Diário em Tópicos

Rachel Wilkerson Miller
Rachel Wilkerson Miller

Resenhas - Diário em Tópicos - Guia Prático

Mandy 08/03/2019

Pra você, que já tentou e desistiu
O principal objetivo da autora é, simplificar o objetivo real do método, que é te auxiliar a tirar melhor proveito do seu tempo.
Ela descomplica a maneira de usar, e diferente da internet, que realmente oferece uma enxurrada de opções e diagramações, (o que me atrapalhou bastante com tanta variedade), identificar o que se encaixa melhor ao seu estilo é a chave. Ele oferece APENAS A BASE, pra iniciarmos um bullet, aprimorar e adaptar fica por nossa conta.

Indico pra quem tá começando e pra curiosos, (como eu rsrs).

Jessy 20/12/2018

Muito didático
Se você gosta de se organizar e se deparou com a ideia de diário em tópicos ou bullet journal(bujo) e não sabe como começar o seu ou organizar suas ideias, esse livro vai te ajudar a entender como funciona o método e como criar o seu diário ou bujo. Repleto de idéias e exemplos para variados tipos de necessidades em cada assunto abordado, você vai aprender como criar listas sobre tudo, como usar páginas anuais, mensais e semanais, acompanhamento de hábitos, alimentação, saúde e mais. O livro é facílimo de ler, descontraído e vai direto ao ponto sem ficar enrolando para introduzir o assunto. Além disso a autora desmistifica a ideia de que um diário em tópicos ou bullet journal precisa ser elaborado com layout e diagramação artística ou complexa, muito pelo contrário ela indica começar com layout e diagramação simples e quando você estiver familiarizado e ter certeza de que quer continuar com seu diário em tópicos será natural o gosto e a motivação para fazer algo mais artístico e enfeitado. Pra mim valeu o investimento, explicou melhor que diversos vídeos e tutorias sobre o assunto que vi pela internet. É o tipo de livro que ao termina-lo impossível não sentir vontade de por em prática o que aprendeu. E ao final do livro vem algumas páginas pontilhadas para você poder treinar o que aprendeu antes de por a mão na massa no seu diário ou bujo.
isa.moreira 05/02/2019minha estante
Oi.. Adorei sua resenha. Vc leu o livro próprio do Bujo? O método Bullet journal? Pergunto pq li, mas N sei se vai ser a mesma coisa desse. Obrigada

Joana Ribeiro 04/12/2018

Um guia um tanto quanto desnecessário
Comprei o livro no ano passado pois queria, em 2018, iniciar meu bujo. A proposta do livro me pareceu interessante e confesso que a diagramação e toda a composição dele são de encher os olhos (adoro o esquema de cores e as fontes utilizadas, bem como acho de extremo bom gosto todas as fotos presentes nele). No entanto, na época comecei a ler e não dei continuidade. Ontem peguei o livro novamente e (confesso que por questão praticamente de honra, já que não gosto de comprar um livro e não ler) resolvi dar mais uma chance. O resultado foi, de certa forma, positivo. Fiz algumas marcações de coisas que quero inserir no meu bujo em 2019 e também marquei algumas dicas (como a de tirar o post It de forma a não deixar o papel enrolado) mas, de forma geral, não é uma leitura essencial para quem quer se aventurar com um bujo. Acredito que justamente por ser um método de organização sem regras é que um "manual" de como criá-lo parece praticamente obsoleto. Entretanto, ainda assim acho que para as pessoas que gostam de ter um norte para seguir o livro pode sim servir para tal propósito (e tem a parte estética que, como já mencionei, é de encher os olhos). Minha dica final é: o que as pessoas procuram para o bujo são as inspirações para suas páginas, listas e diagramação das semanas e meses. Para isso, vá até o Pinterest e aproveite as infinitas possibilidades que ele te apresentar.
Jessy 20/12/2018minha estante
Pois no meu caso já foi o contrário, foi a leitura essencial que faltava pra consolidar ideias, tirar dúvidas e desfazer mitos a respeito do bullet journal. Eu comecei buscando inspiração e idéias pelo Pinterest, que aliás foi onde descobri o bullet, fiquei encantada mas acabei desistindo do bullet depois de um mês, pois não estava funcionando as ideias que peguei na internet, fora que eu acabei tendo a ideia errada de que o bullet precisava ser todo desenhado e artístico. Daí esses dias sozinha pensei, esse mês vou ficar anotando as coisas de forma simples e mais ora frente tento recomeçar. Aí encontrei esse livro, me fez ver como absorvi ideias precipitadas pelo YouTube e Pinterest, esse livro não é exatamente pra mostrar apenas ideias de páginas, listas e diagramação. Ele apresenta de forma simples o que é, para que serve e como fazer um diário em tópicos. Simplismente me ajudou a por as ideias no lugar. Diria que é um livro para quem está iniciando nesse mundo. Quem já tem experiência esse livro será irrelevante e acho que não vale a pena compra-lo.

