Além da Magia Tahereh Mafi

Resenhas - Além da Magia

Bia 11/04/2020

Talvez eu gostasse se tivesse doze anos
Eu sei que livros não tem idade para serem lidos, mas talvez alguns tenham sim, porque Além da magia é infantil demais pra mim.

A Alice é uma personagem chata, ela quer ser a melhor, quer ser a mais inteligente, quer ser bonita, quer mostrar que sabe se virar sozinha num lugar onde não conhece (e as consequências não são boas) ela melhora durante o livro, não vou negar, mas demora demais, e eu já não consegui mais gostar dela

O Oliver, apesar de ser um ano mais velho não é tão chato quanto a Alice, e embora a narradora claramente tente me convencer que ele é um idiota, não me convenceu, eles estão lutando pela vida, não dá pra ficar explicando cada coisinha quando todo mundo quer você morto.

O enredo é bem movimentado e o final é aquele final feliz que todo mundo espera (e isso não é uma coisa ruim) mas se você já leu outros livros de fantasia não vai se surpreender.

SahRosa 18/04/2018

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Percorrendo o catálogo de áudio books da Ubook, eu me deparei com Além da Magia de Tahereh Mafi. Nem preciso dizer o quanto fiquei louca para ouvir esse livro não é? Este é o quarto áudio book que finalizei e sem dúvidas foi o mais mágico! Ferenwood vai deixar saudades mas com certeza voltarei logo, afinal a continuação está aí e pretendo ter ambos na estante!

Além da Magia é um livro juvenil mas que recomendo a todos, pois o encanto dessa história e sua mensagem de amor, sonhos e esperanças deve ser lida por qualquer leitor, independente da idade! Alice a jovem heroína nesta obra é bastante simpática, possui um gênio forte e que luta com todas as forças em aquilo que acredita; Ao lado de Oliver, ela irá vivenciar a maior das aventuras, encontrar Pai que desapareceu a muito tempo, levando consigo apenas uma régua!

A jornada de Alice a levará para Furthermore, um mundo cheio de perigos, pronto para literalmente devorar a nossa heroína e seu amigo! A princípio Além da Magia me fez lembrar muito a obra de Lewis Carroll, a semelhança digamos que seja apenas o mundo colorido e estranhamente louco e intrigante que ambos os livros possuem, uma bizarrice apaixonante, afinal Ferenwood e Furthermore são mundos diferentes de tudo que o leitor já encontrou e isso me fez lembrar demais da trama de Carroll.

Tahereh Mafi sinceramente me surpreendeu com Além da Magia que é completamente diferente do primeiro livro que li dela: Estilhaça-me. Ao lado de Alice e Oliver, encontramos uma jornada rica em detalhes, com personagens incrível e muita magia! Ouvir este livro me proporcionou uma experiência única, completamente diferente dos demais livros que ouvi na Ubook, pois é uma aventura fantástica, sensacional e completamente envolvente.

Mas apesar de ter gostado muito de Além da Magia, não nego que certas partes da história foram bem confusas e demorei um pouco mas bem pouco mesmo, para mergulhar de cabeça neste mundo louco e apaixonante, quando isto aconteceu fiquei sem chão e pensava apenas em ficar grudada no celular com meu fone de ouvido para não perder nada de Além da Magia!

Além da Magia é uma história que aguça nossa imaginação e é cheia de detalhes lindos, colorido e de pura emoção, pude sentir cada um desses detalhes como se estivesse pertinho de Alice e Oliver! No desfecho do livro eu precisei segurar as lágrimas, afinal ao longo de toda trama vemos o amor de Alice por seu Pai e o quanto ela quer traze-lo de volta para casa, nossa protagonista passa por tantas provações que quando a história chega no fim é muita emoção aflorando de uma vez!

Enfim, Além da Magia já tem um espaço reservado no meu coração e digo mais, para quem busca uma história tocante, cheia de aventura e com muita magia, aposte com todas as suas forças neste livro!

site: https://www.daimaginacaoaescrita.com/2018/03/resenha-alem-da-magia-tahereh-mafi.html

De Olivato - @olivatobooks 26/05/2018

Encante-se pelos detalhes
Este livro nos conta a história de Alice Alexis Queensmeadow que tem 12 anos e mora em Ferenwood, uma terra conhecida pelas suas cores e magia. Faz 3 anos que ela não vê o pai que um dia saiu de casa carregando apenas uma régua e não voltou.

