Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

laraleiixo 26/02/2021

Não é um livro fofo
O livro se trata de vários contos narrados por animais, que de alguma forma, sofreram pela crueldade humana.

A ideia inicial é boa e a capa é linda, mas nem todos os contos prendem e alguns são bem meia-boca. Além disso, pelo que eu li da sinopse, não imaginava que o rumo das histórias seria o que foi.

Algumas tem uma linguagem desnecessária e algumas histórias perderam o objetivo inicial. A escrita da autora também é cansativa e o livro se torna massante. Eu o tinha abandonado no 4º conto, e se eu não tivesse o objetivo de tentar ler todos os livros que tenho, ele ficaria mais 1/2 anos sem ser tocado.

thamiis 11/07/2021

Tocante
Me interessei, como diversas vezes, pelo fato de se tratar de animais, porém não me aprofundei muito a respeito da temática ao adquirir o livro, e foi com bastante surpresa que descobri os contos escritos da perspectiva de uma alma animal.
Cada um deles (são dez ao todo) traz consigo uma atmosfera particular dedicada a homenagear algum autor famoso. Em especial posso dizer que fiquei estarrecida com os contos ?Alma de mexilhão? e ?Alma de tartaruga?, cujas referências casaram tão perfeitamente com a cadência de seus homenageados que parecia que eu estava lendo um conto desses autores (principalmente Kerouac e Woolf, mas também em partes Tolstói, apesar de eu ainda não ter concluído nenhum de seus livros).
Cada um dos contos é profundo e tocante a sua maneira (alguns até em partes bastante repugnantes) e todos trazem reflexões que nos remetem ao humano e animal, cuja presença em minha vida é cotidiana e permanente.
Belíssima coletânea, leitura recomendada.

Luana Gomes 17/09/2021

Um livro que destrói o coração de quem lê, dá vontade de pegar cada animal e consolar, pensava que iam ser histórias de animais diariamente, mas vai muito além disso.

Aline 03/01/2022

Lobo em pele de cordeiro
Não se deixe enganar pela delicadeza da capa e do título, se vc gosta de animais vai sofrer com esse livro.
Não se trata de um livro de leitura difícil ou mal escrito, seu maior problema é na verdade te fazer sentir a dor dos animais e a repulsa pelos humanos ( mesmo que alguns se salvem).
Ver alguns momentos horrendos da história contada por animais os torna ainda piores.
Não é uma leitura fácil em tempos difíceis. E foi difícil de terminar a leitura, simples mas nem um pouco leve, mas ainda assim um olhar que não deve ser ignorado de como a ação humana afeta mais que a vida humana.

AnaPAssis 08/01/2022

Edição perfeita...
Comprei o livro por ter achado a edição belíssima, e fiquei intrigada para ler. Porém, ficou bastante tempo parado na minha estante.
Para mim, foi uma leitura difícil. As histórias são narradas por animais em tempos de guerra e, se os animais já sofrem normalmente, imagine em épocas de conflito.
A crueldade humana está lá, não implícita, mas entrelinhas, no fio do entendimento.
Por eu ser uma pessoa que ama animais, foi difícil descobrir o quanto são usados em combate durante a guerra, sempre por causa da sede humana por poder.
Os contos são bem diferentes do que eu imaginava, e não é uma narrativa que me cativa... Mas recomendo a leitura para quem tenha o hábito de ler livro de contos.

tori 06/02/2022

amei amei amei
amei todos os contos, um ou outro que eu achei um pouquinho arrastado, mas nada que me incomodasse muito! o conto do papagaio me pesou de um jeito que logo que eu terminei de ler eu fui direto correr dar uns beijinhos no meu próprio papagaio!

Marih 01/05/2022

Lindooo
Pra mim os 4 últimos contos foram os melhores, mas ameii o livro cm um TD. Faz agt pensar e refletir sobre mtas coisas.

Caroline 05/06/2022

Contos referente a história de animais em períodos bem turbulentos, alguns melhores que outros, mas de um modo geral, proveitoso?

