O Mundo Pós-Aniversário

O Mundo Pós-Aniversário Lionel Shriver

Resenhas - O Mundo Pós-Aniversário

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nessa Gagliardi 20/07/2010

"-(...)Mas, correndo o risco de parecer idiota, eu queria um amor verdadeiro e duradouro. Acho que até envelhecer seria interessante, desde que eu pudesse fazê-lo ao lado de outra pessoa. Eu queria um companheiro. Talvez não aé o último suspiro; alguém sempre tem que ir na frente. Mas pelo menos até os setenta e tantos anos, sabe? A questão é que... eu achava que essa era uma ambição modesta. Achava que, almejando tão pouco, eu teria uma chance de conseguir o que queria. E agora, mesmo com um objetivo tão mísero, fracassei.(...)
- Talvez não seja uma ambição modesta. Talvez você estivesse desejando o impossível."

O livro é sensacional!
Todos já se perguntaram algum dia o que teria acontecido caso tivessem agido de forma diferente da que agiram. É o que Lionel Shriver faz nesse livro: nos mostra que poderia ter sido se, bem se não fosse o que já foi.
Irina, a protagonista, vai ao aniversário de um amigo e sente uma vontade louca de beijá-lo. A partir daí, a história de divide em duas, com capítulos pares narrando a vida de Irina após ceder à sua vontade e beijar Ramsey e os capítulos ímpares mostrando seu futuro após resistir à tentação.
Em muitas vezes, vemos similaridades extremas nas duas situações, como acredito que também seria na vida real (nem todo bater de asas de borboletas causam furacões do outro lado do planeta). Em outras, há uma disparidade absurda entre as possíveis consequências e, óbvio, com algumas infinitamente melhores que outras. Como saber qual é qual?
Não é um livro com uma narrativa ágil, pelo contrário. Acho até que em alguns momentos chega a ficar arrastada, mas ainda assim é impossível largar "O Mundo Pós-Aniversário". Não há como não se identificar com Irina e suas muitas dúvidas, suas atitudes estúpidas ou brilhantes, mas humanas. Não há como não amar e odiar Lawrence e Ramsey. Dois homens que, se triturados e remoldados dariam o homem perfeito, mas não o são porque ninguém nunca o é.
Cada um com suas qualidades e defeitos, me peguei torcendo pra um e no capítulo seguinte pro outro, de forma totalmente volúvel e desavergonhada.
E no fim das contas, chega-se à conclusão de que não importa muito o caminho que se tome. O que buscamos será sempre o mesmo: a felicidade. E se ela virá ou não vai depender bem mais do que estamos dispostos a aceitar e se saberemos reconhecer essa bifurcação do nosso destino.

"Na verdade, tive a convicção inabalável, naquele momento, de estar estranhamente colocada diante da maior decisão da minha vida."

Lu 03/06/2010

O mundo pós aniversário
Quem nunca se fez aquela perguntar " se eu tivesse feito isso?" Assim se baseia o livro o mundo pós aniversário, além de ser um livro quente do começo, durante a leitura você consegue ver uma realidade presente em nós ou em alguém que conhecemos. É um livro que travalha muito a questão da traição e companherismo.

Van Baldacim 25/04/2010

Bacana!
Um romance diferente das mesmices de sempre. Duas histórias paralelas com encontros no presente. Eu gostei e recomendo.

Samyta 09/04/2010

Toda mulher precisa ler!
No final do primeiro capítulo, esse livro me ganhou. Definitivamente.

Lionel narra as duas histórias da forma mais genial, sensível e profunda possível. Envolve, toca e instiga o leitor em duas tramas tão diferentes quanto parecidas e totalmente possíveis, reais.

Em cada capítulo duas possibilidades e uma mesma mulher. Fascinante, verdadeira, ambígua e confusa, Irina se parece comigo, com toda e cada amiga minha, com minha mãe, com todas nós.

O que aprendi com "O Mundo Pós-Aniversário" vou levar para o resto da vida, com certeza.

Super recomendo!!!

P.S.: E não, não é só mais um desses livros de mulherzinha.

Bia 07/04/2010

Soco no estômago
Esse livro parte justamente daquele momento de reflexão em que se questiona: "E se eu tivesse feito isso de forma diferente? E se tivesse dito sim... ou não"?

A história é um pouco arrastada, mas narrativa é excepcional. Não é um livro que se recomenda a qualquer amiga, mas sim àquelas que já viveram um grande dilema amoroso.

Ainda não cheguei à metade, mas estou extremamente ansiosa em relação aos rumos que Irina dará à sua vida.

priscilabonatto 02/04/2010

envolvente, surpreendente e dolorosamente real!

LarissaRocks 24/02/2010

Impressionante
É incrível como a autora consegue traçar dois paralelos em uma história que se inicia igual e tem o mesmo final. Ela mostra como uma escolha pode mudar a nossa vida, explora todas as consequencias boas e ruins de cada uma sempre indo fundo no psicológico da personagem principal. Adorei, super recomendado! É impossível não se identificar em algum momento com a Irina.

Nana 06/01/2010

A escolha entre dois amores!!
O livro conta a história de Irina, que vive um relacionamento tranquilo de quase 10 anos com Lawrence. A situação muda quando ela se apaixona por Ramsey, um famoso jogador de sinuca que é amigo do casal.
A partir deste momento a personagem encontra-se diante de um dilema: continuar a viver com amor, tranquilidade e segurança ao lado de Lawrence ou se aventurar na paixão, infidelidade e a vida desregrada com Ramsey.
A autora mostra em paralelo a cada capítulo, como seriam as duas opções de Irina, o que aconteceria se ela optasse por um ou pelo outro.
A leitura nos faz refletir sobre as consequências das escolhas que fazemos na vida.
Capítulo a capítulo vamos vendo como seria o futuro da personagem vivendo com estes dois homens de temperamentos tão diferentes.
Ela define Lawrence como "um bom homem" e Ramsey como "Um homem encantador". Qual seria a melhor escolha?
No início achei que por ser um livro com mais de 500 páginas, seria cansativo e faltaria assunto após algumas páginas...mas me enganei, já nos primeiros capítulos comecei a gostar e sentir uma grande curiosidade pela trama!
Acredito que o leitor que viveu alguma situação parecida vai gostar mais ainda e se identificar. Recomendo!
vsc bibliotecária 09/04/2010minha estante
Sua resenha me fez ter vontade de ler logo este livro. Parabéns!!!

Nessa Gagliardi 11/07/2010minha estante
Nana, tô lendo o livro e amando também!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6