Robô Selvagem

Robô Selvagem Peter Brown

Resenhas - Robô Selvagem

bibliotecadajordana 04/07/2020

[RESENHA: Robô Selvagem]
“Um robô é capaz de sobreviver na natureza selvagem?”
Autoria: Peter Brown
Editora: Intrínseca
Páginas: 288p
Ano: 2017
Assunto: Fantasia; Ficção Científica; Literatura infantojuvenil.

Um dia um navio cargueiro que seguia seu destino, enfrentou uma forte tempestade e sofreu um naufrágio inesperado, cinco dos caixotes que ele transportava conseguiram sobreviver a destruição, pois foram levados pelo mar até uma ilha, mas com o movimento forte das ondas, quatro deles se despedaçaram. Um último caixote foi jogado contra os outros, e rodopiou até parar com força no alto de uma rocha, apesar de rachado e torto, o que tinha dentro não se quebrou.
Partes de robôs se espalharam por todo o lugar o que despertou o interesse de um grupinho curioso de lontras, que começaram a explorar aquela tecnologia desconhecida, atraídas pelo caixote no alto da rocha, foram abrindo empolgadas e sem querer esbarram em um botão do robô que estava lá dentro, a robô despertou...
“Olá. Eu sou ROZZUM, unidade 7134, mas pode me chamar de Roz.”

A robô não tinha a menor ideia de como foi parar ali, aos abrir os olhos pela primeira vez em uma ilha desconhecida, imaginou que seria a sua casa. Roz vai ser vista pelos animais como algo assustador e acabará enfrentando ataques de animais que desconfiam que ela seja um monstro, mas Roz foi programada para sobreviver.

Aos poucos ela desperta o seu instinto de sobrevivência e passa a se adaptar na floresta, a partir do momento que começa a observar os outros animais, a sua inteligência artificial fará com que ela entenda a linguagem deles, e com que a aproximação seja possível, embora nenhum deles seja nada simpático com ela no começo. Com o tempo os animais irão perceber que ela pode ajudá-los a sobreviver e tornar a vida na ilha menos difícil.

O livro tem uma linguagem bem simples e gostosa de ler, com capítulos curtos, e ilustrações lindas. É um livro voltado para o público infantil, mas recomento para todas as idades, aborda temas como resiliência, tolerância, amizade, família, amor, empatia, maternidade. É uma história que aquece o coração mas também nos mostra que mesmo sendo uma história “fofinha” a realidade é cruel e a natureza é realmente selvagem.

Natália Siqueira 01/07/2020

Resiliência e amizade
Esse livro é sobre resiliência, tolerância e amizade. O autor mostra que podemos superar as dificuldades se estivermos dispostos a tentar. Apesar de ser voltado para o público juvenil, pode ser lido e surpreender os adultos. Foi uma leitura bem agradável que me fez pensar sobre várias dificuldades superadas e sobre como é importante o apoio de quem amamos.

Eduardo Ogalves 25/06/2020

Sinopse
Um robô é capaz de sobreviver na natureza selvagem?
Peter Brown sempre foi fascinado por robôs e pela natureza, e depois de anos imaginando, escrevendo e desenhando, ele deu vida a Roz, uma robô que, ao abrir os olhos pela primeira vez, se vê sozinha numa ilha.
Ela não tem a menor ideia de como foi parar ali, mas foi programada para sobreviver. Depois de suportar uma tempestade intensa e escapar de ursos furiosos, ela se dá conta de que sua única esperança é se adaptar ao ambiente, e vai ter que aprender isso com os nada simpáticos animais que habitam a ilha.
Tudo parece melhorar quando Roz consegue, aos poucos, se aproximar dos bichos e criar um laço inquebrável com um filhote de ganso abandonado. Mas sua natureza é diferente, e o misterioso passado da robô, que a levou àquele ambiente selvagem, está prestes a retornar para assombrá-la.
Robô selvagem é uma história comovente e cheia de aventuras sobre o que acontece quando a natureza e a tecnologia colidem inesperadamente, como os humanos afetam o mundo ao nosso redor e o que significa estar vivo.

Matheus.Augusto 23/06/2020

Cinco patinhos foram passear
É livro infantil? É
Eu amo Esses livros? Sim
Eu fiquei com vontade de ter um pato/ganso? Com certeza
Tô atormentando minha mãe pra me der um? ÓBVIOOOOO
leiam, esperando pra continuação, tudo bom

gigih 22/06/2020

O livro tem uma escrita bem simples e gostosa, dá pra perceber que é algo que talvez pela linguagem fosse dirigida a crianças.
Porém a história mostra como uma robô se comportaria em meio a natureza e além das atitudes dela temos também uma amostra de como funciona um local selvagem.
Um livro que em um segundo aquece o seu coração e no seguinte mostra que mesmo sendo uma história "bonita" a realidade ainda tem suas situações mórbidas e que a natureza é realmente selvagem.

Day 21/06/2020

Mais humana que muita gente
Robô selvagem é daqueles livros infantis que agradam qualquer idade. Depois que o navio que transportava uma carga de robôs naufraga, a única caixa que permanece intacta é a da robô Rozzum unidade 7134, mais conhecida como Roz. Após ser ligada sem querer, ela aprende a agir nessa selva e cria amigos - que viram família - ao longo do tempo.
Um bom livro, com alguns ensinamentos sobre amizade, família e amor, que peca apenas por ter alguns capítulos que se prolongam demais, o que não tira o mérito de uma boa história.
Infelizmente ainda não há no Brasil a continuação, mas, quando houver, comprarei pra saber o que acontece depois do primeiro fim.

