Além da Magia Tahereh Mafi

Resenhas - Além da Magia

Debyh 25/06/2018

Bem-vindo ao fantástico mundo no qual cor e magia andam de mãos dadas! Preciso começar dizendo que se tem uma coisa que me pegou na leitura foi como tudo por aqui era muito louco e ao mesmo tempo fazia muito sentido. Sério. O mundo em Ferenwood se resume a duas coisas: magia e cores. Coisas que eu adoro, e num começo de série tornou tudo extremamente encantador.
Alice completou 12 anos e com essa idade ela pode finalmente receber sua missão, que é algo que todos fazem após essa idade. Lá em Ferenwood funciona assim, magia e cores são importantes para praticamente fazer qualquer coisa. O grande problema de Alice é que ela é praticamente sem cor, e não se considera uma grande usuária de magia. Porém, quando percebe que finalmente tem pistas de onde seu pai possa estar ela resolve que mesmo entendendo tão pouco sobre Futhermore (um local distante) precisa encontrá-lo. Juntamente com Oliver, Alice parte em uma jornada perigosa que pode revelar muitas coisas das quais ela não fazia ideia.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/alem-da-magia-futhermore-1-tahereh-mafi/

Thiago coss 14/07/2018

Encantador U.U
‘Além da magia’ foi uma leitura bastante agradável, divertida e peculiar. A abordagem da narradora no meio da história foi bem estranho, mas acabei gostando disso, a narradora pausa a história para dar algumas informações valiosas. A construção de Ferenwood e de toda Futhermore é bem louca. É quase que impossível não imaginar esses mundos como um filme do Tim Burton. Acho que não foi uma consciência a protagonista ter o nome de Alice, em determinados pontos lembram a história de Lewis Carroll. O livro é todo bonitinho, fofinho, verdadeiramente digno de um conto de fadas, mas algumas cenas são dignas de filme de terror. Bem freak.

Os personagens são maravilhosamente complexos. Alice, a única pessoa sem cor em toda Feren, é muito explosiva. A história dela é bem comovente e no início chegou a me cativa, mas... em determinado ponto a personalidade da Alice começou a me incomodar. Certamente, Alice é o tipo de criança em que eu daria um bicudão atrás da cabeça. Oooh piveta teimosa. Oliver, aaahhh, Oliver que foi um bundão no passado e que agora é um amorzin.

Apesar de ser um pouco infantil, o livro trás ensinamentos sobre a vida, amizade, família, sonhos. Uma lindeza.

site: http://thicoss.blogspot.com/2018/07/resenha-alem-da-magia-tahereh-mafi.html

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Além da Magia
Esse foi o meu primeiro contato com a autora da série Estilhaça-me e posso dizer já de cara que gostei muito da forma como ela escreve. A sua primeira história publicada por aqui, que inicialmente foi lançada pela Novo Conceito, mas que agora está sendo toda republicada pela Universo dos Livros, com a chegada do quarto livro, nunca me chamou muito a atenção or eu já ter ouvido muito sobre o romance que se desenvolve, que é algo que não funciona comigo. Portanto, deixei de lado e fiquei feliz quando uma nova oportunidade surgiu para que eu conhecesse seu trabalho.

Essa nova série de livros, teoricamente, pode ser lida se forma independente, sem a necessidade de seguir uma ordem. Além da Magia, portanto, funcionaria como uma livro único ou como o primeiro para os que virão na sequência. A proposta da série é nos apresentar mundos mágicos que se interligam, e em cada um deles trazer um protagonista diferente.

Aqui conhecemos Alice, uma garota desprovida de cor em um mundo onde isso é sinônimo de poder. Isso, obviamente, faz com que sua auto estima e confiança fique abalada, e o desaparecimento de seu pai, seu porto seguro, agrava ainda mais a situação. A menina então sairá em uma aventura até Futhermore em busca de respostas e de encontrar o pai pelo caminho, se tudo der certo. Porém esse é um local diferente, com regras diferentes e cheio de armadilhas.

