Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

#Anafox 28/09/2021

Continua sendo incrível
Ainda faz bum com meu cérebro. É difícil falar sobre esse livro sem dar spoiler kkkkk. Então, podemos dizer apenas que eles de alguma forma retornam à Terra e eu queria muito perguntar pro Douglas o que aconteceu com a namorada do Arthur rs quem sabe no infinito e além? Kkkk

Dezza 22/09/2021

Eu simplesmente amo essa narrativa insana e totalmente divertida do Douglas Adams, ele sempre me tira boas risadas e não foi diferente nesse livro.

Denis.Barbosa 11/09/2021

Fim...
Não dá pra negar a genialidade do Douglas Adams na criação de situações inusitadas e irônicas para seus personagens.

Ainda com muito humor e sarcasmo, a série finaliza com um último livro quase que independente dos demais, deixando de seguir as histórias passadas e criando novos arcos e conceitos.

Eu sinceramente esperava que certos pontos fossem fechados e certas situações melhor explicadas, porém sei que nunca foi essa a intenção do autor.

Cecí 11/09/2021

Só mesmo Douglas Adams pra fazer da confecção de sanduíches um dos capítulos mais geniais que li em muito tempo. Quero um sub de Besta Perfeitamente Normal no cardápio pra ontem, dona Subway ?

Paula1735 21/08/2021

A galáxia, o tempo e algumas coisas inomináveis
Ok eu confesso que fiquei (não decepcionada), mas sim brava com o autor por ter feito esse final tão plot twist quando eu tinha tantas perguntas absurdamente interessantes para contestar. O final é bom, mas você se sente como uma palhaça pensando se o livro falta alguma página ou algo do gênero (leva alguns minutos para conformar-se com isso), pq eu não gosto desses finais abertos onde o leitor pode imaginar oq acontece em seguida.
Tirando isso eu tenho 0 críticas sobre esse livro e de um modo geral, sobre a trilogia toda tmb. Fiquei encantada com absolutamente tudo nessa história, só não sei se leria o 6° livro, pois, é de autoria diferente.
Recomendo muito!! A trilogia entrou pra minha lista de favoritos com toda certeza!

Maira Giosa 16/08/2021

Depois de concluir o quinto e último volume da ~trilogia~ de Douglas Adams, posso dar aquela recomendação firmeza: gosta de ficção científica, humor e surrealismo? LEIA! O último volume, "Praticamente Inofensiva", tenta amarrar as pontas soltas da história envolvendo Arthur Dent, Ford Prefect e Trillian - tenta, porque não tem muito êxito e, o que é o mais curioso, sabe disso. Econtramos Ford em iminente perigo, Trillian vivendo como repórter na Terra que foi-mas-não-foi destruída e Arthur com uma vida pacata em um planeta bem parecido com a Terra.

Embora em espaços temporais aparentemente distantes, os três personagens serão forçados a um reencontro bizarro, motivado por um quarto, misterioso e imprevisível personagem. Divertido e irreverente como sempre, o livro traz as já conhecidas pitadas de sentimentalismo e pé no chão para depois destrui-lo. E na última página... Bom, claro que não vou contar o que acontece, mas só os leitores mais atentos se lembrarão! Eu mesma não lembrei e tive que pedir ajuda para entender.

Mas a leitura voa. Ri demais, como com os anteriores, e queria que essa fosse daquelas séries infinitas. Uma pena que acabou! Até mais, e obrigada pelos peixes! ♥️🐬

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/

Carlinha 22/07/2021

E Douglas Adams entrega mais uma vez...
Esse é mais um da série que quanto mais eu leio menos eu entendo, e mais me apego. Quem gosta dos clássicos da cultura pop e ainda não leu, está perdendo. Ford Prefect é um personagem que me deixa mais confusa do que o próprio livro em si, e o Arthur, coitado, o que ele fez pra merecer isso? Eu simplesmente amo O Guia do Mochileiro das Galáxias, e é por isso que consegui chegar até aqui, o fim do 5° livro. Estou muito feliz de ter terminado novamente a saga, obrigado Douglas Adams por existir e escrever essa série maravilhosa! Recomendo para quem gosta do conteúdo (física, universos paralelos, viagem no espaço, e etc.).

toledo 12/07/2021

Preste atenção nos detalhes
Depois de dois livros bem ?mais ou menos?, Douglas Adams nos presenteou com um fechamento complexo e cheio de sacarmos. O que não falta nesse livro são detalhes e tenho total certeza de que não peguei nem metade deles. Ah, há bastante de filosofia nesse livro (não que não houvesse nos demais)!