A saudade aperta cada vez mais o coração da menina, pois o seu pai era também seu único amigo, a única pessoa que entendia a sua falta de cor em uma cidade tão colorida, que dizia que Alice era perfeita do jeito que era e não desistia até convencer de que ela era mesmo perfeita.

Um dia, Oliver, um garoto que estudou junto com a Alice quando ela era mais nova, vai procurar nossa protagonista e diz que sabe onde seu pai está, mas que ele não consegue sair de lá sem a ajuda dela.

Alice e Oliver então partem para o resgate do pai em uma terra conhecida como Furthermore – um lugar místico que a maioria das pessoas acredita que não passa de uma lenda, com regras confusas e muito, muito perigoso.

Será que nossa protagonista é forte o bastante para ajudar a trazer o pai de volta para casa? Alice sente que Oliver tem um segredo, o que ele não está contando para ela? Oliver é conhecido por ter o poder de convencer e mentir para as pessoas, poderia ele não ser o parceiro ideal para essa jornada? Para encontrar seu pai, Alice pode ter que primeiro encontrar a si mesma.

Tahereh criou uma história bem divertida e fluida de se ler, é uma fantasia voltada para o juvenil, então várias vezes enquanto eu lia e achava a linguagem meio boba, mas depois que peguei o ritmo, tive uma surpresa boa.

Um ponto negativo é que o final foi corrido demais, quando eu vi que a história estava ficando grande demais para o restante de páginas que ainda faltava, fiquei um pouco tenso. Não que o final seja ruim, só é muito rápido.

No Skoob, eu dei 4 estrelas e recomendo para todos que querem ler uma história nova que encanta pelos detalhes.

site: https://www.instagram.com/p/BixG5DaHCQ6/?taken-by=olivatobooks

Debyh 25/06/2018

Bem-vindo ao fantástico mundo no qual cor e magia andam de mãos dadas! Preciso começar dizendo que se tem uma coisa que me pegou na leitura foi como tudo por aqui era muito louco e ao mesmo tempo fazia muito sentido. Sério. O mundo em Ferenwood se resume a duas coisas: magia e cores. Coisas que eu adoro, e num começo de série tornou tudo extremamente encantador.
Alice completou 12 anos e com essa idade ela pode finalmente receber sua missão, que é algo que todos fazem após essa idade. Lá em Ferenwood funciona assim, magia e cores são importantes para praticamente fazer qualquer coisa. O grande problema de Alice é que ela é praticamente sem cor, e não se considera uma grande usuária de magia. Porém, quando percebe que finalmente tem pistas de onde seu pai possa estar ela resolve que mesmo entendendo tão pouco sobre Futhermore (um local distante) precisa encontrá-lo. Juntamente com Oliver, Alice parte em uma jornada perigosa que pode revelar muitas coisas das quais ela não fazia ideia.
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/alem-da-magia-futhermore-1-tahereh-mafi/

Thiago coss 14/07/2018

Encantador U.U
‘Além da magia’ foi uma leitura bastante agradável, divertida e peculiar. A abordagem da narradora no meio da história foi bem estranho, mas acabei gostando disso, a narradora pausa a história para dar algumas informações valiosas. A construção de Ferenwood e de toda Futhermore é bem louca. É quase que impossível não imaginar esses mundos como um filme do Tim Burton. Acho que não foi uma consciência a protagonista ter o nome de Alice, em determinados pontos lembram a história de Lewis Carroll. O livro é todo bonitinho, fofinho, verdadeiramente digno de um conto de fadas, mas algumas cenas são dignas de filme de terror. Bem freak.

Os personagens são maravilhosamente complexos. Alice, a única pessoa sem cor em toda Feren, é muito explosiva. A história dela é bem comovente e no início chegou a me cativa, mas... em determinado ponto a personalidade da Alice começou a me incomodar. Certamente, Alice é o tipo de criança em que eu daria um bicudão atrás da cabeça. Oooh piveta teimosa. Oliver, aaahhh, Oliver que foi um bundão no passado e que agora é um amorzin.

