Modernidade Líquida

Modernidade Líquida Zygmunt Bauman

Resenhas - Modernidade Líquida

Erika 26/12/2021

Uma leitura longa e complexa
Quando li Amor Líquido, achava que teria sido mais fácil compreender a Modernidade Líquida antes. Mas agora vejo que foi justamente ao contrário. Entender a visão do autor sobre as relações interpessoais de amor contemporâneas foi muito mais leve do que compreender toda a sociedade líquida. De toda forma, os conceitos de Bauman seguem ainda muito bem contextualizadas no mundo moderno e trazem diversas críticas e reflexões.
°°° 26/12/2021minha estante
Também senti a mesma dificuldade quando li, achei amor líquido de mais fácil compreensão.

Pedro Guimarães 10/12/2021

Tudo é fácil na vida virtual mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade
''O nosso é um tempo de cadeados, cercas arame farpado, ronda dos bairros e vigilantes; e também de jornalistas de tabloide ''investigativos'' que pescam conspirações para povoar de fantasmas o espaço público funestamente vazio de atores, conspirações suficientemente ferozes para liberar boa parte dos medos e ódios reprimidos em nome de novas causas plausíveis para o ''pânico moral''.

Um trecho da presente obra descrita por Bauman e a modernidade liquida majoritariamente caracterizada na exemplificação contemporânea e dada as circunstâncias atuais infelizmente torna a utopia numa realidade desigual . Assim, Bauman foi citado como pessimista por alguns sociólogos no passado e apesar da discordância não posso deixar de destacar sua forma realista, objetiva e sensata ao ensinar ,escrever e chamar atenção para fatos emergentes e necessários como todo bom sociólogo busca assegurar e resguardar mas que lamentavelmente não são
precavidos .E por isso não me admira seu afastamento durante sua residência na Polônia enquanto buscava ler e se informar a respeito de artigos e livros proibidos para época antes de mudar para Inglaterra e virar professor da faculdade de Leeds.

Ora, nossa sociedade é amplamente caracterizada por um processo de individualização e egocentrismo além de uma fragilidade de relacionamentos afetivos e sexuais. De modo que essa realidade não marca a totalidade de nossa satisfação apesar de atingir certa emancipação diante de gerações anteriores - somos livres para agir conforme nossos desejos.

E nesse condão, Bauman também pormenoriza exemplos que ao meu ver são essenciais para depreender alguns entendimentos que giram em torno de seus conceitos e princípios. A titulo de exemplificação: a menção ao próprio Bill Gates, a volatilidade social, a econômica mundial , a fragmentariedade da globalização e seu próprio exemplo enquanto estava sentado no aeroporto com sua esposa e acabou observando uma pessoa que mal tirava os olhos do celular.
Essas observações contextualizam o leitor muitas vezes diante de alguns segmentos mais aprofundados pré-constituídos.

Além disso, chega ser inacreditável, até certo ponto, como vivemos numa crise de atenção em massa e consequentemente sofremos os efeitos dessa natureza que acabam nos impactando negativamente e implicitamente no dia a dia. De maneira que não percebemos, não constatamos ou simplesmente não damos importância. É o que o Zygmunt chama de ponto negativo da modernidade liquida chegando próximo da alienação ,desumanidade ou narcisismo. Logo, algo desapercebido torna-se um laço de solidariedade corrosivo.

Pretendo reler esse livro mais adiante.

Vanessa453 01/11/2021

?As relações humanas não são mais espaços de certeza, tranquilidade e conforto espiritual. Em vez disso, transformaram-se numa fonte prolífica de ansiedade. Em lugar de oferecerem o ambicionado repouso, prometem uma ansiedade perpétua e uma vida em estado de alerta. Os sinais de aflição nunca vão parar de piscar, os toques de alarme nunca vão parar de soar.?

Jéssica Silvestre 05/08/2021

Vejo muito do que o autor fala em nossa sociedade atual. As relações são cada vez mais superficiais e utilitaristas, o individualismo se tornou a ordem do dia e é utilizado como meio de propaganda de uma existência consumista. As relações de trabalho e políticas onde não existem mais líderes e sim mentores.

