Marketing 4.0

Marketing 4.0 Kotler

Resenhas - MARKETING 4.0 - DO TRADICIONAL AO DIGITAL

Ana Claudia Bom 18/12/2022

Bom livro
Apesar de em alguns momentos ele parecer repetitivo é um bom livro. Recomendo principalmente a profissionais iniciantes na área, ou para quem ainda trabalha em um marketing mais off-line. É muito interessante ver o quanto o livro destaca a tendência do digital e da importância da experiência do usuário, e perceber o quanto as empresas avançaram nesse quesito nos últimos anos com a chegada da pandemia.

Tata 12/10/2022

Para quem trabalha com Marketing e suas diversas frentes, livro incrível. Agora irei para o Marketing 5.0.

Palas Atena 19/09/2022

Livro fluido, com ideias bem sistematizadas e exemplificadas
Marketing 4.0 é agradável de ler, muito bem organizado e claro. Os autores acabam tornando a leitura bastante fluida e rápida, mesmo eu parando para refletir e fazer anotações. Aliás, para quem está pensando em passar por mudanças de estratégia de marketing na sua empresa, acredito que vale muito a pena a leitura. Há boas sistematizações e exemplificações. E ao final de cada capítulo, há perguntas para reflexão sobre os aspectos apresentados que estimulam a aplicação dos conhecimentos adquiridos na realidade da sua empresa. O livro passa pelas principais tendências do marketing, novos modelos e aplicações na economia digital. Portanto, parte de tendências mais gerais para modelos e aplicações práticas. Estou satisfeita tanto com a leitura quanto com o aprendizado!

Bruna Lima 15/09/2022

Estudantes, divulgadores, vendedores? LEIAM!
Eu super recomendo a leitura desse livro aos estudantes, divulgadores, vendedores, novos empreendedores pelo simples fato de que sim, agrega muito conhecimento. Oblívio trás vários capítulos introdutórios, bem explicativos, as vezes um pouco repetitivo, mas que faz todo o sentido para o entendimento necessário para as dicas e a aplicação no dia a dia. É um livro que te mostra um pouco da parte presencial e on-line, é realmente uma introdução a conexão de ambos. Claro que não vai entregar tudo em um livro, por esse motivo que cada um da série aborda um tema específico mas, para mim foi uma leitura esclarecedora e agregadora. Valeu super a pena!

Gaby 27/08/2022

Visão ampla sobre o marketing digital
Ter a concluído a leitura desses 3 autores me possibilitou consolidar alguns conhecimentos já adquiridos de forma mais espontânea ao longo da carreira profissional. O livro nos faz reparar em muitas estratégias utilizadas pelas marcas e como devemos focar melhor em nosso público para obter um resultado.

Meu último aprendizado formal em marketing ainda estava com base nos 4Ps, ver a sacada por um novo desenvolvimento mental dos 5As (da assimilação a apologia), bem como uma contextualização rica e detalhada com exemplos de mercado, permitiu acompanhar realmente a trajetória do marketing tradicional ao digital.

Júlia 11/08/2022

Aplicável
Confesso que minhas expectativas eram baixas, tendo em vista que dificilmente você encontra um livro sobre marketing bom, que não caia no senso comum.

No entanto, fui surpreendida positivamente, e pude extrair vários métodos complementares aos processos fundamentais da minha empresa.

Recomendo a leitura a quem o conteúdo possa interessar, principalmente àqueles que pretendem abrir o seu próprio negócio ou que gerenciam um.

laura klüser spolti 10/08/2022

usei como referência no meu projeto de estágio. bem atual, abrange grande variedade de temas essenciais e alguns (poucos) mais complexos. no fim, acabei citando pouco, não sei se vale a pena ler para esse fim.

O fundamentalista 08/08/2022

Marketing 4.0
O livro aborda diversas áreas doarketing e como as empresas devem se comporta na era digital isso tudo é mostrado com diversos exemplos práticos.
" A ansiedade oculta de uma pessoa, quando satisfeita, desencadeia um momento UAU!." (Jiang)

Jess 04/08/2022

Didático
O livro serve tanto para estudantes da área, profissionais ou pessoas leigas, é de fácil compreensão e muito didático, além de ser um mundo em que nós todos estamos inseridos, pois todos somos consumidores, quando você lê um livro como esse passa a analisar as estratégias utilizadas pelas marcas, que muitas vezes passavam despercebidas! Recomendo fortemente a leitura.

