Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

mirellinha.sz 08/01/2023

"De repente, percebe que todos os seres humanos são... humanos."

A ideia da história é legal mas eu achei a escrita um pouco rasa e que não aborda os temas de depressão e suicídio de forma precisa.

Andreza 29/12/2022

Contém GATILHOS
? ?Inércia, força, massa, gravidade, velocidade, aceleração...
causa e efeito.
Liz Emerson não entende nada disso.
Mas eu entendo.
Entendo como nós caímos.
Onde caímos. Por que caímos.
Entendo sua tristeza e solidão e silêncio, seu coração estilhaçado.
Não tem que ser assim, tem?
Não foi sempre assim, foi?
Permaneça viva,
Liz Emerson,
permaneça viva.

Ela seria um obieto em movimento que continuaria em movimento, mesmo que para isso precisasse passar por cima de tudo em seu caminho.?

? Livro maravilhoso, bastante reflexivo pelos diversos assuntos abordados, bullying, aborto, bulimia, preconceito, assédio?pode conter diversos gatilhos, mas vale a leitura. Capítulos curtos, entre passado e presente (eu amo). O desenvolvimento da história e o fato de ela não ser linear, de forma que você vai descobrindo a causa dos problemas gradativamente é maravilhoso, recomendo o livro para sair de uma ressaca literária.

Mary Jane Holland 28/12/2022

Quando NADA faz sentido
Muito ruim. A narrativa é péssima, a autora abordou os temas de depressão, suicídio e bullying de maneira rasa. Inclusive de certa forma até justifica as atitudes de "meninas malvadas", o que não faz sentido nenhum. Não senti interesse em saber a trajetória da garota e muito menos se ela sobreviveria.

Não gostei de nenhum personagem, achei todos chatissímos e não consegui sentir empatia por ninguém. A escrita é cansativa e a forma como ela dividiu os capítulos entre presente e passado também, pois apesar de serem curtos são extremamente chatos. A ideia de misturar a temática com as leis de newton não funcionou.

Não gosto de falar mal de livro, mas esse daqui não tem nem como. Eu não consegui tirar nada, nenhuma uma única coisa de proveitoso ou que eu pelo menos tenha gostado. Nem da escrita, nem da história, nada. Com certeza a pior leitura que eu fiz esse ano. Aconselho passar longe.

Bella Nine 09/12/2022

Adolescentes precisam ler
Foi uma leitura ok. Por mais que os capítulos intercalem passado e presente, e aos poucos a narrativa seja construída e compreendida, os capítulos são curtos e cansativos.
Já li muitos livros com a temática depressão e suicídio, mas este foi o que menos gostei. Contudo, jovens a partir dos 13 anos precisam ter essa leitura para que as armadilhas da vida, e das companhias erradas, não as destruam.

Carol 06/12/2022

Comecei esse livro com um pouco de ressalvas devido a nota dele abaixo de 4, mas resolvi dar uma chance.

Como alguém com depressão, foi muito tocante para mim reconhecer alguns dos meus antigos pensamentos nas falas da protagonista. Obviamente Liz teve seus erros, e lendo uma das resenhas feitas aqui com uma nota baixa, vi alguém falando que torceu para ela morrer e isso me deixou bem triste, porque algumas pessoas com transtornos tendem a ser cruéis em momentos de estresse como uma válvula de escape, como uma mecanismo de defesa. Não justifica ela ser má, mas acho que em certo momento começamos a entender o sentimento de outras pessoas e ter empatia com elas.

livroscit 05/12/2022

Li com minhas amigas de nosso grupo Lendo e Remoendo de Leitura Coletiva. Indico para qualquer idade, já adianto que tem gatilhos sobre suicídio, mas é uma leitura que te permite refletir sobre várias atitudes, amizades, valores e diálogos necessários.

giioreads 20/11/2022

O assunto suicídio é sempre algo pesado, mas um dos meus temas preferidos de livros.
A forma com que os últimos dias da Liz são contados me lembrou muito 13 reasons why (inclusive, cuidado com os gatilhos). Ver a realidade de como as pessoas deixam passar os sinais é sempre difícil, ainda mais vindo de uma pessoa que ninguém esperava.
"Liz, eu nunca achei que você seria a primeira a desistir", essa frase mexeu muito comigo, por ja ter passado pela mesma situação, com uma pessoa que eu nunca imaginaria que poderia desistir.
O livro é intenso, pesado até pras pessoas que não são tão sensíveis, mas é incrível.
Amy zhang é uma autora maravilhosa, uma pena que só tenha dois livros traduzidos pra pt/br

Mii 15/11/2022

É um livro bastante reflexivo, trata de temas bem importantes que estão sendo tratados aos poucos... vemos bem como o que sentimos muitas vezes não é compatível com o que mostramos ao mundo.
É um livro bom, mas não achei muito cativante não... na verdade foi massante em muitas partes.

