Só os Animais Salvam

Só os Animais Salvam Ceridwen Dovey

Resenhas - Só os Animais Salvam

lagartixa albina 03/04/2020

Sensível.
Chorei muitooooooooooo! Desidratei de tanto chorar ??
Uma delicadeza dessas... São tantos trechos marcantes que quase acabou meus posts its todos.

Larissa Destro 13/10/2020

Para fãs de clássicos
Esse livro contém 10 contos sobre animais envolvidos em guerras e conflitos.
Eles contam como foram suas próprias vidas até a sua morte.
Eu achei que ia chorar, mas só derramei uma lágrima bem no começo e depois não mais, os animais narram tudo de uma forma bem madura, então foi difícil se emocionar.
São histórias interessantes e muitas vezes engraçadas, e citam muitos clássicos da literatura.
Talvez uma pessoa que seja fã dos clássicos aproveite a leitura desse livro mais que eu!

Trabach0 20/11/2023

Leitura leve
"Pois as flores não envelhecem honestamente como as folhas, que não pedem nada da beleza mesmo estando mortas; flores definham como velhotas carregadas de maquiagem, morrendo pateticamente nos caules que as seguem aos céus [...] o amor cheira a morte."

O livro é dividido em dez contos, sendo eles:
Alma de Camelo
Alma de Elefante
Alma de Urso
Alma de Golfinho
Alma de Papagaio

Cada conto será narrado por um animal, em meio ao caos causado por nossos atos e nossas guerras cada animal trará esperança, amor e cada um ao seu modo irá mostrar que apesar de nossa crueldade eles nunca perdem a fé em nós.

Confesso que os primeiros contos não me prenderam tanto (com exceção do Alma de Gata), porém a partir do conto da "Tartaruga" fiquei apaixonada por cada detalhe de todas as histórias.

Além de todas as críticas e metáforas Geniais usadas pela autora ela também demonstrou extrema sensibilidade em cada uma de suas palavras, nos tocando no mais íntimo de nossos sentimentos.

Temos todo o contexto histórico que envolve cada uma das narrativas; referências a nomes de grandes escritores como: Levi Tolstói, Virginia Woolf e George Orwell... e ainda temos uma "menção honrosa" ao "Guia do Mochileiro das Galáxias", com direito a frases do livro e tudo.

Enfim essa é uma leitura bem rápida, mas extremamente profunda, todos os conflitos retratados, sejam eles pessoais ou grandes guerras vão te fazer refletir sobre a humanidade, sobre o mal que infringimos ao mundo e também te fará questionar quem são os verdadeiros animais.

Caia.Monti 07/04/2021

Minhas duas histórias favoritas foram a do cachorro e do gato, semrpe mostrando que os humanos só fazem cagada, os humanos além de ser uma raça evoluída, consegue ser uma das raças mais burras, dependem do trabalho dos animais pois não conseguem se virar sozinhos e acham que tem o direito de maltratar desses mesmos, são tão burros que conseguem declarar guerras contra sua própria raça.

Nando Borges 12/05/2022

Bela capa, conteúdo fraco
Os contos são de 1892, 1915, 1917 e o estilo de escrita da época torna o livro bem arrastado. Além disso, a história contada sob a perspectiva dos animais não é o que eu esperava. Eu achava que era algo mais emocionante, puro, mas não. Há momentos de piadas, sarcasmo, como se animais tivessem esse senso de humor. É um belo livro pra ter na estante, mas seu conteúdo deixou muito a desejar.
Lív 19/01/2023minha estante
Concordo; sem contar que o livro possui palavrões

Sophi 05/05/2022

Diversificado e revelador
Coletânea de contos do ponto de vista de diversos tipos de animais em diversos pontos no tempo e lugar. Alguns são mais envolventes e instigantes que outros por terem estilos de escrita e narração diferentes: troca de cartas, narrador em terceira pessoa, primeira pessoa, ou seja, é bem diversificado.
Ver ocorrências históricas pelos olhos de um animal, dá uma nova visão sobre nossa humanidade e nossas ações uns para com os outros.

TataTargaryen 30/06/2021

O mundo seria melhor se os humanos aprendessem com o animais
Livro simples de leitura leve que mostra como os animais são mais evoluídos do que os seres humanos no quesito sentir.

