Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

Emanuelle.Almeida 23/12/2022

Quando li a sinopse desse livro, já sabia que o não seria o gênero literário que costumo ler, mas a edição é maravilhosa, então cometi o "erro" de me deixar levar pela capa.
Ajudo em algumas causas animais e para mim esse livro foi um baque, nunca tinha pensado em outro ponto de vista, de como os animais poderiam pensar. A visão da autora em como os animais se sentem, de como sofrem e de como lidam com as situações causadas pelos humanos me deixou profundamente abalada.

O livro não era nada como eu imaginava e a decepção vem de mim, não é um gênero que gosto de ler, não foi uma leitura prazerosa e afirmo que esse livro não é para qualquer pessoa. Principalmente as sensíveis em relação aos animais.

Julio 09/01/2023

Emocionante
O livro que no final de cada conto da mais e mais vontade de chorar, com belas histórias que nos faz questionar conflitos humanos e suas consequências não só sobre humanos como também nos animais. A gata e o urso são, absolutamente, os melhores, apesar de eu não gostar muito de pensar quais são os melhores, pois sempre mudo essa lista, porém a gata e o urso sempre serão os contos que me lembrarei, principalmente do final, o do urso é surpreendente.

Fernanda381 25/01/2023

Belíssimo e emocionante, alguns contos são mais cansativos que outros mas com certeza todos acabam nos puxando pela alma.

Cleiber 31/01/2023

As mensagens dos contos desse livro me deram um toque no coração. Sim, a escrita da autora é difícil, porém acho que ela contou muito bem todos os contos. Não é um dos melhores, porém é muito bom e vale a pena ler.

marividadeleitora 01/02/2023

Livro NECESSÁRIO para TODOS!
Nunca pensei que fosse gostar desse livro a ponto de dar 5 estrelas e favoritar, fui com zero expectativas nele e no início achei maçante mesmo, porque é um livro de contos, com várias histórias por capítulo, e cada uma vai te tocar de certa forma, umas são curtas e rápidas, outras rápidas e longas, outras longas e sem fim rsrs.

Achei que eu iria chorar em todas elas, ou pelo menos sentir vontade de chorar, mas isso não aconteceu, porque as histórias me fizeram sentir revolta das pessoas em vez de tristeza pelos bichos, eu ficava com pena, triste, mas não a ponto de chorar, mas me tocou de várias e várias maneiras e eu com certeza não poderia deixar de indicar esse livro. Todos os seres humanos precisam ler, é uma lição de vida muito boa e importante. Amei. ????

Ana Figueiredo 19/03/2023

Memorável
Lindo e emocionante!? Nos faz refletir sobre as inúmeras ações estúpidas dos humanos refletindo de forma impactante nas vidas dos animais. Obra muito bem construída, cheia de conhecimentos, referências e sensibilidade!!! ?

maria22318 02/06/2023

É bom
É um livro emocionante, a autora realmente te faz sentir o que os animais estão sentindo no momento.
Alguns contos são melhores que os outros, com destaque pra: alma de gato, alguma de urso e alma de papagaio. Pra mim, os dois últimos são os mais emocionantes e sensíveis, os outros me deixaram triste, mas esses realmente me fizeram chorar ?
Apesar de gostar da maioria dos contos, há algo no livro que me incomoda, só não sei ainda dizer o que é...

Symmetra 21/06/2023

? Era pra ser somente um livro com animais...
E eu me iludi.

"Só os animais salvam" de Ceridwen Dovey possui dez capítulos contando histórias diferentes com animais diferentes como protagonistas.

E são dez capítulos dizendo da forma mais detalhada possível que os animais são muito mais humanos do que os próprios seres humanos.

Além da edição da Darkside ser maravilhosa, é um livro que exibo com muito prazer em minha estante e recomendo para todo mundo que ama sofrer com livros ?

Duda 12/10/2023

É um livro incrível e tranquilo,que foi dividido em contos que são contados por um determinado animal durante uma das várias guerras da humanidade.

ana4.julia 10/01/2024

Melancolia necessária.
Bom, não sei nem o que falar sobre esse livro, ele é incrível do início ao fim, indico muito para quem procura algo diferente e novo para ler, pois a dinâmica dos capítulos e personagens é muito boa, não é uma leitura cansativa e sempre faz você querer ler mais.
Mas com certeza o aviso que deixo é que preparem o psicológico, porque o livro trás muitos questionamentos e na maior parte das vezes são duros e difíceis de se compreender.
Ele trás uma linguagem relativamente simples, mas pode ser difícil acompanhar o ritmo das personagens por muitas vezes não se saber quem é que está por trás da fala. Mas no geral, foi uma leitura necessária e fantástica.

Thais.Tobal 28/01/2024

Cada um dos contos é uma fábula moderna que é narrada pela alma de um animal envolvido em mais um dos conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significantes que nossa espécie já criou.

@meninaculta 11/02/2024

Confuso
Foi uma leitura difícil, voltava várias vezes para poder entender o que estava sendo falado. Fui tentando ler um conto por dia pq vi que lê de uma vez não estava funcionando eu acabava me perdendo na história.
Um livro cheio de referências à outras obras literárias, principalmente fábulas. Alguns contos me comoveram mais que outros, gostei muito do conto alma de cachorro, urso e gata.

Thalita Eduarda 19/02/2024

"O amor cheira a morte."
Cada um dos contos é uma espécie fábula, narrada pela alma de um animal envolvido em conflitos e guerras humanas, contando sua história de vida e também de morte. São animais que observam os humanos e que de muitas formas se envolvem com eles, amando-os, salvando-os e também se decepcionando.
Não é bem o que estava esperando, mas pra ser sincera eu não sei muito bem o que eu esperava da história. Não posso dizer que cheguei a me emocionar, mas fiquei sentida, tocada, com algumas histórias. São, cada uma ao seu modo, fortes e marcantes.
Os contos são escritos em uma ordem cronológica, o que é interessante de se observar, gostei dessa forma, achei diferente. e com o passar dos anos, dos contos, a linguagem também vai mudando um pouco, de forma bem sutil.
Eu com certeza terminei esse livro com um aprendizado a mais, eu aprendi algo com cada conto e com um livro sem si, mas não sei por em palavras o que exatamente foi. Cada conto nos mostra, a sua maneira, o lado feio do ser humano, traz uma crítica que pode causar até mesmo vergonha em nós leitores.
Eu achei uma leitura fluida, porém não me senti presa a ela, achei interessante a forma que foi escrita, mas ainda senti falta de algo.

Larissa.Avila 01/03/2024

Se "O Bicho vai pegar" fossem contos filosóficos
O livro não é o que eu esperava e a leitura é bem difícil em alguns momentos, sendo até bem confusa por estarmos acompanhando o ponto de vista dos animais (que carregam muitas referências de outros autores e contos, por isso são bem complexos) durante guerras e conflitos durante a história. Alguns contos acabam por ser mais envolventes que outros, por exemplo, gostei mais das histórias da gata, do chimpanzé (apesar de ter uma relação meio esquisita rolando), do mexilhão e do elefante, pois eram narrativas mais chamativas e interessantes. O conto do Camelo não entendi até agora, e jamais entenderei.

mila.t 12/03/2024

Maravilhoso
Eu não esperava que esse livro fosse ser algo tão pesado, esperava que fossem contos sobre animais mas não da forma que aconteceu, mas me surpreendeu positivamente. Me fez amar mais os animais e guardar mais rancor dos seres humanos, eu incluída.