Mandy 08/03/2019minha estante
Concordo, em contrapartida, acredito que opção demais também atrapalha, esse foi o meu caso.
Eu acompanho vários pins, canais de bujo e insta... começo uma coisa, mas já vejo outra e fico, poxa a outra ideia é mais legal, mais funcional, e no fim das contas o projeto nunca vai pra frente.
Então pra mim a ideia principal que ela coloca é, entrar de mente aberta e da maneira mais simples possível, e ir crescendo com com o tempo. Conheço pelos fóruns, muita gente que desistiu porque sonha fazer igual os do Youtube, sendo que é tudo prática e persistência, achei esse ponto bem positivo.

helobmartin 27/11/2018

Bom para organizar as ideias
Achei de leitura fácil, simples e com imagens de inspiração bem legais. Dá para abandonar a agenda tradicional sem medo e organizar a mente. Vale a leitura ainda mais com a febre atual do bullet journal.

Dri F. @viagenscomlivros 08/06/2018

"Diário em tópicos" é um livro que modificou o meu jeito de organizar minha vida.

Esse livro nada mais é que uma espécie de roteiro sobre como você pode organizar seus compromissos, tarefas, pensamentos, metas, orçamentos e o que mais desejar em um único lugar, fazendo um bullet journal.
Com muitas fotografias, gráficos e ideias de organização, ele ajuda a tornar nossos dias muito mais rápidos por reunir em um lugar só tudo que você achar importante para o seu dia a dia.

Além das ótimas dicas, o livro é muito lindo, muito bem feito é gostoso até de folhear pelo capricho das ilustrações e diagramação. Se você curte organização, agenda, diários e coisas assim, vai amar esse livro lindo!

site: instagram: @viajecomlivros
isa.moreira 05/02/2019minha estante
Obrigada pela resenha

Dri F. @viagenscomlivros 05/02/2019minha estante
Que bom que gostou!

Paraíso das Ideias 07/02/2018

Um passo a passo muito bacana

Aproveitando a onda de Ano Novo Vida Nova, quero apresentar para vocês esses dois fofos que estão me ajudando e muito!!! O Primeiro Diário em Tópicos, é um manual básico de como você montar e organizar, seu Boulet Jornal.

Com páginas ilustradas e explicações passo a passo, esse coleguinha pode ajudar muitos que assim como ainda tem alguns por quês reservados ao brinquedo. Desde do começo do ano venho seguindo pages e assistindo videos sobre o assunto, mas cada um dá atenção para u tema, fazendo necessário assistir ou seguir vários canais até enfim montar um opinião própria e decidir como montar seu próprio diário em tópicos.

Nessa edição da sextante super bem diagramada, você não só tira as dúvidas como ainda tem vários modelos para seguir de exemplo, show né?

E para completar o pacote e fazer bem bonito, solicitei junto com o manual, o Caligrafia para Relaxar. Se você, assim como eu, adora escrever, confesso sou das antigas, esse livro com certeza foi feito para você.

Seguindo o mesmo preceito dos livros de colorir também publicados pela Sextante, Caligrafia para Relaxar vem com lições bem práticas de como escrever com letras desenhadas, além de vários passo a passo de desenhos de coisas como guirlandas e flores para enfeitar sua escrita e deixá-la mais rebuscada. O livro é super interativo, a cada lição temos uma página para treinar e colocar em prática a lição efeituada.

Enfim, começando meu diário com classe e requinte com essas belezinhas da parceira sextante!! Estou amando cada exercício! Assim que estiver pronto, posto fotos lá no insta do blog para vocês acompanharem.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

euzebio 29/12/2017

Para planejar 2018
O livro é de fácil leitura, li em 2 dias mesmo o livro tendo mais 200 paginas. A autora encina de uma forma prática com criar um diário em tópicos.

Prateane 04/12/2017

Organização sem regras
Perfeito para quem quer iniciar um bujo! Eu estava com receio de começar o meu e não continuar, e esse livro me ajudou muito! Estou apaixonada por ele!!