“Era só que ela já gostava tanto de si mesma e se achava tão interessante (e inteligente e criativa e legal e engraçada e amigável e autêntica) que ela realmente não conseguia entender por que não era mais fácil para ela se misturar.”

E é ai, que além do nome, Alice também compartilha outras semelhanças em sua história com uma outra menina que também vai parar em um outro mundo, encontra coisas estranhas e precisa passar por muitas aventuras e situações inusitadas até poder voltar pra casa. Apesar de a referência estar clara pra mim, a autora não afirma que seja uma inspiração e portanto vai do desejo ou não do leitor de levar isso em consideração.

Pra mim foi impossível ignorar e, portanto, em vários aspectos, achei a história bastante semelhante. Porém, o que se destaca mesmo nessa história é Alice, seus conflitos e sua personalidade. Ela é uma menina de 12 anos e, por isso, não é mas tão criança e já tem suas muitas opiniões e vontades. A jovem não está disposta a aceitar muita ajuda e não gosta de ouvir a opinião alheia, o que a coloca em muitas confusões e a mim pelo menos, a fez soar como uma garota birrenta e egoísta em muitos momentos. Tem um em especial, que eu senti muita raiva da personagem pelo vitimismo que estava acontecendo em uma situação em que ela tinha a faca e o queijo na mão pra solucionar o problema.

E essa é praticamente a única coisa que impediu que eu tivesse uma experiência completamente positiva com a história, juntamente com o final corrido que se resolve em meia dúzia de páginas. Quando me aproximava do fim comecei a pensar que o negócio de a história se fechar e funcionar como livro único era uma mentira, pois faltava muito pouco para acabar e não havia nada resolvido. Dai, de uma hora para a outra tudo é solucionado. Eu fiquei com uma sensação de que precisava que houvesse uma proporção melhor nas coisas.

Fora isso, os mundo são muito interessantes. Vale a pena ressaltar que a autora nos apresenta a eles com suas características e não tenta ficar encaixando explicações ou lógica. Então também é necessário ir com a história e descobrir pouco a pouco as particularidades de cada local.

Além de Alice temos um personagem que entra logo no começo que é Oliver Newbanks. O garoto fez bullying com a jovem na escola e não causou uma boa impressão, por isso, quando volta a aparecer na vida dela, há uma enorme desconfiança. Sentimento esse que se tornou meu. Se teve alguém em quem eu não confiei nem um pouco por todo o livro, foi em Oliver. Isso, porém, não quer dizer que ele seja alguém que “merece” toda essa atenção, mas também não consegui ignorar.

E, por trás de todo o mundo mágico, os lugares diferentes, os personagens e a trama central do livro, há vários temas que a autora trabalha nas entrelinhas, misturado à história. Perdão, amizade, pertencimento, família. Se você olhar atentamente, vai se pegar enxergando várias coisas que podem passar despercebidas, como referências ou trocadilhos.

Em termos de narrativa, achei muito fácil navegar pelas páginas e pela história de Alice. Como já mencionei, a escrita da autora é bem gostosinha e o livro acaba sendo uma leitura rápida e divertida, afinal há um certo humor que norteia também a trama. Acho que mesmo que seja um livro voltado a um público mais jovem, funciona também com os adultos, além de ter uma cenas que eu até considerei fortes para serem lidas por crianças mais novas. Mas, talvez eu esteja sendo super protetora, afinal, muitas crianças já estão jogando vídeo game de tiros e matança desde muito novos. Apenas vale saber que há pelo menos dois momentos onde há situações que podem sair um pouco do padrão mais inofensivo.

Enquanto escrevo essa resenha, já fiz a leitura do segundo livro, A Magia do Inverno e antecipo que acabei gostando mais dele do que de Além da Magia. E, pra quem se apaixonar por Alice e Oliver (ou apenas um deles), eles vão dar suas caras por lá também, interligando as histórias, mas mantendo a lógica do “pode ser lido separadamente”.

