Marketing 4.0

Marketing 4.0 Kotler

Resenhas - MARKETING 4.0 - DO TRADICIONAL AO DIGITAL

Thais.Gama 08/06/2023

Excelente livro
Bem didático, fácil de compreender e sempre com exemplos e ideias para aplicar em seu próprio negócio.

Vai além do marketing de conteúdo, te dá estrutura para pensar no conteúdo. O antes, durante e após o que se publica nas redes.

Vou utilizar para reestruturar todo meu marketing, melhor que os cursos que fiz que só focava no conteúdo.

Auridebson0 14/05/2023

Pai do marketing deu show
Livro espetacular, não poderia ser menos que 5 estrelas pois esse Koko dá um show com seu conhecimento do marketing.

Rafael1905 10/05/2023

Kotler
Quem aqui tem coragem de não dar 10 a um livro do Philip Kotler, o Pai do Marketing? Eu não. Todos os assuntos tratados são de uma relevância e de uma pertinência diferenciadas. Creio que faltou apenas falar os assuntos mais práticos como os Ads de cada plataforma, porém o livro nos traz um conceituação teórica especial e relevante para qualquer profissional de marketing. Show, nota 10!

SkolZes 06/05/2023

Bom conteúdo para se iniciar no marketing.
Conteúdo bem válido para os profissionais de marketing e aqueles que queiram Explorar essa área bem ampla, Conteúdo bem explicativo, fluido e esclarecedor sobre o tema. Vale muito a Pena..

Bruno 04/04/2023

Top
Foi uma boa primeira leitura sobre o tema, tive vários insights
os exemplos que o autor utiliza no livro são super tangíveis, gostei muito disso

Márcia Camargo 13/03/2023

Para quem quer abrir uma empresa ou já tem
Te encima bastante coisas, para abrir ou se já tem, como lidar com as coisas, como fazer as coisas entre outras coisas gostei bastante do livro, ouvi o livro pois não tenho ele mas gostei bastante pois consegui arrumar a casa e ouvi o livro rsrsrs

Lele 27/02/2023

Gostei muito do livro!!
Ele é muito completo fala dessa nova fase do mundo digital como se adaptar a ele. Vale muito a pena a leitura,muitos aprendizados e vai fazer muita diferença para os profissionais de marketing e para os empreendedores super indico para quem quer aprender mais ou sobre marketing.

Jade 17/02/2023

Envelheceu tão bem quanto um bom vinho
Pra quem já está no meio do marketing, sugiro que não se ensoberbe: a um primeiro momento pode parecer que "ah, nada disso me é útil, não tem nada novo aqui". Mas vale lembrar que esse livro foi escrito muito antes de todas as mudanças digitais que nos observamos e ainda assim ele é incrivelmente atual e com uma base super sólida.

Confesso que tô doida pra ler o 5.0 logo

Jennifer 09/02/2023

Completo
Para quem está está iniciando no marketing digital, esse é o livro ideal.
Ótimas informações e conceitos sobre a nova forma de fazer marketing.

Samila.Braga 07/02/2023

Um clássico
Nesse, Kotler atualiza conceitos do Marketing 3.0 e traz que as marcas precisam entender o consumidor como ser humano pleno, com corpo, mente e coração. Demoraram pra perceber. Rs O Capitalismo tem a tendência a absorver conceitos que se oponham a ele. Quando li a primeira vez esse livro, em 2012, fiz um paralelo entre esse conceito e o que o Guatarri e Deleuze dizem sobre a produção da subjetividade atualmente.

a.cafreire 27/01/2023

Esse é um livro muito bom para entender algumas coisas sobre marketing digital, mas recomendo antes da leitura fazer uma busca sobre os principais termos no meio e entender mais a fundo para que seja entendido durante a leitura.

Glauber Rosendo 25/01/2023

Um livro bom que foi prejudicado pelo tempo.
Ler esse livro hoje é um erro para quem já se encontra em nível intermediário ou avançado em seus estudos sobre Marketing ou Negócios.

Muito do conteúdo dele é relativamente óbvio para qualquer profissional da área em 2023, tratando da importância do digital; das práticas omnichannnel; do uso de big data para personalizar as estratégias; do uso de marketing de conteúdo e escuta social; da análise da jornada do cliente, desse atenção à defesa, etc..

Qualquer iniciante encontra aqui uma rica bagagem para fundamentar a base de informações e facilitar próximas leituras. Do contrário, para quem não tem esse perfil, recomendo ler outro livro.

No entanto, ressalto que "Marketing 4.0" foi lançado em uma época onde muitas dessas informações, condutas e técnicas começavam a borbulhar.

Esse mesmo autor lançou uma versão mais recente com título "Marketing 5.0" (que li em dezembro de 2021), tratando sobre o uso das novas tecnologias (machine learning, IoT, processamento de linguagem natural, etc.) nas campanhas e planos de marketing. Sendo muito mais recomendada para "intermediários e avançados" que este 4.0.

No fim, "Marketing 4.0" me serviu de revisão, trouxe algumas reflexões sobre a Jornada do Cliente (especialmente sobre a Zona POE e formatos "peixe dourado"; "gravata borboleta", etc.) e suas métricas básicas (conversão/consciência; conversão/recomendação, etc.).

Como já tinha lido o "5.0", evitei por muito tempo essa leitura acreditando que não valeria a pena o tempo investido. Contudo, a falta de livros bons para estudar sobre o assunto (muitos não passam de autobiografia) me fez arriscar.

Pelo menos matei a curiosidade e entendi a utilidade do conteúdo para futuras recomendações.

Pedro 20/01/2023

Muito interessante e instrutivo, contudo decepcionei por ter colocado muitas expectativas de que não seria só conteúdo e acabou sendo.

Júlia Friedel 19/01/2023

MUITO BOM
não esperava algo tão bem embasado, minha primeira leitura oficial sobre marketing e me encontro ainda mais apaixonada pela área do que eu sempre já fui. genial é a palavra que descreve esse livro

Mayara.Francine 31/12/2022

Inovador
Um livro a frente do seu tempo que nos faz refletir sobre o marketing com foco nos relacionamentos. Aborda questões sobre experiência do cliente, integração entre práticas online e off-line, diferenciação e posicionamento, 4ps, 4cs, 4as e muitos outros.
Abordagem maravilhosa, embasada em pesquisas, profunda e de fácil leitura.