Quando Tudo Faz Sentido

Quando Tudo Faz Sentido Amy Zhang

Resenhas - Quando Tudo Faz Sentido

alinetiemi 19/12/2021

Um livro com diversos gatilhos (então por favor pense muito bem antes de ler). Mas possui uma narrativa tranquila e fluída, que me fez ler em um dia.

Esse livro retrata como o remorso por nossas atitudes podem nos afetar, de forma que tudo pareça ser "nossa culpa". Dessa forma que Liz sempre pensou, que tudo de ruim que aconteceu com seus queridos foi culpa dela.

Triste, dramático e bastante sensível com questões importantes, principalmente na adolescência. Recomendo.

Déh Carvalho 19/10/2021

Livro que trata de assuntos importantes, com um estilo de escrita único
Liz Emerson é a garota mais popular do colégio e toma atitudes cruéis com todos, incluindo com suas melhores amigas - Kennie e Julia. Durante todo o enredo acompanhamos Liz em cenas intercaladas sobre sua infância, o passado e o presente (onde médicos lutam para faze-la sobreviver). Entendemos a trajetória que levou Liz se tornar uma pessoa de que ela mesma não se orgulha, até o momento em que decide dar fim à sua vida através de um acidente de carro. Aguardamos ansiosos junto com sua mãe e amigos na sala de espera do hospital e torcemos igualmente para que ela sobreviva.

O livro nos desperta muitas emoções, odiamos Liz quando a vemos tomar atitudes tão ruins apenas para ver as pessoas se sentirem mal, mas também nos compadecemos dela por estar tão triste e vazia. Ninguém parece enxergar o quanto ela precisa de ajuda e isso é o que mais nos perturba.

Os capítulos são bem curtos e apesar de gostar de narrativas no estilo dessa, em que nos são dadas poucas informações para irmos entendendo aos poucos o que está acontecendo, senti falta de mais detalhes sobre os personagens. A história foca-se na vida de Liz e sabemos pouco sobre Julia e Kennie, não conhecemos nada de Liam (personagem que eu adoraria conhecer melhor). Terminei o livro com a sensação de "acaba assim?" e muitos pontos de interrogação ficaram em aberto. Talvez a intenção da autora foi justamente deixar o desfecho pouco detalhado, para refletirmos sobre, porém, ainda fiquei curiosa sobre o que aconteceu com Liz depois.

"Quando tudo faz sentido" é uma narrativa que trata de assuntos pesados (bullying, bulimia, depressão, suicídio, aborto e uso de drogas e álcool), mas a escrita da autora é delicada. Mesmo assim, não recomendo a leitura para quem não estiver emocional e psicologicamente pronto para ela. O enredo me recorda livros como "Garotas de vidro", "Os Treze Porquês", "Por Lugares Incríveis" e "As vantagens de ser invisível".

Gabbie 11/09/2021

Para ler em um bom momento
Tive uma leitura tranquila e sem grandes surpresas, porém é um livro repleto de gatilhos. Ao meu ver, não é para fazer chocar, teorizar, chorar (que, honestamente, depois de ver a temática, era o que eu procurava), é uma história para fazer refletir sobre pessoas boas e pessoas ruins, e alguns assuntos polêmicos jogados no meio. Não achei uma leitura incrível e chocante, mas também longe de ser tediosa.

Bárbara 05/09/2021

Achei interessante os temas abordados, gostei de ser um livro rápido de ler pelos capítulos curtos, mas acho q poderia ser melhor, mas vale a leitura

Angélica 07/08/2021

Dava pra ter lido em poucas horas, mas...
Dava pra ter lido em poucas horas, mas era tão repetitivo que eu precisei parar várias vezes a leitura para dar uma respirada, só comecei a gostar mesmo do livro em 80% e ainda assim tava rezando pra terminar logo. No fim o que eu queria saber não apareceu kkkkk

binhanca 30/05/2021

newton, o virgem.
se o livro tivesse sido escrito de qualquer outra maneira, eu não acho que teria conseguido terminá-lo.
todavia, os saltos pra frente e pra trás na linha do tempo tornam a leitura mais fluída.
o anseio para finalmente compreender por quem a história é narrada foi o que me fez lê-lo em praticamente um dia só, não o enredo.
Melzinha 19/11/2021minha estante
Os comentarios dela sobre newton sao os melhoreskKKKKkK

