Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

Ci 05/04/2023

Faltou bem pouco para ganhar 5 estrelas
Eu amei a estória da Liz, achei que foi muito bem construída, toda sua trajetória até que ela decide morrer.
Esse não foi o primeiro livro sobre essa temática que li, mas sem dúvida foi o melhor até agora. Todos os motivos e razões que ela aponta como justificativa para sua ação, de certo modo é plausível. Ela é uma menina popular que adora humilhar os colegas que ema considera "inferiores", mesmo que muitas vezes não concorde ou não queira, mas ela tem uma reputação a zelar. Então esse conflito em sua personalidade, é o que me fez interessar no lo ro da primeira à última página. Só achei que faltou algo para que fosse perfeito. Mas recomendo, muito interessante.

Caio 30/03/2023

Sem grandes surpresas!
Já começo a falar sobre a personagem principal, que a narração não deixa a gente senti quase nenhuma empatia por ela... No final a gente fica querendo que ela sobreviva, mas é só pra concertar as besteiras que ela tinha feito... Pq se não for pra isso, é melhor ela partir mesmo. Só teve um personagem cativante de verdade, no caso o Liam, que quase não apareceu... Então ele fica com a nota de 5 no máximo.

Madugatinha18 25/03/2023

Livro bom porém o final estraga o livro
O livro é mt bom e o fato de vc não saber quem está narrando te deixa muito curiosa, eu fiquei ligando os pontos e tentando descobrir quem era o narrador, e eu real não conseguir descobrir e me surpreendi com quem era, o final é um final feliz oq me desapontou muito, o livro é tão dramático e triste que um final feliz estraga a história.

Caahlivros 23/03/2023

Legal
O livro não tem lá grandes acontecimentos. É só uma história de uma garota rica, que perdeu o pai, a mãe vive trabalhando, irresponsável, queria encontrar seu lugar no mundo e fazia bullying com outras pessoas por medo de ser aquela que sofria bullying.

Ela é babaca mas você até que sente uma Peninha dela.

Ao longo do livro a gente acompanha tipo o que acontece em "se eu ficar" a garota internada e flashback do passado. A história é narrada por alguém inusitado e cada capítulo o foco é em um personagem e sua relação com a personagem principal.

O final é bleh. O livro num todo é sem sal. Uma mistura de "os treze porquês" e "se eu ficar" com todos os filmes clichês americanos de ensino médio com garotas malvadas e mimadas.

peixonauta 02/03/2023

A protagonista é apresentada como uma pessoa de atitudes ruins, egoístas e com comportamento autodestrutivo, a própria personagem reconhece isso, pois foi ela que escolheu ser assim, e mesmo sabendo disso, eu não consigo deixar de gostar dela, possivelmente é por conta da narrativa, onde é mostrando vários momentos diferentes de sua vida desde a infância, é contado de uma maneira tão maravilhosa que você acaba se sensibilizando com ela mesmo não concordo com seu comportamento.

Em geral é bem rápido de ler, principalmente por conta da escrita da autora que mesmo apresentando temáticas tão pesadas, conseguiu trazer de uma forma "leve".

isabelfnas 22/02/2023

Ai cara, a história é muito profunda, o livro inteiro é triste, me senti mal pela Liz. O capítulo 64 me destruiu toda, me deixou muito triste.

Julia 20/02/2023

Muito booom
Escrita muuuito boa, de uma forma que vc consegue entender a as coisas que os personagens sentem e fazem.

carol 19/02/2023

Li novamente só para relembrar que é perfeito! o livro te prende do começo ao fim e cada personagem é tão único que é difícil não gostar. os capítulos curtos e a narração tornam a leitura mais viciante para saber o final. a autora é sensacional, recomendo muito a leitura desse e outros dela!

Clara 05/02/2023

Liz Emerson...
Esse é o segundo livro que possuem gatilhos, gatilhos que eu me indentifiquei... Essa história concerteza vai ficar marcada na minha memória! Agora vou parar e olhar para o céu e perceber o quanto ele é azul.

Como a própria capa tem escrita "não existem acidentes".