Elias.Fernando 28/07/2021

Segue o fluxo
De tanto ouvir sobre o Baumann e seu livro Modernidade Líquida demorei para ler porque achava que não ia acrescentar muito, sempre falavam sobre a fluidez do mundo moderno e em como as coisas mudam depressa e isso já parecia resumir o livro. Mas depois que comecei a ler foi bem mais interessante do que as coisas que ouvi sobre o livro, a forma com que ele apresenta o mundo moderno, capitalista, individualista, veloz, faz com que fique mais claro do porque a modernidade é líquida. O tom do livro é crítico do capitalismo e da forma com que levamos o mundo, não enaltece a velocidade do "progresso", mas questiona a que custo vem esse "progresso". Vale muito a pena, melhor ler do que ouvir coisas sobre ele e achar que já é o suficiente. Recomendo.

Arthur 18/07/2021

nao indicaria para um curioso, que nem eu, para ler essa obra do bauman, é um livro técnico demais, maciço, que por vezes monótono, porém para quem busca estudar sociologia e seus aspectos, livro perfeito.
Cid Espínola 23/11/2021minha estante
Sendo assim, vou pôr no final da fila.
Tem algum livro menos denso de Bauman?

Iury 23/06/2021

Bauman apresenta nessa obra uma análise crítica acerca da conjuntura atual, que passa a buscar cada vez mais vínculos efêmeros.
A lição do autor não aborda apenas a perspectiva dos relacionamentos amorosos, o panorama cultural desse novo modo de vida se estende para os mais diversos aspectos do cotidiano, sendo potencializados pela dinâmica capitalista da obsolescência.
A leitura, contudo, não é leve e por muitas vezes se torna cansativa. Recomendado para quem se dispõe a refletir calmamente sobre conceitos filosóficos densos e busca uma compreensão mais apurada sobre a realidade que nos envolve.

Livy 18/06/2021

Sobre a liquidez
Bauman destacou em sua obra um grande âmbito relacionado as críticas de uma sociedade líquida e como o capitalismo influencia nisso, trazendo assim diversas referências pra concluir sua tese. Pessoalmente achei muito interessante e me fez refletir muito, porém a leitura é um pouco repetitiva fazendo com que o livro não se torna um passatempo tão divertido.
Bem, recomendo pra quem está pensando em prestar vestibular por que tem um embasamento bom pra críticas e pra quem simplesmente gosta de filosofia.

Daniel.Lima 08/06/2021

Uma leitura bem pesada, devesse entender cada trecho com cuidado e prestar bastante atenção. A ideia base é bem trabalhada e o autor bem descreve seu entendimento. Recomendo para quem quer realmente se iniciar no assunto.

Daironne 17/05/2021

Impressões sobre a leitura de Modernidade Líquida
Um tratado sobre a sociedade global contemporânea e suas implicações psicológicas e sociais na vida do indivíduo. O foco central da obra é a "liquidez" do atual mundo em que vivemos: instantâneo, individualista e desamparador.

Uma leitura pesada, mas esclarecedora. Não ser da área (sociologia) dificulta sua digestão, mas não a impede. Esta obra nutre uma profunda reflexão sobre nossa sociedade atual e te obriga a ler lentamente.

Para quem é da Sociologia ou afins, considero obrigatória. Se não, recomendo começar a leitura e decidir se continuará ou não. O livro traz um excelente esclarecimento sobre a forma como e o mundo em que vivemos.

Dani Scheibler 03/05/2021

Legal
Gostei da leitura, mas achei que em alguns momentos ficou bem cansativa e repetitiva.
O autor faz bastante a comparação de modernidade pesada (relacionada ao passado), e modernidade liquida (presente, fluído), questionando alguns pontos muito interessantes. Valeu a leitura.

Max 22/04/2021

Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman
Meu primeiro contato com Bauman! O livro não é de leitura fácil, tive muita dificuldade em entender alguns conceitos, já que temas sociológicos nunca foram meu grande foco. No mais, é um livro necessário, uma vez que, entendido o conceito de "liquidez" e sua influência direta em diversos aspectos da sociedade moderna, a obra nos leva a uma reflexão sobre como nossos comportamentos são orquestrados individual e coletivamente com forte tendência a se adaptar a esse novo conceito de sociedade. Releitura certa...

Raquel 11/04/2021

Líquido, mas denso.
Este livro conta com embasamentos sociológicos que nos permite entender quão instável é nossa sociedade.
É, também, uma leitura bastante densa e para ser lida com calma para que assim consigamos entender todos os conceitos apresentados.

Não é um livro fácil, mas ainda sim muito importante e interessante.

Pronta para outros livros do Bauman.