Então, se você está a procura de uma história lúdica e cheia de aventura pelos olhos de uma jovem garota, Além da Magia é uma boa pedida. Tahereh Mafi sabe muito bem encantar e conduzir o leitor e Alice, mesmo com seus altos e baixos, tem muitas lições a nos ensinar.

site: http://resenhandosonhos.com/alem-da-magia-tahereh-mafi/

Lisse 11/08/2018

Encantadoramente mágico
Alice é uma pessoa incomum dentro de Ferenwood, sua cidade natal. Lá onde o mundo é repleto de cores e magia, a jovenzinha de 12 anos é a única bem branca e que não possui magia. Mora com os irmãos menores e com a mãe, já que o pai está desaparecido há três anos.

Quote: "Seus cabelos e pele eram brancos como leite; o coração e a alma leves como seda. Os olhos haviam praticamente sido poupados de cores, traziam apenas o mais discreto toque de mel. Era o tipo de criança que seu mundo seria incapaz de apreciar."

E por conta da sua falta de magia, Alice não sabe lidar bem com esse excesso de diferença com os outros moradores. Além do sumiço do pai que era a pessoa na família que se relacionava muito bem, já que a mãe agora se tornou um pouco amarga e distante.

Agora, aos 12 anos Alice como todo o jovem em Ferenwood precisar encarar a Cerimônia de Entrega. É basicamente o dia em que cada jovem mostra seu talento para a cidade através de uma apresentação, onde era oferecido um desafio especial. E esse é o momento mais triste para Alice já que ela é a única sem cor e não possuir magia.

Quote: "A cerimônia da Entrega, que acontecia todos os anos, chegaria em poucos dias, e Alice, decidida a vencer, sabia que essa era sua chance de embarcar em uma experiência nova."

Mas Alice não está em Ferenwood sozinha. Oliver é um antigo colega de escola que é um tanto sincero demais, e a convida para entrar numa aventura para encontrar o pai desaparecido. As dicas que Oliver possui é que eles precisam ir para Futhermore e tentar descobrir onde Pai está.

Futhermore é um mundo totalmente novo em que o tempo é muito importante, e é muito diferente de Ferenwood. E eu amei cada pedacinho dessa aventura deles. Cada pequeno detalhe inserido se torna especial e tem todo um significada para que Alice e Oliver aprendam algo para amadurecer.
Quote: "Por que você precisa parecer com o restante de nós? [...] Nós que mudemos o nosso jeito de ver. Não mude o seu jeito de ser."

Não dá para falar mais para não correr o risco de dar spoiler. Cada pequeno detalhe é importante para o desenvolvimento da história. E sinceramente eu tinha pensado que ia odiar esse livro, pois não li ou assisti a obra original de "Alice no País das Maravilhas" ou até o pouco que sei sobre "O Mágico de Oz". Mas há similaridades com essas duas narrativas, além de todo o cuidado que a autora teve ao retratar uma jovem que tem um desenvolvimento muito grande dentro da história.

Nunca tinha lido fantasia infanto-juvenil e simplesmente amei. É muito diferente de tudo que já li. Taheref Mafi tem uma escrita tão singular como sua personagem. É poético e construtivo, com personagens bem construídos e distintos. Indico muito esse leitura!