Obrigada Amy Zhang, por mostrar o ponto de vista de alguém que tenta suicídio.

lantejoula 30/01/2023

nossa.
sabe, esse é um livro que vc lê bem rápido, pq a história flui muito bem e fala sobre um tema MUITO importante na sociedade jovem dos dias atuais: saúde mental.

muitas vezes, as pessoas novas se silenciam por nao conseguirem pedir ajuda, e com isso, a vontade de viver vai ficando cada vez menor. outras vezes, nao achamos que somos capazes de mudar ou de melhorar, ou até mesmo que tenhamos alguém que acredite em nós.

por isso, essa obra deveria ser bem mais reconhecida, porque eu fiquei bem pensativa!!!

Oliverdryka 23/01/2023

Quando tudo faz sentido?
O livro é ótimo, tive explosões de sentimentos principalmente pela protagonista. No entendo é perfeito pois o livro te prende

Ehkew 18/01/2023

Num primeiro momento a história parece totalmente superficial, mas conforme você vai lendo você percebe que não é só isso.
É realista e cruel ao apresentar a Liz, como alguém capaz de ser ruim, não apenas como vítima. O que evita a caracterização da pessoa apenas como o problema que ela tem, como se cada um dos personagens não tivessem personalidade e tomassem suas próprias decisões ou pensassem por si próprios.
Mostra a dualidade dos personagens, e a forma que cada um enfrenta as porcarias que acontecem com eles ou que eles fazem com outros. E também critica de forma sutil a cultura de deixar os adolescentes fazer o que quer, sem a atenção ou orientação devida capaz de impedir diversas situações do livro e diversos traumas e coisas prejudiciais a saúde física e mental dos próprios jovens. Já que nessa fase, fica-se vulnerável e totalmente influenciável embora como a Liz, sinta-se o dono do mundo.
Outra coisa que gostei foi o pensamento de que tudo pode recomeçar, embora alguns optem por não mudar as coisas.

E aparentemente os personagens representam etapas da melhora:
- o namorado da Liz: Reproduzir o ciclo e não sair do mesmo lugar, viver o problema.
- o Liam: perceber o problema.
- Kennie: não esconder
- Julia: pedir ajuda
-Liz: negação, autossabotagem, tentativa de lidar com o problema, erro e também recomeço.

gevsbela 14/01/2023

é tudo culpa das leis de newton.
O livro consegue fazer com que você se sinta cada vez mais absorto dentro do mundo que a autora criou para ele. A forma como são narradas as atitudes que a protagonista tem, onde claramente ela não se sente bem fazendo aquilo, mas continua pelo seu status é onde muitas pessoas podem se identificar, já que as vezes fingimos ser algo para agradar terceiros. A escrita não é chata então ele é um livro que te faz querer continuar lendo para descobrir qual o destino de Liz, se ela consegue, ou não sobreviver, isso foi um dos fatores que mais me agradou e me fez querer continuar lendo o livro. Sobre a história, eu acho que haviam mais informações que poderiam ter sido colocadas sem pesar na leitura, mas entendo a decisão da autora de tirá-las, não gostei do final, eu particularmente não gosto de finais abertos, mas confesso que AMEI o livro, até por que li extremamente rápido. Pretendo ler mais obras da Amy Zhang, pois adorei a forma com que ela transmite suas ideias para o papel. Sem dúvidas um livro excelente.

Ana ju 11/01/2023

Livro bom, bem reflexivo, comprei pq tava na promoção e eu não posso vê-la kkkkkk, recomendo pois mostra os arrependimentos da Liz e como um tralma a afetou de uma maneira tão grande que a fez mudar totalmente.

Camycurcio 08/01/2023

esse livro é um dos meus livros favoritos da vida! é surreal o quanto a autora consegue fazer com que enxerguemos uma Lis Anderson em nossa vida. pode ser nossa amiga sorridente que do nada perdeu a alegria, ou o garoto isolado da sala? o fato é que todos mandam sinais e precisamos estar prontos p identifica-los. pra quem gostou desse livro, recomendo o meu livro: ?30 segundos para salvar uma vida?, é um suspense e aborda alguns temas parecidos :)