Marketing 4.0

Marketing 4.0 Kotler

Resenhas - MARKETING 4.0 - DO TRADICIONAL AO DIGITAL

Rawan 16/05/2021

Os autores deste livro, o Iwan Setiawan e o Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, trazem uma abordagem evolutiva do marketing, mostrando que atualmente as ferramentas de marketing estão focadas no digital.

Marketing de conteúdo, marketing onicanal e ferramentas de análise de engajamento de sua marca são algumas das ferramentas que os autores expressam no texto.

Atualmente, a melhor forma de uma empresa fazer propaganda é ter um exército de clientes satisfeitos indicam seus serviços na internet. Para isso, os autores trazem alguns insights do que pode ser feito a fim de que os consumidores dos produtos ou serviços de um a marca se sintam a vontade para defende-la.

Por fim, o livro é de fácil leitura. Ao final de cada capítulo é trazido um resumo, o que facilita a compreensão do que foi discutido ao longo do tópico. Após o resumo os autores também trazem algumas perguntas provocativas para tirar o leitor da zona de conforto e provoca-lo a aplicar o que foi dito em seu negócio.

rorolovespizza 11/05/2021

Fluído e objetivo
Li para uma matéria da faculdade, fui sem grandes expectativas ? pois não soi muito fã de Marketing ? mas me surpreendi.
Super leve, objetivo e fluído, apesar de trazer vários conceitos e informações.

Zaka 26/04/2021

Tanta informação em poucas páginas
É incrível como o livro consegue ser recheado de informações (pertinentes) do início ao fim. É tanta coisa que uma hora cansa - e em só 200 páginas.
Meu único arrependimento é não ter lido os anteriores, mas agora estou incentivado a isto.

Isabela.Lima 25/03/2021

Esse livro é perfeito para quem quer entender mais sobre marketing e sobre as novas interações. O conteúdo é muito valioso.

Gustavogl 24/03/2021

Marketing é um trem que muda muito rapidamente. Quando eu embarquei na aventura que é empreender eu aprendi as bases com o próprio Kotler no seu livro Administração de Marketing. De lá pra cá tanta coisa mudou e eu fiquei para trás mesmo.
O Marketing 4.0 são vendas na economia digital. Quando você centra no ser humano e na sua experiência de compra multiplataforma. É quando o cliente imerge em informação e trafega do offline para o online e vice-versa. Bem Matrix Cyberpunk Psycho Killer.
O livro é muito fácil de ler. Traz os conceitos de maneira clara. Constrói as bases sobre os novos tipos de clientes, o conteúdo como propaganda, as instituições se entendendo humanas e assumindo falhas, a trajetória do cliente até ele se tornar um advogado da marca e a construção do marketing de onicanal. É uma introdução que mostra uma fotografia atual. Te dá o conhecimento pra selecionar outras obras para aprofundamento. Indico para todo mundo que trabalha com vendas!

digdjoow 23/03/2021

É bom, mas para quem não está na área.
O livro é bom para dar uma visão de como empresas podem se adaptar à cultura digital. É interessante para quem está no começo do processo, mas para quem já está na área é um pouco cansativo.

Fernanda.Torres 22/03/2021

Apesar de já terem se passado 4 anos, continua atual
Livro interessante que fala sobre a dinâmica do consumidor com a evolução da internet e das redes sociais. Não aprofunda muito mas descreve vem os caminhos de consumo atuais e quais pontos as empresas precisam estar atentas.

Paloma.Rocha 23/02/2021

Um dos melhores livros de Marketing que já li. Melhor até do que muito curso que já fiz. Vale super a pena a leitura.

Vitor Hugo 17/02/2021

Kotler não decepciona!
O padrão de consumo vem evoluindo nos últimos anos. Novas ferramentas e análise de consumo são necessárias. A jornada do consumidor do desejo até a concretização da compra, mudou. E tudo isso, graças as novas tecnologias presentes em nosso dia a dia. Entender essa nova tendência é fundamental para que empresas consigam acompanhar o ritmo de seus consumidores.

Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, nos apresentam conceitos e ideias da nova revolução do marketing. Apelidado de Marketing 4.0, temos um novo modelo de consumo: alinhar o tradicional ao digital. O marketing já foi: 1.0 (produto), 2.0 (consumidor), 3.0 (centrado no ser humano). Empresas perderam o poder de “manipular” o consumo por meio da publicidade, nos dias atuais, o cliente ouve aqueles que estão ao seu redor (familiares, digitais influencers, amigos, grupos), antes de comprar determinado produto ou serviço.

