A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Letícia Goliczevski Medeiros 23/02/2022

Realmente uma longa viagem
Sobre o início e o meio do livro: achei chatos. Durante essa parte eu achava os personagens legais, assim como a construção de mundo da autora, mas faltava algo que impulsionasse a leitura. Sabe aquele livro que você não consegue largar? A longa viagem não era assim, eu sentia que podia abandonar a leitura a qualquer momento e não iria sentir falta.

Mas me obriguei a continuar. Foi lá pelos 60% que o livro me fisgou de verdade. A partir daí a história ficou mais imersiva, mais emocionante e me deixou curiosa pra saber o que ia acontecer em seguida. Enquanto a parte inicial do livro eu demorei vários dias pra ler, essa parte final foi rapidinha.

Resumindo, no fim fiquei apegada à tripulação da Andarilha e interessada no universo da série. Além disso, a autora traz discussões interessantes sobre temas facilmente relacionáveis com a nossa realidade, uma coisa que eu gosto muito em livros de fc. MAS eu esperava um livro que fosse bom desde o início. Nem todo mundo tem a paciência pra esperar o livro ficar bom só em 60%. Recomendo pra quem gosta ou está acostumado com livros que focam em desenvolvimento de personagem. Vou ler o segundo livro só porque já comprei ele, estou torcendo pra que seja melhor que o primeiro.

Érico 17/03/2020

Já começa bem pela capa
Muito bom esse livro. Uma ficção científica bem elaborada, sem "barrigas". Já começa bem pela capa (dura, aliás), simples mas muito bonita. A construção dos personagens flui muito bem, as descrições são detalhadas sem ser exageradas, é um livro que a gente lê pensando duas coisas: (1) quando sai o próximo livro (2) vão fazer o filme?
Aliás, o "próximo livro já saiu faz tempo, eu já li e espero o terceiro...
Já o filme, não sei!

juLuiLes 17/12/2021

Que livro foi esse?!?
Uma jornada incrível com uma tripulação extremamente divertida e familiar. Amei esse livro, me senti acolhido pelos personagens e quis estar entre eles. A escrita é muito boa e bem fluida, seus momentos descontraídos são incríveis, mas isso não anula o drama dos momentos tensos. Uma experiência de sci-fi completa, com navegação espacial, tecnologias absurdas, várias raças e muita, mas muita fiação. Super recomendo!!!! Ansioso para começar as continuações ??

Kelly718 31/08/2023

Um livro tocante
Fiquei com aquela sensação de vazio quando acabei sabe ?
Quero mais.. ainda bem que tem mais três livros que são a sequência.
Foi gostoso acompanhar a jornada de todos. Esse é um livro focado nos personagens.
Não vá ler esperando grandes acontecimentos que não é esse o foco. O foco é o desenvolvimento dos personagens, conhecer cada um de forma individual, suas diferenças e suas crenças.
Cada indivíduo, cada civilização, cada espécie...
Amizade, amor, conviver com as diferenças e aceitar essas diferenças.. .tudo isso que você vai encontrar nesse livro.
Um livro tocante e que faz refletir.
Ele é uma leitura bem lenta, então indico ler sem pressa e intercalando com outra leitura

Marii 10/08/2021

Tive um pouco de problemas com esse livro, já que é mais centrado nos personagens do que no enredo/história, algo com o qual não estou acostumada. Ainda assim, o mundo criado pela autora é muito interessante e os personagens são extremamente cativantes.

Nataly 05/01/2021

Resenha Entre chá e livros
? Muito mais que uma capa bonita, uma longa viajem a um planeta hostil, traz debates enormes sobre xenofobia, racismo e orientação sexual, repleta de personagens nem um pouco caricatos, todos os tripulantes dessa nave tem sua personalidade e anuências exposta de maneira incrível, a autora consegue transmitir seus medos, culturas, diferenças e anseios, você se apega e ama todos eles. Mesmo os personagens secundários, você consegue compreendê-los.

? A escrita dessa autora me fez devorar o livro em dois dias, leve, sútil, delicada e com uma carga de empatia que me senti leve quando terminei esse livro e questionando diversos tabus. A diagramação e espaçamento não posso reclamar, segue padrão darkside.

? Engana-se quem acha que aqui encontrará uma aventura entre as galáxias, como maioria das sci-fi, na realidade você encontra uma jornada dos personagens tentando se encontrar e se encaixar em um mundo repleto de diferenças. Teve certos momentos que achei parado, mas compreendi que a autora queria apresentar esse universo, suas espécies, culturas, diferenças, preconceitos e aceitação. Um livro que recomendo para todos!