@o_jardim_das_palavras 15/09/2018

Além da Magia
Alice é uma menininha muito peculiar que acaba de completar 12 anos. Ela quase não tem cor e é vista com outros olhos em um mundo de pessoas extremamente coloridas: peles e cabelos verdes, azuis, vermelhos e de todas as cores que puder imaginar. É esperta e apesar da pouca idade, já teve seu coração partido pela falta de Pai, que sumiu.
Oliver é um menino aparentemente irritante de 13 anos, que Alice não gosta nem um pouquinho, mas que de repente se vê obrigada a conviver em sua jornada para tentar encontrar Pai em Furthermore, lugar que pode ser encantador e aterrorizante ao mesmo tempo.
Dito isso já podem imaginar a confusão: Alice não leva desaforo para casa. E a partir daí temos uma história narrada de um modo bem peculiar.
As palavras e expressões usadas pela autora (pelo menos na tradução), remetem à sentimentos e conflitos infantis, sem nunca ser infantil demais. É um livro de leitura extremamente agradável, que te prende do início ao fim, e que foca muito nas aventuras, deixando a conclusão curta, resumidamente explicada, mas nada insatisfatório.
Uma das coisas mais lindas desse livro são as lições de amizade, amor, perdão e confiança. Alice se vê obrigada a confiar num garoto que nunca gostou, a aprender a deixar de lado mágoas e ressentimentos, e ainda ser corajosa em nome do amor que sente por Pai, enfrentando dezenas de perigos, e provando a si mesma que todos aqueles que diziam que ela não era capaz, por não ter cor e portanto não ter magia, estavam errados.
É um livro leve, cheio de aventuras, perigos e situações cômicas (o que eu amei), e me lembrou um pouquinho "Alice no País das Maravilhas" (assisti o filme infantil apenas). E, se você gosta, provavelmente vai gostar da história dessa outra Alice também.

Julia G 03/04/2018

Além da Magia
Conheci a escrita de Tahereh Mafi com a série Estilhaça-me, uma distopia envolvente que me conquistou inteiramente. Por isso, quando surgiu a oportunidade de ler outro livro da autora, eu aproveitei. Além da Magia foi bem diferente do que eu esperava, principalmente porque não li a sinopse e me guiei só pelo nome da autora na capa. De alguma forma, o livro tanto surpreendeu quanto decepcionou, mas toda a obra foi tão fofinha que não consegui evitar me encantar com essa nova história.

Alice é uma menina de 12 anos que vive em um mundo repleto de cor e magia - mas ela própria é desprovida de cor, o que a faz diferente de todos os que vivem em Ferenwood. A vida ficou ainda mais dolorosa depois que Pai desapareceu, há três anos, e a deixou com Mãe, cada vez menos amável, e seus irmãos, que mal a conheciam. Até que Oliver - um enganador mentiroso de quem Alice não gosta - pede ajuda dela para encontrar Pai.

""[...] não fosse por Pai, Alice talvez não tivesse tanta coragem. O amor a tornava destemida. E veja só... não é curioso? Era muito mais fácil lutar por outra pessoa que lutar por si própria."

A primeira surpresa que tive com a trama foi ser um livro infanto juvenil. A protagonista tem 12 anos e é bastante ingênua, o que dá à narrativa um tom bem diferente do que eu esperava. Por mais que tenha passado por algumas coisas ruins, Alice é leve, doce e sonhadora e até mesmo seu desejo mais profundo é puro: ter Pai de volta.

Isso não significa que se trate de uma trama boba ou superficial. Tahereh Mafi conseguiu inserir diversos elementos e aprofundá-los, dando diversas camadas aos personagens. Alice, por exemplo, sente-se insegura em relação à aparência e à falta de cor; sua relação com a mãe e os irmãos não é tão carinhosa como era com seu pai; além disso, a ausência de Pai modifica-a um pouco a cada dia. O mesmo se dá com Oliver: sua habilidade de punir e manipular para que gostem dele fez com ele desconhecesse pessoas que gostassem dele de verdade, e isso o faz profundamente solitário.

"A verdade era que Alice sempre seria diferente - mas ser diferente era extraordinário e uma grandíssima de uma aventura."

Um detalhe divertido do texto é a participação do narrador de uma forma ativa ao contar a história. Não se trata de um narrador-personagem, mas se trata daquele tipo de narração que conversa com o leitor, emite opiniões e dá avisos sobre o que aconteceu ou acontecerá. É fofinho e lembrou muito os livros que eu lia quando criança. Também achei interessante que os pais de Alice não tenham recebido um nome, eram apenas Pai e Mãe.