O consumidor ganhou voz e vez, com isso, estamos vivendo o crescimento do mercado de nicho, a participação ativa de comunidades na produção e na comercialização dos produtos. Novos modelos e ferramentas de marketing, tem ganhado cada vez mais popularidade: marketing de conteúdo (ensinar para o bom uso) e marketing onicanal (atendimento ao consumidor por canais distintos).

Marketing 4.0 possui 200 páginas, mas isso não significa que seu conteúdo é raso. A profundidade de ensinamentos e técnicas dadas por Kotler, faz o livro se tornar denso e torna a leitura mais lenta. Na verdade, dou meus parabéns à Philip Kotler e seus co-autores. Seus livros normalmente são curtos e diretos, não fazendo o leitor “perder tempo” com repetições vazias e cansativas.

A frase que mais se repete no livro é: o novo caminho do consumidor. É um caminho totalmente diferente do que marqueteiros, publicitários e empresas estavam acostumados. Novas métricas surgiram (são ensinadas no livro), novos canais de vendas/comunicação apareceram e precisam estar alinhados e praticamente sem falhas. Ex: Loja online e loja física. A experiência deve ser a mesma.
Portanto, cuide do seu ativo mais importante: cliente. E prepare-se para o Marketing 5.0.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Guilherme Amaro 11/02/2021

Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital
Livro Marketing 4.0 do pai do marketing Philip Kotler, edição capa dura, editora Sextante, 2017, contém 201 páginas, traduzido para 24 línguas.

O marketing 4.0 é a evolução dos seus livros antecessores (1.0) para o marketing centrado no produto, (2.0) focado no consumidor, (3.0) centrado no ser humano, e finalmente o titulo do livro Marketing (4.0) a passagem do marketing tradicional para o meio digital.

O marketing em Inglês significa mercado em ação, assim Kotler sugere que devemos entender como o mercado vem evoluindo nos últimos anos. Cita exemplos dos defensores das marcas que exercem forte influência sobre o mercado principal, agentes de mudanças como: JMN ( jovens, mulheres e netizens ou cidadãos da internet). As ações voltadas para a juventude
são anúncios criativos, conteúdo digital, os jovens são influenciadores, definidores de tendências, experimentam produtos inovadores. Já as mulheres são compradoras holísticas, coletoras de informações, avaliam os benefícios funcionais, emocionais, preços e características gerentes do lar, são fundamentais para participação de mercado na economia digital. E os netizens ou cidadãos da Internet, são coletores, críticos e criadores, indivíduos que ativamente contribuem para a internet, utilizam os principais serviços de redes sociais, WhatsApp, Facebook, Instagram e LinkedIn,transformam em advogados da marca.

Afinal a mídia social elimina barreiras geográficas e demográficas, permitindo as pessoas se comunicarem e se conectarem. Os consumidores estão cada vez mais confiando no círculo social ( amigos, famílias, seguidores) para escolher uma marca, produto ou serviço. E buscam conselhos e avaliações online, assim estimulou o crescimento de empresas como TripAdvisor é Yelp.

Outros exemplos como conectividade influenciou diversos setores do mercado é a Amazon desestabilizou as livrarias físicas, a Netflix abalou as locadoras de vídeos.

O livro é o resultado da observação do mundo em que estamos vivendo, a conectividade global, espécie totalmente nova de consumidor. Além de como profissionais de marketing estão se preparando para os caminhos do consumidor na era digital.

Eduardo.Menezes 06/02/2021

Para marketeiros e empresários
O livro possui uma linguagem bem técnica, porém é bastante didático e direto no tema proposto. Essencial para profissionais do marketing, muito bom para empresários antenados ao mundo moderno.

Arthur 01/02/2021

Ótimo livro para quem quer compreender como o marketing evoluiu e as estratégias que toda empresa deve ter para ganhar competitividade num mercado tão saturado de promoções

Thais | @lendocomthais_ 08/01/2021

Um bom livro da área de marketing
Eu gostei muito do livro. Recomendo para quem vai iniciar nesse mundo de marketing digital e entender como funciona os passos para criação de estratégias de marketing. Claro que o livro apresenta o básico, mas em por isso deixa de ser tão rico em informações.

Esse livro me despertou bastante curiosidade para ler mais livros da área e até mesmo aplicar as ideias do autor.

LetiNepo 08/01/2021

Totalmente incrível!
A forma simplificada que esse livro tem ao passar informações é impressionante, até para quem não está atualizado nesse ramo de marketing digital é super proveitoso e se você já estiver nesse meio melhor ainda. Indico para todos que estiverem criando sua empresa do zero ou esteja embarcando nesssa nova onda de influenciadores digitais, porque ele inclui lindamente os criadores de conteúdo. Marketing 4.0 realmente me causou um fator UAU!