Apesar de ser um pouco infantil, o livro trás ensinamentos sobre a vida, amizade, família, sonhos. Uma lindeza.

site: http://thicoss.blogspot.com/2018/07/resenha-alem-da-magia-tahereh-mafi.html

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Além da Magia
Esse foi o meu primeiro contato com a autora da série Estilhaça-me e posso dizer já de cara que gostei muito da forma como ela escreve. A sua primeira história publicada por aqui, que inicialmente foi lançada pela Novo Conceito, mas que agora está sendo toda republicada pela Universo dos Livros, com a chegada do quarto livro, nunca me chamou muito a atenção or eu já ter ouvido muito sobre o romance que se desenvolve, que é algo que não funciona comigo. Portanto, deixei de lado e fiquei feliz quando uma nova oportunidade surgiu para que eu conhecesse seu trabalho.

Essa nova série de livros, teoricamente, pode ser lida se forma independente, sem a necessidade de seguir uma ordem. Além da Magia, portanto, funcionaria como uma livro único ou como o primeiro para os que virão na sequência. A proposta da série é nos apresentar mundos mágicos que se interligam, e em cada um deles trazer um protagonista diferente.

Aqui conhecemos Alice, uma garota desprovida de cor em um mundo onde isso é sinônimo de poder. Isso, obviamente, faz com que sua auto estima e confiança fique abalada, e o desaparecimento de seu pai, seu porto seguro, agrava ainda mais a situação. A menina então sairá em uma aventura até Futhermore em busca de respostas e de encontrar o pai pelo caminho, se tudo der certo. Porém esse é um local diferente, com regras diferentes e cheio de armadilhas.

“Era só que ela já gostava tanto de si mesma e se achava tão interessante (e inteligente e criativa e legal e engraçada e amigável e autêntica) que ela realmente não conseguia entender por que não era mais fácil para ela se misturar.”

E é ai, que além do nome, Alice também compartilha outras semelhanças em sua história com uma outra menina que também vai parar em um outro mundo, encontra coisas estranhas e precisa passar por muitas aventuras e situações inusitadas até poder voltar pra casa. Apesar de a referência estar clara pra mim, a autora não afirma que seja uma inspiração e portanto vai do desejo ou não do leitor de levar isso em consideração.

Pra mim foi impossível ignorar e, portanto, em vários aspectos, achei a história bastante semelhante. Porém, o que se destaca mesmo nessa história é Alice, seus conflitos e sua personalidade. Ela é uma menina de 12 anos e, por isso, não é mas tão criança e já tem suas muitas opiniões e vontades. A jovem não está disposta a aceitar muita ajuda e não gosta de ouvir a opinião alheia, o que a coloca em muitas confusões e a mim pelo menos, a fez soar como uma garota birrenta e egoísta em muitos momentos. Tem um em especial, que eu senti muita raiva da personagem pelo vitimismo que estava acontecendo em uma situação em que ela tinha a faca e o queijo na mão pra solucionar o problema.

E essa é praticamente a única coisa que impediu que eu tivesse uma experiência completamente positiva com a história, juntamente com o final corrido que se resolve em meia dúzia de páginas. Quando me aproximava do fim comecei a pensar que o negócio de a história se fechar e funcionar como livro único era uma mentira, pois faltava muito pouco para acabar e não havia nada resolvido. Dai, de uma hora para a outra tudo é solucionado. Eu fiquei com uma sensação de que precisava que houvesse uma proporção melhor nas coisas.

Fora isso, os mundo são muito interessantes. Vale a pena ressaltar que a autora nos apresenta a eles com suas características e não tenta ficar encaixando explicações ou lógica. Então também é necessário ir com a história e descobrir pouco a pouco as particularidades de cada local.