Apesar de às vezes ser bastante descritivo, esse livro me trouxe, em vários momentos, o prazer dos dois primeiros da saga, com situações completamente absurdas e decisões super equivocadas.
Ainda senti falta do Zaphod, acho uma sacanagem ele ter sido largado assim nos confins do universo e nunca mais ter dado às caras na história.
Acho também que poderia ter aproveitado mais o ?robô-gozadeiro?, ele poderia ter colaborado em diversas partes da história. Mas, cá entre nós, nenhum outro robô ocuparia o lugar de Marvin.

Só posso dizer que amei esse final totalmente irônico e filosófico!
Espero voltar a essa obra num futuro para me deliciar com os detalhes que não me atentei dessa vez.

Marco Rabelo 02/07/2021

Enfim, a trilogia de 5 livros termina.
Vai deixar saudades.
O final da história foi muito melancólico. Fiquei um pouco triste com ele.
Os personagens vão deixar saudades, principalmente Arthur Phillip Dent, um dos personagem mais inexpressivos que já vi em algum livro e talvez seja por isto que gosto tanto dele.
É um cara ranzinza que só queria ficar na dele, quieto, vivendo sua vidinha de merda, mas que por um acaso do destino, é levado a viver várias aventuras galáxia afora. E tudo contra sua vontade.
No decorrer dos 5 livros alguns personagens deixam de existir de uma forma injusta e inesperada até, no meu ponto de vista, mas é a vida, né? No mundo real as coisas também são exatamente assim.
Douglas Adams tem um humor muito peculiar. Recomendo a leitura dos livros APENAS se vc estiver de bom humor e se vc for uma pessoa que tem um bom senso de humor. Caso contrário vc vai achar que o autor é um idiota.
Futuramente irei ler de novo. Se não todos os 5 livros, ao menos o primeiro.

Roger Santos 27/06/2021

Bastante Aventura
Este livro é o que mais contém aventura na minha opinião, mas acho que poderia ter se extendido mais para podermos apreciar mais a obra, mas claro, todo fim de obra é assim mesmo rsrs.

beccaqs 08/06/2021

Inesperado
Nesse livro, diferente dos quatro anteriores, o autor não se prendeu tanto a descrições grandes e informações complexas (que eu confesso que me deixavam bem perdida às vezes).

A saga pela galáxia continua, Arthur finalmente encontra um lugar para morar e uma profissão importante e que lhe agrada, e Ford continua suas viagens, dessa vez fazendo uma descoberta importante sobre o futuro do Guia. Como nos outros livros, continuei me identificando muito com o Arthur.

O livro tem algumas referências muito boas, novos personagens, momentos divertidos e acontecimentos totalmente inesperados, além de nos apresentar outras funcionalidades da toalha, o que é bem útil.

Confesso que senti muita falta dos outros personagens, até mesmo da Trillian, que foi importante para a história mas não teve tanto destaque nesse livro.

Sobre o final, tive que conferir se o livro tinha mesmo acabado ou se havia mais algumas páginas com outro desfecho. Durante a leitura, quando estava me aproximando do final, pensei que não teria como concluir a história em tão poucas páginas, mas jamais imaginaria aquele final. Eu fiquei tipo "uai, como assim???" durante alguns minutos.

Apesar de não ser o final que eu esperava, não fiquei tão decepcionada. Acho que a sensação foi mais de surpresa mesmo, e de que aquele realmente seria o fim.

Enfim, gostei bastante de todos os livros, valeu muito a pena ler.

E lembre-se: tenha sempre uma toalha com você e, seja qual for a situação, NÃO ENTRE EM PÂNICO!