Iale 25/07/2022

Muita casca e pouco conteúdo
Não acho mt coerente falar sobre comportamento de consumo e usar somente uma abordagem sistemática/cartesiana, sabendo que o empírico, neste caso, tem uma força muito grande porque lidar com comportamento é lidar com pessoas, suas imprevibilidases e mudanças que variam constantamente.

Não quis ser anacrônica com um livro de 2016 falando sobre mídia própria mas é difícil tentar absorver o conteúdo desse livro sem sentir que é quase como uma receita de bolo do que uma marca deve fazer para ?se manter? com as mudanças das mídias on e off. E ai que eu entrei em conflito com esses conceitos apresentados, cada empresa por maior grupo mercadológico a que pertença, possuem objetivos distintos que seguem uma estratégia empresal MUTÁVEL (olhem só!), não da pra ter só um caminho para isso!

Paulinha 15/07/2022

Excelentes insights!
Imagine a Inteligência artificial e a robótica interagindo no cotidiano do ser humano assim como as pessoas se interagem com o smartphone atualmente. Os especialistas acreditam que em 2025 isso será possível.

Existem advogados de marcas - são aquelas pessoas que aderem tanto a uma marca que a defende e protege de forma acirrada.

Há uma abordagem que os autores colocam em questão que me chamou a atenção, são os 3 grupos que eles destacam como principais no Marketing digital, são eles: os jovens, as mulheres e os netizens. Os jovens porquê são adotantes iniciais de produtos e tecnologias e por isso, são bons definidores de tendências, as mulheres são as gerentes de compra do lar que coletam informação e compram de forma holística e os chamados netizens (cidadãos da internet) são conectores inatos capazes de evangelizar suas redes e ótimos contribuintes para criação de conteúdo. Encontra- se no capítulo que tem por título: "As influentes subculturas digitais - juventude para participação nas mentes, mulheres para participação no mercado e netizens para participação nos corações".

A "escuta social" é útil, pois quando os profissionais de marketing ouve sobre sua marca, podem trazer melhoras e benefícios aos clientes. "A escuta social comumente é utilizada na gestão social com o cliente para identificar conversas de queixas ou sentimentos negativos que possam acabar culminando em crises de marcas."

Livro fantástico, muito didático e agradável, ao passo de cada aprendizado! Super recomendo, excelente leitura é o que lhe desejo!

Julia Morales 08/07/2022

Bom para ensinar
O livro é bem didático e bem explicativo. Tive contato com o autor na época da faculdade e essa versão atualizada para a era digital é uma boa atualização, principalmente para quem está trabalha com o assunto tratado.

Snara.Salvador 17/06/2022

Ótimo em conceitos práticos
É uma leitura muito útil a quem trabalha na área de vendas, publicidade, propaganda, negócios em geral.
Gostei muito do resumo no final de cada capítulo, ajuda a melhorar o entendimento geral do assunto.

Se vc estuda ou trabalha nas áreas que citei, essa leitura é recomendada e interessante.

Leitora Baixa Renda 27/05/2022

O online e o off-line precisam coexistir para oferecer a melhor experiência possível ao consumidor, tudo indica que eles acabarão convergindo.

O marketing 4.0 alavanca a conectividade pessoa a pessoa com o intuito de fortalecer o engajamento do cliente.

O maior benefício da conectividade é a oportunidade de aumentar diversas conversas entre os consumidores, alguém que não conhecia a marca passa a ficar sabendo após participar de uma conversa.

"Entender o lado humano dos consumidores por meio de estudos de antropologia digital é o primeiro passo e o mais importante passo do marketing centrado no ser humano."

O marketing onicanal visa trazer o melhor das experiências online e off-line, para isso, é preciso mapear o caminho do consumidor a níveis mais detalhados, mapeando os pontos de contato com o cliente. Para que seja efetivo, as empresas precisam criar uma estrutura organizacional capaz de desenvolver essa estratégia.

Não teria lido se não fosse para a faculdade, mas ainda bem que li.

taynamarks 25/05/2022

Sensacional!
Os autores abrem os nossos olhos para o que o mercado precisa através do marketing digital. É ótimo aprender com quem sabe e colocar tudo isso em prática adaptando para os trabalhos.