Maressa 14/11/2022

Inesperado
Já tinha lido algumas resenhas desse livro e estava com altas expectativas nele, todas elas foram superadas.

Li esse livro em uma tarde de tão fascinante que ele é, a história, a trama, os personagens, tudo te prende e você fica louca para descobrir o desenrolar da história e os motivos que levaram a protagonista a tomar a de decisão que ela tomou.

Esse livro me chocou pelo tanto que ele é cruel, real e sem filtros. Traz personagens nem um pouco romantizados, muito pelo contrário a autora mostra todas as ações boas e ruins que eles tomaram, seus traumas e a consequência dos mesmos na sua personalidade.

Nesse livro não tem como você julgar se a Liz é a vilã ou a vítima, o mesmo vale para os outros personagens, cada um tem seus traumas, sofreram do seu jeito e tomaram decisões que acharam que eram as melhores no momento, e se arrependeram de muitas depois.
E está tudo bem, cometer erros faz parte da vida, isso não precisa definir se você é de todo mal ou de todo bom, apenas humano. O livro faz questão de mostrar que ações ruins não definem você, é tudo tão profundo, sensível mas ao mesmo tempo muito cruel.

Uma coisa que achei muito inteligente foi o narrador que no início você fica (???). ?É a Liz?? ?O pai??? ?Um amigo imaginário??. E uau, achei muito inteligente esse detalhe que a autora pensou, fez toda a diferença na história e te impõe um momento de reflexão enorme na sua cabeça.

Esse livro é um daqueles que deveria ser lido por todo mundo.

Bia 02/11/2022

Inspirador ??
Às vezes parece impossível explicar o que a gente está sentindo. Parece que não existe ninguém no mundo inteirinho que vai conseguir entender o verdadeiro significado das palavras vagas que a gente pronuncia, ou o motivo do nosso comportamento distante.
Às vezes olho para as pessoas e vejo precipícios profundos e vazios. Às vezes me aproximo e ignoro minhas próprias angústias, porque quero ajudar. Mas, às vezes, não faço nada, simplesmente parece impossível catar todos os cacos espalhados pelo chão e consertar uma sociedade que não sabe mais o que é ser inteiro.
A verdade é que existe uma certa beleza em estar quebrado, em observar tudo e perceber que no meio de tantas lágrimas e arranhões, somos todos iguais. Perceber que uma autora do outro lado do mundo consegue descrever tão bem a nossa realidade e que no final, bem na última página, somos todos humanos e teremos o mesmo fim.
Falar sobre esse livro envolve muito mais do que somente análises e palavras, falar sobre esse livro é descrever perfeitamente todas as angústias e todas as loucuras que se pode viver durante uma leitura.
É sobre sentir o coração apertado, enviar textos enormes e áudios chorando para alguém que você quer que te escute. É sobre esquecer da ficção e, ao mesmo tempo, perceber o cuidado e a genialidade da autora ao montar cada frase, cada palavra.
É sobre sentir seu coração se quebrar em cada virada de página e em cada fim de capítulo.
É sobre o que é real.
É sobre esperança.
Então, se cuide minha pequena Liz, se olhe no espelho e veja quem você realmente é, peça ajuda e segure minha mão. Às vezes eu parecerei cansada demais, distante demais para ajudar, mas por você eu mudo o mundo. Por você eu aprendo a voar.
bruna3810 02/11/2022minha estante
das resenhas que você já fez, essa, sem dúvidas, é uma das minhas favoritas :')

Bia 02/11/2022minha estante
Ohhh!!! ???
Obrigada por ler, Bru!!!! ??

Luaa_ 02/11/2022minha estante
Eu tô muito apaixonada por essa resenha!!! ?

Luaa_ 02/11/2022minha estante
INCRÍVELMENTE PERFEITA!!!!

