História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Thayna Cursino 12/08/2022

História do novo sobrenome
Gostei muitooo mais desse livro do que do primeiro. Foi uma leitura super gostosa, e a escrita da Elena Ferrante é uma delícia. O desenvolvimento dos personagens é feito de uma forma tão incrível, que em um capítulo você está odiando a pessoa, e no outro você sente empatia por ela. Os personagens não são de tudo odiosos ou amáveis, eles são principalmente humanos. Tô super ansiosa pelos próximos livros.

Maíra 02/01/2022

Não consegui parar de ler
Diferente do primeiro livro, esse segundo me prendeu de uma forma surpreendente. Não consegui parar de ler, me envolvi, passei raiva, tive empatia. Estou apaixonada pela escrita da Ferrante. Ela expõe sem pudor todas as fraquezas da narradora, ao mesmo tempo que a fortalece. Faz com que a gente se identifique naquela confusão de pensamentos e sentimentos. Vou passar para o terceiro hoje mesmo, ansiosa por descobrir o que vem por aí.

lauaras 20/01/2022

Não sei descrever o quanto estou viciada nessa história. O primeiro livro, "A Amiga Genial" já era bom o suficiente para mim, mas comecei "História do Novo Sobrenome" cheia de expectativa e, ainda assim, Elena Ferrante as superou!

Que história cativante! É impressionante como esse livro me levou para os lugares onde Lenu e Lila estiveram, como consegui visualizar cada detalhe descrito pela autora e as mais de 400 páginas passaram voando. O que mais me encanta é a leveza que a leitura flui...

Bom, para mim, o segundo livro conseguiu ser ainda melhor que o primeiro (e olha que o primeiro é muito bom). Agora sigo ansiosa e cheia de expectativa para o terceiro!

Marcianeysa 20/03/2021

Como amo a escrita de Elena Ferrante! No segundo volume da saga, a história consegue ser melhor e mais envolvente. Sensacional!

Isabela.Cavalcanti 07/01/2023

muito bom acompanhar toda a desilusão amorosa, a paixão, a intriga interna, a externa e tudo que envolve esse grande livro! cada pagina mais instigante que a anterior.

Raony 23/09/2017

Só dá raiva. Dá raiva dos personagens, dá raiva do mundo (o do livro, por ser tão o nosso) e dá raiva da autora que te controla como quer. Não sei como ela faz. Os primeiros e os últimos capítulos dos livros são incríveis, o primeiro faz você consumir os próximos num piscar de olhos e o último te deixa louco pelo próximo livro. Sorte que só comecei a ler com todos já lançados e traduzidos. Esse padrão também se repete nos parágrafos dos capítulos, de modo que vc nem vê e já tá começando o próximo e o próximo e o próximo. Mas dá muita raiva. Que mulher incrível, essa que ninguém sabe quem é.
Cibele 25/09/2017minha estante
Exatamente!!! Escreveste bem a minha sensação ao ler este volume! Eu fiquei louca com a história, me arrepiei diversas vezes. Emocionante e profundo!

Bel 27/09/2017minha estante
Me define!

Raquel1529 12/03/2021

Como sempre, maravilhoso
Elena Ferrante não decepciona: o segundo livro da tetralogia consegue ser ainda mais instigante que o primeiro. O ritmo da narrativa é mais intenso e acompanha os conflitos das personagens, cada vez mais enredados entre si.

Luísa 21/03/2023

Elena Ferrante conseguiu fazer o segundo livro ainda melhor que o primeiro. Que impressionante. Li mais devagar do que gostaria, por falta de tempo. Se tivesse tempo teria lido em 1 semana ou menos porque é daqueles livros que quando você não tá lendo está pensando sobre ele.

Lorendnts99 30/07/2023

Não tenho palavras para descrever a genialidade na qual Elena Ferrante exerce sob sua escrita. É hipnotizante, mesmo discordando de tudo que Lila e Lenu fazem ou pensam, até em alguns momentos odiando elas, é impossível abandonar a leitura. O ritmo do livro é atrativo principalmente dos 50% adiante, porém a lentidão das férias em Ischia me torturou de uma forma violenta, me senti na pele da Lenu. Desejei o livro todo que ela tivesse o melhor e vou para o próximo livro o com mesmo desejo.

Marcele 18/04/2021

?Elenando?
A continuação do ?amiga genial? achei que iria desanimar e vi mais envolvida ainda!!!! Sinceramente já ouvi muito reclamarem dessa relação abusiva, competitiva e muitas vezes doentia de Lina e Lenu, mas acho sinceramente relações que vemos todos os dias de forma fragmentada... um pouco aqui outro tanto ali!

thais.moore 01/01/2024

Impressionante
Nesse segundo volume vamos acompanhar a trajetória das amigas na juventude e início da vida adulta. Lenu e Lila seguem por caminhos diferentes , mas sempre se reencontram, e é impressionante como a autora descreve bem a dependência sentimental que uma adquiriu pela outra, uma amizade com sentimentos peculiares.

Um misto de sentimentos se passa durante a leitura e quando vc pensa que já definiu esses sentimentos , a autora te apresenta novas narrativas que te fazem olhar por outros pontos de vista .

Nesse volume consegui sentir mais afeição por Lila do que no primeiro, tentando entender um pouco da sua personalidade e fazendo ligação com a época em que ela vive, suas dificuldades, sua rede familiar. Impressionante o magnetismo que a Lila tem em relação as pessoas, principalmente os homens , que acredito nutrir nela uma admiração por ela ter uma personalidade contrária a qualquer moça que vivia naquela época.

