Piano Vermelho

Piano Vermelho Josh Malerman

Resenhas - Piano Vermelho

Nicø 30/11/2021

péssimo
decepcionado, mas eu já esperava isso, gosto muito da escrita do Josh e dos seus livros, mas esse aqui não me desceu, é uma farofada bem nível novela das sete, só que ruim... muitas coisas sem nexo, gostei do início, mas a partir de certo momento comecei a me questionar, o que eu estava lendo (???)

Camys 22/11/2021

Fascínio e decepção
A escrita do Josh é uma das minhas preferidas, chega a ser engraçado a facilidade que eu tenho para ler os livros dele, eu simplesmente mergulho nos mundos e cenários que ele coloca em seus textos, mas eu odeio o fato de sempre me decepcionar com algo em suas histórias, as promessas sempre são muito boas e as expectativas gigantescas, você lê a sinopse e esperava uma história gigante com um final extremamente surpreendente e de outro mundo, mas muitooooo dificilmente é isso que você vai conseguir com as histórias do Mallerman.
Piano Vermelho se encaixa completamente nesse pretexto, quando vc vai ler sobre o livro, espera um suspense e mistério gigantesco, cheio de reviravoltas e descobertas pelo caminho, mas conforme você for devorando o livro a expectativa vai ficando cada vez mais baixa.
O livro é bom, a história te prende pela pura curiosidade de você descobrir de onde o maldito som vem, alguém o transmite ou ele simplesmente existe? Como raios esse homem ficou tão destruído a ponto de ter todos os ossos de seu corpo esmagados? Como é possível que ele tenha sobrevivido a algo do tipo?. As perguntas são milhares, e infelizmente as respostas só chegam nos 95% de leitura, oq significa que vem tudo muito rápido, e ao meu ponto de vista, nao muito bem explicado.
O processo de leitura é ótimo e te prende até que bastante, a conclusão do mesmo que já é outra história....

Yasmin.Albuquerque 08/11/2021

Piano vermelho
O livro em si é bom, porem eu comprei ele depois de ter lido caixa de pássaros, eu simplesmente fiquei apaiconada pelo jeito que ele conta a história, a linguagem nada pesada, ent comprei esse penssando que seria tao bom quanto. Porém história nao me prendeu, achei fraca, e começa bem chatinho, por isso eu nao consegui terminar de ler

Cris 06/11/2021

06.11.2021
Como os demais livros q eu li do autor, esse também lida com o psicológico dos personagens, alternando o que é real e o que pode ser imaginação. Tem partes q nao deixou claro como aconteceu, tipo, se Philip caiu em um buraco negro, como seus amigos já estavam lá? Foi o que menos gostei, mas não deixa de ser interessante pela fantasia criada.

Cinde.Costa 01/11/2021

Instigante
Philip, Larry, Ross e Duane são amigos de longa data, ex-militares e, juntos, formam um grupo musical conhecido como "Os Danes". Depois de vários anos de ostracismo no mundo da música, o exército os convoca para uma missão: identificar a origem e a composição de um som captado pelo rádio. Esse som foi capaz de inutilizar uma ogiva nuclear. Em um contexto pós Segunda Guerra e Guerra Fria, essa descoberta é aterradora. Agora, Os Danes terão que viajar até o Namibe, o deserto mais antigo do mundo, na África, para investigar a origem desse estranho som.

Porém, seis meses depois, Philip acorda de um coma, sozinho, com todos os ossos do corpo quebrados.

Como ele se feriu?

Eu tenho um relacionamento muito bom com o autor Josh Malerman. Eu li "Uma casa no fundo de um lago" e adoro a simplicidade e a gama de metáforas apresentadas, em um exercício interessante de interpretação. Em "Piano Vermelho", minha experiência não foi diferente: eu adorei o texto!

O livro é narrado, em primeira pessoa, pelo Philip, descrevendo os acontecimentos em dois momentos: após a convocação do exército e após acordar do coma. No desfecho, temos a localização e natureza do som, embora caiba uma boa dose de interpretação sobre sua origem - uma vez que essa explicação não é dada. Em parte, temos explicações da física moderna e eu me senti muito satisfeita por não ser um texto prolixo e difícil.

Por outro lado, eu fiz correlação com instrumentos musicais míticos, como a lira do deus Apolo, as trombetas de conchas cerimoniais de deuses hindus, tambores e flautas nas crenças ameríndias, etc. Em todas as culturas, a música tem uma historicidade associada a divindades. Por isso, o efeito desse som misterioso, ao ser ouvido, implica em questões que vão além da física.

Em suma, eu fiquei muito satisfeita com a leitura, RECOMENDO e reafirmo: mesmo que faltem respostas no desfecho, essa história tem bons elementos o suficiente para interpretações diversas.

Vai depender do que vocês acreditam, amigos.