Sky101 05/02/2023minha estante
O que mais ta me dando forças pra continuar lendo é exatamente descobrir quem narra o livro

lays 25/05/2021

Um bom livro
realmente gostei da estória e da forma como as coisas foram se desenrolando mesmo que possa parecer confuso e embora as vezes soando repetitivo, achei a narrativa importante, era algo que eu precisava ler e pode ser importante para outras pessoas também, o livro têm problemas e bastante gatilhos, mas no geral gostei da mensagem que foi passada, achei os personagens com uma construção legal, na minha opinião, é um livro que vale a pena

Rise 20/04/2021

Ok, eu realmente gostei
Eu estava bem apreensiva para ler esse livro pois tinha lido algumas resenhas negativas, mas decidi dar uma chance já q ele estava na minha estante. E gente... eu gostei kkkk
Como vi muitas pessoas falarem que não aprofundou muito nos problemas dos personagens como o vício, bulimia e o aborto achei que seria uma coisa ruim, mas na minha opinião foi o suficiente o que foi falado sobre, acho q se a autora tentasse aprofundar mais a história poderia ter se perdido.
E no final eu realmente gostei, eu jurava que não ia chorar, mas quem eu quero enganar? Eu tenho o choro frouxo kkkkkk
Mas é isso, acho q vale sim a pena ler esse livro.
Choramos igual a kennie?

Mokumura 28/02/2021

Eu fiquei um pouco perdida na narração no começo, mas isso torna esse livro, de certa forma, especial. Não posso negar que fiquei um pouco angustiada ao chegar ao último capítulo e não ter um desfecho claro, abençoados sejam os epílogos reveladores.

Leticia 21/02/2021

Toca na ferida
Eu gostei muito desse livro, pela forma que foi abordado o suicídio e os problemas da adolescência , no início achei meio confuso a divisão de tempo mas depois me acostumei com essa forma do livro.
Enfim gostei bastante e achei bem tocante

mayalo 09/01/2021

Gosteii
Eu achei muito interessante o livro, toda a história, mas eu ficava irritada com a troca de tempo, num momento estava perto do futuro, e de repente, no próximo capítulo já voltava pro passado.
Mas tirando isso é uma história muito interessante! Adoro como ele retrata a personagem principal, ela era uma pessoa muito egoísta e maldosa, por motivos rasos, eu ficava furiosa com as atitudes que ela tomava, e triste também por que Liz não conseguia parar com aquilo, além de acabar com o psicológico das pessoas ela também detonava o seu mesmo.

Marcos.Detanico 25/12/2020

Uma leitura rápida com uma trama melancólica, construída de forma arrastada e instável, a escrita é fluida e satisfatória, mas os capítulos são curtos e algumas vezes repetitivos. Alguns pontos são interessantes e até certo ponto reflexivos. Algo que gostei foi a narrativa, pois em muitos momentos fiquei pensando em quem estava narrando os eventos do livro.
Melzinha 19/11/2021minha estante
Simm eu fiquei o tempo todo pensando quem tava narrando, o livro faz refletir sobre muitas coisas, eu particularmente amei mt, eu adoro essas narrativas melancólicas, mas esperava um fina q pelo menos ela visse o liam como ela sempre quis ver mas foi lindo?

Juju 25/07/2022minha estante
Hahahah até hoje não sei quem fez a narrativa, mas eh amei a leitura

Line 20/09/2020

Setembro Amarelo.
O livro me lembrou muito a "Quem é você, Alasca?" e aos "Os 13 porquês". O livro é bem melancólico, dá pra sentir a dor da personagem, o quanto ela é amargurada. O livro tem o tema bastante atual, fala sobre depressão, e é uma boa dica para leitura do " Setembro Amarelo".