?A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.? Charles Darwin

Luan Medeiros 03/07/2022

Interessante
É uma leitura bem bacana. Diversos momentos históricos que servem de plano de fundo para cada história contada pelos animais. Gostei bastante.

Cris 15/08/2022

É um livro onde cada animal conta a sua história. É um livro com muitas referências a outros escritores famosos. O que me fez não gostar do livro é que todas as histórias tem uma sofrência interminável, até mesmo porque o pano de fundo de todas as histórias são ambientes tensos e de guerra

Laura 12/12/2022

É sobre o íntimo do ser humano, mas todos são animais
Um livro lindo e com ótimas reflexões, só achei perturbador a quantidade de vezes que precisei me lembrar que eram estórias sobre animais e não seres humanos.

Tainá 13/12/2022

Contos
Um livro surpreendente, com contos narrados pelo ponto de vista de diversos animais. Cada conto tem uma época e cenário diferente e nos faz refletir sobre os comportamentos humanos e como os animais agregam diferentes experiências e sentimentos ao nosso cotidiano.

Nickronomicon 22/12/2022

Um livro difícil, mas necessário
Só Os Animais Salvam é um livro espetacular, em que cada capítulo é um conto narrado sob a perspectiva de um animal que foi, de uma forma ou de outra, envolvido em algum conflito da história da humanidade. A autora conseguiu com maestria e bastante censo crítico citar momentos históricos importantes e tirar o foco da humanidade nesses momentos, trazendo o olhar de algum animal a respeito desses conflitos.

Alguns desses contos são mais difíceis de serem lidos do que outros. A autora nos mostra a humanidade através dos animais e, embora a capa possa enganar e nos fazer pensar que será uma leitura leve, ao longo da narrativa nós vamos percebendo a profundidade dessa obra.

É um livro repleto de momentos reconfortantes, de esperança, até mesmo de inocência em alguns aspectos. Mas também é cheio de dor e angústia e alguns momentos são feitos especialmente para gerar desconforto. Mesmo assim, para mim foi bastante fluido e eu sempre me perdoa nas páginas quando pegava esse livro, e algumas fábulas me marcaram muito.

Entendo que não é uma leitura para qualquer pessoa. Algumas partes são bastante poéticas e parecem confusas num primeiro momento, e a temática central é a vida e a morte de cada um dos animais que narra suas experiências.
Ainda assim, acho que todo mundo deveria dar uma chance a essa obra pelo menos uma vez na vida, porque ela traz reflexões extremamente necessárias sobre o que é ser humano e até onde estamos dispostos a ir em busca dos avanços, das respostas e atrás de nossos próprios objetivos.

O livro é cheio de referências literárias que não são de fácil compreensão no cenário brasileiro, e por vezes tive que parar a leitura para pesquisar sobre determinado autor citado, ou determinada obra, e é só por isso que não dou 5 estrelas. Ainda assim, não é algo que atrapalhe tanto o processo de leitura.

Emanuelle.Almeida 23/12/2022

Quando li a sinopse desse livro, já sabia que o não seria o gênero literário que costumo ler, mas a edição é maravilhosa, então cometi o "erro" de me deixar levar pela capa.
Ajudo em algumas causas animais e para mim esse livro foi um baque, nunca tinha pensado em outro ponto de vista, de como os animais poderiam pensar. A visão da autora em como os animais se sentem, de como sofrem e de como lidam com as situações causadas pelos humanos me deixou profundamente abalada.

O livro não era nada como eu imaginava e a decepção vem de mim, não é um gênero que gosto de ler, não foi uma leitura prazerosa e afirmo que esse livro não é para qualquer pessoa. Principalmente as sensíveis em relação aos animais.

Julio 09/01/2023

Emocionante
O livro que no final de cada conto da mais e mais vontade de chorar, com belas histórias que nos faz questionar conflitos humanos e suas consequências não só sobre humanos como também nos animais. A gata e o urso são, absolutamente, os melhores, apesar de eu não gostar muito de pensar quais são os melhores, pois sempre mudo essa lista, porém a gata e o urso sempre serão os contos que me lembrarei, principalmente do final, o do urso é surpreendente.