O mundo construído por Mafi é lindo e cheio de magia. Não pude evitar a comparação com Alice no país das maravilhas, seja pelo nome da protagonista, seja pelas coisas loucas que ela encontrou em Futhermore, onde tudo era possível. Meu palpite é que a autora usou essa ferramenta de forma proposital, e deu muito certo: as aventuras de Alice eram cheias de adrenalina, de todas as formas possíveis.

Mais importante ainda são as mensagens trazidas ao fim da história, sobre família, sobre amizade e sobre aceitação. É o tipo de livro perfeito para os mais jovens, mas que também encanta os sonhadores de qualquer idade. Fui presenteada ainda com uma diagramação maravilhosa, cheia de detalhes pensados para mergulhar ainda mais o leitor na história.

site: https://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2018/03/alem-da-magia-tahereh-mafi.html

Gabi 18/04/2024

Muito cativante!! Um livro que te prende por completo nele
A Magia do Inverno é um livro que eu já ouvi bastantes críticas, porém eu adorei a história e acredito que é muito interessante e a personalidade da Alice me pega por completa, além de que todos os acontecimentos e reflexões durante a leitura são incríveis

Raffafust 02/01/2018

Eu estava com muita expectativa para esse livro, a autora tem uma série que amo, veio ao Brasil em 2012 - acho que foi esse ano- foi uma fofa com todos, para completar é casada com um autor que amo, Ransom Riggs, das Crianças Peculiares. Incrível? Muito! E o livro ainda é dedicado à ele.
Não por acaso o novo romance de Tahereh Mafi, foi uma leitura maravilhosa, o livro é sobre uma jovem chamada Alice, e ela nasceu no mundo sem coloração. Isso é encarado como algo muito ruim, fora do normal já que onde vive é tudo muito colorido. Alice não se sente bem-vinda em seu mundo, exceto quando está com o pai. Ela o ama mais do que qualquer outra coisa, mas um dia o pai desaparece. E obviamente que a menina fica arrasada.

Gostei muito do aspecto familiar. Além disso. Alice e sua mãe tiveram um relacionamento interessante. Ela pensava que sua mãe a odiava mas com o sumiço do pai as duas se aproximam. O leitor sabe mais coisas que a protagonista, já que nos é contado, o amor de sua mãe é uma dessas coisas e foi muito bacana quando Alice também percebe isso. Vocês que me acompanham sabe o quão amo livros com temáticas familiares, sempre amo a frase de "Família é onde seu coração está!", e é verdade, família é tudo e mais um pouco nessa vida.
A autora que foi mãe recentemente parece também encantada com ser e ter família.
Algo que eu também amei no livro foi a forma com que a autora nos apresenta esse mundo, nos insere nele, e também os diálogos dos personagens, já sabia que ela era ótima mas agora lendo mais coisas dela já posso colocá-la na lista das favoritas.
A fantasia criada para esse livro é muito legal, a protagonista passará pela dor da dúvida por um tempo, mas descobrirá onde seu pai está após conhecer Oliver e ele é o que ela precisa para saber onde seu pai está preso, apesar de odiar o cara el airá com ele para uma nova terra mas lá é bem mais perigoso do que ela poderia imaginar, afinal a magia é usada sem controle.
O livro é uma delícia e a autora mais uma vez nos encanta, leiam e me contem o que acharam.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/12/resenha-alem-da-magia-univdoslivros.html

Gramatura Alta 17/12/2017

Alice nasceu em um mundo bem diferente, repleto de cores diversas e as mais únicas possíveis. Um mundo mágico, habitado por pessoas peculiares. Porém, há um problema: Alice nasceu sem cor, e fica difícil para o povo de Farenwood aceitar o nascimento da garota.

A terra onde Alice nasceu é um lugar mágico, parece ter saído direto de um conto de fadas cheio de cor, as pessoas que a habitam também são mágicas e coloridas, então dá para ter uma ideia de como eles receberam a notícia de que Alice nasceu sem cor. A pele e os cabelos da menina eram brancos como a neve, ou seja, diferenciavam muito das pessoas que moravam ao seu redor. A verdade é que Alice nasceu rejeitada por todos e, como qualquer pessoa excluída, Alice deseja se incluir, ter uma vida normal e sem tantos julgamentos. Como conseguir isso num mundo em que ter cor significa ter magia?

