Modernidade Líquida

Modernidade Líquida Zygmunt Bauman

Resenhas - Modernidade Líquida

Henrique 10/12/2022

Leitura densa. Abordagem amplamente sociológica dos fenômenos e das mudanças da nova contemporaneidade, com algumas inserções de conceitos de psicologia e filosofia. Me deixa curioso a respeito do livro "Amor Líquido", espero que este detalhe esses fenômenos sob um ponto de vista mais individualizado e psicológico.

Guilherme 28/11/2022

O livro é muito bom, confesso que não é uma leitura das mais fáceis, mas mesmo assim, mesmo não tendo o nível de entendimento prévio que o livro exige é possível entender a mensagem do livro. Fora isso o autor, o autor prova sua tese em vários aspectos sociais distribuídos pelos tópicos dos capítulos. Ler esse livro me faz ter mais vontade de conhecer a obra do autor.
Alex 30/11/2022minha estante
Bauman foi um gênio! Tem alguns vídeos no yt com entrevistas, em que ele explica seus conceitos de liquidez.

Guilherme 30/11/2022minha estante
Já tinha assistido alguns, por mesmo quis ler os livros... Concordo com vc, ele foi um gênio.

Movio 22/11/2022

Livro extremamente valioso e necessário. Além de trazer à luz questões críticas da sociedade atual, evidencia todas as mudanças encontradas nessa sociedade. Seu conteúdo é altamente reflexivo e portanto, fundamental para o processo de evolução individual e coletiva.

yongguksoft 12/10/2022

" Todos aprendemos com amargas experiências que os premios podem se tornar riscos de uma hora para outra e prêmios resplandecentes podem se tornar marcas de vergonha. As modas vêm e vão com velocidade estonteante, todos os objetos de desejo se tornam obsoletos, repugnantes e de mau gosto antes que tenhamos tempo de aproveitá-los. Estilos de vida que são "chiques" hoje serão amanhã alvos do ridículo. Citando Bourdieu uma vez mais: "Os que deploram o cinismo que marca os homens e mulheres de nosso tempo não deveriam deixar de relacioná-lo às condições sociais e econômicas que o favorecem..." Quando Roma pega fogo e há muito pouco ou nada que se possa fazer para controlar o incêndio, tocar violino não parece mais bobo nem menos adequado do que quer outra coisa."

M Ferreira 12/09/2022

O conceito de Modernidade Líquida é bastante conhecido e constantemente usado para descrever a contemporaneidade. Contudo, eu sempre tive a curiosidade de ler essa obra para compreender forma como o autor chegou à construção desse conceito.

Neste livro, em cada capítulo, o autor analisa e desenvolve cinco pontos principais que servem como base para compreender as mudanças observadas na, assim chamada, sociedade líquida. Sendo eles: emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade.

Em cada capítulo, os temas vão sendo destrinchados e costurados em uma narrativa muito envolvente que conduz o leitor aos pensamentos e observações críticas do autor. Reflexões que não se limitam à esfera social como um todo, mas se referem também às ações e perspectivas individuas de cada membro que compõem a nossa sociedade.

O livro não possui uma linguagem difícil, mas devido à complexidade dos conceitos abordados pelo autor, a leitura se torna mais densa, exigindo maior concentração para acompanhar o raciocínio do autor. Não é um livro para ler no ônibus, por exemplo. Acredite, eu tentei.

No entranto, é uma leitura enriquecedora que promove muitas reflexões e questionamentos sobre a nossa sociedade. Apesar de ter sido escrito há mais de duas décadas, o livro continua atual em suas críticas e pensamentos desenvolvidos. Recomendo a leitura para quem se interessa em assuntos como esse.

Gabriel 14/07/2022

O mundo e suas transformações
"Modernidade líquida", do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, descreve as características do atual período de modernidade em face do signo da transformação constante, instabilidade e insegurança em relação às relações e instituições.
Bauman, para ilustrar a tese proposta, recorre à "modernidade sólida", período precedente de estabilidade, domínio tradicional e concretude. A modernidade líquida seria, pois, em contraponto, o período de liquefação das relações, instabilidade, fluidez, mudança e insegurança.
A obra destaca, ainda, a perda de centralidade do trabalho, a nova liberdade de movimento do dinheiro, formação de lugares sem sentido e de uma nova técnica do poder pós-panotípica e não foucaultiana numa sociedade de consumidores em que as mudanças são mais constantes que as permanências.
A linguagem é relativamente simples e o conteúdo fornece um bom ponto de vista para analisar o mundo atual. Aos que gostarem, podem ler, também, "Por uma outra globalização", do geógrafo brasileiro Milton Santos.