Além de Alice temos um personagem que entra logo no começo que é Oliver Newbanks. O garoto fez bullying com a jovem na escola e não causou uma boa impressão, por isso, quando volta a aparecer na vida dela, há uma enorme desconfiança. Sentimento esse que se tornou meu. Se teve alguém em quem eu não confiei nem um pouco por todo o livro, foi em Oliver. Isso, porém, não quer dizer que ele seja alguém que “merece” toda essa atenção, mas também não consegui ignorar.

E, por trás de todo o mundo mágico, os lugares diferentes, os personagens e a trama central do livro, há vários temas que a autora trabalha nas entrelinhas, misturado à história. Perdão, amizade, pertencimento, família. Se você olhar atentamente, vai se pegar enxergando várias coisas que podem passar despercebidas, como referências ou trocadilhos.

Em termos de narrativa, achei muito fácil navegar pelas páginas e pela história de Alice. Como já mencionei, a escrita da autora é bem gostosinha e o livro acaba sendo uma leitura rápida e divertida, afinal há um certo humor que norteia também a trama. Acho que mesmo que seja um livro voltado a um público mais jovem, funciona também com os adultos, além de ter uma cenas que eu até considerei fortes para serem lidas por crianças mais novas. Mas, talvez eu esteja sendo super protetora, afinal, muitas crianças já estão jogando vídeo game de tiros e matança desde muito novos. Apenas vale saber que há pelo menos dois momentos onde há situações que podem sair um pouco do padrão mais inofensivo.

Enquanto escrevo essa resenha, já fiz a leitura do segundo livro, A Magia do Inverno e antecipo que acabei gostando mais dele do que de Além da Magia. E, pra quem se apaixonar por Alice e Oliver (ou apenas um deles), eles vão dar suas caras por lá também, interligando as histórias, mas mantendo a lógica do “pode ser lido separadamente”.

Então, se você está a procura de uma história lúdica e cheia de aventura pelos olhos de uma jovem garota, Além da Magia é uma boa pedida. Tahereh Mafi sabe muito bem encantar e conduzir o leitor e Alice, mesmo com seus altos e baixos, tem muitas lições a nos ensinar.

site: http://resenhandosonhos.com/alem-da-magia-tahereh-mafi/

Lisse 11/08/2018

Encantadoramente mágico
Alice é uma pessoa incomum dentro de Ferenwood, sua cidade natal. Lá onde o mundo é repleto de cores e magia, a jovenzinha de 12 anos é a única bem branca e que não possui magia. Mora com os irmãos menores e com a mãe, já que o pai está desaparecido há três anos.

Quote: "Seus cabelos e pele eram brancos como leite; o coração e a alma leves como seda. Os olhos haviam praticamente sido poupados de cores, traziam apenas o mais discreto toque de mel. Era o tipo de criança que seu mundo seria incapaz de apreciar."

E por conta da sua falta de magia, Alice não sabe lidar bem com esse excesso de diferença com os outros moradores. Além do sumiço do pai que era a pessoa na família que se relacionava muito bem, já que a mãe agora se tornou um pouco amarga e distante.

Agora, aos 12 anos Alice como todo o jovem em Ferenwood precisar encarar a Cerimônia de Entrega. É basicamente o dia em que cada jovem mostra seu talento para a cidade através de uma apresentação, onde era oferecido um desafio especial. E esse é o momento mais triste para Alice já que ela é a única sem cor e não possuir magia.

Quote: "A cerimônia da Entrega, que acontecia todos os anos, chegaria em poucos dias, e Alice, decidida a vencer, sabia que essa era sua chance de embarcar em uma experiência nova."

Mas Alice não está em Ferenwood sozinha. Oliver é um antigo colega de escola que é um tanto sincero demais, e a convida para entrar numa aventura para encontrar o pai desaparecido. As dicas que Oliver possui é que eles precisam ir para Futhermore e tentar descobrir onde Pai está.

Futhermore é um mundo totalmente novo em que o tempo é muito importante, e é muito diferente de Ferenwood. E eu amei cada pedacinho dessa aventura deles. Cada pequeno detalhe inserido se torna especial e tem todo um significada para que Alice e Oliver aprendam algo para amadurecer.
Quote: "Por que você precisa parecer com o restante de nós? [...] Nós que mudemos o nosso jeito de ver. Não mude o seu jeito de ser."

