Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

Leandro Souza 15/07/2021

O filho vermelho
Uma ideia, por melhor que sejam as intenções, se aplicada com autoritarismo e sem um contrapeso, vai acabar se corrompendo e terminando de forma desastrosa.
Essa HQ reconta a origem do Homem de Aço sob uma visão diferente, onde ele abre mão de lutar pela liberdade, e parte para criar comas próprias mãos um mundo que ele acredita ser o ideal.
Atual, e recomendado mesmo para quem não curte muito hqs, pelo conteúdo político/filosófico.

Alessandro.Aguilera 01/01/2020

História Alternativa
É uma história alternativa, onde a nave do Kal-el cai na Russia de Stalin e não no Kansas nos Estados Unidos. Lá ele é encontrado e educado por uma família com os mesmos ideais de Martha e Jonathan Kent. Mas o pano de fundo é o socialismo e o proletariado russo. Aos poucos Superman vai percebendo a visão do socialismo de Stalin e tendo suas próprias convicções. Nessa história, tem todos os personagens que envolve o Superman: Lois Lane, Lex Luthor, Briniac, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Batman, Jimmy Olsen, Planeta Diário. Uma história alternativa muito bem escrita e com belas imagens.

Claudinei 13/11/2019

Uma versão alternativa para um dos maiores clássicos das HQs
Mark Millar caprichou nesse roteiro com essa versão do Superman Soviético, apesar de ter participado ativamente do Governo Comunista de Stallin , o autor ainda manteve a essência que faz do personagem um verdadeiro Superman, sua índole e caráter. Vilões e aliados clássicos também completam essa trama com suas versões alternativas mas sem perderem suas essências também. Trama bem desenvolvida com um final surpreendente que dá outra perspectiva a origem do Homem de Aço, ao menos nessa outra realidade.

JP 07/06/2022

Imagina
A HQ coloca um questionamento sobre como seria o Superman crescendo num ambiente ideológico completamente diferente do Americano. Incrível.

Gabriel 01/07/2019

Capacidade de subverter
Uma reflexão de que s solução está com a gente

Marieliton M. B. 23/01/2018

Um "faz de conta" deveras legal
Seria a vida do maior super herói da Terra diferente se ao invés de ser criado pelos Kents ser criado por uma família da Ucrânia em plena URSS? Superman continuaria sendo o “bom moço” de sempre? Em Entre a Foice e o Martelo, Mark Millar imagina um mundo onde o ser mais poderoso do planeta não pertence aos EUA, mas sim a sua maior rival durante a Guerra Fria. Se já existia uma baita tensão entre essas potências só com a ameaça nuclear, imagina com uma delas ostentando um alienígena mega poderoso?

Gosto muito desse tipo de história em que se colocam grandes personagens em uma situação totalmente diferente do habitual. E esse quadrinho é um excelente exemplo das histórias “e se...” que trazem situações incomuns para os heróis. Abordar personagens em histórias totalmente fora da caixinha é algo bastante desafiador e não é qualquer um que consegue fazer um bom trabalho. Ainda bem que Mark Millar cumpriu bem o desafio.

Apesar de ter gostado bastante da história, ela não me impactou tanto pelo fato de já ter lido antes (e estar ainda acompanhando) o quadrinho Injustiça – Deuses Entre Nós, que carrega um pouco a premissa encontrada em Entre a Foice e o Martelo. Mas mesmo com isso, muita coisa nova é apresentada aqui. Principalmente por ter uma participação maior de personagens coadjuvantes ao invés de destacar os outros heróis. E isso achei bem legal.

Os desenhos do Dave Johnson e Kilian Plunkett são bem bons e pra quem já leu algumas histórias do Super, vai achar em várias páginas pequenos (ou grandes) easter eggs que marcaram a trajetória do super herói.

Enfim, esse é um quadrinho bem legal e mais um exemplo de que é possível fazer boas histórias com o Superman (mesmo que elas sejam de “faz de conta” heheh).

@danielbped 21/06/2019

E se, por algumas horas de diferença, o menino Kal-El aterrissasse na União soviética, e não em solo americano?

Com essa premissa, se dá início a uma das melhores histórias do Superman.

Após aterrissar na URSS, ele é adotado e criado pelo próprio Stalin quase como um filho.

Após a morte de Stalin, ele é o maior candidato a ser seu sucessor, mas só depois de muita relutância ele aceita, e se torna o ditador da União soviética.
Então, temos um Superman comunista, totalmente convicto que está certo, em busca do socialismo utópico.

Geraldobneto 23/05/2019

Um enredo excelente
Esta sem dúvida é uma história clássica do homem de aço, que tem potencial de inspirar muitas outras obras. A ideia inicial do enredo, do inicio ao fim, é excelente. Há alguns deslizes no roteiro, os personagens por vezes se tornam caricatos demais, principalmente Luthor e Superman. Mas a ideia em si é realmente muito boa, e o final é perfeito

davidplmatias 12/05/2019

Ótima distopia, dentro da distopia. Entre a foice e o martelo é uma ótima história de realidade alternativa. E essa edição está linda junto com minha coleção de quadrinhos.

Yvan 24/03/2019

Muito interessante, além de ser um quadrinho muito bem feito, ele mescla assuntos de história, política, literatura e personagens ícones reais e heróis. Surpreendeu! Sem falar no baita final!!

Sandro 24/01/2019

Sempre ouvi falar
Durante toda minha vida de leitor de HQ eu ouvi falar de entre a foice e o martelo, criei expectativas monstruosas e finalmente tenho em mãos e posso dizer: É justificado.

Rafael 29/12/2021

Um clássico
Talvez seja um dos maiores clássicos das HQs. Enrolei por um bom tempo para ler, mas valeu a pena. Leitura obrigatória para os fãs do gênero.

Leandro.Rocha 26/07/2018

Interessante
Uma perspectiva legal de se observar o superman, além do mais o plost twist incrível no final!