Modernidade Líquida

Modernidade Líquida Zygmunt Bauman

Resenhas - Modernidade Líquida

Ariane335 01/11/2023

Leitura densa, mas vale a pena
"Modernidade Líquida" é uma obra que desafia o leitor a refletir sobre as complexidades da sociedade contemporânea e oferece uma perspectiva crítica sobre as mudanças que moldaram o mundo moderno. É uma leitura fundamental para quem deseja compreender as dinâmicas sociais e culturais do século XXI.

Henricas14 22/09/2023

Ótimo
Um livro bastante atual sobre as problemáticas que afligem a sociedade contemporânea. A ideia de que os laços estão mais frágeis (líquidos) expõe a crescente do individualismo pautado em satisfações efêmeras e fúteis, seja por mercadorias ou por pessoas também. O autor explora bem suas teses por meio de inúmeras fontes, as quais ele liga da melhor forma com seus temas.
Bauman afirma em vários momentos que as tendências atuais são passageiras, em que nem mesmo as próprias pessoas possuem ideia do que se pode transformar amanhã, criando um paralelo com o não tão antigo momento em que era mais (sólido) as relações sociais antigas, com todos tendo uma breve noção de seu futuro.

Confesso que em vários momentos não consegui absorver totalmente as ideias da obra dele, o que prejudicou em muito minha experiência, creio que pela minha inexperiência em tais obras seja culpada, mas espero poder revê-la novamente.

Priscila.Lanza 13/09/2023

24 anos e continua atual
Foi uma das leituras mais complexas do Clube do Livro 2023.
Pra quem é leigo como eu, com termos comuns a sociologia e filosofia, assim como seus autores, sugiro utilizar dicionário e Google.
Assim como todas as leituras que fiz, desde que voltei a ler, não sou a mesma pessoa de quando inicio no final de cada leitura. Algo sempre muda, algum sentimento sempre vem. Com esse não foi diferente.
Minha mensagem principal ao finalizar este livro é: a sociedade vai tentar te direcionar para o comum. Não faça parte da massa, ao menos que essa seja sua vontade. Siga sendo você mesmo (a), e persista naquilo que sonha ser e fazer. E talvez o mais importante, quando você virar quem deseja ser, deixará de ser quem é. Ocupe espaços vazios, não seja um corpo só de passagem.

Anderson Rick 30/08/2023

Modernidade líquida
Bauma faz uma análise da sociedade e política em uma transição do que ele vai chamar de "sólido" para o "líquido". Um livro de leitura densa, mas com uma ótima escrita e que pode acresentar muito a aqueles que gostam de abranger seu olhar sobre a sociedade e a política.

Bruno Oliveira 22/08/2023

Lendo Bauman
Minha primeira surpresa com Bauman foi perceber que ele era muito melhor do que as pessoas que recomendavam sua obra. Seu texto tinha rigor acadêmico e consistência, sendo também acessível, não para o público mais leigo, mas para o leitor mais ou menos informado. Ainda assim, Bauman também atrai o público de pouco repertório, o que talvez se deva a ele ter outras obras, mais direcionadas às massas (não sei se realmente tem), no entanto também a algumas características de sua escrita que tratarei logo mais.
Para quem não sabe (eu mesmo não sabia), Bauman segue aquela bola de lã cujo fio foi puxado pela primeira vez por Karl Marx, depois por seus sucessores, e que continua desenrolando até hoje. Contudo, por mais que esteja ligado ao marxismo, Modernidade Líquida não é uma obra de filosofia marxista, porém uma espécie de produto herético dela. A bem dizer, Bauman está mais perto de uma Teoria Crítica desencantada do que do próprio Marx. Conceitos clássicos como Revolução, Luta de Classes e outros até estão aqui, mas não como operadores filosóficos e sim como objetos de análise. O que interessa ao autor é aquela relação entre infra e superestrutura que gera modos específicos de pensamento. Por isso, mesmo quando trata de conceitos marxistas (ou dos conceitos de Weber, Orwell e Huxley), seu objetivo é entender que contexto histórico fez com que esse pensamento fizesse sentido e, é claro, que mudanças propiciaram sua perda de sentido. Quer dizer, por que nenhuma pessoa razoável acredita em revolução comunista hoje em dia? E por que já se acreditou nisso um dia? O que nos fez deixar de temer a distopia de Orwell? Bauman não esta preocupado em dar cada uma dessas respostas, mas em tentar mostrar o que vem mudando desde a Modernidade que faz com que essas teorias ganhem ou percam poder explicativo.