Não dá para falar mais para não correr o risco de dar spoiler. Cada pequeno detalhe é importante para o desenvolvimento da história. E sinceramente eu tinha pensado que ia odiar esse livro, pois não li ou assisti a obra original de "Alice no País das Maravilhas" ou até o pouco que sei sobre "O Mágico de Oz". Mas há similaridades com essas duas narrativas, além de todo o cuidado que a autora teve ao retratar uma jovem que tem um desenvolvimento muito grande dentro da história.

Nunca tinha lido fantasia infanto-juvenil e simplesmente amei. É muito diferente de tudo que já li. Taheref Mafi tem uma escrita tão singular como sua personagem. É poético e construtivo, com personagens bem construídos e distintos. Indico muito esse leitura!

@o_jardim_das_palavras 15/09/2018

Além da Magia
Alice é uma menininha muito peculiar que acaba de completar 12 anos. Ela quase não tem cor e é vista com outros olhos em um mundo de pessoas extremamente coloridas: peles e cabelos verdes, azuis, vermelhos e de todas as cores que puder imaginar. É esperta e apesar da pouca idade, já teve seu coração partido pela falta de Pai, que sumiu.
Oliver é um menino aparentemente irritante de 13 anos, que Alice não gosta nem um pouquinho, mas que de repente se vê obrigada a conviver em sua jornada para tentar encontrar Pai em Furthermore, lugar que pode ser encantador e aterrorizante ao mesmo tempo.
Dito isso já podem imaginar a confusão: Alice não leva desaforo para casa. E a partir daí temos uma história narrada de um modo bem peculiar.
As palavras e expressões usadas pela autora (pelo menos na tradução), remetem à sentimentos e conflitos infantis, sem nunca ser infantil demais. É um livro de leitura extremamente agradável, que te prende do início ao fim, e que foca muito nas aventuras, deixando a conclusão curta, resumidamente explicada, mas nada insatisfatório.
Uma das coisas mais lindas desse livro são as lições de amizade, amor, perdão e confiança. Alice se vê obrigada a confiar num garoto que nunca gostou, a aprender a deixar de lado mágoas e ressentimentos, e ainda ser corajosa em nome do amor que sente por Pai, enfrentando dezenas de perigos, e provando a si mesma que todos aqueles que diziam que ela não era capaz, por não ter cor e portanto não ter magia, estavam errados.
É um livro leve, cheio de aventuras, perigos e situações cômicas (o que eu amei), e me lembrou um pouquinho "Alice no País das Maravilhas" (assisti o filme infantil apenas). E, se você gosta, provavelmente vai gostar da história dessa outra Alice também.

ndonofreo 19/03/2019

Com um tipo de livro que eu nunca vi antes, Thereh Mafi nos traz a história de Alice Alexis Queensmeadow,uma garota considerada "sem magia" por a sua pele ser extremamente branca.

Vivendo em Ferenwood, uma terra conhecida por sua magia e cores, Alice se vê completamente perdia e sozinha após seu pai ter saido de casa apenas com uma regua e nunca mais ter voltado.

Passados 3 anos do sumiço do pai de Alice e com o coração cada vez mais apertado de saudades, ela decide partir em busca dele, mas antes ela precisa passar por um teste que determinará se ela irá receber uma missão como todos da vila ou ser uma "inútil", o que acaba sendo uma péssima experiencia.

Triste e sem experanças, Alice acaba recebendo uma visita inesperada de um garoto que já havia estudado com ela. Oliver diz que sabe onde o pai dela está, mas que precisa dela ou não conseguirá resgatar o pai.

Alice e Oliver partem para o resgate em uma terra desconhecida - Futermore, um lugar místico que a maioria das pessoas acreditam que não passa de uma lenda, com regras confusas e muito perigoso.

Para encontrar o pai, primeiro Alice precisará encontrar a si mesma, mas será que ela é forte o bastante para isso? Alice sente que Oliver esconde um grande segredo, poderia ele não ser o parceiro ideal para o resgate?

