Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

fatimaria 22/12/2023

Achei uma premissa legal e uma execução ok, ainda que muito do potencial da história e da ambientação tenha ficado de canto. Os personagens são rasos e as motivações do vilão são explicadas muito brevemente; o que mais me interessei foi pela ambientação em si do presídio, mas que ficou só no mundo das ideias também. A escrita da autora é bem boa, apesar de sofrer do famoso falar ao invés de mostrar. Mas ainda gostei bastante da história e da amostra escrachada do fracasso do sistema prisional brasileiro.

Yas (@vestigiosdesolitude) 21/12/2022

Uma ótima leitura!!!!
Vale muito a pena ler, um livro que traz grandes reflexões, com uma história que prende do início ao fim!

Felipe.Camargo 05/01/2022

Viva a literatura brasileira
Fico impressionado como existem autores de tanta qualidade e que não são tão badalados. Esse foi o primeiro livro que li da Ana Paula Maia e já quero ler outro.

O livro conta história de uma colônia penal, esquecida por Deus e pelo mundo, aonde seus presidiários e funcionários convivem com as sombras dos seus demônios e em meio a angústia de permanecerem vivos.

Tally 26/12/2020

Leiam Ana Paula Maia
Desde que descobri as obras da Ana Paula Maia, tive vontade de ler, pois as sinopses são extremamente interessantes. Essa foi minha primeira leitura dela e eu amei. Forte, intenso, reflexivo, doloroso, cruel. E ainda me levou a pensar muito sobre um tema que precisa ser debatido com um olhar mais humano: o sistema prisional. Ana Paula Maia merece ser lida!

Luciana 04/04/2020

Quem conhece a Ana Paula sabe que suas histórias e a forma de escrever é um tanto peculiar sendo sempre visceral, crua e direta, o que pode causar certo desconforto em algumas pessoas.
Nesse livro ela coloca o dedo em tantas feridas abertas que fica difícil não partir para uma profunda reflexão.
Recomendo a leitura, pois qualquer coisa que eu escreva aqui irá diminuir a dimensão dessa obra.
Cássia 05/08/2022minha estante
Li pela tua resenha. Primeiro da autora. Gostei muito. Valeu!

Luciana 05/08/2022minha estante
Que bom Cássia, gosto muito da Ana Paula.

04/02/2024

A narrativa cativa desde as primeiras páginas.
Primeiro quis entender de onde o narrador falava, fiquei muito curiosa qual era o cenários.
Entendido isso, não descolei da história para saber que rumo tomariam os personagens.
Me surpreendi!!
Gostei!!
Terá Clube de Leitura no próximo dia 07/02, anseio por esse momento!

Serivaldo 04/04/2021

Violência e opressão em cima da terra
O livro traz uma narrativa que nos prende do início ao fim, li em duas sentadas. Um livro que nos choca pela maldade, crueza de atitudes e violência. A história se dá numa colônia penal - que nos lembra um campo de extermínio - encrustada no meio de uma região desértica, assim como é a vida árida e o espírito conturbado dos apenados. Os condenados são levados para esse presídio e passam por uma “medida socioeducativa” imposta pelo agente superior do local, que se iguala aos presos que ali se encontram. A colônia havia sido no passado uma fazenda que abrigara escravos e traz em sua história um espaço assombrado pela violência e desumanização.
Esse foi o segundo livro que li de Ana Paula Maia, já havia lido “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos”, que segue também a mesma vibe.

Ellen.Reys 31/01/2022

Excelente surpresa
Comecei a ler sem expectativas e no primeiro contato com a escrita da autora já fiquei maravilhada, uma história daquelas que só lendo pra ter ideia do impacto que ela causa. Recomendo demais

Soipaz 03/02/2024

Adorei
O livro é muito bom, muito bem escrito, com várias mudanças e de fácil leitura. Recomendo mesmo esse livro.

lau 04/02/2022

A leitura mais rápida desse ano
Esse livro é espetacular de bom, fiquei surpresa por gostar tanto. A escrita é simples, fluida e a história é muito boa, personagens que são construídos em capítulos curtos mas que você compra toda a trajetória deles.

Li sem saber muito sobre a obra e foi uma surpresa. Foi meu primeiro contato com a autora e com certeza quero ler as outras obras dela.

Lia 03/06/2021

Livro com título curioso e capa intrigante. Julgando pela capa, me pareceu um livro de terror ou suspense....e acaba sendo. Trata de uma história que traz um cenário violento e cheio de desesperança, onde reina a loucura de um (diretor) sobre os outros (detentos). A história se passa numa Colônia Penal esquecida por todos e prestes a ser desativada.
Ao final surge uma esperança e isso, pra mim, salvou o livro.

Anne10ssica 20/07/2020

Boas reflexões, pouco enredo
Antes de ler o livro, eu assisti uma pequena entrevista que a Ana Paula Maia deu ao Itaú Cultural, onde ela dizia que não era o tipo de escritora que escreve quando tem vontade, mas estabelece metas e, às vezes, se obriga a continuar até atingir a meta (ou algo do tipo).
Talvez seja esse o grande defeito do livro. Percebi partes de pura inspiração e boas reflexões a respeito da objetificação humana e da luta entre o caráter sanguinário e divino do ser humano, mas a trama, em certas ocasiões irrita ao abusar de clichês cinematográficos que já encheram o saco.
O fato dos personagens serem preguiçosamente caricatos também me irritou bastante.
A leitura curta só é agradável por isso, por cativar em determinados capítulos e entediar o leitor em outros.