebecca, que parecia tão perfeita à primeira vista, passa a ter atitudes estranhas, principalmente quando os irmãos gêmeos da garota aparecem para passar uns dias com a irmã. Mensagens de texto ameaçadoras começam a chegar em seu celular e a mulher chega à uma assustadora conclusão: a pessoa que desapareceu com a verdadeira Rebecca Winter ainda está por perto e sua vida corre perigo.
Dividida entre contar a verdade e salvar a própria pele, a mulher decide que precisa descobrir o que aconteceu com a adolescente, tantos anos atrás. No início ela pensava que ter sua verdadeira identidade revelada era o maior perigo que corria, mas ela descobre que o perigo é outro e a maior ameaça pode vir de sua própria casa.

site: https://www.instagram.com/litera.pura/

Leeh 18/08/2017

bom
tinha de tudo pra ser perfeito, mas deixou muitas partes da historia em aberto.

Simone de Cássia 16/08/2017

Tinha tudo pra ser um bom livro, mas não convenceu! Talvez se dermos o desconto de ser a estréia da autora a gente pode até acreditar que com alguma experiência ela vai agradar, mas, esse aqui pecou pela superficialidade. Uma ideia super interessante acabou não sendo bem desenvolvida e resultou em uma história com pontas soltas, explicações inexplicáveis e um final feito às pressas do tipo que deixa a gente sentado no cinema achando que vem mais alguma cena pra completar o trem.. rs rs . Mais um que tem mais propaganda que conteúdo.
Drica 16/08/2017minha estante
Simone tbm fiz a mesma observação após a leitura...Tinha tudo p ser um bom livro! Só dei 4 estrelinhas, pois a autora conseguiu me prender até quase o final, mas o desfecho é decepcionante.

Monique.Araujo 17/02/2018minha estante
Pensei exatamente como vc

Aline T.K.M. | @aline_tkm 23/07/2017

Nível de tensão nas alturas!
Em 2003, uma adolescente de 16 anos desapareceu sem deixar rastros. Onze anos depois, uma mulher é pega furtando em um supermercado e, para não acabar detida, declara ser Rebecca Winter, a jovem desaparecida. E a semelhança física é mesmo incrível.

Não demora para que a impostora assuma a vida de Bec, indo viver na casa de seus pais e recebendo a visita dos irmãos mais novos, os gêmeos que eram queridinhos da adolescente nos tempos pré-desaparecimento.

No entanto, as coisas não estão assim tão tranquilas para a nova Rebecca. Vincent Andopolis, o detetive da unidade de pessoas perdidas que cuidava do caso da garota desde o início, não pretende sossegar agora que ela voltou. Ele quer, de uma vez por todas, pegar o responsável pelo sumiço dela. Investigação que não é nada interessante para a impostora, já que, caso bem-sucedida, revelará sua verdadeira identidade.

Com ritmo ágil desde as primeiras páginas, a trama de Única Filha é daquelas que perseguem o leitor, não deixando alternativa senão devorar o livro o quanto antes!

Os capítulos se alternam entre a chegada da impostora – a adaptação ao lar familiar, o reencontro com os irmãos e com a melhor amiga, as investigações de Andopolis – e os últimos dias da verdadeira Rebecca antes do misterioso sumiço. O trabalho no McDonalds, os pequenos furtos “por diversão” com a amiga Lizzie, a paixonite pelo colega de trabalho, as brincadeiras com os irmãos pequenos; essa era a vida de Bec antes de desaparecer.

Desta maneira, a autora vai nos envolvendo, nos deixando atados às duas personagens e até torcendo pela impostora.

Pois é, torcendo pela impostora, sim. Isso porque ela vai notando que há algo bem estranho no entorno daquela adolescente, na família e nas pessoas próximas. A mãe, sempre assustada, o pai, às vezes pego às lágrimas. Tudo muito esquisito.

Ao mesmo tempo, ela própria passa a ter a frequente sensação de estar sendo vigiada e seguida. De repente, o estalo: a impostora pode estar correndo o mesmo perigo que a garota Bec correu há onze anos atrás.

Alucinante. É assim que eu definiria Única Filha. A autora consegue segurar a trama num alto nível de tensão até o desfecho, levando o leitor a desconfiar de boa parte dos personagens e a matutar loucamente sobre a possível relação de cada um deles com o desaparecimento de Rebecca.

Não resiste a um bom thriller? Então leia Única Filha agora, sério! Depois passa aqui para contar se você gostou tanto do livro como eu!

LEIA PORQUE
É um thriller dos bons e tem essa questão dos capítulos alternados, o que possibilita ouvir a voz da impostora e acompanhar tudo o que ela vive desde que tomou posse da vida de Rebecca, mas também nos dá a chance de conhecer a Rebecca real e um recorte de sua vida antes do desaparecimento. Já o desfecho... vai te deixar pensando!

DA EXPERIÊNCIA
Não perdi a pilha nem a curiosidade durante um minuto sequer!

site: http://www.livrolab.com.br