Gabi (@literageek_) 10/01/2021

Amei
O livro conta a história de uma tripulação que viaja no espaço abordo da nave Andarilha. Que possuiu uma tripulação de multi espécies e eles viajam de plantes em planetas construindo túneis espaciais, conectando civilização por todo o universo.

Nele iremos conhecer muitas espécies de seres, com culturas diferentes e que podem conviver em harmonia apesar das diferenças. Tudo se passa em um mundo onde o nosso planeta não mais como conhecemos. E que os humanos que sopraram meio q se dividiram em grupos criando sub especiais de humanos que acabaram vivendo em outros planetas, com culturas diferentes.

O livro é uma grande viagem pelo universo de fato. Durante a leitura eu fiquei imaginando se um dia isso realmente ia ser possível e como seria viver como eles, viajando o universo.

Eu já estava com esse livro na minha estante a um bom tempo, não tinha tanto interesse em le-lo, mas quando eu finalmente decidir ler, ele me surpreendeu. O universo de espécies e culturas criados pela autora é incrível. Não vejo a hora de ler os outros dois, que estarão inclusos na minha próxima compra de livros. A leitura é fluída e de fácil compreensão.

? Citações

?Não julguem as outras espécies pelas suas próprias normas sociais. p. 29?

?As pessoas podem fazer coisas horríveis quando se sentem seguras e poderosas. p. 183?

?Os sentimentos são relativos. No fundo, são iguais, mesmo que venham de experiências distintas e existam em intensidades diferentes. p.189?

?Somos todos formandos por cromossomos e DNA, que, por sua vez, são formados a partir de um seleto conjunto de elementos-chave. Todos precisamos de água e oxigênio para sobreviver ( embora em quantidades variáveis). Precisamos de comida. Sucumbimos sob atmosferas muito densas ou campos gravitacionais muito fortes. Perecemos em ambientes de criou ou calor extremo. Todos nós morremos, ponto final. p.126?

Peter 02/04/2021

5 estrelas
Um livros extremamente necessário para quem gosta de discutir temas atuais mas com uma pitada de fantasia, nesse caso substituímos fantasia por Sci-Fi.
Muito bem descritivo e que ao mesmo tempo me trouxe muitas reflexões.
Uma verdadeira obra prima
m. 02/04/2021minha estante
amo!! recomendo ler o segundo também!

Becca 09/10/2020

Incrível
Esse livro me fez sentir muitas coisas. Ficar com os personagens em uma nave rumo a um lugar muito longe foi uma experiência muito boa, todos eles tem chance de contar suas experiências.

Camila(Aetria) 31/10/2020

A órfã de Firefly ficou feliz com esse livro.

Já com saudades de todos da Andarilha, da Sálvia, de todo mundo.
Maravilhoso, me senti em casa demais com esse livro, leria absolutamente qualquer coisa desse cenário e dessas personagens em qualquer situação. "nossa, um torneio de xadrez com os tripulantes da Andarilha por 1000 páginas? Pois não. Aceito sim."

Atualização: papo sobre o livro aqui no cast: https://www.multiversox.com.br/2020/11/clubedomultiverso09.html?m=1

Natalia Faria 03/04/2022

A melhor tripulação
Essa foi minha primeira leitura de 2022 e desde então, por várias vezes me pego pensando nos tripulantes da Andarilha. Neste livro você encontra personagens cativantes, os vê aceitando suas origens e respeitando/amando os diferentes.

Embora não seja uma leitura muito fluída no início, conforme fui conhecendo melhor e me apegando aos tripulantes, não consegui parar de ler.

Recomendo muito!!