Bia 02/11/2022minha estante
Obrigada, Lua!!!! ??

Alê 10/11/2022minha estante
Vou comprar esse livro, só por conta dessa resenha ?

Bia 10/11/2022minha estante
Ohhh!! ?
Obrigada!!! ???

Eduardo941 30/10/2022

Indico
Eu amei esse livro, acho que se tornou um dos meus favoritos. Ele aborda sobre vários assuntos que podem dar gatilhos, como suicidio, disturbio alimentar, bullying e etc. Eu, sinceramente, adorei o final do livro, meus olhos encheram de lágrimas, juro. Indico ele, mas se vc tiver algum gatilho relacionado aos que eu citei é melhor tomar um pouco de cuidado quando for ler.

Luaa_ 05/10/2022

Surpreendente! ??
Menos de 12 horas foram suficientes para eu terminar essa leitura de tão rápida e ipnotizante que ela é.
"Quando tudo faz sentido" foi, sem dúvidas, uma surpresa literária enorme. Eu não esperava a profundidade e crueldade transmitidas por essa história e nem como ela ia me tocar de uma forma tão sensível.

Eu não chorei, essa é, definitivamente, uma coisa que eu preciso declarar, porque esse livro me paralisou, me deixando atônita e aflita. Enquanto passava as páginas eu não conseguia externar a confusão de sentimentos que estavam dentro de mim, só conseguia senti o aperto forte no peito que me impulsionou a continuar cada vez mais rápido ao final.
"Quando tudo faz sentido" é uma mistura de "Quem é você, Alasca" e "Por Lugares Incríveis", só que, ao contrário do livro de John Green, ele não tem piedade ao deixar bem claro os problemas e angústias da protagonista. É cruel, tocante e sensível ao mesmo tempo.
A narração é incrível e, assim como em "A menina que roubava livros", é feita por um narrador nada óbvio e que torna tudo ainda mais singular, o que, claro, me fez gostar ainda mais desse livro.
É por isso que, assim como sempre acontece quando a gente lê muito rápido, eu quero voltar e reviver essa história de novo, para que ela tenha a chance de penetrar com mais profundidade em minha mente.

Eu não posso julgar se a Liz era a heroína, a vilã ou a vítima dessa história, porque esse livro me mostrou que, muito além de um papel, as pessoas são humanas.
"Quando tudo faz sentido" é a prova de que existem muitos livros que mereciam muito mais reconhecimento do que eles têm.
alinetiemi 05/10/2022minha estante
amo muitooo

Luaa_ 05/10/2022minha estante
??????

Bia 05/10/2022minha estante
Nossa, que resenha incrível!!!!! Colocando esse livro como prioridade nesse momento!!! ?

Luaa_ 05/10/2022minha estante
Obrigadaaaa!!? Certeza que vc vai amar!!! @Bia

bruna3810 06/10/2022minha estante
que resenha luaaaa!!! nem li a sinopse mas fiquei curiosa para ler o livro após essas palavras!

Luaa_ 06/10/2022minha estante
Aaaaaa, obrigada @Bruna!!! Tomara que vc goste!! Eu tb fui para ele sem nem saber a resenha kkkkk, ainda bem que me surprendi positivamente.

tutuca 28/09/2022

quando tudo realmente fall into place
Em um passeio que te leva desde a melancolia da infância até o turbilhão de emoções, experiências e pensamentos da adolescência, eu me senti parte do universo de Liz. Durante todo o enredo eu me identifiquei com partes dela, mesmo que sua vida seja tão diferente da minha. Ler Quando tudo faz sentido foi como colocar em palavras todas as emoções presas e esquecidas que eu tive durante a minha vida. Ver de forma tão evidente o desamparo, tristeza e desespero de alguém e ainda mais perceber uma protagonista tão crua quanto Liz me fez lembrar das inúmeras reflexões que eu e outras pessoas já tivemos acerca do que é ser humano. A experiência de leitura que é Falling into place foi pessoal e viciante. Eu quero ler tudo de novo pela primeira vez. E também quero ler segundas e terceiras vezes, porque experiências mudam de acordo com quem eu sou, e poder reler esse livro quando eu tiver 20, 35 ou 50 faz eu me sentir acolhida pela possibilidade de relembrar a humanidade mais crua que é a juventude.