Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

Mary 06/09/2020

Babaca e egoísta
O título dessa resenha define bem a protagonista. É difícil conectar com um personagem tão cruel sem motivos. A história de Liz Emerson é triste, sim, mas não dá a ela o direito de descontar nos outros.
?Estava furiosa com a mãe por não se importar, , estava furiosa com Júlia por não ser forte o bastante, estava furiosa com Kennie por ser tão idiota, estava furiosa com Liam por ter lhe deixado destruir sua vida (...)?
Colocando a culpa de suas ações extremamente maldosas e sem sentindo nas vítimas! Sinceramente, esse é o cúmulo da babaquice!!! Passei o livro inteiro desejando que morresse mesmo pq ela teve várias chances de dar um passo para trás e avaliar suas ações, em vez disso sempre deu mais um passo à frente. Sem contar nos diversos personagens que a adoravam mesmo depois de tudo que ela fez. Não me pareceu nem um pouco verosímil. Enfim, não é nada que eu leria de novo para passar toda essa raiva novamente...

Ana 02/09/2020

Eu sabia que seria bom, mas não achei que seria tão bom assim.
Hillary.Jeen 14/09/2020minha estante
Eu amo muito esse livro?

biel abage 30/06/2020

a escrita da amy é muito gostosa e fluída
sem dúvida amy virou uma das minhas autoras YA favoritas, amo a escrita dela e em como as histórias que ela conta parece tão reais, como se você tivesse lá com os personagens.
preferi o outro da autora, mas esse sem dúvida me deixou a mesma sensação boa quando terminei o outro.

Harumi 22/06/2020

Decepcionante
Quando eu vi esse livro pensei que seria um romance do tipo "tenho um problema e encontro alguém que me ame e me ajuda a resolver" e minhas expectativas estavam extremamente altas, acho que isso atrapalhou muito minha leitura.
O livro aborda diversos temas importantíssimos e pesados contando o que levou Liz a tentar suicídio.

Os temas e o jeito que a autora mostra como era a vida de Liz faz o livro ficar muito pesado e, em algumas partes arrastado. Eu fiquei o livro inteiro esperando um grande acontecimento que não veio, o que torna esse livro para mim morno, tendo como maior revelação a identidade da narradora da história.

Peguei esse livro pensando em um romance com uma garota incompreendida, porém Liz não é só incompreendida em alguns momentos ela é até cruel o que me dificultou ter empatia por ela, claro que ela tem sim os motivos por ter uma personalidade mesquinha mas não foram suficientes para mim...

Não é necessariamente um livro ruim, mas para mim não funcionou.

Mel 12/05/2020

Muito bom! Chorei o livro inteiro pela sensibilidade de cada palavra. Tema delicado mas bem tratado, na minha visão.

kamy 10/05/2020

Decepcionante
O livro traz muitas resposta e apresenta muito poucas respostas, o final deixou muito a desejar

Ceci 26/03/2020

Diferente de tudo que eu imaginei
Comprei pela sinopse e ao longo da leitura percebi que não tinha nada a ver, o que me deixou bem chateada. Acho que o que me fez gostar desse livro, mesmo se mostrando tão diferente do que eu imaginei, é a abordagem à temas sensíveis e a forma que a autora faz isso. Capítulo 20, por exemplo.

Suellen.Estumano 04/03/2020

Envolvente mas sem resposta
Terminei de ler porque queria saber o final, mas deixou a desejar ou eu não sou uma boa leitora, o livro fala em dois momentos, fica várias questões pendentes que eu queria saber, mas termina de uma forma surpreendente, foi fragmentado várias coisas insignificantes, e o que eu mais queria saber ficou por isso.

May 23/01/2019

Decepcionante
Decepcionante... essa é a palavra que resume esse livro para mim. Estava com expectativas boas sobre essa história, mas detestei ela do começo ao fim.

Durante a narrativa, me vi pensando no livro Antes que eu vá e Os 13 Porquês e esse livro parece uma mistura dos dois, mas muito piorada.

Simplesmente não dá para gostar de ninguém. Todo mundo é ridículo, age de forma mesquinha e cruel e esquece que temos o livre arbítrio a nossa disposição.

Só terminei mesmo de ler porque detesto abandonar livro, mas perdi tempo precioso lendo uma história rasa, de pessoas abusivas e clichês do high school.
Evelin.Pinheiro 01/08/2019minha estante
Senti a mesma coisa lendo. Perdi tempo.

Ludy @emalgumlugarnoslivros 12/11/2018

Toda ação tem sua reação.
Quando tudo faz sentido - Amy Zhang
320 páginas/Rocco Jovens Leitores

Contém gatilhos: Suicídio e bulimia.