WillZoka 31/10/2021

Qual o som do Piano Vermelho?
Dedico ao som, tão assustador e necessário:
Há você que sempre existirá dentro de mim como a voz de um fantasma
O fantasma de uma música dedicada
O fantasma de uma voz partilhada
O fantasma de um instrumento dedilhado
O fantasma da voz das memorias
O fantasmas da voz do que foi, e do que virá.

Qual o som do piano vermelho?
Todos nós já tivemos histórias que nos marcaram de alguma forma. Desde as positivas que carregamos para sempre e contamos ou dedicamos a outras pessoas, até aquelas ruins seja pela tosqueira, ou pelo potencial desperdiçado. E neste caso, Piano Vermelho do autor Josh Malerman se encaixa na categoria “potencial jogado fora”, com uma história fraca que tenta ser maior do que realmente é.
“Ex-ícones da cena musical de Detroit, os Danes estão mergulhados na apatia. Sem emplacar nenhum novo hit, eles trabalham trancados em um estúdio, enchendo a cara e tentando criar algo novo. Tal rotina é interrompida por um funcionário dos Estados Unidos, com um convite para uma viagem até um deserto na África para investigar um som desconhecido que carrega em suas ondas um enorme poder de destruição. A banda é liderada pelo pianista Philip Tonka, que misteriosamente seis meses depois vai parar em um hospital em coma, onde a enfermeira Ellen irá cuidar dele e presenciar sua melhora rápida e assustadora tanto do coma quanto dos ferimentos que destruíram seus ossos.”
Alternando entre passado e presente, o livro consegue segurar nossa atenção pelos mistérios de cada momento da narrativa e como elas se encontraram no final.
No primeiro momento, seis meses antes, acompanhamos Philip e os Danes em sua rotina de criação e bebedeiras até o instante em que tudo muda e irão até o deserto investigar o suposto som, que após ouvirem o mesmo pela gravação de uma fita, percebem que ele possui certas qualidades de abalar uma pessoa seja pela perca dos sentidos, vômitos, perda da noção de espaço e tempo e até, em casos de muita exposição, morte. Já no presente, Tonka se encontra no hospital onde os médicos usam de uma droga muito forte para forçar sua melhora, recobrando assim a memória do que ocorreu quando o grupo esteve no deserto.
O grande problema da história é que ela parece não saber pra onde ir. Começando de um jeito desinteressante pela falta de profundidade da maioria dos personagens e suas ambições. Seguindo em seu desenvolvimento, a história cresce, cresce, e não entrega o que promete. Temos uma presença assustadora envolta do som, seu mistério, o que causa, o porquê, como ele consegue afetar as pessoas dessa forma letal, consequentemente vamos criando teorias, acompanhando os passos de cada personagem em meio a fantasmas, bodes e uma mistura de ficção cientifica. Porém, temos uma história que decepciona tanto no desenvolvimento dos personagens quanto no seu mistério. Poucos são os personagens que conseguem ser memoráveis, dignos de alguma atenção ou preocupação, a história parece querer chegar apenas do ponto
A até B e do meio pro fim não parece se importar com as explicações que fará para o que foi imposto ou não, e simplesmente encerra com pressa e usando de artifícios ridículos.
Trazer temas como o exército americano preocupado com o som e o que ele pode fazer com as armas só se mostra relevante para criar uma filosofia sobre guerra e paz mais furada que peneira velha, tal ponto poderia ser aproveitado para falar sobre as consequências da guerra na vida dos soldados sobreviventes, dos traumas e como eles lidamos com isso, e também a arte na vida das pessoas e como tanta energia ruim pode acabar criando uma força sobrenatural que age de maneiras fora da nossa compreensão onde não importa nossos esforços, sempre seremos inferiores em cada atitude.
Mas nada disso é explorado.
O livro não é aprofundado, os personagens coadjuvantes não tem personalidades, são estereótipos ou nem isso, só estão ali para terem algumas falas rasas e fim, se somem ou não, se morrem ou não, se ficam vivos no fim ou não, nada disso importa porquê eu nem sei realmente quem são eles.
A personagem com mais desenvolvimento e a que senti um apego foi Ellen, com um trauma mais desenvolvido dá pra comprar a ideia de que ela quer ajudar Philip e tem algo a superar. Porém mesmo ali o livro cria um romance que é jogado e não sabe o que fazer com ela, ou ele demora acontecer ou quando acontece é rápido demais, no fim, se trata apenas de um artificio para que a história chegue onde ela precisa chegar.
Acredito que a história deveria ter se preocupado em criar um núcleo pequeno de personagens e acontecimentos sem se focar em guerras americanas ou segredos conspiratórios do governo. Assim focando apenas na banda e em suas famílias, nas consequências de um pequeno sucesso até o esquecimento, do álcool, das drogas e as perdas em suas vidas, e ai sim trazer o conceito e surgimento desse som misterioso capaz de despertar o que há de pior no ser humano montando um paralelo da guerra que travamos fora e dentro de nós.
Apesar dos pontos negativos saírem por cima dos positivos aqui, devo citar que o mistério vale a história, a vontade de descobrir o que acontece e aconteceu consegue ser bem trabalhada e temos alguns poucos momentos que coisas bizarras acontecem, mas para descobrir qual o som que vem do piano vermelho temos que estar dispostos a perdoar o todas as falhas e encarar suas 315 páginas com um final raso se não deprimente.