TatianaTati 30/11/2017

Um manual de bullet journal
A expressão diário em tópicos é uma tradução meio capenga para bullet journal... bem, o livro nada mais é do que um manual bem detalhado de como criar um "bujo". Sugestões de diagramações, conteúdos, listas, arquivamento e materiais. Nada de espetacular.
Daiane 16/01/2018minha estante
Como você traduziria "bullet journal"? (eu tenho meu faz um ano já e ainda não consegui decidir qual tradução me agrada)

Tábata Kotowiski 17/11/2017

Livro bastante didático que mostra as infinitas possibilidades e formatos para a criação do famoso bullet journal. A parte gráfica é maravilhosa! A paleta de cores escolhidas é linda e o livro é recheado de fotos que exemplificam modelos de páginas dos bujos. Entre um exemplo e outro, a autora traz diversas curiosidades e estáticas de diário escritos por personalidades importantes.

site: randomicidades.wordpress.com

larissasenezio 12/09/2017

Querido Diário...
Muito conteúdo em poucas páginas.
Este é um guia para amantes de diários e listas de coisas-para-fazer. Como amo organização e registrar como estou me sentindo, o método desse livro ganhou meu coração. A autora inclusive cita afeição ao livro "A Mágica da Arrumação" de Marie Kondo, e não é que elas possuem um estilo de escrita e método parecidos? Devorei esse livro em pouco mais de uma hora e já vou colocar a mão na massa para fazer um diário funcional que NÃO VOU ABANDONAR (repita o mantra mais 108 vezes).
O livro não é enjoativo e vai direto ao ponto, e ainda conta com um visual impecável, da capa ás folhas, as fotografias coloridas em quase todas as páginas, lindas citações e folhas pontilhadas no final do livro para praticar como seria o seu bullet journal - é assim que os diários são chamados (que chique!!!).
Se você gosta de diários ou não consegue prosseguir com os seus, recomendo esse livro, a solução e o brilho nos olhos é imediata.

May Tashiro | @slcontagiante 07/09/2017

É um diário? É uma agenda? Uma lista de afazeres? Não, é o Diário em tópicos!
GENTE, COMO É complicado falar de uma coisa que você não entende muito bem, mas que você sabe como funciona! Porque funciona para mim… do meu jeito. Pode funcionar para você do seu jeito. Se você nunca ouviu falar disso, ou já ouviu e perdeu o interesse de ter/fazer um por se perder nos termos e decorações, saiba que o Diário em tópicos se adapta a você e não o contrário. Segundo Rachel Wilkerson Miller, editora-chefe de estilo de vida do site BuzzFeed NY e autora do engraçado, dinâmico e maravilhoso guia prático discutido hoje:

"Diário em tópicos: método de organização que envolve planejar eventos, escrever um diário e tomar notas usando frases curtas marcadas com símbolos simples para classificá-las e acompanhá-las com facilidade."

Pela lógica, a Rachel — depois desse livro ficamos muito íntimas — vai falar desse método, também conhecido como Bullet Journal e Dot Journal, de uma forma prática, dinâmica e ilustrativa. Não só isso, mas ela transmite muito da própria personalidade no texto. E ela é sarcástica, irônica e engraçadíssima. Isso é muito legal porque:

1. O diário em tópicos é algo pessoal que reflete muito do dono, assim como esse livro nos mostra muito da autora;
2. Eu nunca tinha lido um guia prático, mas eu me peguei rindo logo nas primeiras páginas e isso foi um dos fatores que me fizeram continuar a lê-lo até o final;
3. Se não fosse a Rachel escrevendo, talvez eu não tivesse gostado tanto.

O livro se inicia por uma introdução, na qual a autora fala sobre o primeiro contato com o diário em tópicos e toda a confusão mental que isso pode causar. É interessante que, assim como a autora, temos uma vaga impressão de conhecer o método. Afinal, eu tive agendas e diários e blocos de anotações (tenho uns três que uso ao mesmo tempo) desde que me lembro por gente. O diário em tópicos irá reunir todas essas coisas em um só lugar e, melhor, cobrindo todas as suas necessidades porque você faz suas próprias diagramações/layouts.

"Diagramação: o modo como a informação se organiza na página (ou em várias páginas) de seu diário; sinônimo de “layouts”. As diagramações podem ser complicadas/artísticas/pomposas ou apenas listas simples à moda antiga."