Lady Bridgerton 19/07/2021

um livro que precisa ser relido sempre
putz a dor ela doi sabe, assim esse livro eu achava que ia ser bem leve ou medio eu diria mas ai foram tantas camadas em poucas paginas que meu cerebro fritou, não vá lendo esperando um star wars da vida por que isso aqui é bem mais star trek ou seja tudo para mim porque sou fã, eu não vou dizer também que é um livro perfeito e sem defeitos porque ele tem um defeito que os capitulos bem longos e isso cansou algumas vezes mas no final eu entendi que tudo foi necessario e tudo mais, então não tem defeitos kkkkkk a becky fez algo bem unico em focar completamente nos personagens que vão viajar por um longo tempo juntos e é uma tripulação interespecie então você ver muita coisa diferente, culturas, aparencias, tudo e eles tem que conviver por esse longo periodo juntos e assim nossa essa jornada mudou muita coisa e me despertou muita coisa porque tem varias lições de empatia, amizade, definição de familia, e principalmente amor, se eu pudesse definir esse livro em uma palavra seria essa: amor, é um livro extremamente amoroso que você entende e amar todos os tripulantes da andarilha não importando nada, você quer ver eles felizes porque eles merecem ser felizes, você se apega a eles muito rapido e ja no inicio do livro ja ta tipo quero proteger de todo o mal licença, foi bizarro isso esse apego e ai foi só crescendo, o universo que a becky criou é algo bem completo e denso então eu não recomendo sentar e tentar ler em um dia ou dois não, vai lendo aos poucos serio, eu fiz isso e a experiencia foi otima. a escrita não é dificil, ela só não é 100% fluida por conta que tem muitos termos novos e como entrar em um livro de fantasia e aprender todo um sistema magico, mas depois acostuma. é um livro também que eu quero muito reler futuramente porque ainda não acho que peguei todas as criticas sociais ou camadas que a becky quis passar porque são muitas, não tô dizendo que é um livro militante ta gente, é um livro necessario isso sim. principalmente pra seres humanos aprenderem algo chamado empatia e serem menos escrotos com os outros, é outra coisa que eu amei foram os mini romances porque eles não são o focoo grande da historia, tem 3 romances aqui que assim nossa que dor, sofri e torci muito pra todos ficarem juntos. a becky fez um casal lgbtqia+ aqui e ainda adicionando o lance das especies diferentes e foi abordado tão lindamente e tão sensivel nossa, e natural sem ficar forçado pra ter representatividade, tipo foi natural, todos eles e assim leiam, apenas leiam e se apaixonem pela tripulação da andarilha como eu me apaixonei e quero ler os proximos livros da serie que vai ter outros focos graças a deus vou ver mais desse universo amem

Thais645 20/04/2021

Maravilhoso!
Tem de um tudo nessa história.
A autora abordou tantos temas que cheguei a imaginar a possibilidade de alcançarmos essa realidade com a nossa curiosidade.
Tem política;
Preconceito;
Xenofobia;
Genocídio;
Manipulação, entre outros.

A Sis é muito f*. Que personagem!
? Como seria se tivéssemos sido educados como ela? Sem apego ou pudor, mente prática, mas responsável e respeitosa. Muito utópico isso. ?

Eu amei tanta coisa nesse livro. Quero todos os outros e espero que sejam tão bons quanto esse.?

Niv 29/11/2020

Uma inevitável galáxia instigante no meio da leitura
Esse livro foi uma experiência incrível.
Apesar de tantas coisas novas das quais nunca tinha ouvido por serem criações de uma mente imaginativa muito criativa pertencente a uma autora que até então eu não conhecia, sempre que nos sentimos meio perdidos nos é dado exatamente aquilo que precisamos.
Me apaixonei pela escrita, pela narrativa e pelos personagens.
Muitos acontecimentos me surpreenderam tanto e só me fizeram querer ler mais rápido. Esse livro me fez refletir sobre muitas coisas ao mesmo tempo que era divertido.
A escritora tem o Timing perfeito (infelizmente os capítulos são meio longos, mas o fato é facilmente superado quando se é sugado para uma enorme galáxia cheia de possibilidades).
No começo achei que a história focaria em Ashby e Rosemary, que apesar de dividirem majoritariamente a narração dos capítulos, compartilharam muito bem seu espaço para os outros personagens.
Ter a perspectiva de todos fez toda a diferença, e a autora com sua escrita, que consegue ao mesmo tempo ser concisa e passar o máximo de sensibilidade e informações possíveis, nos torna reféns de todas as pessoas maravilhosas que fazem parte dessa história (é impossível não gostar de todos!!!).
E ver como a amizade e as relações evoluem é reconfortante.
O livro, apesar de ser sci-fi futurístico aborda assuntos como racismo, diferenças culturais, relações interpessoais, caráter, política e até mesmo morte, discutidos de uma forma clara e delicada, muito importantes de serem abordados na nossa sociedade.
Estou encantada com esse livro, é um dos melhores que já li, e estou ansiosa para ler a continuação!
Malu 30/11/2020minha estante
Eu falei que era ótimo!