Lenu tem sua vida levada por uma direção contrária a da amiga , em alguns momentos senti uma raiva tremenda dela e de suas atitudes , porém tbm consegui olhar por outra perspectiva .

Todos os personagens vão se encaixando e vão tendo um papel na história, alguns se tornam odiáveis. A autora consegue definir muito bem a posição de cada um e sua importância no futuro para história , só senti falta do personagem Marcelo aparecer mais nesse volume , visto que, no primeiro volume ser ele a ter ?quase? um relacionamento com a Lila.

Elena Ferrante me surpreendeu durante a leitura do livro e com esse final aberto deixa os leitores cada vez mais ansiosos rs.

Thábata 05/12/2022

Viciante
Ainda bem que o próximo já chegou na minha casa, porque não conseguirei ler outra coisa antes de chegar ao final dessa história.

bruno 07/09/2023

"O tempo é um fluxo de palavras coerentes só na aparência"
Incrível como a elena Ferrante conseguiu deixar o livro dois melhor que o um. Neste volume acompanharemos a Lenu e a Lila em seus últimos anos de adolescência e início da fase adulta, seguindo com as consequências das ações do livro um.

A escrita desse volume está completamente sem defeitos, não teve um momento em que eu fiquei entediado, a cada virar de páginas temos um reviravolta. Acredito que por isso não gostei tanto da segunda temporada da adaptação, senti que eles tiveram que cortar coisas primordiais para o entendimento da série, que se eu não tivesse lido o livro não entenderia.

Mesmo não tendo terminado a tetralogia ja consigo afirmar que esse é meu favorito. Gosto bastante da forma visceral na qual a elena construiu as personagens nos mostrando que mesmo em entre suas decisões errôneas não há uma vilã e sim duas meninas vítimas de seu próprio meio-ambiente que muitas vezes, pra se salvar, terão que deixar algumas coisas para trás.
Luana1208 11/09/2023minha estante
nossaa sua resenha me animou, li o primeiro e to doida pra ler esse, bom saber que é ótimo!

bruno 11/09/2023minha estante
esse é perfeito!!! o primeiro é bom, mas esse conseguiu ser melhor, se vc gostou do primeiro com certeza vc vai gostar desse :)

Dani do Book Galaxy 20/03/2020

A continuação de "A Amiga Genial", segundo livro da série Napolitana, só me deixou ainda mais apaixonada pela escrita da Elena Ferrante. Seu jeito com as palavras e de despertar em mim sentimentos extremamente variados é sem dúvida incrível.

A continuação da história de Lenu e Lila aprofunda ainda mais os sentimentos de ciúme, inveja e amor intenso que uma garota sente pela outra. De fato, durante a adolescência e início da vida adulta das duas amigas, nós somos apresentados aos sentimentos mais feios e distorcidos pela inveja. Confusos e turbulentos, esse sentimentos são despertados por uma amizade cuja natureza competitiva só se torna ainda mais acirrada quando as garotas se veem interessadas pelo mesmo rapaz.

A insegurança de Lenu a leva ser extremamente competitiva com todos em sua vida; se sentindo sempre rebaixada, inferior, ela busca incansavelmente a perfeição nos estudos, em ser a "menina boazinha" para seus parentes, vizinhos e colegas; mas sempre se sente diminuída e apagada em frente ao brilho natural de Lila. Essa percepção a machuca em seus relacionamentos e a faz achar que nunca é digna de nada, e que nem mesmo sua inteligência é o bastante para superar a melhor amiga.

De fato, Lenu achava que não era boa para ninguém porque não bastava a si mesma. Mesmo quando, em certa parte do romance, ela se afasta de Lila, que se tornou uma mulher casada e seguindo com a própria vida, Lenu carregava a sombra da amiga Lila onde quer fosse, fazendo-a tomar proporções gigantescas e irreais; em sua cabeça, em sua realidade, Lila estava sempre por trás de tudo.

Assim, durante a leitura, cheguei a me perguntar diversas vezes se nós, como leitores, podemos confiar na narrativa de Lenu. Afinal, a garota é tão enviesada por suas próprias inseguranças, sempre se sentindo diminuída em relação à Lila, que tal endeusamento da amiga pode ser algo totalmente desproporcional.

Mais uma vez, Elena Ferrante fala com crueza também sobre a maternidade e sobre o papel feminino em uma sociedade sobretudo patriarcal e ligada às aparências. Pouco importa se você está casada com um homem que lhe desrespeita, lhe trai e lhe machuca; o que importa é manter as aparências, andar sempre bem vestida e honrar seu marido em casa.

Tanto Lila quanto Lenu são protagonistas femininas extremamente fortes e ambíguas; em um momento, você as ama e, em outro, as julga e até odeia. Porém, por maior que seja a dualidade desses sentimentos, uma coisa é certa; a todo momento eu as compreendi. Eu as senti e absorvi como personagens, como amigas e como mulheres.

E é esse sentimento intenso de identificação e empatia, mesmo quando os sentimentos despertados não são cem por cento bons, que torna a narrativa de Elena Ferrante tão rica.
Italo Bernardo | @wesleyliterario 22/03/2020minha estante
Ferrante é minha religião

Amanda Bento 14/09/2020

Me tornei uma personagem da Ferrante. Entrei de cabeça nesse livro.
Querer falar da Ferrante é inútil. A escrita dessa mulher tem que ser experimentada, vivida. Esse livro conta mais da relação da Lenu e o novo sobrenome da Lila, com tudo o que isso acarreta na vida de ambas napolitanas. Em um determinado momento entrei tanto nessa história que acho que "desmarginalizei" assim como a Lila no primeiro livro, me tornei a Lenu. Que viagem para dentro desse universo, mas também para dentro de mim!