Tudo bem você não saber o que são as diagramações e layouts, a Rachel vai te explicar no primeiro capítulo — O básico — sobre várias terminologias e como começar seu diário em tópicos. E, ainda, ela vai discutir a ideia do manter-se usando. Você pode achar que não vai conseguir manter e depois de um tempo deixar jogado em algum canto, contudo, vai se tornar um hábito e, como todo hábito saudável, você irá precisar se educar.

Sinceramente? Quando você começar a ler o livro, um milhão de ideias irão aparecer na sua cabeça. Por exemplo, autora fala sobre páginas de monitoramento de hábitos, você está tentando perceber o quanto de água você toma por dia faz meses e, como num passe de mágica, você percebe que pode usar o método para fazer isso. Ou você nunca consegue lembrar dos seus compromissos, a autora vai mostrar várias diagramações interessantes para páginas semanais e você olha aquilo e pensa como aquela página é perfeita para você lembrar de tudo. Ainda, você está assistindo um trilhão de séries na Netflix mais as séries que você baixou no computador mais os doramas no Viki e sua mente começou a dar bugs, que tal montar uma página só para isso?

O diário em tópicos reúne tudo em um só lugar: listas de afazeres, diário, agenda, monitoramento de hábitos, séries, lista de compras, plano alimentar, rotina de exercícios, organizador de viagens… ad infinitun. Como não conseguir manter uma coisa dessas? É impossível você não conseguir manter. Eu sei que o método está muito ligado à decoração, existem inúmeras páginas de fazer inveja no Pintrest, mas a forma como a autora irá mostrar é bem simples e a decoração é um capítulo no final. Decorar vai ser algo que você fará depois de um tempo que estiver usando e quiser deixar mais bonitinho para as outras pessoas verem.

Portanto, se você achar que o diário em tópicos agrega valor à sua vida, vai encontrar uma maneira de encaixá-lo na sua rotina. E veja bem: se você teve tempo de comentar “Quem tem tempo pra isso?” em postagens na internet, a resposta é que você provavelmente tem.
É um livro que vai te ensinar sobre o método, mostrar isso na prática e te dar muitas ideias. Ele ainda tem no final algumas páginas para você treinar, eu não tive dó e usei mesmo. Na verdade, meu livro está meio estranho porque tem muitos post-its no meio com as minhas ideias, várias tags e eu escrevi nele. E, sério, que trabalho maravilhoso é esse livro! A arte está incrível, a encadernação, as pontas arrendondas fazendo referência à Moleskine, a diagramação está divina. Esse livro foi muito bem feito e pensado.

Vale muito a pena, até para quem já usa o método. Eu não pensei que ia gostar tanto disso. Vai ser um daqueles livros de consultas, sempre na mesa de trabalho. Como eu disse, a Rachel é fantástica, a edição é belíssima e as dicas são extraordinárias. Eu gostei muito de como ela mistura ensinar o método, informações históricas e perguntas frequentes, sendo que a diagramação acompanha de forma diferente cada parte do que ela está querendo mostrar.

Além de me fazer virar adepta do método, esse livro fez com que eu voltasse a usar o Pintrest. Você que está curioso, quer ideias novas e quer chorar em cima da beleza de algumas decorações, eu criei uma pasta no Pinterest só sobre isso. Lá você encontra algumas dicas para quem quer começar, ideias para novas páginas, dicas de decoração, diagramações diferenciadas, produtos que eu quero comprar, como desenhar balões e fitas et cetera. Acesse a pasta através do link abaixo da resenha, eu atualizo essa página quase todos dias. Virou um vício…

Para encerrar, a melhor dica desse livro:

"Conclusão: faça como quiser."

É você o que você precisa e as milhares de ideias que esse livro irá fazer brotar na sua cabeça!

Beijos, May.

site: https://silenciocontagiante.wordpress.com/2017/09/07/diario-em-topicos-guia-pratico-de-rachel-wilkerson-miller/
Mara 16/09/2017minha estante
Oiii...não consegui ver o link. Pode postá-lo aqui??
Ou me fala como te dncontro no pinterest.

May Tashiro | @slcontagiante 19/09/2017minha estante

May Tashiro | @slcontagiante 19/09/2017minha estante
Oi, Mara! Muito obrigada pelo comentário, adoraria receber sua visita no meu blog

Mara 28/12/2017minha estante
Oiii.. finalmente adquiri o livro..e tdo por conta desta tua explicação.
Estou lendo já e espero q me inspire a fazer o meu bullet journal em 2018. Bjus. Feliz ano novo.