Os jovens de Farenwood, quando completam 12 anos, recebem um tipo de desafio ao mostrar suas habilidades mágicas. Alice dá o seu melhor para conseguir se destacar nesse evento, a garota se prepara arduamente para provar que é capaz de demonstrar suas habilidades. Em contrapartida, podemos perceber que Alice sofre com o desaparecimento do pai, que era quem mais apoiava suas diferenças, e com a aversão da mãe, que não dá tanta atenção à filha.

Todos esses acontecimentos externos contribuem para Alice falhar na prova de habilidade, então ela acaba tirando a menor nota possível, colocando por água a baixo sua oportunidade de se aventurar por novos lugares e procurar por seu pai. Naquele meio termo, aparece Oliver, um garoto que insulta Alice, mas vê que pode se beneficiar da ajuda dela. Em troca da ajuda de Alice com o desafio de Oliver, ele promete contar onde está o pai de Alice. É assim que eles embarcam em uma aventura repleta de descobertas pelas terras de Furthermore, um lugar que é um pesadelo para o povo de Farenwood, e essa viagem promete surpresas inimagináveis. O que realmente acontece em Furthermore?

ALÉM DA MAGIA é o novo livro de Tahereh Mafi, autora de outros livros e bem conhecida pela série ESTILHAÇA-ME. Visto que li outros livros dela, confesso que esperava muito mais de ALÉM DA MAGIA. A história têm seus pontos positivos, uma leitura fluida e rápida, mas certos aspectos pareceram meio corridos. Apaixonei-me pela personagem principal, acredito que ela me cativou de um jeito bem mágico, e é através de Alice que o leitor descobre o grande sentido e a grande mensagem da história.

É uma narrativa cativante, com momentos positivos e negativos, mas que conseguiu me deixar bem curiosa para a continuação da série Furthermore.

RESENHA ESCRITA PELA AMANDA PIRES PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/12/alem-da-magia-tahereh-mafi.html

Aline 14/12/2017

Encantador!
Alice é uma garotinha prestes a completar doze anos. Vive em um vilarejo chamado Ferenwood, onde as cores e a magia predominam. Mora com Mãe e seus irmãos menores. Mãe que se tornou um tanto amarga desde o sumiço de Pai, três anos antes, e por conta disso trata Alice com certa indiferença. Apesar disso, ela só consegue pensar na Entrega, uma importante cerimônia onde as crianças que completam doze anos recebem uma missão de acordo com a magia que dominam. Ela espera conseguir se destacar e receber a melhor missão, para assim poder procurar por Pai.

E é aí que começa, de maneira totalmente inusitada, acompanhada por Oliver Newbanks, sua aventura em busca de Pai. Onde ela passará por difíceis situações em um mundo mágico que ela jamais pensou existir.

"De repente, ela entendeu o que é sentir preocupação e prometeu que nunca mais julgaria Mãe por viver preocupada. De repente, ela entendeu que isso é muito difícil, isso de ter medo das coisas, e essa coisa de ter medo das coisas toma tempo." (p. 15)

"Alice cresceria para se tornar uma flor silvestre, Pai certa vez lhe dissera. Uma flor silvestre com saia rodada, cabelos trançados, dançando da cabeça aos pés." (p. 13)

Alice é uma protagonista singular. Possui a inocência característica das crianças e, ao mesmo tempo, é extremamente inteligente e determinada. Ela é o tipo de personagem que conquista o leitor desde o início, nos fazendo torcer cada vez mais por ela. Ela é forte de uma maneira única, muitas vezes fiquei pensando como ela encontrava forças. E lá estava ela, sempre se reerguendo e seguindo em frente.

Todos os personagens foram muito bem caracterizados e explorados na trama. Destaque para Oliver Newbanks, que é aquele tipo de personagem que desperta as mais diversas emoções. No decorrer da história, me levou do ódio ao amor.