"Porque Liz Emerson guardava tanta escuridão dentro de si, que fechar os olhos não fazia muita diferença."

Já dizia Newton: "Um corpo em repouso permanecerá em repouso, e um corpo em movimento permanecerá em movimento em velocidade constante... Mas para toda ação há uma reação."
Liz está vazia.
Ela sente falta do pai, sente a ausência da mãe, e acima de tudo, se sente culpada por todos os seus atos errados.
Então ela planeja seu suicídio, mas de uma maneira que pareça que foi acidente.
Ela se dá sete dias, sete chances de reencontrar a beleza na vida; só que Liz não consegue, e seu plano é posto em ação. Mas dá errado e ela acaba em estado grave no hospital.

Quando tudo faz sentido é narrado por uma personagem desconhecida, mas é fácil identificar quem seja.
É nítido o amor que ela sente pela Liz, tanto tempo observando e tentando ajudar.
Porém, Liz é uma força, e também cruel.
Com medo de ser oprimida, ela decidiu ser a opressora. Ao longo dos anos, ela vai indo por um caminho nada legal.
Até que em um determinado momento, ela percebe o quão errada está, percebe sua crueldade, sua frieza e se dá conta de que não merece viver.
Apesar dos erros, é fácil ter empatia por ela. Ela tem potencial; seu lado bom está oculto, mas não perdido. Só que ela prefere ser algo que não é para sobressair.

No decorrer da história, vamos conhecendo Julia e Kennie, as melhores amigas de Liz.
Liz errou com as duas, mas isso não interfirou no amor que há entre elas.
Quando o sentimento é real, os defeitos se tornam pequenos.
Julia e Kennie também tem os seus dilemas; é pesado.
E tem Liam, o garoto que está sempre observando.

Amy trouxe uma história fluida, poética e melancólica - chorei, fiquei destruída e encontrei esperança.
Ela aborda temas fortes que fazem parte das vidas de tantos jovens.
Deixa mensagens para os pais: sejam presentes!
E para os jovens: peçam ajuda, não desistam e não tenham medo de ser quem são.

" - Nunca é tarde demais para mudar. Todo dia é uma página em branco, e a sua história ainda não foi escrita."

#resenhaemalgumlugar

site: @emalgumlugarnoslivros

Carous 19/08/2018

Zzzzz
Um livro insatisfatório que não conseguiu trabalhar direito nenhum tema sério que abordou (bulliyng, divórcio, drogas, gravidez na adolescência e aborto, suicídio). Parece que a autora só jogou os assuntos aí para dar mais crédito ao livro e desenvolveu da forma mais genérica do mundo.

Os capítulos - de 2 páginas no máximo, haja saco! - iam de nada a lugar nenhum. Os personagens sem profundidade nenhuma e todos tipos que já vimos à exaustão em outros JA medianos como este e filmes dos anos 1990/2000 sobre high school.

Se eu não tivesse lido por alto provavelmente teria abandonado o livro lá pelos 30% por ser tão chato e não dizer a que veio. Tenho outros dois livros da Amy Zhang e estou preocupada de que o nível de suas obras se mantenha. Já até cogito nem dar mais chances a ela e colocar os livros pra venda/troca/ direto para o lixo de reciclável porque alguma utilidade esse monte de papel deve ter.

Uma nota sobre o personagem Liam: senti pena e repulsa dele ao mesmo tempo. Pena porque ele era apaixonado pela Liz há desde sempre e era maltratado por ela, alvo das fofocas maldosas que ela inventava. Uma dose de amor próprio cairia bem pra ele. Repulsa porque senti que ele era meio que stalker. Liz deixou claro que não queria nada com ele e em várias passagens ele admite que não tirava os olhos dela, sabia de tudo que acontecia na sua vida porque nunca deixava de acompanhar... Se tivesse prestado mais atenção nessa história insossa poderia ter certeza de que no final ela percebe o valor desse creepy e eles namoram.

Liz... não entendi o que a levou a tentar suicídio. E achei forçado todas as informações sobre a importância dela em todo o colégio e na cidade - passando por alunos e professores -.
Vai ver é porque eu estudei em um colégio ENORME em que eu mal gravava os nomes das pessoas da mesma série que eu, que dirá das avançadas ou mais novas. Que dirá as fofocas.
Vai ver é porque moro numa cidade grande e não conheço todos os moradores daqui.
Vai ver é porque Amy Zhang pegou mais um traço clichê de filmes de high school americano e eu já não tenho paciência pra isso.

Resumindo: Quando tudo faz sentido não faz sentido algum e é uma leitura 100% dispensável.

