Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

levi.varjao 20/03/2021

O livro é excelente, a técnica de escrita é magnífica (a autora é roteirista então ajuda bastante).
Mas para mim ainda faltou ser mais visceral, estava esperando um teor de violência maior, não chegou a ser uma decepção, no entanto queria mais.

zhasmin 08/06/2021

Esse livro deveria ter muito mais reconhecimento
Esse livro... Nem tenho muito o que dizer.
Acho que é um livro muito necessário para compreender algumas noções de direitos humanos e etc. Eu não só indicaria para as pessoas como já indiquei, inclusive.
Além de ser breve é essencial, deveria ter mais reconhecimento!

Maria.Gabryella 21/07/2021

Um soco no estômago
Esse livro não só me deixou com o estômago embrulhado mas também me fez sentir medo, angústia, tristeza e MUITO CHOQUE.
A forma como a Ana Paula Maia transmite as características dos personagens pelas ações deles e o jeito que a gente tem acesso a toda a sujeira e podridão de cada um é quase inacreditável, achei que seria um simples livro de crítica social, mas foi uma narrativa que me prendeu do começo ao fim, com certeza aprendi muitas coisas com o Bronco Gil e o senhor Valdênio.

"No fim, somos todos livres, porque no fim, estaremos mortos."

Vit 27/09/2021

No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos
Desde que li a sinopse desse livro fiquei enlouquecida pra ler. Não conhecia nenhum livro da autora mas a história já me despertou muito interesse, e não foi à toa.
A história da Colônia Penal se mistura com as histórias dos condenados e funcionários e a sensação de medo e sobrenatural que permeia a narrativa é muito bem construída e sinto que, mesmo de forma fantasiosa, representa muito bem o sistema prisional.
Levanta muitas pautas importantes em relação ao sistema penitenciário brasileiro, a normalização da violência, a falácia da reinserção social, a falta de preparo dos profissionais e a maneira como eles são treinados para serem extremamente violentos também.
Sobre o enredo, no início demorei um pouco pra
pegar gosto pela leitura porque começa meio lento, mas da metade pra frente eu devorei de uma vez só.
É um livro pesado, duro e necessário. Fica como lição de casa a necessidade de perceber como a ficção se mistura com a realidade, da forma mais cruel possível.

Jaque 17/10/2021

" No fim, somos todos livres, porque no fim, estaremos mortos." Bronco Gil.

Esse é o segundo romance que leio da escritora Ana Paula Maia, e tal qual aconteceu quando li Enterre seus mortos, me vi novamente surpreendida pela capacidade da autora em nos transportar com grande fidedignidade para um local e contextos em que a dignidade humana há muito foram abandonadas.

Os protagonistas de Assim na terra como embaixo da terra são detentos de uma colônia penal, que aguardam o cumprimento de suas penas sem expectativas de saírem vivos do horror em que foram submetidos por um Sistema que deixa impune tantos outros...

Talvez a narrativa de Ana Paula Maia fosse menos assustadora e impactante se não vivêssemos dentro de uma dinâmica social em que tantos outros como Bronco Gil, Valdênio e Pablo não fossem submetidos a mesma prova de fogo diariamente no sistema carcerário brasileiro.

Clara 27/02/2022

Um livro surpreende. Uma daquelas histórias que vc só tem noção do impacto quando lê. A história é mt bem desenvolvida apesar de ser um livro mt curto, eu amei dms.

Rani 06/05/2023

Eu nem sei como falar desse livro de tão perfeito que ele é, um soco no estômago mas necessário sobre o sistema carcerário uma obra de arte não vejo a hora de ler mais livros dessa altura que tem uma escrita tão brutal tão real e ao mesmo tempo tão poética

glen glen 15/07/2023

Um microcosmo de uma sociedade doente
Nessa obra a linha entre algoz e vítima desaparece e a violência e opressão são justificadas em nome do controle e da disciplina, nos fazendo questionar nossa humanidade e propensão à barbárie. A história aborda temas sombrios e provoca uma reflexão profunda sobre a natureza humana, a liberdade e o meio social.

Em meio ao terror da colônia penal, Ana Paula Maia nos lembra de que a sociedade está sempre à beira de sua própria destruição, mas também é capaz de encontrar redenção, resiliência e esperança nas situações mais desesperadoras.

É uma leitura profunda, impactante e indispensável para aqueles que apreciam obras corajosas e desafiadoras.

?No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos.?

Ariadne 21/08/2023

Em uma colônia penal esquecida pelo mundo, e prestes a ser desativada, os poucos presos (homens condenados por estupro e assassinato) que restaram convivem sob o julgo do ensandecido e autoritário diretor, Melquíades.

Percebendo que ninguém no mundo da a mínima para o que acontece ali, ele começa a caçar os presos como se eles fossem meras presas, e um reinado de horror se instaura no local.

São vários os méritos dessa história mas fato da autora não ter situado em que ano tudo acontece deixa o contexto real demais, de maneira bem perturbadora. É triste olhar para o nosso sistema prisional e ver o mal ser banalizado de várias formas.

Indico para quem gosta de uma leitura visceral, crua e direta, beeem direta

Galardo 10/09/2023

Provocativo
O que é justiça? Quem define o que é justiça? Pode haver justiça ao extrapolar a própria noção de justiça? Quem tem esse direito?

Ana Paula Maia cria aqui um cenário cruel que poderíamos até apontar seu caráter distopico se ele não fosse tão real. Um ambiente brutal que arrebenta com o físico e o psicológico de quem está nele inserido.

Assim na terra como embaixo da terra é um retrato imagético cru e atroz de uma realidade que permeia o Brasil. Aqui não existe o bom e o mau enquanto personagens fixos nesses papéis ilusórios que só existem na ficção descompromissada com a realidade.

Vidas submetidas as instituições, com ordens que não se sabe de onde vem, nem a quem servem, a privação do direito a dignidade num ambiente hostil que intensifica os demônios que cercam todos ali.

Com um texto envolvente o livro nos trás reflexões necessárias acerca do valor da dignidade humana, do encarceramento, dos limites do que se pode chamar de justiça.
Assim na terra como embaixo da terra é maravilhoso, mas acredito não ser para todos.

"No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos."

Aline.Armond 14/09/2023

O enredo é bem intrigante, a escrita é bem fluida e gosto muito das reflexões e momentos que o livro é poético. Muitos trechos impactantes que dizem tanto? só fiquei um pouco confusa sobre detalhes logísticos (tipo achei que tinha mais gente no lugar e na verdade nao, achei que tava em determinado momento do dia, mas nao) e as vezes a escrita me remetia a um roteiro, mas não é sempre.

ElisaBrubs 21/09/2023

O livro é curto, certeiro como a flecha do personagem Bronco Gil.
Li o livro em dois tempos, e você fica em suspense diante do horror até acabar.

Isis 22/09/2023

Visceral
Um livro doloroso como uma ferida exposta, uma leitura curta que fica marcada na sua alma. A história me lembra muito Uma Colônia Penal do Kafka, a escrita visceral e envolvente trás o horror e desesperança da colônia e seus condenados.