"- De todas as coisas que há por aí para desgostar... Acho que desgosto mais de você!" (p. 107)

"E Alice escolheria amar a si mesma, diferente e extraordinária como era, todos os dias da semana." (p. 356)

Narrado terceira pessoa com foco em Alice, Além da Magia nos traz aquele narrador que conversa com o leitor. A magia começa logo na narração. Com uma narrativa poética, delicada e totalmente envolvente, Tahereh Mafi nos conduz pela história de Alice com maestria. Ricas descrições, excelente ambientação e diálogos bem articulados compõem a história. Capítulos curtos aliados à ótima narrativa fazem com que a leitura flua rapidamente.

Este foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e posso dizer que fiquei fascinada com a maneira criativa dela de contar histórias.

(+) Leia a resenha completa no blog.

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2017/12/resenha-alem-da-magia-tahereh-mafi.html

Fabi | @ps.leitura 03/12/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Sabe quando um livro repleto de aventura, magia e fantasia consegue prender você do começo ao fim? Foi assim que me senti com "além da magia". Eu precisava de um livro como ele para voltar a amar essas incríveis estórias.

Alice Alexis Queensmeadow é a nossa protagonista. Ela não possui nenhuma cor, diferente de onde vive - Ferenwood - que as cores são vivas e predominantes e também diferente de todas as pessoas que estão à sua volta.

Para Alice, apenas três coisas são importantes em sua vida: sua Mãe, seu Pai e magia e cor. Mas tudo começa a ficar diferente em sua vida quando três anos atrás seu Pai desapareceu e levou contigo apenas uma régua. Agora que está prestes a completar 12 anos e passar pelo processo de Entrega (onde todas as crianças mostram a sua magia e recebem uma missão), ela está decidida a encontrá-lo e trazê-lo de volta para casa e sua vida.

Com essa determinação de Alice, ela está pronta para uma aventura e só irá parar quando reencontrar seu Pai. Mas para isso, ela terá que viajar para outro território mítico de Furthermore e lá, nem tudo é o que parece. É um território perigoso, onde os lados não são realmente esquerda/direita, para cima/para baixo podem estar invertidos, o papel possui vida e não dá para confiar nas pessoas que lá vivem.

Junto com Oliver Newbanks, seu maior amigo e inimigo, Alice irá embarcar nessa jornada repleta de magia e perigos. Será que essa estória terá um final feliz para essa adorável garotinha? Será que ela reencontrará seu Pai e seu mundo voltará a ter cor?

Ah, que livro! Acredito que muitas pessoas quando olham essa capa (maravilhosa, por sinal!) devem imaginar que não passa de um infanto-juvenil e que a estória não apresenta grandes aventuras. Errado. O livro vai além do que a capa é capaz de proporcionar. Apresenta aventuras incríveis e que instiga a sua imaginação em cada página.

E a mensagem do livro vai além disso. É possível perceber o modo que a personagem é tratada por não ter nenhuma cor; o modo como agem e falam a sua volta, mas que sempre há uma pessoa completamente diferente para mudar esse ponto de vista.

Alice é aquela personagem inocente e completamente carismática. Apesar da sua idade, ela sabe muito bem como controlar as suas emoções e apenas demonstrá-las no momento certo. Ela também é forte e quando quer algo, demonstra toda a sua determinação e vai atrás do que deseja.

"Além da magia" é um livro que levou meu coração por completo. Faz tempo que eu não lia nada com esse tema de fantasia/magia e que me agradasse tanto quanto esse. Aliás, foi meu primeiro contato com a autora Tahereh Mafi e eu não podia ter ficado ainda mais feliz por ter amado sua escrita leve e descontraída. Ela já me conquistou!

A escrita desse livro é diferente do que estou acostumada: mesmo sendo narrado em terceira pessoa, a autora fez dele como um diário, ou seja, ela narra todos os acontecimentos, interage com o leitor no decorrer da leitura, expõe em determinados momentos seu ponto de vista da forma como a personagem agiu e isso prendeu a minha atenção ainda mais. Tem coisa mais mágica do que se sentir dentro do livro?