@BruxinhaGeek 23/06/2018

»»» #ResenhaDasBruxinhas «««
Newton trouxe ao conhecimento do mundo três leis da física. Elizabeth trouxe ao conhecimento dos seus amigos e familiares onde e como cada uma dessas leis se aplicam, mas não de forma didática.

Liz Emerson resolve cometer suicídio jogando o carro de um penhasco para que tudo parecesse um acidente, e assim ninguém saberia ou questionaria seus -muitos- motivos.
Liz não era a vítima, era a culpada.
Liz não era má, mas praticar atos maldosos lhe davam status, popularidade, força, uma armadura.
Mas Liz também não era forte, porque quando chegava em casa mostrava aos cômodos silenciosos os gritos de culpa que carregava dentro de si.
Ela se sentia culpada e achava que aquilo era irreversível, até receber o perdão de onde menos esperava, mas talvez fosse tarde demais.
Afinal, para toda ação há uma reação e Liz escolheu a ação dela.

Esse livro não é daqueles pra fazer a gente sofrer com o tanto de perrengue que os personagens passam. Depois do "acidente" ao decorrer do livro vão aparecendo vários flashbacks com os acontecimentos que fizeram Liz chegar a decisão final e das escolhas dela em relação aos que a cercam. Sua mãe, suas amigas, alguns colegas de turmas, professores e Liam, que vai se revelando aos poucos. Trata não só de suicídio, mas também de abandono familiar, status, aborto, drogas, sexualidade e bullying.

Dei essa nota porque a escrita da Amy me agradou bastante. Com uma narrativa diferenciada ficamos quase que a história toda sem saber quem a está contando a e as vezes deixando pra nossa própria imaginação saber o que os personagens evitam falar. É um livro que serve pra todos lerem, país e filhos. Recomendo!

Bom, então é isso. Pra quem já leu, me contem o que acharam nos comentários, vamos compartilhar essa experiência. E quem ainda não leu, mas gostou da resenha, não deixa de me contar e de curtir a foto. Ok?
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Beijo de lumos!

Meus links:

mikele | @respiropalavras 01/05/2018

Liz Emerson tentou se matar.

Ninguém sabe, é claro. Ela fez com que parecesse um acidente. Só não contava que seu plano perfeito desse errado e ela fosse parar no hospital.

Enquanto está em coma, vamos acompanhar os desdobramentos das atitudes de Liz na vida das pessoas a sua volta. No meio de uma mãe negligente, duas amigas com muitos arrependimentos e um garoto que nutre uma paixão secreta por Liz, a história de uma garota é contada.

"Quando Tudo Faz Sentido" foi uma leitura que me fez refletir sobre o impacto que nós temos na vida do outro, mesmo que inconscientemente. O quanto somos efêmeros e pequenos diante do universo e suas leis que jamais entenderemos.

A narrativa certamente é singular. Não sabemos quem a faz, e isso me deixou com uma pulga atrás da orelha durante a leitura, aonde eu me perguntava: "quem está contando isso?", e quando descobri foi surpreendente. Esse fator adicionou um "quê" de mistério a história, que já possui sua própria dose ao nos deixar no escuro quanto ao estado de Liz. Ela morre ou não? Só lendo para saber.

Os capítulos, alternados entre antes de Liz sofrer o acidente, e depois, deixam o leitor a par dos desdobramentos enquanto discorre sobre a vida da garota, seu círculo de amizades, a convivência em casa e na escola.

Tratando dos conflitos da adolescência, da necessidade de se encaixar e ser aceito, bem como de drogas, aborto e depressão, Amy constrói uma boa história.

O livro pode não possuir grandes surpresas, porém, suas características resultaram em uma história sensível e marcante.

Você já parou para pensar no quanto a vida é frágil?
Bruna 01/06/2018minha estante
undefined

Debyh 23/10/2017

Não sou muito de ler esse tipo de livro, parece quase sempre uma mesma história e por isso eu esperava drama, esperava adolescentes insuportáveis, esperava sick lit, e eu tive tudo isso nesse livro, mas eu recebi coisas surpreendentes como reflexão sobre culpa e o que cada um merece pelos seus atos. Eu fui maravilhosamente surpreendida.
Liz Emerson decidiu que não merecia mais viver e tenta morrer em um acidente de carro que ela mesma provocou, essa é basicamente a premissa. Neste livro conhecemos adolescentes que cometem muitos erros, um diferente do outro, mas todos tentando fazer com que a vida tenha algum sentido. Real, muito real essa história.

(continua no blog Eu Insisto - link abaixo)

site: http://euinsisto.com.br/quando-tudo-faz-sentido-amy-zhang/