João Lucas 81 13/04/2021

Resenha - Trabalho 1º bimestre
Só os Animais os Salvam é um livro feito por Ceridwen Dovey, renovado pela Editora Darkside. Foi eu escolhi para ler recentemente e fiquei muito interessado quando vi o visual de sua capa. Mas, ao ler o texto na parte de trás fiquei encantado sobre o enredo. Um livro mostrando pelos olhos de animais, o que realmente é ser humano. O livro consiste de 10 historias indo pelo tempo e o mundo, cada com um animal: Alma de camelo- [Os Ossos], Alma de Gata- [O Gato e Eu], Alma de Chimpanzé- [A Mocinha de Peter Vermelho], Alma de Cachorro- [Hundstage], Alma de Mexilhão- [Em Algum Lugar da Costa], Alma de Tartaruga- [Na Terra e No Espaço], Alma de Elefante- [Eu, O Elefante], Alma de Urso- [Conto de Fadas], Alma de Golfinho- ]Uma carta a Sylvia Plath] e Alma de Papagaio- [Psitacófila].
Eu achei o primeiro capítulo o melhor, pois ser o início de um livro, e ter o trabalho de introduzir e incentivar o leitor a prosseguir, ele faz isso excepcionalmente. Ele nos introduziu ao camelo de um jeito muito bom para a sua história, a sua última noite fria em 1892, na Australia, o Camelo, Um jornalista chamado Henry Lawson e o dono do camelo Sr. Mitchell. Eu achei muito interessante como eles tomaram uma chegada de contar sobre um velho camelo em sua ultima viagem, depois de uma brutal e cansativa vida, onde teve que aguentar o peso de não só bagagem, mas também de suas ações no passado. Eles pegaram uma história que de primeiro olhar parece chata e transformaram em uma história de relembrança e perigo, te fazendo pensar do camelo como um avô contando a suas histórias a seus netinhos alegres.
O livro em si tem muito a se explorar e suas histórias mostram muito sobre como o ser humano pode ser. 9/10 recomendo muito.

Andrea 30/03/2022

Decepção
Sinceramente, não sei como terminei de ler. São contos em ponto de vista de animais...aí eu já pensei: nossa, vai ser emocionante, incrível...foi apenas contos sem mta conclusão, cansativos, confusos. E eu estava totalmente empolgada. Talvez esse excesso de expectativa tenha me frustrado além da conta.

RoyalUnicorn 16/06/2017

"Parece ser esta a maldição de toda a criatura terrestre, ser incapaz de não se espalhar, sempre bagunçando as coisas, carregando a vida conosco, deixando-a para trás."
Só os animais salvam ou O Livro sobre a Crueldade Humana.
Ainda não sei como escrever essa resenha, meu coração continua apertado com essas trágicas histórias desses coitados animais. Pensar que o humano é o culpado por esses fatos e na crueldade da nossa espécia me dá nojo.
O livro possui dez contos que tem sentimentalismo na dose correta, achei uma jogada esperta da autora colocar como plano de fundo em alguns desses contos fatos históricos da nossa história humana como a Guerra Fria que está presente no conto: 'Na Terra e no Espaço' da Alma de Tartaruga. Não cheguei a chorar em nenhum desses contos mas em alguns eu fiquei com um nó no estômago que continua até agora. Admito que não foi a premissa que me chamou atenção, apesar dela ser um fato muito atraente(Animais narrando, perfeito!) o que realmente me fez comprar foi a capa e em principal ter um gato nela! Eu simplesmente sou apaixonada por gatos.
Acompanhar a vida até a morte desses animais foi uma trajetória que eu nunca esquecerei . Cada conto mostrava como esses animais tinham uma parte humana que querendo ou não foi colocada por nós neles, como no conto da Alma de Urso que foi tão triste de ler graças ao final ou a Alma de Elefante que toda a tristeza do conto foi culpa humana.
Meus contos favoritos foram de certeza: 'Alma de Tartaruga(Na Terra e no Espaço)' e 'Alma de Elefante(Eu, o elefante.)'.
Adorei que em alguns desses contos tivemos a narração de histórias como no conto do urso e do elefante. Porém como nem tudo são flores eu fiquei bem insatisfeita com os contos: 'Alma de Chimpanzé(A Mocinha de Peter Vermelho)', 'Alma de Mexilhão(Em Algum Lugar da Costa)' e 'Alma de Papagaio(Psitacófila)'. Que em minha opinião não me acrescentaram nada, nenhuma moral apesar do Alma de Chimpanzé ter uma moral, mas não algo marcante.
Enfim eu recomendo muito ler esse livro. Ele vale a pena cada investimento, leiam!
Edméia 13/09/2017minha estante
* Fiquei curiosa quanto a este livro ! Mas , temo chorar muito ! Odeio maldade e , principalmente , com os animais ! Obrigada pela resenha , RoyalUnicorn ! Um abraço. Boas leituras !

Line 26/04/2020minha estante
Eu me emocionei muito em alguns contos, mas, quando se trata de animais, sou chorona mesmo.
Também escolhi o livro pelos mesmíssimos motivos que você: amei a capa e amo gatos!
O conto da alma de urso não me envolveu muito, bem como o do macaco. Também achei o do papagaio pouco relevante.
Ótima resenha!

Rayane139 18/10/2022

Esperava um livro fofo e recebi depressão.
São vários contos, de vários animais diferentes narrando sua vida e morte. É um livro triste e muito complexo, teve contos que eu me senti uma acéfala, eu lia e não entendia o que li. Não indico. Mas se já tiver comprado, leia.

