Claudinei 11/12/2020
Daqui pra frente não tem retorno... Tradicional e Digital irão se mesclar e surgir uma nova era do Marketing
Com as constantes evoluções das ferramentas de negócios, o Marketing sendo uma das principais delas não poderia ficar pra trás. Aqui o mestre Philip Kotler segue sua linha de raciocínio de seu livro anterior o Marketing 3.0 , que seria o marketing mais voltado para o ser humano, e aqui para chegar até esse público que está cada vez mais informado e conectado, as empresas e marcas precisam se humanizar também para trazer esses consumidores para perto de si, tornando-os verdadeiros defensores de suas marcas e empresas nesse meio digital, onde as pessoas confiam mais nas opiniões de outros consumidores do que nas formas de propagandas que muita empresa ainda fazem. Nesse livro temos uma série de dicas e exemplos de como fazer essa mescla do marketing tradicional com o digital, tendência essa que como citei no titulo não tem retorno dado a evolução tecnológica a qual estamos expostos diariamente.
Uma frase interessante desse livro que leva a uma reflexão profunda é: "como manter-se humano nesse mundo cada vez mais digital?" Questão desafiadora, mas creio que se os profissionais de Marketing tê-la sempre em mente é possível atingir um nível de excelência na relação empresa/consumidor.