O desenrolar da estória começa mesmo quando Alice e Oliver já estão em Furthermore para resgatar o Pai da garota. Tudo é mágico e extraordinário por lá. Encantador! Apesar de ter amado infinitamente esse livro, nas últimas páginas eu senti falta de algumas explicações, mas nada que atrapalhe a leitura ou mude seu ponto de vista da mesma.

A forma como a autora termina o livro ("até a próxima, querido leitor") ficou claro que há, sim, uma continuação. Com uma notícia maravilhosa que recebi da editora Universo dos Livros com o modelo da capa do próximo livro, Whichwood - o próximo livro dessa duologia -, será publicado em breve aqui no Brasil. Se eu amei essa notícia? Ah, infinitamente!

Então não julguem um livro pela capa. Embarque nessa aventura junto com Alice e deixe que ela mostre do que ela é capaz. Faça dela a sua amiga e entenda como é viver no mundo sem cor e como isso só a torna única e especial.

site: https://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/11/resenha-alem-da-magia.html

Maravilhosas Descobertas 17/10/2017

ALÉM DA MAGIA, TAHEREH MAFI
Tahereh Mafi, a autora de Além da Magia, é best-seller no Brasil com sua série Estilhaça-me, composta por três livros. Curiosa que sou, fui pesquisar sobre a trilogia para entender melhor a forma de escrever da autora e ver se o novo livro tinha algum paralelo com seus mais vendidos por aqui. Qual não foi minha surpresa, quando percebi que Além da Magia tinha um estilo bem diferente.

O livro conta a história de Alice Alexis Queensmeadow, uma menina diferente de todas as outras crianças de Ferenwood, o lugar cheio de cor em que mora com a Mãe e os irmãos, trigêmeos. Pai, o melhor amigo e incentivador de Alice, saiu de casa com apenas uma régua e jamais voltou. A trama se desenrola a partir do sumiço de Pai e de um grande evento que acontece anualmente em Ferenwood, a Entrega.

Alice espera ansiosamente pela Entrega e espera poder mudar o seu destino depois dela. A cidade, que é repleta de magia, não está preparada para os dons de Alice, tampouco para a peculiaridade que ela traz e é depois de esbarra com Oliver, um inimigo-amigo, que Alice embarca em uma aventura gostosa demais de ler.

Na narrativa, a autora (e a tradução – meus sinceros parabéns aos tradutores!) usam figuras de linguagem que são quase poesia. A angústia se transmuta em “seu coração, pobrezinha, havia criado pés e agora lhe chutava o peito”. A saudade, em “Alice acordava no meio da noite raspando o fundo do coração em busca dele, e toda vez saía com dor e vazio”. O livro é delicioso!

Além de tudo, é impossível não fazer um paralelo com a Alice de Lewis Caroll. A Alice de Tahereh também embarca com muita coragem em uma aventura num lugar que, bem, podemos dizer ser um País das Maravilhas, onde o nonsense reina e os perigos são muitos.

Ao final, Alice está completamente transformada, assim como estão as vidas daqueles que com ela vivem. A garotinha peculiar de Ferenwood se torna mais conhecedora de si mesma e compreende melhor seus pais e amigo (Oliver, o único). As fases de seu crescimento ficam bem claras. E essa jornada pelo autoconhecimento da personagem é que faz todo o livro valer a pena.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/10/alem-da-magia-tahereh-mafi.html

Edson.Gabriel 06/02/2020

Além da magia
Me surpreendeu muito esse livro, uma personagem principal muito sarcástica e empoderada, além de ser uma história super diferente.....

Bruna 25/03/2020

Uma boa história!
Foi uma leitura bem diferente da que estou acostumada, e me surpreendeu!
Bem leve, com alguns ensinamentos e com muita, mas muita imaginação e sem muita lógica faz com que você se envolva só depois que a gente para de tentar entender rs