Esse foi um livro que me surpreendeu bastante e que não me deixou ficar sem curiosidade nem por um minuto, mesmo sendo um livro juvenil, ele acaba tendo tensão, suspense e até um pouco de romance. Tahereh Mafi novamente nos deixa encantada e com vontade de ler uma continuação para Oliver e Alice.

site: https://www.instagram.com/p/BuRQONNAQMt/

Paloma 15/08/2019

um bom livro
Como o título da resenha já diz, esse livro foi uma boa história. Alguns elementos presentes ali dentro foram bem acertados para o meu gosto: protagonistas crianças, uma aventura, coisas bizarras e a descoberta de sentimentos. Só por isso eu já deveria ter amado toda a história, mas infelizmente isso não aconteceu.
Eu não consegui achar, em nenhum lugar, se esse livro realmente é um reconto de Alice no País das Maravilhas ou não, e isso simplesmente não faz sentido pra mim, já que a história é claramente isso. Não consegui ver muita diferença entre uma coisa e outra, o que acabou prejudicando a minha opinião sobre tudo.
Já conhecia Tahereh de outros livros e não posso negar que sua escrita é fluída e atenta a detalhes, mas nesse caso senti que por mais louco que o mundo construído fosse, ainda assim a autora não soube muito bem conectar todas as suas ideias para que elas fossem coesas entre si.
Li rápido e fiquei bem entretida, ou seja, um bom livro.

Ruh 24/11/2019

Um abraço em palavras
A demora para a conclusão desse livro foi inteiramente minha, porque a cada vez que eu o abria a história me colocava no colo e me confortava.
O narrador nos transforma em personagens e me arrancou muitas risadas, é uma história fofa e emocionante, com o toque sentimental certo e com muita imaginação. Me apresentou um mundo completamente diferente, que me deixou confusa diversas vezes, mas pasma com a quantidade de possibilidades e aventuras.
Um ótimo livro para passar o tempo e se apaixonar por cada personagem e por cada relação entre eles, onde você sente amor, confusão, dor e aprende junto com eles.

Ritchelly - @garotagirassol_ 01/02/2020

#resenhadagirassol - Um livro cheio de magia, cores e nenhuma lógica
Este é um livro totalmente improvável, com personagens excêntricos onde a lógica não quer dizer nada nesta busca e a coragem e sinceridade no coração poderão ser o caminho para um final feliz.

Alice é uma menina que acaba de completar 12 anos, o grande dia de apresentar seu dom para a vila está chegando e a única coisa que ela pensa é se mostrar alguém capaz de pegar o grande desafio e sair da vila em busca de seu pai que desapareceu alguns anos atrás levando consigo somente uma régua.

Tudo estaria conforme os planos da menina se Oliver não tivesse reaparecido a pedindo ajuda para cumprir seu próprio desafio. A menina o odeia desde que se conhece por gente, mas a proposta que o menino lhe faz é quase irrecusável e apesar de cada fibra do corpo de Alice recusar dar ajuda ao menino, ela irá embarcar nesta aventura mágica que quebra todas as regras da lógica.

A escrita da autora é bem simples, é explícito que ela quem está contando a história e ainda se coloca como "personagem" do próprio livro.

Eu gostei muito da leitura, pelos elementos mágicos que compõe o universo de Furthermore e por cada personagem apresentados e suas peculiaridades. A busca de Alice e Oliver as vezes foi um pouco monótona de acompanhar, mas não diria que é algo negativo ou que atrapalhe, o andamento da história foi bem fluído. Só o final que poderia ter se prolongado um pouco mais, pois achei corrido. Se você gosta de fantasia, um pouco de loucura e muitas cores, este livro é para você!

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

Edson.Gabriel 06/02/2020

Além da magia
Me surpreendeu muito esse livro, uma personagem principal muito sarcástica e empoderada, além de ser uma história super diferente.....

Bruna 25/03/2020

Uma boa história!
Foi uma leitura bem diferente da que estou acostumada, e me surpreendeu!
Bem leve, com alguns ensinamentos e com muita, mas muita imaginação e sem muita lógica faz com que você se envolva só depois que a gente para de tentar entender rs

Marisa Aziliero 28/03/2020

Antes de começar a ler, não tinha muita certeza do que esperar desse livro. Continuo sem entender direito.