Para tanto, o autor não se detém unicamente nos produtos mais intelectualizados da cultura e discute também os mais banais: programas de auditório, livros de autoajuda, cursos de gurus e todas essas coisas que orientam o cotidiano das pessoas. O resultado, inclusive, é muito interessante e, retomando aquela questão da popularidade, creio que essa proximidade com o dia a dia seja um dos elementos que contribuíram para divulgar o autor. A impressão que o livro nos transmite é que Bauman não está só pensando questões intelectuais gerais, porém igualmente tentando explicar o presente por meio dos elementos mais comuns de nosso cotidiano.

Aquilo que costura o livro não é tanto uma tese rigorosa e sólida a ser demonstrada e desenvolvida a cada capítulo, porém uma figura de linguagem a qual é estabelecida logo no primeiro capítulo: a metáfora da liquidez. Líquido é estado em que a matéria não apresenta uma forma específica, dobrando-se perante as forças externas e acomodando-se ao recipiente em que se está. Depois de apresentada, a metáfora é desenvolvida ao longo de diversos capítulos, assentando a perspectiva de que a Modernidade (*) teria aprofundado a liquidez das relações humanas. Assim, por mais que o conceito de liquidez venha das ciências (da Química), ele está mais para um recurso literário do que para um operador científico rigoroso. Trata-se menos de uma argumentação lenta e pesada e mais da exposição de determinada ótica — é como se o autor dissesse: “leiam-me e me digam se faz sentido o que estou apontando”. Para alguns, esse modo de fazer filosofia pode parecer um tanto frouxo e, convenhamos, até é. Em página alguma se encontrará aqui aquele rigor presente num Tomás ou Espinosa, tampouco a profundidade de um Hobbes ou Marx; contudo, também não se espera algo assim do livro. Aquilo mesmo que ele apresenta, esse processo sem forma definida, não poderia ser exposto num formato muito rígido ou incorreria no risco de solidificar aquilo que, pelo que o próprio autor entende, não é sólido.

Bem, o que seria essa liquidez das relações humanas e como isso está ligado às transformações trazidas pela Modernidade, eis algo só se descobre lendo o livro; não exporei aqui. Alguém já deve ter feito, com mais competência e disponibilidade, esse trabalho. Desejo apenas enfatizar que, em suma, Bauman é um autor legal. Não se trata de nenhum gigante, mas de um bom observador de nosso tempo, o que já é grande coisa.

(*) Modernidade é um conceito mais filosófico do que propriamente histórico, envolvendo não só uma época, mas um conjunto de modos de pensar novos, oriundos da ciência, filosofia, jurisprudência, enfim, que diferem significativamente dos períodos anteriores e inauguram uma porção de coisas que não convém detalhar aqui, mas que ficam subentendidos nesse termo.

site: https://medium.com/@br.oliveira

DeCardoso 11/08/2023

Densidade líquida
Tenho a sensação de ter lido esse livro umas três vezes. Terminava um parágrafo e voltava novamente no mesmo. Assim como entrava em um novo capítulo e eu relia tudo de novo.

No geral o assunto é fantástico, por abordar o andar da humanidade com as metáforas da sociedade sólida e a atual sendo a sociedade líquida. E realmente as coisas que remetem ao passado parecem ser mais sólidas, fixas, rígidas que os dias atuais. Sendo assim, podemos enxergar a sociedade atual como mais fluida, instável e líquida.

Nesse comparativo sólido e líquido, temos como exemplo:
Sólido: relações para uma vida toda (até que a morte os separe), carreira profissional (permanecer em um único trabalho até a aposentaria).
Líquido: relacionamentos com prazo de validade, formação acadêmica em uma área e emprego em outra área distinta.

Só não dou uma nota superior para o livro, por uma questão pessoal. Pela dificuldade que senti para concluir a leitura. Esse livro é denso e um marco na sociologia. Terei que reler mais vezes para compreender um pouco mais do que absorvi até o momento.

Kah 10/08/2023

Mudanças constantes causam Incertezas!
Publicado em 2000, neste livro, Bauman examina e critica a natureza da sociedade contemporânea, argumentando que vivemos em uma era caracterizada pela "liquidez" e pela falta de estruturas sólidas e duradouras.

Nathy 16/07/2023

Liquidez Atual
Um texto complexo e por vezes repetitivo, mas que com a devida atenção e até releituras de alguns pontos, se faz compreensível.
Minha primeira impressão foi angustiante: uma confirmação da superficialidade que venho observando nas relações de um modo geral.
A seguir consegui captar os benefícios da liquidez. Afinal, tudo na vida tem dois lados...