Yuri.Selaro 09/07/2022

É a primeira obra do Bauman que eu leio e sem sombra de dúvidas lerei outras mais. Confesso que ao terminar o livro me senti meio estranho, meio cúmplice, mesmo que involuntariamente, dessa modernidade absurdamente individualizada em que estamos inseridos.

É uma ótima leitura para refletir sobre ação e reação de uma civilização cada vez menos comunitária, além de tocar em pontos sensíveis como a banalização da superficialidade e a transmutação das relações, a nível pessoal ou político, em mais um produto do capitalismo tardio. Também é um ótimo livro introdutório para entender os perigos do liberalismo.

Nota 10!

Fabiane 05/06/2022

Que fôlego!!!
Não é a toa que Bauman é uma referência na área das Ciências Sociais na atualidade.
Este livro condensa uma análise profícua da sociedade pós moderna.

Hildeberto 30/05/2022

Análise sólida
"Modernidade Líquida", de Zygmunt Bauman, é uma análise sociológica do mundo no final do século XX e início do século XXI.

O autor parte da premissa de que o sistema capitalista evoluiu, no final do século passado, para uma forma mais dinâmica e móvel, menos dependente de estruturas fixas e favorecido por arranjos flexíveis; desta constatação, o autor explica as diversas implicações para a liberdade individual, a vida em sociedade, as noções de tempo e espaço, o mundo do trabalho e a comunidade.

A tradução da Editora Zahar é primorosa, com um português bastante correto. Não obstante, é um livro de difícil leitura, pois, além dos conceitos serem complexos, Bauman recorre a muitas citações, frases intercaladas e, às vezes, a um excesso de frases subordinadas em um mesmo período - o que não favorece a leveza do texto.

Evelin Bianca | @paginasete7 20/05/2022

#6 Uma reflexão sobre a sociedade
Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês, sua obra Modernidade Líquida reflete sobre as mudanças ocorridas na passagem da modernidade para a pós-modernidade. Partindo dos conceitos de liquidez e fluidez, o autor demonstra que tudo que era sólido e firme no passado, na contemporaneidade já não permanece mais assim.

Emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade são os temas que permeiam os capítulos. O sociólogo trata das relações humanas ao longo do tempo, expondo conceitos de liberdade, mobilidade, política, consumismo e transitoriedade. Traz a história do trabalho e a relação com o capitalismo pesado e leve, do controle fordista às inúmeras possibilidades e ao nomadismo contemporâneo. Aborda o tempo e o espaço, antes conectados, agora separados na era da instantaneidade. Sobre comunidades, os pontos chave são a questão da segurança, a diferença entre nacionalismo e patriotismo, e a territorialidade.

É uma leitura um tanto densa e complexa, o autor traz inúmeras referências, contrapondo e complementando os pensamentos de diversos autores. Faz uma reflexão muito interessante sobre o mundo à nossa volta, e mostra que "está doente a sociedade que deixa de se questionar". Boa leitura!

06/26
280 páginas
Lido: 10 a 27/03/22

Adilson22 16/04/2022

Livro muito bom, porém bem difícil de ser lido. A linguagem é complicada, de fato, um livro sobre sociologia e filosofia.

Maria18724 13/04/2022

Leitura feira pro meu TCC, acabou não me ajudando muito no trabalho em si, mas aborda questões interessantes da sociedade atual. Quero reler quando tiver tempo.

Humberto.Martins 28/03/2022

Modernidade
Confesso que não consegui entrar de cabeça nessa leitura, pois não entendi várias partes do livro. Acho que deveria ter lido com muito mais calma. Fiquei muito mais ciente da ideia central, isso sim em alguns momentos do livro foi nítido para mim.
Contudo, volto a ressaltar que o livro deve ser lido com calma e com muita concentração.

Rafaela1002 25/03/2022

Líquido, mas não Leve
A modernidade líquida é "leve", "líquida" e "fluida". O livro é bem complicado de entender, então eu sugiro que leia com calma e sem pressa. Não consegui entender todas as partes, mas o tema central ficou claro.

Recomendo !

daniel.vasco.716 17/03/2022

A liquidez, a qual Bauman propõe vem do fato que os líquidos não têm uma forma, ou seja, são fluídos que se moldam conforme o recipiente nos quais estão contidos, diferentemente dos sólidos que são rígidos e precisam sofrer uma tensão de forças para moldar-se a novas formas.