Déia Madden 29/09/2020

Um livro que nos faz pensar
É bem diferente do que eu imaginava que seria, mas isso não foi ruim. As histórias são interessantes e todas elas nos ensinam algo, está nos detalhes da leitura de cada texto. É necessário compreender. À mim particularmente me fez pensar e repensar alguns valores.
Mas não posso negar que é um livro que acaba deixando o coração apertadinho.

Belinha 29/09/2022

Só os animais salvam
A história contém 10 contos. Narradas por vários animais e que estão inseridos em meio de algum conflito de guerra, então todos os animais de certa forma vão narrar a sua morte durante a guerra. Temos animais como gato, cachorro, tartaruga, golfinho, etc. No começo achei meio estranho mas fui me acostumando com a leitura. Um ponto interessante é como a autora trouxe vida e voz a alma dos animais. O conto que eu goste mais foi do cachorro, de como ele relata que foi abandonado na floresta pelo dono pelo simples fato de ter lambido a mão de outra pessoa. Se essa moda pega, tadinho dos cachorros.

Patricia Lima 16/04/2019

Só os Animais Salvam
As histórias foram organizadas em ordem cronológica, e ocorrem em diferentes lugares do mundo, e com exceção do primeiro conto, todos os outros ocorrem em períodos de guerra.

Então o livro mostra muito a crueldade e brutalidade do ser humano aos olhos do animal, como eles nos enxergam em frente à esses conflitos humanos e como eles acabam sendo os responsáveis de certa forma na morte deles.

Ao mesmo tempo o livro mostra também a forma que cada animal admira as qualidades do ser humano, ou se simpatiza com seu dono e tudo escrito de uma forma muito reflexiva e profunda. Ao término de cada conto eu tinha que parar por alguns instantes porque eu ficava pensando no que eu tinha lido, então é incrível o resultado que esse livro trás após a leitura.

Outra coisa muito importante é que o livro é uma grande homenagem à autores que escreveram sobre animais durante esse período também. E essas associação com os autores são feitas de várias formas.

Alguns contos são baseados diretamente nas obras desses autores, e outras obras que influenciam os animais de certa forma também, são citadas constantemente durante as histórias.

Mas o mais legal é que alguns autores aparecem como personagens das histórias. Como por exemplo o conto da gata que pertenceu à escritora francesa Collette. E uma tartaruga que pertenceu a filha de Tolstoi e depois também pertenceu a Virginia Woolf e George Orwell.

Alguns contos também são baseadas em animais reais que fizeram parte desses conflitos que é o caso do conto do urso que é inspirado na história do urso soldado polonês, que lutou ao lado de soldados durante a Segunda Guerra Mundial. E a história do golfinho que é baseada em relatos reais do uso de golfinhos no Iraque pela Marinha dos EUA.

Então o conteúdo histórico e literário desse livro é muito grande e rico e eu até tive que pesquisar melhor sobre isso depois da leitura porque várias referências eram desconhecidas para mim.

Algumas histórias são divertidas, mas na maior parte são histórias muito tristes e comoventes, afinal eles estão contando como eles morreram.

O conto do elefante, foi o mais comovente pra mim, ele se passa durante a guerra civil de Moçambique em 1987, e é uma história muito bonita, onde tem dois elefantes fêmeas que são irmãs gêmeas e esses elefante observam à noite seus ancestrais nas estrelas e são animais que estão tentando sobreviver em meio a esse conflito humano que trás fome e sede. Então isso mexeu muito comigo e foi a minha história favorita.

Eu gostei muito também do conto da Gata, ela começou a confortar de certa forma os soldados nas trincheiras durante a primeira guerra e é muito interessante a forma que ela fala da sua dona, então foi um dos meus contos favoritos também.

O conto do cachorro, também é muito interessante, porque é narrado por um pastor alemão irmão da Blondi que é a cadela do Hitler e o dono dele é o Himmler que foi um dos principais lideres do nazismo, e assim como seu mestre ele acredita na reencarnação, e que se o karma dele ficar limpo ele pode reencarnar um dia como humano, então os pensamentos desse cachorro me chamaram muito a atenção e as coisas que acontecem história também me surpreenderam muito.

E o conto da Tartaruga eu também gostei bastante, porque é um animal que vive muitos anos, então ela passa por vários donos, e depois ela vai parar em um programa espacial soviético durante a guerra fria, pra ser treinada pra ir pro espaço, então eu adorei a vida dessa tartaruguinha.

Cada história mexe com você de uma forma diferente e única e cada animal simpatiza com o leitor também de uma forma diferente.

Então ler esse livro foi uma grande experiência, porque além de ser bem diferente ele é muito bonito e te faz realmente refletir o que é ser humano.

Paula1079 24/07/2021

Novos olhos
Um ótimo livro, maravilhoso. Te faz ter uma nova visão sobre os humanos, e principalmente, sobre os animais (seres dignos de perfeição). ????