Karen.Daphiny 24/07/2020

Um livro leve, que aborda temas como tecnologia, sociedade, família e amizade.
Me surpreendi com a história, um otimo livro para crianças e tambem para adultos.

Natália 18/06/2020

Olá. Eu sou ROZZUM, unidade 7134, mas pode me chamar de Roz.
O livro é fofo, nele temos ROZZUM, conhecida como Roz. Após uma tempestade, um navio que transportava caixotes com robôs, naufraga. Muitos caixotes se destróem, cinco deles chegam próximo a uma ilha, mas dos cinco, apenas um consegue chegar a ilha intacto, dentro dele está nossa Roz. Por acidente uma Lontra aperta um botão e nisso Roz é ligada, ela não sabe onde está e o que tem que fazer. Tudo que sabe é que foi programada para sobreviver.

Contém capítulos curtinhos (O que faz a leitura fluir facilmente). Há ilustrações maravilhosas!! Temos lições importantes durante a história, sobre aceitar o diferente, amor ao próximo, amizade, empatia, família, maternidade..

Ju - @jujueoslivros 11/06/2020

Oi, eu sou a Roz!
Um navio cheio de robôs acaba por naufragar depois de uma forte tempestade próximo a uma ilha, Roz (a única sobrevivente), acaba sendo despertada por lontras sem querer. Roz foi programada para sobreviver, e ela não sabe dos perigos que rodam naquela ilha. Após ser atacada por ursos furiosos, ela não vê outra alternativa a não ser se adaptar. Será Roz capaz de sobreviver na natureza selvagem? E os habitantes selvagens daquela ilha? Como irão reagir com a chegada de Roz?

Este é um livro que nos toca de maneiras diferentes, porém, com o mesmo objetivo, nos traz grandes lições. O autor tece bem os assuntos sobre adaptação social, diferenças, natureza, pré-conceitos e empatia.

Um livro de fácil leitura e super envolvente. Como não amar e sofrer junto com a Roz? Além disso, podemos contar com várias ilustrações entre os capítulos, formentando ainda mais a nossa imaginação. É um livro que desejo para aqueles que ainda não ouviram falar sobre Roz, que vocês possam viver grandes aventuras e aprender com ela, grandes lições!

May 07/06/2020

Uma fofura.
O livro é uma graça. Tem várias ilustrações bonitinhas e lições que você pode levar pra vida.
E acho que serve para todas as idades. Eu tenho 17 anos e adorei e meu primo de 8 anos também.

Clarice.Beleza 06/06/2020

Boa distração
É um livro fácil de ler (escrito para público infantil) e gostoso. É uma boa ficção para crianças.

Adrieli 06/06/2020

Fofo
Um livro fofo e com muitos ensinamentos. A História de Roz nos mostra muitos pontos importantes da vida em sociedade, como aceitar as diferenças e o quanto as pessoas que nos cercam moldam e influenciam quem nós somos, sendo assim até uma Robô consegue ser selvagem.

Stefany.Balbino 04/06/2020

Um livro com uma escrita simples de leitura muito rápida. É uma história muito sensível sobre adaptação social com um olhar diferente e sincero. Faz a gente refletir sobre nossas próprias características como humanos. Roz tem muito a nos ensinar, ela tem atitudes muito mais humanas do que muitas pessoas que conhecemos.

As ilustrações são incríveis e trazem uma leveza muito bonita para história.

Henrique 27/05/2020

Leitura deliciosa!
Este livro é uma ótima oportunidade como porta de entrada para crianças e adolescentes (e adultos também, por que não?) se adentrarem no universo literário da Ficção Científica. Consegue explorar elementos clássicos desse gênero (aspectos tecnológicos e filosóficos, por exemplo) sem ser maçante ou arrastado como costumam pressupor leitores ainda inexperientes no ramo.

Andy 20/05/2020

Robô... Selvagem?
É possível um robô adaptar-se às natureza de tal forma a construir, ao invés de destruir?
Esta linda obra nos prova que sim.
Roz é uma robô que "nasceu" igual todas as outras, porém seus instintos a fizeram se adaptar, então ela deixou de ser uma robô sem sentimentos para tornar-se mãe e amiga de muitos animais.
O começo foi difícil para ela, mas com uma simpatia só sua foi conquistando a natureza e seus animaizinhos, que a tinham por monstro, já que nunca viram algo parecido antes.
A história foi muito gostosa de se ler, a leitura foi rápida (o que me fez devorar o livro em dois dias) e teve um final emocionante. Emoções não faltam durante toda a obra, mas o final com certeza foi ápice da emoção.
Um livro recomendado a crianças, jovens e adultos. A simplicidade do autor, e suas ilustrações, nos prendem e não nos deixam escapar da história, que fica cada vez mais imersiva desde a primeira página. Uma história que eu queria continuar lendo por muito tempo, o que é bom e ruim, já que eu finalizei o livro muito rápido. Agora um spoiler: há uma continuação!
Pretendo ver nossa simpática robô em breve, pois já é um livro muito querido pra mim, e desejo saber o que irá acontecer com nossa aventureira Roz!
Favoritado ??