BrunoHePotter16 23/10/2021

Aberração
Nem se eu descobrisse que minha parceria de transa fosse bolsominion me broxaria tanto qnt essa coisa fez
Parabéns Josh Malerman dei dinheiro pra vc por essa Bosta ?

Lua 11/10/2021

Nem ruim nem ótimo, é ok
Eu gostei de ler, e foi lido rapidamente, porém reconheço alguns erros, acho que poderia ser até melhor aproveitado.
Eu não acho que todo casal dos livros tenha que ser perfeito, por que cada caso eh um caso, então tenho dito que o casal apresentado no livro em questão é puro egoísmo e dependência emocional.
Mas não tenho como negar que gosto da escrita do autor, e gostei do tempo que passei com os personagens, até senti uma falta de mais introdução sobre eles.

Larissa 05/10/2021

Precisa estar sobre efeito de drogas pesadas!
Eu achei esse livro completamente insano; vozes, fantasmas, bodes, pessoas com chifres... UMA LOUCURA.

Teve alguns momentos que me deu um cagaço legal mas também foi era só quando que eu entendia a descrição do que estava acontecendo (burra? Talvez)

Em questão de ritmo me irritou um pouco por que em mais da metade do livro não acontecia praticamente nada, ficava só no mesmo e nas últimas 40 páginas que começou a acontecer um monte de coisa e em questão de 3 páginas ele já estava de volta no deserto e procurando os amigos (???????)

Como eu disse em um dos meus históricos de leitura, eu acho que você precisa estar sob o efeito de drogas pesadas para entender algumas coisas desse livro, muito manjado, tá maluco!!!

Alessandra Lima 05/10/2021

Estou sem palavras...
Se você tá buscando suspense, aflição e e agonia, esse livro é perfeito pra te causar tudo isso. Uma narrativa incrível, cheia de detalhes, que te deixa absorto, realmente é aquele livro que te prende e você entra completamente na história. Eu gostei muito, teve alguns defeitos no final, pra mim faltou algumas conclusões, mas foi uma experiência incrível de leitura.

Leandro.Pereira 03/10/2021

Piano vermelho
Esperava um pouco mais do livro tendo em vista que Gostei do Caixa de Pássaros e de sua continuação Malorie.

Não é o tipo de livro que seja necessário abandonar porém sinto que a história acaba sendo cansativa de se ler. Por vezes percebi que tinham diversas falas que não contribuíram nem para história e muito menos para o enriquecimento do personagem.

Um livro que peguei emprestado mas que se tivesse comprado já estaria para doação ou troca e não para coleção ou futura releitura .

Yas 23/09/2021

Entre ruim e razoável
O livro tinha potencial para ser incrível, mas a trama não se fez assim. Gostei da proposta, mas não achei o desfecho interessante ou satisfatório. A história é lenta e quando fica boa acaba se perdendo na chatice. Não vou nem comentar sobre o romance para não me aborrecer
Leandro.Pereira 01/10/2021minha estante
Estou na metade e achando chato , achei que era só eu .... já li Caixa de Pássaros e o Malorie . Por enquanto o meu preferido deste autor é o Caixa de Pássaros .

Yas 01/10/2021minha estante
Simmmm!!! Também tentei ler uma casa no lago e acabou sendo um dos piores livros que eu já li

Leandro.Pereira 01/10/2021minha estante
Bom saber , vou ler o " Inspeção " mas vou deixar para o fim da fila .Só dou uma chance pq o Bird box foi um dos livros que li mais rápido .

Marlon.Martins 16/09/2021

Deixou a desejar...
Um livro que a muito tempo tenho ele mas nunca tomei coragem em ler, resenhas de pessoas conhecidas e desconhecidas que faziam com que eu ficasse um pé a trás para realizar a leitura dele. Mas depois de muito tempo, posso dizer que consegui ler Piano Vermelho. Um livro que empolga ao decorrer de sua leitura, muitos mistérios que deixam o leitor ansioso em descobrir a solução de todos eles mas que no final alguns deles não são respondidos ou ao achar a resposta você fica com aquela gosto de que ?esperava mais?. O final dele realmente parece muito corrido, sem muitos detalhes e meio confuso. A história prende muito o leitor e isso faz com que ele crie muitas expectativas em relação ao final, mas acaba sendo realmente meio decepcionante esse fim.