Silvana.Freitas 13/07/2023

Nossa vida líquida
"Modernidade Líquida", do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, aborda as características sociais do mundo em que vivemos, a modernidade líquida, em contraposição ao mundo em que viveram nossos avós, a modernidade sólida. Por sólido ele entende as instituições e práticas sociais que tinham como objetivo o controle, a conformidade, para coibir o desvio, a transgressão. Também sólido, era o mundo de estruturas sociais rígidas e limitadoras que apenas se desfaziam para dar lugar a outras estruturas com as mesmas características. Já a liquidez que vem sucedendo à solidez, se apresenta como uma volatilidade nos modos de ser e agir, seja institucional ou pessoalmente. Como os líquidos, as formas não perduram ao longo do tempo, e a realidade passou do controle estrito à profusão de possibilidades de modos de vida, relações e coisas passíveis de serem adquiridas que beira o infinito. Assim, o ser humano flutua literalmente à deriva num oceano gigantesco de possibilidades.

O retrato que Bauman nos apresenta do mundo em que vivemos é de uma lucidez e riqueza impactantes. Não é possível ler sua obra e não fazer a relação com dezenas de situações, sensações, impressões com as quais lidamos todos os dias. É como se ele aumentasse a luz sobre o mundo, como se nos desse uma lente com uma resolução melhor, que nos permite apreender a realidade que já vivemos, meio sonâmbulos, meio perdidos.

Confesso que esse livro mexeu demais comigo. Muitas respostas pra perguntas antigas, legitimando as minhas sensações de incerteza, insegurança diante da vida; a compreensão do porquê da ascenção de visões de mundo limitadas e extremistas; a confirmação do Império da individualidade levado ao extremo da desagregação.

Da minha parte, eu só queria conseguir convencer todo mundo a ler esse livro!

Karina Greco 08/07/2023

Liberdade ou comunidade
Desprender-se de amarras é positivo e ao mesmo tempo, gera diversos questionamentos sobre nossa vida. Pra onde vou e por que vou? E por que tudo hoje é tão diferente se comparado ao tempo dos nossos pais? Tudo parecia tão mais certo, só que também ?mais? definitivo. A gente não quer só viver, sem escolher. Do mesmo modo, poder ser, ter liberdade de mudar, dói! Pertencer ou ser um estrangeiro onde quer que esteja?

O autor traz uma comparação entre a ?antiga? modernidade e os nossos tempos. Como estamos nos desprendendo de costumes e nos aventurando, descobrindo outras formas de viver, o que nos permite evoluir e o que nos liberta daquela velha ideia de destino; mas que dá origem a novos problemas e desafios cujas soluções são completamente desconhecidas.

O livro nos apresenta muitas questões pra boas discussões. Uma leitura complicada em alguns momentos, mas que traz muito conhecimento se insistirmos um pouquinho na sua conclusão. Na minha opinião, o esforço vale a pena!

Monalisa 07/07/2023

Modernidade ?identidade? Líquida
Obra importante para entender a sociedade, situar a própria existência, questionar o futuro e, até, avaliar a origem da sua ansiedade.
Bauman é necessário!
Mas sua escrita é prolixa.

Ilmar 07/07/2023

Livro pra ir com calma. Aproveitando e digerindo devagar. Me fez refletir bastante sobre hábitos antigos e atuais. Além da eterna sensação de insatisfação crônica.

Bruna.Bandeira 30/06/2023

Excelente
Um livro com o qual já estamos familiarizados msm antes de ler. O sociólogo traz uma teoria que explica com propriedade a realidade em que estamos inseridos. Não foi uma leitura super fácil, o texto as vezes é um tanto truncado, mas vale muito a pena!

Cris.Aguiar 29/06/2023

Difícil
Essa foi minha segunda leitura dessa obra, a primeira vez não fui em frente, mas dessa vez terminei.

Achei difícil, embora eu tenha entendido muitas linhas de pensamento e tenha entendido o conceito principal (da liquidez), muitos dos desenvolvimentos sociais elaborados pela Bauman vão requerer de mim um pouco mais de pesquisa na internet (achar quem tenha destrinchado alguns pontos).

É um bom livro, mas não é passeio no parque.
Recomendo para os que entendem do assunto ou gostam de um desafio.

thegoldrush 26/06/2023

O livro é muito bom, mas a escrita é meio difícil e inconstante. com um pouco de dedicação consegui terminar