Marketing 4.0

Marketing 4.0 Kotler

Resenhas - MARKETING 4.0 - DO TRADICIONAL AO DIGITAL

Min candido 19/05/2022

Kotler e seu poder
Li marketing 3.0 na faculdade em 2017 quando precisei fazer o tcc, na época o marketing digital ainda estava se aprimorando.
Comecei este ano com a leitura deste livro, ver a passagem do marketing pela visão de Kotler é magnífico, pra mim esse é um livro de estudo, vamos ter outros que os seguem? Vamos, mas ele sempre será necessário.

Lore 02/05/2022

Do Tradicional Ao Digital
O livro aborda a passagem do marketing 1.0 ao 4.0, do tradicional ao digital. No entanto, deixa claro que para o sucesso do marketing é importante mesclar as técnicas e estratégias do offline e online.

É um livro de fácil leitura para pessoas da área e para curiosos sobre o tema abordado; muito interessante para pequenos e médios empreendedores também, pois mostra grandes insights e pontos importantes a serem levados em consideração nas estratégias de marketing, principalmente na era digital.

Muito do que foi falado no livro consigo enxergar na realidade e no cotidiano. Kotler embora afirme a importância de inovar e adentrar no mundo digital, ressalta que a humanização é muito importante nesse contexto.

Senti falta de mais direcionamentos e estratégias mais centradas, mas no geral é uma ótima leitura para estudos iniciais da área e para inspirar empreendedores a pensar e enxergar o marketing com outras perspectivas.

4/5

Gabriel Wtm 06/04/2022

Relevante para times inovação! Subestimado por "inovadores"
Além de marketing e das possibilidades que as tecnologias trazem, tem bastante reflexão sobre possibilidades de modo geral!
Como usar as novas mídias pra encantar clientes, etc.etc...
O que considero útil, no entanto, é que a tecnologia fica em segundo plano. O importante é a mensagem de que os novos negócios devem ser mais humanos, ainda que o meio seja digital.

João Moreira 11/03/2022

Técnico
É um livro muito bom para se aprofundar no tema de marketing, ele da bons exemplos de empresas verdadeiras que utilizam as técnicas citadas no livro, e sempre explica termos citados dentro dessa área, muito bom.

Like a Sir 16/02/2022

Ótimo
Apesar de ser um livro de faculdade (segundo amigos comunicadores me disseram), qualquer um consegue ler e entender o que o autor está dizendo.
E, considerando o ano em que ele escreveu, tudo o que ele disse está acontecendo.
O mercado funciona exatamente do jeito que ele descreveu nesse livro.
Você vai lendo e ao mesmo tempo lembrando de exemplos próprios na mente.
Muito importante para entender como que compramos e vendemos tudo.

Ana Caroline 13/02/2022

Perfeito para os profissionais de Mkt
Esse livro DEVE ser estudado pelos profissionais de marketing, aborda de forma claro e simples como funcionam as estratégias de Mkt e como abordar, seus passos etc.

Rebeca 28/12/2021

Um livro didático e com muitos pontos interessantes para aplicar no negócio. Apesar disso, muito do que li já havia estudado em outras fontes.
Acabou sendo pra mim um: mais do mesmo.
Kotler é considerado o pai do Marketing, e foi uma boa leitura.

Francieli.Forte 10/12/2021

Marketing
Ótimas dicas do marketing, e comenta sobre o que realmente estamos vivendo na era digital.

Conta bastantes citações de outros atores da área.

Pedro 10/12/2021

Razoável
Philip Kotler apresenta a 4 geração (4.0) do Marketing, focado na conectividade, com processos que já nascem digitais. Passando por conceitos tradicionais do Marketing e como eles se adaptam para a nova realidade, o livro aborda quem são os novos agentes influenciadores para os consumidores e novos modelos de marketing.

A qualidade do material é muito boa (capa dura), a ideia central é boa, a leitura é boa. Dificilmente voltarei a abrir esse livro, fiz poucas marcações e pouco representativas. Me pareceu um livro superficial, sem nada relevante, apenas trazendo temas da atualidade e usando o nome do Kotler.

Marcações nas páginas: 77, 78, 112, 152

Beez 05/12/2021

É um livro muito bem explicado, com termos fáceis, apesar do assunto. Mesmo quando é algo mais difícil, ele mesmo explica, então maravilhoso.
A única coisa que me fez dar as 3?? foi que é uma leitura bem cansativa e explicativa.

Bruna 04/12/2021

Marketing não é meu tema preferido e isso deixou a minha leitura um pouco cansativa. De qualquer forma, ler Kotler é sempre válido e traz inúmeros ensinamentos para quem tem interesse na área de administração (e quem não tem???). A abordagem é voltada para o marketing em tempos de internet, ou seja, informações valiosas para sobrevivência de qualquer negócio.

Leka 03/12/2021

Super interessante
Gostei bastante de saber um pouco mais sobre o mundo do marketing e como ele evolui com todos os avanços que andamos tendo nesses últimos anos. É um livro bastante interessante e com muita informação valiosa para ajudar as marcas a garantirem o seu espaço em um mercado cada vez mais concorrido e mais exigente. É engraçado ver como consumidora e como alguém que também trabalha com um pezinho nesse nicho o como as marcas precisam muito se adaptar ao meio digital para sobreviver. Gostei muito da leitura e marquei MUITOS trechos que com certeza irão me ajudar não somente no trabalho, mas também em um geral. Recomendo bastante como um presente para alguém da área ou como uma leitura para alguém curioso(a) sobre a area de marketing!

Ju * 02/12/2021

Uma nova forma de ver o marketing
Que Kotler é um dos maiores (se não o maior) nome do Marketing já se sabe. E nesse livro fica muito fácil ver a "evolução" que a disciplina teve ao longo do tempo.

O Marketing acompanha a sociedade, então suas mudanças estão ligadas ao que acontece de mais no mundo. O livro aborda esses pontos com objetividade (algumas vezes até demais) e traz exemplos pertinentes.

É importante para os profissionais da área, para visualizarem o Marketing de outras formas e assim obterem melhores resultados em suas ações estratégicas.

Ariane.Costa 10/11/2021

Perfeito
Leitura obrigatória para todos que atuam no ramo da Comunicação ou se interessam pelo tema. Kotler trás informações atualizadas do que como os consumidores estão se comportando na era digital. Ele trás insights importantíssimos de como ter uma comunicação bem sucedida com o seu cliente.

Lay 28/10/2021

Reler esse título sob uma perspectiva pós pandêmica me fez ter novos insights e percepções a cerca das mudanças na forma de se fazer e pensar o marketing digital